DICAS PARA CABELOS CACHEADOS E RECEITA 3 EM 1 | Clube do cabelo e cia



Oi galera!

As dicas de hoje são de Adriano Oliveira, administrador do site "Saúde da mulher" , e que escreveu este artigo especialmente pra galera aqui do Clube!
Valeu Adriano! ;) \0/

"Já faz muito tempo que cabelo liso era sinônimo de cabelo bonito. Em um país como o nosso e em meio a tanta diversidade, os cabelos cacheados chegaram para ficar, com as mulheres assumindo os cabelos ondulados e abandonando a chapinha e o alisamento.
Atualmente existem muitos modeladores de cachos nos salões de beleza, com cabos giratórios e proteção para os fios, por exemplo.

Os cabelos cacheados requerem alguns cuidados, como o uso de shampoos e condicionadores específicos ao tipo de cabelo. O uso de um bom creme para pentear, aliado ao uso do difusor, consegue produzir cabelos sem volume excessivo e bem hidratados.
Aliás, manter os cabelos bem hidratados é um dos segredos para a boa aparência e a saúde dos cabelos cacheados.

Outro cuidado que deve-se ter, é pentear os cabelos quando ainda estão úmidos, de forma a não desfazer os cachos ou até mesmo quebrar os fios.

O uso do secador também deve ser evitado, já que o calor excessivo do aparelho pode causar ressecamento nos fios e torna-los quebradiços e sem vida.

O cloro das piscinas pode agredir os fios, destruindo os cachos e estragando os cabelos. Para que isso não ocorra, deve-se lavar o cabelo em água do chuveiro logo após a saída da piscina.

O corte correto dos cabelos também pode fazer toda a diferença. Especialistas recomendam para pessoas com cabelos cacheados, optarem por cortar seus cabelos em camadas, ao invés do corte reto.

Finalmente, alguns cuidados simples podem ajudar a manter a boa aparência e a saúde dos cabelos:
> usar uma toalha com textura macia para secar os cabelos, de forma que não ocorra o efeito frizz e a quebra dos fios;
> não torcer o cabelo quando for secá-los. Ao invés disso, apenas amassar delicadamente para definir os cachinhos e evitar o volume excessivo;
> não utilizar escovas de cabelo, privilegiando o uso de pentes com dentes bem largos."

Por Adriano Oliveira
(site muito bacana, vale a pena conferir!)

E para complementar as ótimas dicas do Adriano, eu trouxe uma receitinha 3 em 1, para as cacheadas que adoram óleo de coco:

Essa receita é 3 em 1, porque ela hidrata, nutre e repara:

Creme de oliva e óleo de coco:
(maionese capilar...rs)

Você vai precisar de:

> 1 ovo inteiro + 2 gemas 

> 1 coher de sopa de suco de limão (ou vinagre de maçã)

> 1/2 xícara de azeite de oliva extra-virgem

> 1/2 xícara de óleo de coco (se estiver sólido, aqueça em banho maria até ficar líquido)

> 5 gotas de óleo essencial de canela ou melaleuca - bons para cabelos secos e para dar brilho (opcional)

Como fazer:
Coloque os ovos, e o suco de limão (ou vinagre) no liquidificador (ou batedeira)
Misture em velocidade baixa, e depois vá adicionando o azeite, e o óleo de coco,  bem devagar (deixe ir caindo aquele fiozinho de óleo, sabe?)
Bata até ficar na consistência de um creme leve... tipo maionese mesmo!
(Pode guardar em geladeira até 1 semana)

Aplique nos cabelos limpos e úmidos, coloque uma touca plástica ou um plastico filme, com papel laminado por cima. Deixe por 20 minutos, e enxágue. Se achar necessário, condicione.

Ficam as dicas!
Bjoooo


Postar um comentário

  1. Poxa estava toda empolgada com a receita,meu cabelo odeia azeite e óleo de coco,mas vou fazer no cabelo da minha prima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rhenata, muito simples... só mudar os óleos... faça com 2 óleos que vc goste!

      Excluir
  2. Show de receita...
    Erika e o cheirinho do ovo fica forte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica não Xará, ainda mais se colocar OE... eu costumo tirar aquela pele que fica em volta da gema, sabe? Eu furo a gema e jogo a pele fora... acho que ela q dá o cheiro!
      bjksss

      Excluir
  3. Nossa... Parece a receita parecer ser maravilhosa! Já estou empolgada para fazer, pois manter cabelos cacheados e crespos não é fácil.
    Amei!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Erika, me indica um site para comprar OEs ? estou começando a experimentar tuas receitinhas para pele! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, eu tenho comprado na DESTILARIA BAURU. O banner da loja tá lá em cima, do lado direito do blog... é só clicar q vc entra no site deles.
      bjsss

      Excluir
  5. Já está tudo anotado. Assim que renovar meu óleo de coco, vou experimentar!!!!

    ResponderExcluir
  6. Deve ficar mesmo uma maionese, rsrsrs!!!!! Só falta o sal!!!! Qualquer dia destes experimentarei esta receitinha, perfumando com lavanda e ylang ylang, que adooooorooo!!!! Valeu pelas dicas Erika!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe
      ...e lavanda com ylang ylang é "tudibom" heim! ;)
      bjksss

      Excluir
  7. Por favor, você conhece algum protetor solar para o couro cabeludo ? eu faço clareamento com camomila e sinto que meu couro cabeludo fica ardido depois que seco ao sol... tem alguma receita ? se for em spray melhor... ou alguma planta natural / óleo que proteja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, a manteiga de karite e os óleos de semente de abobora, buriti, e outros, protegem um pouco do sol.... mas o que vc colocou junto com a camomila?

      Excluir
  8. Olha na verdade sempre que vou a praia, piscina tenho que usar chapéu o tempo todo porque sou muito branca e tenho rosácea. Eu estou clareando com tonalizante sem amônia biondina ( da marca anaconda ) que tem que secar ao sol e fica ardido.... mas vou começar a clarear com a receita que você ensinou clareando o cabelo com camomila... Ah então pelo que entendi eu posso massagear uns desses óleos que você falou acima no meu couro cabeludo e depois borrifar com a camomila ou biondina e ir ao sol.... o óleo não vai causar queimadura ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaaaaaaahhh bem achei estranho a camomila arder....
      Isso aí é reação química do tonalizante, e se arde, acho que vc devia evitar.
      Não sei qual seria o efeito do óleo, pq apesar de conter agentes de proteção solar, não se sabe o qto ele protege, a nível de pele... o óleo não causa queimadura, mas se eu fosse vc não usaria o biondina não...

      Excluir
  9. Ah já sei... pesquisando no seu site vou passar óleo de camomila tanto no couro cabeludo como nos cabelos junto com a receita de camomila.... assim ao mesmo tempo que clareia protegerá do sol. Espero que eu esteje certa... obrigada... amo seu site. Um@@@@@@@@@@@ no seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mel tbm ajuda a clarear... ;) bjsss

      Excluir
    2. Obrigada por responder tudo... me enganei, o que vi no seu site para clarear os cabelos foi o mel mesmo... não foi camomila.

      Excluir
  10. Ameeei sua publicação (receita!) e as dicas e conselhos do Adriano Oliveira aqui! Sou grande fã aqui do blog e sempre que posso leio seus artigos! Parabéns pela sua dedicação, Erika! Mudei demaaaais meus cuidados com cabelos quando conheci seu site! Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, amore!!
      Se te ajudou a mudar pra melhor, então fico feliz! \0/ <3
      bjksss

      Excluir
  11. Ola Erika! Mais uma dica show!! Ameii!!

    Preciso de sua ajuda...
    Meus rebeldes estão com falta de agua (uma cabeleireira me disse), tem dicas de produtos para me passar??? Beijos Veronica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Veronica!
      Então seria bom vc hidratar "pelo menos" 2 vezes na semana. Máscara de abacate, babosa, mel... tudo isso ajuda. Dá uma olhada nas receitinhas naturebas de hidratação que estão no blog.
      bjkssss

      Excluir
  12. Receitas mto boas xará!
    Vc poderia pf me sanar 2 dúvidas?a primeira eh se o óleo de cocô licuri Brasil pode ser consumido,E a segunda eh sobre aquela receita para assaduras de Bebe que vai cera de abelha,só achei no sabão e glicerina e lá tem a branca e a amarela,qual seria?
    Brigada e beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará!! Qto tempo!! Como vai?
      O coco licuri pode ser ingerido sim. É extra- virgem e orgânico.
      Qto a cera, as cores dela pode variar de esbranquiçada, amarelada e até amarronzada... mas em termos de propriedades não sei te dizer...
      bjksss

      Excluir
  13. Eu simplesmente amei o resultado dessa receita! ♥ Obrigada Erika!

    ResponderExcluir
  14. Erika, vc já ouviu falar na velaterapia? o que vc acha? bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samira já ouvi falar, mas ainda não pesquisei a respeito, então ainda não tenho uma opinião... mas seria um ótimo assunto para um post... vou procurar me informar melhor...
      bjksssss

      Excluir
  15. Erika, caí de paraquedas aqui no seu blog e estou amando de paixão! Mudei minha maneira de pensar e de agir, com 28 anos nunca tinha feito uma umectação, nunca tinha ouvido falar em cronograma capilar e hidratação só muuuuito de vez em quando mesmo!! Acredita? Pensa no estado do coitado, pinto desde os 16!! Hahaha.
    Eu gostaria de saber o que ta acontecendo com ele agora. Molhado ele fica uma lindeza, mas o fio fica um tiquinho elástico, como eu consigo saber que tanto é normal do cabelo? Quando eu pego um fio, puxo, ele cede até certo ponto e quando solto ele meio que enrola, mas não quebra. E quando seca, fica estilo mega hair vassoura piaçava, aff =( Hahaha. Ele é naturalmente fino e pouco, desde sempre. Vc sabe porque ele fica assim? Se ele está elástico mesmo, ou só quebradiço?
    Seu blog ta sendo um dos meus maiores guias, vou tentar chegar ao tom "ruiva natural", a raiz já está grande e tem cor nutrisse 566 em mais da metade. A ideia é fazer pelo menos dois ciclos de cronograma completo antes de tentar um soap cap (vou ver o que vira no teste de mecha) até chegar no louro gema de ovo, pra passar a tinta. Ta certinho, ou tem mais alguma coisa que você me recomenda?
    Desculpa o cometário gigante, mas já li umas 8328372 postagens suas, tô com muitas dúvidas! Hahaha.
    Parabéns pelo blog, é o MELHOR que eu já vi, tem informações demaisss! Sua atenção com os seguidores é mara, e o melhor de tudo, você é muito gentil e bom astral, te amei! <3 Hahaha
    Bjos, Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Seja muito bem vinda! \0/ <3
      Vc tem hidratado bem os cabelos? Faça o enxágue de água, vinagre de maçã e mel, qdo lavar, e pelos menos umas 2 hidratações na semana...
      Difícil saber o grau "normal" de elasticidade de cada cabelo... mas se não tá quebrando, menos mal!
      E qq dúvida, pode gritar aqui!
      bjksss

      Excluir
  16. Ah Erika, dá vontade de morar aqui no clubedocabelo, de tão delicia que é! Minha mãe ta fazendo a transição de produtos químicos pros naturais, eu pensei dar um shampoo dos seus pra ela de presente. Ela tem o cabelo natural loiro, liso e muito fininho, com as pontas ressecadíssimas e raiz oleosa, qual você me indica?! Brigada querida, vida longa ao blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amoree!!
      Pode morar aqui, eu deixo! hehehehe
      Tanto o shampoo de aloe e karité qto o de andiroba servem pra ela. Esse mês ainda terá o de linhaça dourada e mel.
      E obrigada pela companhia aqui n Clube! \0/
      bjksssss

      Excluir
  17. Meus cachos adoraram, porém a consistência da minha não saiu como maionese, ela saiu mais mole. O importante é que eles ficaram bem hidratados e bem macios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina! Tvz tivesse que bater mais... mas o que importa mesmo é o resultado, como vc disse! Que bom que vc gostou! bjsss

      Excluir
  18. Erika por favor me ajude a resolver esse problema... Meu cabelo era lindo anelado ate a raiz enorme cachos largos brilhoso. (isso em 2010) agora meu deus ta feio esfiapado a raiz nao anela mais pontas duplas, raiz era oleosa agora seca muito rapido a raiz quando lavo
    ta sem volume ta horrivel me ajude meu face é Ines Barbosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ines!
      Vc teria que ver o que vc fez no seu cabelo de 2010 pra cá... se fez escovas progressivas, ou usou algum outro tipo de química, então é consequênci disso... se não fez nada e o seu cabelo tá natural, então pode ser algum fator interno... aí teria que ver com um dermato...

      Excluir
  19. Erika, olha eu aqui de novo! Rsrsrs

    Preciso de uma grande ajuda sua. Comprei o famoso SH-RD protein cream no site beleza na web. Vi que muitos famosos são super adeptos desse milagroso produtinho. Já havia visto a composição dele antes de comprar em uns sites internacionais e não continha silicone insoluvel. Pra minha surpresa, quando recebi o produto, naquela etiqueta que colocam com a tradução, a composição veio completamente diferente, inclusive da composição que está na própria embalagem do produto. O problema eh que na composição da etiqueta, um dos ingredientes eh um silicone insoluvel. Afinal, o que eu faço? Levo em consideração a etiqueta ou a própria embalagem? Vc sabe se esse SH-RD eh liberado pra low poo? Tô perdido!!!! Bjao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu querido!
      É o Dimethylpolysiloxane, né? Ele é um silicone insolúvel mesmo, e vi uma menina falar sobre isso no fórum Encaracoladas... e parece que não é liberado não...
      bjsss

      Excluir
  20. Eh ele mesmo, rsrs. Mas afinal, na formula tem ou n tem ele? Vc sabe me informar? Fiquei completamente confuso agora rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... ou eles mudaram a fórmula, ou os que estão vindo pra cá, estão com a fórmula diferente... às vezes acontece de um produto ter uma fórmula lá fora, e os que vem pra cá, vem com outra..
      Logo, pode ser que tenha sim, já que está na etiqueta... pq eles não iriam colocar isso lá à toa né?...

      Excluir
  21. :( fiquei frustrado agora... Vou ver se consigo comprar um do exterior. E o seu shampoo em barra elimina esse silicone, n elimina? Se eu usar o seu shampoo a cada 15 dias, tá bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim elimina.
      Vc pretende usar o creme qts vezes na semana?

      Excluir
  22. Oi, Erika! Parece ótima!! É liberada pra No Poo? Tks! :*

    ResponderExcluir
  23. o óleo de coco e feito em casa ou comprado em farmácia ??

    ResponderExcluir
  24. Boa noite Erika, o meu não fixou com consistência de creme ou maionese. Segui a receita direitinho...
    Bati por 8m e nada. 😕

    ResponderExcluir
  25. Salve, salve, Erika! Sucesso pra você! Sempre!

    ResponderExcluir
  26. Oi Xará, Será q posso trocar o óleo de coco por Bapantol líquido? Meu óleo de coco tem pouco :'(

    ResponderExcluir
  27. O azeite PRECISA ser extra virgem? E o limão, deve ser misturado com água ou é só espremê-lo e pronto?

    ResponderExcluir
  28. Esse blog é tudo de bom e mais um pouco!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top