SHAMPOO DE XIXI ? CONHEÇA A URINOTERAPIA CAPILAR ! | Clube do cabelo e cia


Oiee amores!

Acredito que a  maioria de vocês já devem ter ouvido falar que algumas mulheres indianas lavam os cabelos com urina, e por isso seus cabelos estão sempre brilhosos e bonitos...

A curiosidade a respeito disso me levou a pesquisar sobre esse assunto, e descobri que esse é um hábito muito antigo, não só das indianas, mas de vários povos orientais, inclusive de algumas tribos indígenas brasileiras também (veja artigo aqui). Eles não só lavam seus cabelos, mas também utilizam a urina como medicamento para várias doenças.

Atualmente, povos como o da Nicarágua, os do Oriente Médio, onde ficava a antiga Arábia e do Alasca, ainda usam a urina para curar males físicos. Até no Nordeste brasileiro e em muitas outras regiões do país, a tradição popular recomenda a aplicação da urina de crianças para doenças de pele, urticária e queimaduras por venenos de animais como taturanas e águas-vivas.
Até a cantora Madona depôs em uma entrevista, que curou-se de micoses nos pés, fazendo um escalda pés numa bacia de urina.
Além da ampla utilização da urina em diversas terapias Ayurvédicas na Índia, ela ainda é muito utilizada pura no cabelo, para revitalizá-lo, e misturando-a no shampoo, para restaurar e evitar a queda dos fios.

Eles utilizam a própria urina, ou a urina de animais como camelos, cavalos e vacas. Li um artigo que  dizia que a urina de camelo atingiu sua maior cotação nos últimos anos: 4 reais o litro. E quem mais compra são os salões de beleza que usam o produto natural para alisar e amaciar os cabelos mais rebeldes. Inicialmente só usado por mulheres, começou a ser adotado também pelos homens, que acreditam que a urina possua um poder para conter a queda de cabelos.

Mas o que tem na urina que pode tratar os cabelos? Pelo que vi tem muita coisa, inclusive vitaminas e minerais bastante utilizados nos tratamentos das madeixas.
 Dá uma olhada nesse quadro aqui:


 ALGUMAS  DAS  SUBSTÂNCIAS PRESENTES NA URINA


ALANINE TOTAL
38 mg/d
IRON
0,5 mg
ARGININA
32 mg
LISYNA TOTAL
56 mg
ÁCIDO ASCÓRBICO
30 mg
MAGNÉSIO
100 mg
ALLANTONINA I
2 mg/d
MANGANÊS
0,5 mg
AMINOÁCIDOS TOTAL
2,1 mg
METIONINA TOTAL
10 mg
BICARBONATO
140 mg
NITROGÊNIO
10 mg
BIOTIN
5 mg
OMITHINA
10 mg
BIOTIN
35 mg
ÁCIDO PANTOTÊNICO
3 mg
CÁLCIO
3 mg
PHENYLANANINA
21 mg
CREATININA
1,4 mg
FÓSFOROS ORGÂNICOS
9 mg
CYSTINE
120 mg
POTÁSSIO
25 mg
DOPAMINA
0,4 mg
PROTEINA
35 mg
EPINEPHRINE
0,01 mg
RIBOFLACINA
0,9 mg
ÁCIDO FÓLICO
4 mg
TRYSPTOPLAN
28 mg
GLUCOSE
100 mg
TYROSINA TOTAL
50 mg
AC. GLUTÃMICO
308 mg
URÉIA
24,5 mg
GLYCINA
455 mg
VITAMINA B6
100 mg
INOSITOL I
4 mg
VITAMINA B1
20,03 mg
IODINA
0,25 mg
ZINCO
1,4 mg



Me lembrei também que existem cosméticos cujo ingrediente principal é a uréia, e que tem o objetivo de trazer benefícios para pele e cabelos.

O que é a uréia?

A uréia é um produto do catabolismo de aminoácidos e proteínas. Gerada no fígado, é a principal fonte de excreção do nitrogênio do organismo. É difundida através da maioria das membranas celulares, e a sua maior parte é excretada pela urina, sendo que pequenas quantidades podem ser excretadas pelo suor e degradadas por bactérias intestinais. A uréia pode ser sintetizada industrialmente a partir de amônia e de dióxido de carbono para ser usada em resinas uréia−formaldeído, e em produtos farmacêuticos


Apesar do que o público tem sido levado a crer sobre a urina, a indústria farmacêutica tem auferido lucros de bilhões de dólares com a venda de drogas elaboradas a partir dos constituintes da urina. O Pergonal, droga para a fertilidade elaborada a partir de urina humana, teve venda declarada de US$ 855 milhões em 1992, e as vendas ($1400 por mês/paciente) têm aumentado a cada ano. A Urokinase, ingrediente da urina, é usada na forma de droga e vendida como um “milagroso diluente sanguíneo” para desbloquear as artérias coronárias. A uréia, provada pela Medicina como sendo um dos melhores hidratantes do mundo tem sido um boom para a indústria de cosméticos, que a acondiciona em loções e cremes caros e atraentes.

 Com poderosa ação hidratante e baixo custo, a ureia é um dos ativos mais utilizados nas formulações de cosméticos destinados à saúde da pele. O composto orgânico - encontrado principalmente na urina e no suor - é capaz de transportar a água presente no interior dos vasos sanguíneos para as células da pele, promovendo uma maior hidratação do tecido e um efeito esfoliante que diminui a espessura da pele.

Inclusive, já existem escovas progressivas à base de uréia, que substitui o formol.

                                                                          Agi Martrix


Hadassah
A Urinoterapia capilar:

Descobri também que existe a Urinoterapia para tratar dos cabelos... olha uma parte do artigo que li:

"Este é um excelente remédio para a caspa, cabelos sem vida e até mesmo a calvície e queda de cabelo. Massageia a urina rapidamente no couro cabeludo, deixe-a ser absorvida por trinta minutos a uma hora, e depois lave-os com água morna (não use sabão ou shampoo). O Cabelo torna-se limpo e brilhante. Se você não lavar a urina, o efeito é ainda mais poderoso. Você pode usar tanto a urina fresca ou velha para isso. Seu cabelo irá tornar-se mais belo e saudável. Aqueles que aplicam a urinoterapia  com muita frequência, conseguem manter a cor original do cabelo em uma idade mais avançada. Se aplicado de forma intensiva, o cabelo pode crescer novamente em carecas" (ler artigo completo aqui)


Confesso que à princípio achei isso tudo até meio bizarro... mas se formos parar pra pensar, é tudo uma questão de cultura... se crescêssemos na tal tribo indígena que utiliza a urina como terapia integral, não acharíamos tão bizarro assim...

E deixando bem claro aqui, que a intenção não é induzir ninguém a passar xixi no cabelo...hehehe
É apenas um post que partiu de uma simples curiosidade, e resolvi compartilhar da minha pesquisa com vocês  ;)


E então, aí vai a pergunta que não quer calar:

Baseando-se em experiências comprovadas, de que a urina exerce ação benéfica sobre os cabelitchos, deixando-os saudáveis, brilhosos e recuperados... você teria coragem de usar?






Postar um comentário

  1. Oi Erika! Nossa, que post ! Sobre a ureia eu já sabia, agora sobre passar o xixi puro na cabeça msm eu não sabia. Respondendo a pergunta, eu não teria coragem!!! Beijos
    http://quimicadoscabelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolzinha! Rsrs... também achei meio bizarro, mas é coisa de cultura mesmo... eu acho que tbm não teria coragem não...rsrsr
      bjão!

      Excluir
    2. COM CERTEZA VOU USAR O XIXI PARA LAVAR OS CABELOA AMANHÃ MESMO!

      Excluir
    3. EU TENHO CORAGEM SIM DE PASSAR XIXI NO COURO CABELUDO, VI E COMPROVO QUE EVITA A QUEDA. VOU PASSAR AMANHÃ MESMO!

      Excluir
    4. tenho coragem e ja passei

      Excluir
    5. Legal! E qual foi o resultado? O cabelo fica bom? Conta pra gente!!
      bjks

      Excluir
  2. Erika, post incrivel. To de boca aberta mesmo! Eu juro, não sabia!
    Fiquei paralizada lendo seu post, e descobri uma coisa.
    Não é tão bom entender de composição..hahahaha

    Muito obrigada pela informação.
    Como sempre arrazou!

    Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liia!! Pois é menina,eu sempre fiquei encucada com esse lance das indianas lavarem os cabelos com xixi, e resolvi pesquisar... É verdd, às vezes a ignorância é uma BENÇÃO!!! hahaha
      Bjão!!

      Excluir
  3. Super interessante o post, muito saber saber dessas
    culturas diferentes, pra gente aqui soa bem estranho,
    e haja coragem! bjinhos.

    http://debby-beleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Debby! Tudo questão cultural mesmo! Obrigada pela visita, e por comentar! Bjinhos!

      Excluir
  4. Muito interessante!!!! Mas não faria jamais!!!!Ecaaaaaaa!!!!kkkkk

    http://ericatutty.blogspot.com.br

    obrigada pela visitinha, retribuindo!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erica! Realmente, é difícil pra gente ver isso como uma coisa comum, né? Bjão, e obrigada por comentar!

      Excluir
  5. Erika querida juro que quando li o título eu ri hahhaha...
    Cara, tu pega pesado heim! Adorei a matéria, achei super interessante, é muito difícil ver um blog hoje falando a respeito disso, eu já tinha ouvido falar mas nunca nem me interessei pois apesar de ser engraçado, logo te respondendo eu não teria coragem não! A não ser que eu estivesse ficando careca e essa fosse a única solução rs. Mas os produtos que você citou eu teria sim, são empresas conceituadas.
    Super interessante mesmo!
    Mas aí lembrei do vinagre, será que faria efeito parecido?
    Beijão flor!
    Cris
    http://www.cuidadosevaidades.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris! kkkkkkkkk Pior que eu fiquei meio receosa de colocar esse post... mas assim como era uma curiosidade minha, achei que poderia ser a de muita gente tbm... enfim, meio bizarrinho, mas eu curto pesquisar sobre coisas curiosas...rsrs... E concordo com vc, qto a ficar careca... acho que nessa hora todo mundo aqui teria coragem sim..hehehe Vou pesquisar sobre o vinagre, ok?
      Bjão amore, e obrigada por comentar!

      Excluir
  6. Olá Erika, tudo bem?
    Localizei o seu blog através do B.U. Seja bem vinda a essa parceria!
    Sou a blogueira 618 (http://artjullysmi.blogspot.com) e já estou te seguindo.
    Quando puder, dá uma passadinha lá no meu blog e ficaria bem feliz se a tivesse como seguidora também!
    Um grande abraço e ótimo dia!
    Juliana!

    PS: Tenho coragem não... Urina no cabelo...eca...rsrs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana! Seja bem vinda! Rsrs...eca mesmo! Vou te visitar sim, claro! Bjão

      Excluir
  7. Amiga, não sabe o quanto da gosto de ler coisas assim, novas, inéditas mesmo que pareça meio louco... quanta informação! Tô bege e amando a leitura, incrivel, acho que quero saber mais sobre a uréia, definitivamente não gosto em cremes de corpo mas em creme de cabelo é um arraso!

    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, então somos duas...rs...adoro pesquisar sobre coisas diferentes..hehe Ah,vc me deu uma boa idéia... vou pesquisar mais sobre a uréia ;) quem sabe pinta um post só sobre ela? Valeu! Bjão amore!

      Excluir
  8. Ai sei lá eu n tenho coragem... s nos expelimos a urina é pq ela n sere pra mais nada no organismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erikinha! Pois é, né? ...uma polêmica isso! Obrigada por comentar, amore! Bjks

      Excluir
  9. A natureza é sábia....Se fosse realmente bom o nosso corpo não colocava para fora.

    ResponderExcluir
  10. eu tenho coragem... dzm q a urinoterapia eh importante e benefica pra mts problemas...tem ate um lutador baiano filho de japones adpto a urinoterapia..eh um caso a ser investigado mais a fundo... :) o q nao mata, fortalece, ne...mas msm assim nao devemos arriscar sem antes termos conhecimento. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, ninguém vai morrer por colocar xixi na cabeça, né? rsrsrsr
      Mas não sei se eu faria não... mais pelo cheiro mesmo...rs
      bjs

      Excluir
  11. GENTE, TENHO UMA AMIGA NATURALISTA QUE BEBE SUA PRÓPRIA URINA TODOS OS DIAS, E PASSA NO ROSTO, REALMENTE A PELE DELA NÃO TEM UMA MANCHINHA. ELA ME CONTOU HÁ POUCOS DIAS. RESUMINDO...EU VENHO SOFRENDO UM INCÔMODO DE UMA ALERGIA DO TIPO COCEIRA QUE A PELE FICA ESBRANQUIÇADA. JÁ FUI A VÁRIOS DERMATOLOGISTAS, ELES PASSARAM UMA POMADA PRA EU USAR CONSTANTEMENTE, E ME DISSERAM QUE NÃO TEM CURA, PODE ATÉ DESAPARECER, POR ALGUM TEMPO. HOJE PELA MANHÃ A ALERGIA ESTAVA ARDENDO MUITO, AI LEMBREI DA URINO TERAPIA. COLHI UM POUCO DE URINA NO ALGODÃO E PASSEI NA COCEIRA, NÃO DEMOROU NEM 2 MINUTOS, E JÁ PERCEBI UMA MELHORA NA ARDÊNCIA E COCEIRA, NO MEIO DO DIA, PASSEI NOVAMENTE...AGORA NÃO ESTOU SENTINDO NADA E A PELE ESTÁ LIMPINHA.GRAÇAS A DEUS!
    PRETENDO ALGUM DIA, ENXAGUAR OS MEUS CABELOS COM URINA, E TAMBÉM TOMA-LA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dirlei!
      Eu tbm passaria na pele se fosse pra melhorar, mas beber, não sei se conseguiria não...
      obrigada por compartilhar sua experiência. ;)
      bjs

      Excluir
  12. Oi, Erika!

    Não tenho coragem, mas com certeza é puro preconceito e ignorância mesmo, pois a urina é diferente do cocô, o cocô é lixo, carcaça da comida. A urina é a sobra, pois até se você consumir vitamina c demais vai pra urina. E é claro que tem células mortas,alteradas e resíduos das atividades celulares e o cabelo é um tecido "morto", não passa sangue... a urina pode ser "THE SECRET". Rsrsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Apói viu?! Se o corpo "descarta" pra que vamos passá-lo no corpo novamente?? Daqui a pouco o povo também vai querer utilizar fezes com a desculpa que bebê e doido comem...

    ResponderExcluir
  14. vale lembrar que as culturas adeptas dessa prática são as q tem os cabelos mais lindos kkkkkk

    ResponderExcluir
  15. eu usei urina no shampoo e foi otima mais brilho mais macio deu certo mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não duvido que dê um bom resultado... mas não ficou com cheiro de xixi não? rsrsr

      Excluir
  16. Tomei conhecimento ontem sobre os beneficios da urina para a pele. Se colocar no google: urina manchas na pele ou urina pele ou algo parecido irá aparecer sites falando sobe isso e no youtube tem tb. Tinha certeza que iria encontrar no seu site algo sobre isso e por isso vim aqui pesquisar. Hoje de manhã passei no meu rosto minha urina com algodão. Tenho manchas no rosto. Vou tentar passar dia sim e dia não. Já se for para beber a urina eu acho que n teria coragem não hahaha. QQ dia vou passar no cabelo para ver como fica!! E parabéns pelo site!! Super informativo, confiável e gostoso de se ler!! beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lila, depois venha contar se deu certo, ok?
      Obrigada por compartilhar sua experiência! bjss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top