MASSAGEM CAPILAR : APRENDA A CUIDAR DOS CABELOS, RELAXANDO! | Clube do cabelo e cia




Oi galera!!

Como Shiatsuterapeuta e amante de tratamentos capilares, achei bem interessante um artigo que li, falando sobre massagem capilar...

Nós damos muita importância para os tratamentos dos fios, porém esquecemos que o couro cabeludo também é parte deste processo...

A limpeza do couro cabeludo é fator fundamental para qualquer tratamento capilar. É necessário retirar seus resíduos, reduzir a carga microbiana, e preparar o local para receber os passos posteriores dos mais diversos tratamentos.
 Apesar da semelhança com a pele, o couro cabeludo possui o pH diferenciado, e ainda, uma permeabilidade seletiva, além de menor concentração de melanina. Contudo, também possui irrigação sanguínea, sistema linfático, e outras estruturas, assim como a pele.

Sendo assim, o couro cabeludo também pode se beneficiar de massagens, tanto quanto, o restante do corpo.

Eu penso, que a massagem capilar deveria ser parte integrante do processo de lavagem dos cabelos, tamanha é a sua relevância. Pois ela pode ser direcionada à objetivos específicos, como o aumento da permeabilidade cutânea, aumento da circulação ou irrigação sanguínea, ou ainda mesmo o relaxamento e alívio do stress do cliente. Muitos salões já utilizam-na  durante a passagem do cliente pelo lavatório.

Uma boa massagem produz efeitos imediatos. Ela estimula o couro cabeludo e revitaliza os fios. Associada com máscaras ou óleos essenciais, e complementada por vapor de ozônio ou raios infravermelho e ultravioleta, aplicação de laser ou ainda alta frequência, deixa os cabelos saudáveis e brilhantes.


INDICAÇÕES E EFEITOS FISIOLÓGICOS:

A massagem capilar estimula o couro cabeludo, revitaliza os fios, relaxa toda a região da cabeça e melhora a circulação sanguínea, facilitando o transporte de nutrientes e oxigênio para o folículo piloso. Seus efeitos sobre o hipotálamo aumentam a produção da endorfina e reduzem o cortisol no sangue (hormônio do stress), aliviando tensões, regularizando o sono e as funções intestinais.

 Os óleos essenciais junto com os óleos vegetais, podem ser utilizados neste processo  para se obter um efeito terapêutico, pois eles têm ação antisséptica e cicatrizante. É importante não lavar a cabeça após o procedimento, para que o óleo seja bem absorvido pelo couro cabeludo.

A massagem deve ser feita com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares da frente para trás, começando na parte frontal da cabeça e nas têmporas, continuando para a nuca e terminando no alto do crânio. Os movimentos são basicamente de deslizamento, amassamento e fricção por todo o couro cabeludo, inclusive na nuca e no trapézio (musculatura superficial que pega a parte lateral do pescoço, superior dos ombros e parte das costas).

 A aceleração do retorno venoso proporcionada pela massagem, facilita a circulação e a oxigenação dos tecidos, potencializando a ação dos cremes, ou óleos utilizados durante o procedimento.

A massagem capilar pode ser aplicada a qualquer tipo de cabelo, processado quimicamente ou não, pois não se trata de processo químico.

CONTRA INDICAÇÕES E pH:

Entretanto, a massagem capilar pode ser contra indicada para os casos em que o couro cabeludo esteja com lesões aparentes, pacientes que acabaram de sofrer alguma intervenção cirúrgica, casos de fraturas e casos em que haja contra indicação médica, claro.

Os produtos utilizados, devem estar em harmonia com o tipo de cabelo. Assim, se o processo é realizado em cabelos oleosos, deve-se utilizar ativos que proporcionem ação adstringente uma vez que, a massagem pode estimular a secreção sebácea. Se a finalidade é a penetração de ativos, deverá ser aplicada a massagem logo após a higienização com shampoo e antes do uso do condicionador, sendo a relação de pH destes produtos, de extrema importância na ordem de aplicação, favorecendo a abertura e selando a cutícula respectivamente.
** Alguns autores desaconselham a massagem circular para pessoas que possuem cabelos oleosos.

Mas há também um tratamento que associa o shiatsu a uma fórmula capilar fitoterápica para combater a queda e recuperar fios danificados e quebradiços. Em média, recomenda-se uma sessão com duração de uma hora a cada 15 dias.
Além da massagem no couro cabeludo para ativar a circulação, os terapeutas trabalham os ombros, a nuca e os braços.Alguns salões aderiram ao Shiatsu Wash, lavatório automatizado da Maletti. A marca italiana fabrica o lavatório, que funciona como um verdadeiro spa. O equipamento possibilita que o cabeleireiro lave os cabelos da cliente enquanto ela experimenta uma relaxante massagem em todo o corpo. “Aliás, ela própria pode operar as 12 funções por controle remoto”, sugere Alexandre Lopes da Cruz, diretor
comercial da Maletti. O lavatório permite massagem contínua ou com fricção delicada nas costas, coluna cervical e lombar. (foto abaixo)

                                   Opaaaa eu querooooooooooo!!!

“O Shiatsu atua no sistema muscular,proporcionando relaxamento e redução das tensões dorsais e cervicais, e nosistema cardiovascular, estimulando a circulação sanguínea.Com ação anti-stress, ajuda a reduzir o colesterol, melhora a gastrite e dores de cabeça, além de regular o funcionamento dos intestinos."


COMO FAZER A MASSAGEM CAPILAR:

No lavatório, depois de análise capilar prévia; certifique-se de que a água está na temperatura ideal molhando o dorso de sua mão. Umedeça bem os cabelos e aplique o shampoo lembrando de espalhá-lo primeiro nas mãos. Concentre aaplicação na raiz dos cabelos

1- Com uma pressão profunda, faça movimentos circulares ascendentes com a ponta dos dedos no couro cabeludo;
2. Com uma das mãos colocada na frente, segure a cabeça. Com a outra mão,massageie o couro cabeludo com movimentos circulares e ascendentes,partindo da base do pescoço e indo até a frente;
3. Coloque os polegares próximos a base do pescoço, e com a ponta dos outros dedos pressione as têmporas, fazendo movimentos circulares;
4. Com uma das mãos colocadas no pescoço, faça um leve bloqueio da circulação pressionando com os dedos aquela parte da cabeça. Com a outra mão, massageie o couro cabeludo com movimentos circulares na fronte e no alto da cabeça. Esses movimentos devem ser feitos com pequenas interrupções para evitar a pressão sobre o pescoço;
5. Com as pontas dos dedos, em movimentos circulares, massageie todo o couro cabeludo. Começando nas têmporas, vá até o alto da cabeça e desça até a base do pescoço;
6. Com a palma das mãos, faça movimentos vibratórios nas têmporas. Para estender o movimento por todo a cabeça, segure-a com a palma de uma das mãos e faça o movimento vibratório com a palma da outra mão;
7. Introduza os dedos abertos na direção da raiz dos cabelos, em forma de pente, trazendo para as pontas a espuma formada;
8. Lave os fios em sua extensão, massageando suavemente com as duas mãos alternadas no sentido da raiz ás pontas;
9. Com a mão em forma de concha, posicionada na testa, dirija o jato de água ao cabelo e desça em direção à nuca ,deslizando também a mão para a retirada da espuma. Faça o mesmo nas têmporas. Cuide para evitar que água caia no ouvido, valendo-se da proteção da mão em forma de concha;
10. Depois deste enxague abundante, o cabelo pode receber tratamentos como hidratação ou ser finalizado com o condicionador.

(Fonte: Protocolo de massagem capilar - por José Araújo)



Todos esses movimentos de massagem produzem efeitos altamente benéficos,estimulam o sistema nervoso, provocando um relaxamento muscular e melhor irrigação sanguínea por todo o couro cabeludo. Por dilatar o folículo sebáceo na raiz de cada fio, permitem uma assimilação melhor e mais rápida das substâncias aplicadas para tratamento capilar. O tempo total recomendado é de 5 minutos, podendo ser estendido considerando o próximo procedimento á ser realizado.

Fica então essa dica, para os amigos cabeleireiros! Tenho certeza, que além de aumentar o número de clientes, os que já são não largarão mais os seus cuidados!

Mas essa dica não é apenas para profissionais... você  também pode se beneficiar da auto massagem no couro cabeludo durante o banho. Faça 5 minutinhos dessa massagem todos os dias, e você vai ver o quão gratificante será para o seus cabelos, seu corpo e sua mente!!

OBS: Eu faço todos os dias durante o banho, e sabe... acho até que isso vem ajudado no crescimento dos meus cabelitchos... eles crescem tão rápido!! :)





            Espero que tenham curtido a dica!






Postar um comentário

  1. sim vdd Erika não tinha o ostume agoraquefaço meu cabelo melhorou muito
    bjs

    http://cabelosmakeeunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. uau, gente minha massagem capilar é bem pobre então rsrs faço movimentos rápidos circulares,acho que nem chega a dois minutos, no chuveiro sempre faço, ah agora vou adotar desse jeito até pra passar meu rícino pra dormir.

    E estes lavatório hein que lindo


    Belo post, certamente que recomendarei por ai. Amei.


    Beijos minha querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Narinha, esse lavatório é TUDO né???

      Ah, aumente mesmo o tempo mais um pouquinho... e faça sem pressa ;) bjks

      Excluir
  3. Que legal o post amiga, realmente massagem capilar é tudo de bom, sem contar é claro que é um delícia, super relaxante, eu gosto de fazer antes de dormir! Super beijos ...

    http://www.aprendizdecabeleireira.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, é tão boooom né? Se eu fizer antes de dormir, eu não termino a massagem...heheheh bjks

      Excluir
  4. Erikinha, massagem capilar é uma delícia (principalmente quando outra pessoa faz na gente! rs)
    Gosto muito de fazer com óleos pré aquecidos.
    Para esta tarefa, o óleo essencial de alecrim é o meu predileto!

    Ai, também quero um lavatório desses...
    Será que encontramos à venda com um profissional gato de brinde??? rsrs

    Matéria completa e clara. AMEI ao cubo.
    Beijos no coração.
    Ka.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óleo de alecrim? hummmm boa pedida!!
      Lavatório com brinde? Esse deve custar caro, hein!! kkkkkkkkkkkkkk
      BJks

      Excluir
  5. Massagem capilar é muito bom, ainda mais se alguém fizer na gente! Se até cafuné é bom, quanto mais massagem! rsrsrs
    Adorei a dica!
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Nooooooossaaaaaaaaaaaaaaaaa nilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa quero quero quero e muito! Essa cadeira é tudo...eu faço massagens mas confesso que não com muita assiduidade...outra pessoa fazendo é tãaaaao melhor...kkkkk

    Adorei!!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehhe... qdo eu montar o meu salão Zen, o lavatório vai ser assim ;) Aí vou comprar óleo de baunilha só pra vc, tá? rsrsr Bjovsky

      Excluir
  7. Ih meu Deus,amei isso menina! Tenho Cervicalgia Crônica e depois disso tudo que alivia a tensão nas áreas do pescoço,ombro,cabeça e braços ,eu estou super dentro!Onde eu acho quem faça isso??? Enquanto isso vou fazer em casa .
    Já te seguindo ! Se puder ,me faça uma visitinha e caso goste do meu blog siga e curta minha página.
    Beijos,sucesso e muitos acessos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle! Shiatsuterapeuta é fácil de vc achar... e tem alguns salões que fazem, mas não sei te dizer quais... e com certeza no salão vai ser mais caro! melhor procurar um shiatsuterapeuta mesmo...bjks

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Entre para o nosso Clube!

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top