A CHAPINHA NOSSA DE CADA DIA | Clube do cabelo e cia




Olá, galera bonita!

Como eu estou pensando em comprar uma chapinha, e não entendo nada sobre elas, resolvi pesquisar qual seria a mais indicada pra mim, e então resolvi compartilhar a minha pesquisa aqui no blog, pois acho que pode ser muito útil pra quem também está querendo comprar uma nova...

Você sabia que existe uma chapinha diferente para cada estilo de cabelo? Assim como tem um shampoo para cada tipo de cabelo, também tem existem chapinhas mais específicas para cada uso. Elas não são todas iguais; existem diferenças, que podem ajudar às "viciadas" em chapinhas ou àquelas que precisam usar com muita frequência.
Uma boa chapinha hoje, precisa ir além, e agregar novos apelos. Entre eles estão a emissão de íons negativos e positivos, de ondas de infravermelho e de luz de Led, além da utilização de matérias-primas nobres como teflon, turmalina e cerâmica.
Conhecer a função de cada um desses diferenciais é essencial não só para incrementar o brushing, mas também para dominar as novíssimas técnicas de tratamento que nenhum salão pode deixar de oferecer.

A chapinha é uma excelente opção para todos os tipos de cabelo. Rápidas e práticas, existem em vários modelos: com pente lateral, que ajuda na hora de direcionar a mecha e passar a prancha, e outras próprias até para cabelos molhados (o que não é muito recomendável). Encontra-se também modelos mais leves, mais pesados, as que alisam e também enrolam, e tem até as pranchas sem fio.



Sobre os modelos:

Hoje em dia, os modelos podem ser compactos a ponto de caber na sua bolsa; ergonômicos para proporcionar maior conforto na utilização; ligeiramente curvados para dar mais movimento às pontas dos cabelos; bem finos e especialmente desenvolvidos para o alisamento da raiz. Ou seja, são várias as finalidades!


Embora o tipo de chapa seja provavelmente o item mais importante ao procurar uma chapinha de cabelo, ele não é a única coisa. Você também vai querer procurar um aparelho que tenha um ajuste de temperatura. Ter como ajustar a temperatura é muito importante porque ninguém tem cabelo igual. Se você tiver cabelo danificado, com coloração, ou cabelo muito bom, precisará de uma temperatura mais baixa (180 º C), portanto, você não arrisca a possibilidade de queimar ou danificar seu cabelo. Entretanto se você tiver o cabelo muito espesso, grosso ou tiver cachos muito apertados, precisará de uma temperatura mais alta (190 - 210 º C) para dar o efeito que esteja querendo. Saber ajustar a temperatura para adequar-se as suas necessidades é o principal fator para você fazer qualquer coisa que achar conveniente.

Considere também o tamanho da chapinha. Se você tiver cabelo curto, poderá optar por um aparelho mais estreito, algo em torno de 2,5 a 3,8 cm de largura. Aparelhos estreitos também são eficazes, caso você já tiver cabelo liso e estiver usando o aparelho para deixá-lo saudável e com brilho. O tamanho mais comum das chapinhas é em torno de 3,2 a 3,8 cm. No entanto, se você tem cabelo muito longo poderá experimentar uma prancha de 5 a 7,5 cm de largura para economizar tempo e alisar seu cabelo de uma maneira mais eficiente. Os modelos mais largos são mais indicados para os cabelos longos e médios, pois alcançam uma maior faixa das mechas. A chapinha larga com pentes é indicada para quem tem cabelos longos e com maior quantidade.


Geralmente, as chapinhas são bivolt (funcionam tanto em 110v como em 220v) e pesam entre 160g e 1,5Kg. Os modelos mais leves são bons para cabelos mais compridos, pois cansam menos as mãos e braços na hora do manuseio.

O tempo de aquecimento necessário varia de acordo com o aparelho. Depende da resistência da prancha. A maioria, entretanto, alcançam a temperatura ideal em apenas 30 segundos. Perfeito para quem precisa de rapidez e eficiência.

Os modelos sem fio também são práticos, pois permitem mais liberdade na hora de passar a prancha no cabelo. Em contrapartida, para não esfriar a chapinha precisa ficar na base sempre que você parar e ajeitar as mechas para alisar.








Sobre os Revestimentos:

Cerâmica:

 A cerâmica é matéria-prima refratária. É utilizada como revestimento das pranchas. É ela que entra em contato com a lâmina aquecida e através de indução térmica, recebe o calor e o redistribui uniformemente por sua superfície. Graças a suas propriedades termodinâmicas, a cerâmica aquece por igual e proporciona um toque mais suave entre o calor e os cabelos.

Em secadores, a cerâmica tem outra função: quando aquecida, emite raios infravermelhos que secam os cabelos de forma natural, deixando-os hidratados e brilhantes através de uma secagem mais rápida e natural.

Quando empregado nas chapinhas, o revestimento de cerâmica protege os fios do contato direto com a chapa de alumínio, facilitando o deslizamento e selando as cutículas e garantindo um acabamento perfeito para seu look. Outro benefício é a diminuição da eletricidade estática dos fios, proporcionando aos cabelos maciez e brilho intenso, além de evitar o ressecamento.


Turmalina:
Existem chapas que são feitas com Turmalina, uma pedra semipreciosa. A turmalina é um mineral que emite íons negativos que eliminam a eletricidade estática e fecham as escamas, tornando os fios mais saudáveis. Uma vez selada, a cutícula fica protegida contra os danos provocados pelas altas temperaturas e por agentes externos como o sol, o sal e o cloro.
Outra vantagem: intensificação do brilho.
 A utilização deste mineral em chapas e secadores é uma tendência nos Estados Unidos e Europa. As chapas confeccionadas com esse material dão brilho, suavidade e leveza aos fios.
 É uma escolha segura para quem tem cabelo ressecado ou aplicação de alguma química e não pode abrir mão deste cuidado.

 Enquanto o revestimento de cerâmica emite raios infravermelhos durante sua ação, o de turmalina trabalha na emissão de íons negativos que realizam o fechamento das cutículas dos fios e na diminuição da eletricidade estática dos cabelos, dando muito mais brilho e maciez aos seus cabelos.


Mármore frio:
Há também pranchas alisadoras fabricadas com mármore frio, que é ótimo para proteger o cabelo do calor excessivo no processo alisador.

Porcelana:
 A chapinha de porcelana "amolece" a estrutura capilar e alisa os fios em processos químicos. Ou seja, bom para os cabelos quimicamente tratados com produtos para alisamento.

Titânio:
A chapinha de titânio tem a mesma base da de cerâmica, a diferença é que ela armazena ainda mais a temperatura ajudando a pegar mais na raiz, quem tem o cabelo cacheado pode-se utilizar e muito dessa chapinha, pois o efeito é mais nítido nas raízes. O titânio é um ótimo condutor de calor e mantém a temperatura estável. Além disso, as chapinhas com essa tecnologia proporcionam mais saúde aos fios, pois reduzem a ação de fungos, bactérias e radicais livres.


Teflon:
O que é: tipo de plástico muito resistente a solventes e a ácidos fortes. Mantém-se estável sob altíssimas temperaturas, até 325 graus.
Como age: reduz o atrito entre a piastra e o cabelo. Dessa forma, os fios se ressentem menos do contato com o calor.
Outras vantagens: fibra capilar mais lisa, modelada e menos danificada.


Revestimentos mistos:
Podemos encontrar também chapas fabricadas com cerâmica e mármore frio ou cerâmica e turmalina.




Sobre os Recursos:

Novas tecnologias não faltam: tem luz de Led,  íons negativos, ondas de infravermelho, PTC... São benefícios que tornam secadores e chapinhas cada vez mais eficientes. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles:


Íons
Para garantir que seus cabelos recebam um tratamento de qualidade e com ótimos resultados, fabricantes de pranchas alisadoras e secadores têm aplicado tecnologias inovadoras em seus produtos. Uma das que se destacam é a utilização dos íons negativos.

Mas o que é um íon?
Íon é um átomo que ganhou ou perdeu um ou mais elétrons, sendo denominados respectivamente de íons positivos e íons negativos. Pesquisas indicam que os íons positivos quando presentes no meio ambiente fazem-nos sentir cansados, de  mau humor, afetando até na capacidade de trabalho, ao passo que, os íons negativos têm efeitos justamente opostos.

Como atuam os íons no tratamento dos cabelos?
Os íons emitidos por secadores e pranchas para alisamento quebram as moléculas de água em finas partículas, possibilitando que elas penetrem nas cutículas abertas dos fios de cabelos, energizando, reconstituindo e hidratando os cabelos de dentro para fora.


Íons positivos:
São átomos ou agrupamento de átomos com excesso de cargas elétricas positivas.
Quando entram em contato com o fio, abrem as cutículas, facilitando a absorção de água e de ativos cosméticos. A aplicação evita que a fibra capilar receba excesso de produtos químicos comumente usados para abrir as escamas.
Outra vantagem: aceleração da secagem.

Íons negativos:
 Também estão presentes em secadores. Nas chapinhas, eles fecham as cutículas dos fios e acabam com aquela aparência "elétrica" que pode surgir, principalmente nos dias mais úmidos. Os cabelos ficam mais macios, brilhantes e sedosos.


Alguns aparelhos possuem até mesmo um sistema de seleção de íons, que permite ao profissional escolher tanto os íons positivos, que promovem a abertura da cutícula dos cabelos preparando-os para vários tipos de tratamento, como coloração e hidratação, quanto os íons negativos, responsáveis pelo fechamento da cutícula.
Vantagens: Cabelos mais leves e utilização de menos hidratante.
Chapinhas ionizadas não quebram e ressecam os fios como as normais.
Os íons negativos, também diminuem de 4 a 6 vezes uma gota de água, facilitando sua penetração nos fios, o que torna os cabelos hidratados e sedosos.



Infravermelho: 

O infravermelho é uma Radiação eletromagnética.
Para que serve: Em secadores e chapinhas, faz as moléculas de água da fibra capilar girarem rapidamente, promovendo uma higienização maior no cabelo.

As chapinhas que emitem raios infravermelhos promovem fios mais brilhantes, macios, potencializando também a ação de produtos para a revitalização e hidratação dos cabelos.

PTC: essa sigla significa “Positive Temperature Coefficient” e identifica um sistema de aquecimento rápido e constante do aparelho, com baixo consumo de energia.

LED: 

O que é: a sigla é uma abreviação no nome inglês Light Emitting Diode. Trata-se de uma luz azul, fria e natural. Tem propriedades antibacterianas e hidratantes.
É usada em procedimentos para recuperar a beleza das madeixas pois potencializa a ação dos ativos de tratamento e possui ação bactericida .

Nos secadores e chapinhas, restaura os fios danificados e aumenta o brilho. Nos equipamentos dos salões, serve para turbinar hidratações e queratinizações. Já nas colorações, acelera o tempo de pausa.



Nanotecnologia: 
O que é: Partículas minúsculas de materiais como a prata (nano silver) e o titânio (nanox clean).
 Para que serve: Na chapinha, elimina fungos e bactérias dos fios, deixando-os mais limpos e protegidos. No secador, reduz a ação de fungos e bactérias soltos no ar.



Nano Silver:
 As chapinhas com essa tecnologia emitem nanopartículas de prata com propriedades bactericidas e fungicidas que resultam em uma secagem mais pura e cabelos lisos com mais brilho e maciez.





Dicas para você usar a prancha em casa com sucesso absoluto:

- Não utilize a prancha alisadora com os cabelos sujos ou molhados. Deixe seus fios secarem naturalmente ou use um secador. Para um alisamento ainda melhor, faça uma escova nos cabelos antes de passar a chapa. Os cabelos devem estar bem secos para evitar que o cabelo “cozinhe”, já que estando molhados eles precisarão de mais passadas de chapa para alisar.

- Se possível, passe um creme protetor, de preferência termo-ativado, antes de começar o procedimento.

- Finalize com reparador de pontas, ele dá um aspecto mais natural aos fios, além de proteger e manter o cabelo liso por mais tempo. Mas cuidado com os excessos para não deixar seu cabelo oleoso, com aparência suja.

- Utilize uma chapa mais fina para a franja ou para fios de menor comprimento, para evitar que o cabelo fique com aquele ar de que foi mesmo esticado com prancha.

- Separe o cabelo em mechas médias e uniformes (mais ou menos com três dedos de largura e um de espessura) enquanto a prancha é aquecida. Essa medida agiliza o processo e faz com que você ganhe tempo.

- Comece pela raiz na parte de trás da cabeça, perto da nuca e indo mecha a mecha, em direção ao topo, e passe a chapinha de forma contínua para não danificar os fios.

- Quando estiver na metade dos fios, abaixe a mão e solte a mecha. Se você pranchar seu cabelo assim, vai evitar aquelas marcas horrorosas nas madeixas.

- Não pare o alisamento na metade e nem passe muitas vezes a prancha na mesma mecha. O resultado pode não te agradar!

- Por último, mas não menos importante, preste atenção e proteja bem seu rosto, pescoço e orelhas para evitar queimaduras.




É isso galera, espero que tenham gostado e que esse post tenha sido útil!

bjks!!
Testados,Cabelo  Tratamentos  Cosméticos  Hidratação  Blog  Cuidados  Cronograma Capilar  Progressivas  Comprinhas  Resenhas  Beauty Fair  Dicas Inoar Néctar do Brasil  maquiagem Amend  Nutrição  Eventos Unhas  meus trabalhos  Hair Brasil  Loiro  Reconstrução  Keraprof  finalizadores  monovin A  tags  Acquaflora  Babosa  Condicionadores  Cortes  Curso  Kert  Novex  Ph  Soft Hair  formol  selos  Bellani  Bepantol  Coloração  Descoloração  Elseve   Keraton  Lokelani  Pele  Xampu  redutor de volume  yamá  Bioderm  Blindagem Capilar  Dove  ElisaFer  Entrevistas  Estética facial  Hidrabell  Ludurana  Natura

Postar um comentário

  1. como sempre voce arrasa nas postagens , muito completa , adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane! Obrigada minha querida, fico muito feliz de saber que vc curtiu! Bjão!

      Excluir
  2. Erika, amei essa postagem. Eu ainda não tenho chapinha, mas estou pensando em comprar. Sua postagem me ajudou bastante. Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi Erika!
    Adorei o post, cheio de dicas ótimas!
    A que tenho uso de vez em quando e tem sido bem boa :) hehe
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi! Depois se quiser deixar a dica da marca e modelo da sua aqui, fique à vontade! Que bom que curtiu! Bjão

      Excluir
  4. Erika, quanta informação hein! Minha prancha é da taiff de infravermelho, eu gosto dela é bem fina e da para fazer até na franja ja tenho a uns 2 anos e funciona muito bem! Beijos!
    http://quimicadoscabelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Carolzinha! Ah... vc sabe me dizer qual o modelo? Estou propensa a comprar a Taiff... bjão

      Excluir
  5. ola , tem selinho pra voce no meu blog , espero que goste , bjs e sucesso
    http:/hairdesignerweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi! Obrigada amore! Peguei, e adorei! ;) Sucesso pra todas nós!

      Excluir
  6. Muito bom! Eu uso a Titanium, uma branca da GamaItaly. Já tive a SilverTech, mas essa logo apresenta defeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaína! Obrigada pela visita e pelo comentário! Valeu a dica! Volte sempre! Bjão :)

      Excluir
  7. Em São Paulo pode passar no Shopping Itaquera, em um quiosque em frente a Lojas Marisa e testar tudo antes mesmo de levar pra ver que não é mentira.Existem vários modelos e para as mais interessadas eu posso afirmar, no inicio de 2012 a mais simples custava 350 reais, hoje, esse mesmo modelo, no valor normal esta saindo a 420 reais.Só conheço no Shopping Itaquera que foi aonde comprei para o meu salão, sendo que já estou na 4 chapinha ( ou como eles dizem modeladora) por isso sei a diferença de preço e pelo o que eu vi a tendencia deles é somente aumentar o valor. Em prefiro comprar em loja do que de muambeiros, sabe como é... Tem garantia, se der problema sei aonde posso correr... Todas as 4 que comprei eles me deram garantia de um ano, sendo que a garantia era pra troca do produto por um novo em caso de defeito. Essa marca alem de não queimar, não deixar fedido, deixar o cabelo muito macio, dar um brilho enorme no cabelo, faz cachos e tanto os cachos quanto o liso não sai com garoa e chuvisco. Eles testam antes de comprar, vale a pena.

    ResponderExcluir
  8. erika sab aquela chapinha que soulta vapor? ela é vermelha da philco
    ela é boa? ja que volta vapor ela ñ desisdrata tanto né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Eu nunca usei...não sei te dizer... pode ser que ela "amenize" um pouco os danos. Mas a temperatura muito alta sempre danifica os fios. Não sei... teria que pesquisar mais sobre isso...
      bjsss

      Excluir
    2. então a minha tem controle de temperatura e eu costumo usar ela na temperatura 120 graus.

      Excluir
    3. faz um artigo sobre essa chapinha *--*

      Excluir
    4. mesmo 120 graus é alta. ;) vou ver se acho alguma coisa interessante sobre ela...
      bjsss

      Excluir
  9. Muito interessante a informação. já comprei três pranchas e não gostei do resultado por não entender a que tipo de cabelo está atrelada. Obrigada

    ResponderExcluir
  10. oi Erika eu emprestei a minha chapinha pra uma amiga e pq ela fazia progressiva pra ganha um pouco mais, saiu td o teflon. passei no cabelo fudeu todo meu cabelo e agora me ajuda? como faço pra recupera-lo? ta horrivel parece que to passando a mão ñ em cabelo e sim em palha de aço. meu cabelo é fino quimicamente tratado pq eu sou platinada e to com a franja horrivel.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Oi Sayuri!
      Faça muitos enxágues com vinagre de maçã e água (pode colocar um pouquinho de mel tbm), e evite shampoo com sulfato. Use produtos com pH baixo, e faça umectações com óleos como: azeite de oliva, pequi, gergelim, abacate....
      bjss

      Excluir
  12. oi eu quero compra uma chapinha nova e nao sei qual compro? meu cabelo é fino e descolorido, qual vc me indica? qual tipo tem a temperatura baixa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amore! Pra esses detalhes só com um profissional da área mesmo! Fale com a Viviane do blog divinaemulher.com que ela é cabeleireira, e vai saber te responder...
      bjssss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top