"YÔGA" OU "YÓGA"? QUAL A PRONÚNCIA CORRETA? | Clube do cabelo e cia


Oi pessoal!

Existe uma polêmica grande em cima da pronúncia da palavra "Yoga"... 
Afinal, como pronunciar corretamente? Com "O" fechado (Yôga), ou "O" aberto ( Yóga)?


A palavra original nunca teve acento, simplesmente porque ela é originada do alfabeto "Devanágari", utilizado no antigo dialeto "Sânscrito", totalmente distinto do nosso.

Quanto ao gênero, as palavras terminadas em "A" no idioma sânscrito são geralmente do gênero masculino, porém, isso pouco importa nas traduções, pois cada idioma tem suas regras que podem ser seguidas em especial no que se refere a gêneros.
Por exemplo: em português, garagem é feminina, enquanto em italiano é masculina; casa em português é feminina, enquanto em alemão é do gênero neutro; em espanhol água é masculino e leite é feminino.



Todos esses idiomas mencionados, são idiomas de origem Indo Ariana. E apesar das mudanças de gênero, os objetos continuam os mesmos. 

No Brasil,  a palavra Yoga é escrita com "I" (Ioga), o que também não pode ser considerado errado, sendo apenas uma  adaptação à nossa linguagem, já que quase nunca utilizamos o "Y". E então, nesse caso, Ioga será uma palavra de gênero feminino, por terminar em "A".

Portanto, não há problema algum em pronunciar "A Ioga", ou "O Yoga"uma vez que a mesma coisa pode ter gênero diferente em cada idioma, sem que isso altere o seu sentido.

Por outro lado, também nos tempos antigos existiam sotaques regionais, como ocorre ainda hoje no Brasil. 
Imagine se tivéssemos que decidir, qual seria o sotaque certo? O nordestino, o carioca, o paulista ou o sulino?

Pois é galera... perceberam então a  inutilidade dessa polêmica?
Portanto, cada um pode usar o têrmo Yoga como mais lhe agradar, sem que isso venha a alterar qualquer coisa no estudo de suas técnicas, pois são essas, e não o nome que nos interessam, e que vão nos fazer uma pessoa melhor...


NAMASTÊ!




Fonte: Mestre Pedro Tomelleri










Postar um comentário

  1. Oieee Erika!!!!! todo bem??? Muito bom o post!!! Apesar de eu não deixar comentários frequentes, estou todos os dias por aqui lendo os artigos. Bom, vamos lá: concordo plenamente com você, a polêmica gerada em torno da palavra é inútil mesmo, a pronúncia não faz diferença alguma na yôga ou yóga,todos nós sabemos que a postura corporal sim é importante e traz benefícios, é ótima para o corpo e para a alma.Se fosse mantra, aí sim seria diferente, porque os mantras são verbalizados então deve-se ter a entonação correta, correta mesmo.Eu o tempo todo verbalizo o mantra Gate,gate,paragate,parassamgate,bodhi suaha.É um mantra poderoso, serve para tudo, quando digo tudo é tudo mesmo. Abraços da sempre que está por aqui. A propósito, adotamos uma vira-lata de dois meses, seu nome é Shakira (minha filha foi quem escolheu o nome, pode isso!!??). A "Shakira" está aqui ao meu lado enviando um "au au", traduzindo: "oi". Abraços e uma ótima semana para você e a Adri.

    Márcia Queiroz

























    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, td bem?
      Sim, no caso dos mantras tem uma entonação certa. Conheço sim, esse mantra!
      E adoro DEVA PREMAL, inclusive eles fizeram uma música com esse mantra, se não me engano...

      Fico feliz com sua presença aqui no blog! Comente mais vezes, viu!!

      Um bjão, e uma ótima semana! E um "aperto" gostoso na Shakira! heheh

      Excluir
  2. Adoro essas pessoas que se sentem "os mestres do universo", eles me fazem rir, porque geralmente não chegam nem perto...kkkk - mas ó,quero deixar bem claro que nem sei de quem se trata o moço que resolvei colocar o acento do vovô no yoga, não sou conhecedora da doutrina, estou generalizando a regra: quem se sente, não convence...só isso kkkkkk

    Mas então Nilha, eu sempre tive essa dúvida (vc sabe, te perguntei) e sempre falei yòga, por ser mais prático mesmo...

    Obrigada por esclarecer!!!

    ps.: "mestres do universo" me lembrou os desenhos do he-man e she-ra que remeteu aquele nosso longoooo papo sobre a filosofia por trás dos desenhos animados de nossa infância numa ótica totalmente Fefolística. kkkkkkkkkk - estou inspirada hoje!!! ahahahah beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Nilhaaa temos que rir pra não chorar, viu!!! Depois te mostro quem é a "peça"...
      kkkkkkkkkkkkkk lembrei tbm desse papo na hora que li "os mestres do universo" ...
      e ótica fefolística? kkkkkkkkkkkk só vc, amiga!!
      bjãoooo

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top