QUE TAL PASSAR MANTEIGA NOS CABELOS? | Clube do cabelo e cia




Oi galera!

Bóra falar um pouco sobre as manteigas vegetais? Amo!

As Manteigas vegetais estão sendo cada vez mais  incorporadas em cosméticos e produtos de cuidados da pele, pela sua riqueza em nutrientes e pelos benefícios que ela causa.

Porém, sua utilização já é popular há séculos, tanto na cosmética, quanto na medicina natural.

Por serem ricas em vitamina E, são utilizadas para todos os tratamentos que requerem uma reposição lipídica.


Manteiga de karité

Elas podem ajudar no crescimento dos cabelos e unhas, na hidratação e nutrição capilar, e também na hidratação e renovação da pele, auxiliando na regeneração celular. "Tudibão!"

Cada manteiga tem as propriedades características do vegetal do qual foi extraída. Portanto, encontraremos uma enorme variedade de benefícios a serem aproveitados na sua utilização.

Eu tenho utilizado manteigas vegetais já há algum tempo, nos cabelos e no corpo; e posso dizer pra vocês, que sua ação é infinitamente mais "poderosa" do que qualquer creme hidratante que já usei. Fora, o fato de ainda possuírem ações medicinais como anti-inflamatórios, e anti-acne.



Veja as características de algumas
 manteigas vegetais:

Manteiga de Açaí 
É um dos fruto mais ricos em anti-oxidantes que se conhece. Ajuda a combater  os radicais livres,  além de apresentar minerais  importantes para os  processos de biossíntese da elastina  e do colágeno,  como  zinco  e  silício. Rica em ácidos graxos e essenciais, ômega 3, 6 e 9, fitosteróis,vitamina C, e polifenóis. Recomendada para produtos anti-idade e produtos pós-sol.

Manteiga de Cupuaçu  
Possui extrema capacidade de absorção de água, superior à lanolina e outros esteróis de origem vegetal ou animal. A manteiga de cupuaçu  é um emoliente que proporciona um toque agradável, maciez e suavidade à pele, possibilitando a recuperação da umidade e elasticidade natural principalmente em peles e cabelos secos e maltratados.

Manteiga de Cacau 
Possui propriedades hidratantes excelentes e emolientes,e de fácil absorção pela pele, ou seja, recupera a oleosidade do tecido perdida durante o ressecamento causado por exposições ao sol ou frio excessivo. Também é capaz de regenerar a fibra capilar deixando-a macia e maleável.
    Usada como emoliente, contém antioxidantes naturais e ácidos graxos essenciais com propriedades nutritivas e hidratantes que evitam a perda de água. A manteiga de cacau deve ser utilizada com cautela em peles muito oleosas, por conta de seu alto teor lipídico.

Manteiga de Karité 
Usada para hidratar a pele e os cabelos. É considerada um produto multi-uso, que garante pele macia, hidratada, proteção solar eficaz, cabelos brilhantes, couro cabeludo saudável, efeito antipoluição.

Manteiga de Murumuru 
Rica em acido Láurico, mirístico e oleico que contribuem para regular o equilíbrio hídrico e a atividade dos lipídeos da camada superficial da pele. Promove nutrição, emoliência e hidratação à pele e ao cabelo. Indicada para hidratação em peles normais a secas e peles cansadas. 

Manteiga de Ucuuba 
Manteiga de coloração marrom escuro e odor amadeirado, de alto ponto de fusão, anti-inflamatória  cicatrizante, revitalizante e anti-séptica. Ideal para a pele que necessita de rápida cicatrização, como a pele oleosa e acneica. É um renovador celular fantástico. Utilizada também para rachaduras nos pés.

Manteiga de Bacuri 
Indicada em casos de acnes, espinhas, peles secas,peles cansadas, auxilia no combate à psoríase e no combate à erisipela.
Modo de usar:
Aquecer em banho maria, aplicar sobre a pele após o banho a noite, lavar a parte onde foi aplicada a manteiga no dia seguinte com sabonete de bacuri com argila.

Manteiga de Semente de Uva 
Manteiga de aspecto muito cremoso tem propriedades regenerativas e reconstrutoras o que proporciona uma melhor ação umectante à pele. Possui ótima espalhabilidade.
 É rica em ácido linoleico, com grande poder antioxidante, graças à vitamina E existente em sua composição. Possui bioflavonoides vinte vezes mais potentes do que a vitamina C e cinqüenta vezes mais potente do que a própria vitamina E. Possui propriedades emoliente, antioxidante, e hidratante.

Manteiga de Tucumã
O óleo de tucumã tem aplicações no tratamento da saúde da pele por conta da sua composição com nível elevado em ácidos gordos essenciais. Ele confere brilho aos cabelos secos e danificados e age como um creme hidratante para a pele deixando-a muito macia.
A manteiga de Tucumã  é rica em ácidos láurico, mirístico e oleico  É um excelente emoliente que apresenta alto poder de espalhabilidade e proporciona toque sedoso e macio à pele. É muito rica em vitaminas A ( três vezes mais que a cenoura). Este teor elevado em pro-vitamina A, confere-lhe uma capacidade antioxidante elevada. Também é rica em B1, B2, C e pectina (uma fibra natural importante).
Possui alto teor de ômega 3,6 e 9, comportando-se como um excelente hidratante e alto conteúdo graxo por conter ácido láurico, mirístico e oleico  Aplicação em produtos para a hidratação da pele, loções corporais e produtos capilares para cabelos danificados. 
Propriedades: alta ação hidratante, alto poder emoliente, maciez e sedosidade

Manteiga de Palma
A Manteiga de Palma promove na pele uma manutenção hidro-lipídica e um excelente sistema antioxidante. Melhora o seu bem-estar e reatividade contra agentes externos, deixando a pele bonita e sedosa. É indicada para todos os tipos de cosméticos e todas as idades, e eficaz para a defesa da pele.

Manteiga de Monoi
Cabelos:
Apresenta propriedades emolientes e hidratantes atuando na reparação de cabelos secos e danificados. Também possui ligeira ação anti-caspa.
Pele: propriedades suavizante , hidratante, emoliente , calmante , purificadora e firmadora. Atua na pele melhorando o sensorial e proporcionando uma hidratação progressiva e duradoura..



Manteiga de manga
A Manga é uma das frutas mais importantes e mais largamente cultivadas na Índia.
A Manteiga de Manga  é uma gordura leve, extraída do caroço e da fruta da manga, tem um toque emoliente exuberante. É um ingrediente ideal para uso em cuidados para a pele e produtos solares.
Comparado às outras manteigas (como a de Coco e de Karité), a manteiga de manga apresenta uma propriedade  cicatrizante  de  feridas,  sendo  usada  externamente  em  fissuras  dos  lábios,  mãos,  peles ressecadas, etc.
Não é gordurosa, e  absorve   facilmente  na   pele, fornecendo um efeito protetor natural contra a radiação UV.
É um umectante ideal para todos os tipos da pele. A manteiga de manga pode ser usada para o  ressecamento da pele, e ajudar a recuperar a umidade natural da pele após a exposição ao sol e a outros elementos ásperos.
Ela  é   indicada para cabelos ressecados, rejuvenescendo e alimentando a raiz.
 O açúcar presente na manga garante  as propriedades umectantes e ajuda no controle do frizz.
Modo de usar: 

Nos cabelos:
Pode ser utilizada pura (umectação):  Esfregue a manteiga nas mãos até derreter, e passe sobre os cabelos secos, até sentir que os fios "sugaram" bem a manteiga. Deixe agir por no mínimo 1 hora, e lave os cabelos como de costume (também pode ser utilizada à noite e retirada ao amanhecer)

Em máscaras: Misture uma colher de café de manteiga vegetal (derreta em banho maria, e espere amornar) em duas colheres de sopa da sua máscara hidratante, e aplique nos cabelos limpos e úmidos, deixando agir por 20 minutos, e enxágue.


Na pelePode ser usada antes (1h antes) ou após ou banho. Esfregue a manteiga nas mãos, derretendo-a suavemente, e  aplique em todo o corpo com movimentos circulares e firmes. 

Eu uso manteigas no lugar de loções e cremes hidratantes corporais, e uso sempre depois do banho. A pele absorve muito bem, e se você pensa que fica melado, engana-se!

(Fontes: Sites Engetec e Receitas Sabão e Glicerina)


Fica a dica!!
Bjooos

Postar um comentário

  1. Que bábaro,nunca ouvi falar que é bom pros cabelos
    só conhecia o famoso "manteiga de cacau",
    Adorei a s dicas,vou testar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila! Sim, as manteigas vegetais fazem maravilhas nos cabelos e na pele. Experimente!
      bjks

      Excluir
    2. Oi Erika, muiito prazer em encontrá-la! Amei o seu blog, foi um achado...
      Gostaria de saber onde posso adquirir essas manteigas? Também fiquei "aguada" para experimentar na pele e cabelos.
      Beijossssssssssss

      Excluir
    3. oi Vera!
      Tem em sites que vendem matéria prima cosmética... tipo:
      - engenharia das essencias
      - paris essencias
      - cantinho das essencias
      - aromas e encantos
      - imperio das essencias
      - bolha de sabao
      - imperio do banho

      bjsss

      Excluir
    4. Erikíssima! Obrigada por todas as dicas,estou iniciando nesse mundo maravilhoso dos óleos e manteigas e já fiz boas compras no site Engenharia das Essencias. Mas receio ter exagerado (detalhe...kkk) Comprei manteiga de cacau, karite, murumuru, copuaçu, manga, tucumã e ucuúba, sem falar nos óleos de andiroba, macadamia,pequi, pracaxi e também um tal de oblifica que apresenta ser ótimo para pele.
      Estou ansiosa para testar as suas receitas...rs
      Mas vou precisar da sua ajudaaaaa... Onde eu guardo tudo isso para não estragar? Talvez na geladeira as manteigas, mas o óleo não pode, né? Socorro!

      Bjssssssssss

      Excluir
    5. Vera, que deliciaaaaa!! rsrsr
      Olha, depende do clima onde vc mora... é muito quente? Se for, pode guardar na geladeira óleos e manteigas sim... mas eu como moro no interior de sampa e a temperatura aqui regula entre 15 e 29º guardo num armário mesmo...
      bjsss

      Excluir
  2. No início da transição comprei karité, depois comprei manga. Estou in love com a de manga.
    Estou usando essa manteiga nos cabelos e na pele.

    Bjus
    http://cabelo-afro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai Sô, fiquei aguada agora...rsrsr sou louca pra experimentar a de manga..será minha próxima aquisição...hehe
      bjks

      Excluir
  3. Amiga que post enriquecedor, tenho muita vontade de testar a manteiga pura, faz gosto de ver essas imagens, parecem mesmo milagrosas para o cabelo, e ainda vou comprar!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, quando vc usar manteiga, não vai querer outra coisa... eu uso a de karité e cupuaçu, e estou louca pela de manga...
      eu compro na Sabão e Glicerina,
      bjks

      Excluir
  4. Que bacana Erikinha! E me diz uma coisa, onde encontro essas manteigas para comprar? Por aqui é tão difícil encontrar essas coisas..
    Beijos e ótimo fim de domingo! =)) | Cuidados e Vaidades |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amore!
      Eu compro no site "Sabão e Glicerina", e tem tudo lá, manteigas, óleos...faço a festa! heheh
      Bjks

      Excluir
  5. Oi flor!
    Vim retribuir a visita, obrigada por me seguir, já estou ficando por aqui também! :D
    Adorei as dicas!!!
    Beijos e uma ótima semana!
    http://nailmypassion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thabata! Seja bem vinda!
      Que bom que gostou!
      bjão e ótima semana pra vc tbm!

      Excluir
  6. Eu estou usando a manteiga de karité e estou adorando o resultado.
    Uso na máscara de hidratação e deixo 20 minutos. Tbém fiz um chantily com a manteiga de karité, óleo de coco e óleo de argan e passo nos fios de vez em qdo. Deixa meus cachos definidos e macios.
    Queria ter descoberto as manteigas antes.
    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, que mara hein!!!
      Eu tbm queria ter descoberto as manteigas há mais tempo... mas veja pelo lado bom, ainda bem que descobrimos agora né? Antes tarde do que nunca hehehhe
      bjão

      Excluir
  7. Adoorei o post Erika!
    Minhas manteigas preferidas são a de Cacau e a da Karité! Uma pena que onde eu moro não vende, daí preciso ir na capital e pá.
    Mas já visitei aquela loja que você me indicou!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu querido!
      Aqui onde moro então...aff..não tem nadica de nada!
      Eu uso a de karité e a de cupuaçu...adoro as duas!
      agora quero a de maga ;)
      bjks

      Excluir
  8. Nunca usei manteigas, mas gostaria muito de experimentar a de karité. Só estou dando um tempo porque meu cabelo saturou dos óleos vegetais, acho que pode acontecer o mesmo com as manteigas. Mas ainda hei de experimentá-las. rs. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Nilha, se usar muito satura mesmo...e com manteiga é a mesma coisa. Ah, vc adorar quando usar...não vai querer outra coisa..rssr
      bjks

      Excluir
  9. Muito bom o post, eu já estou enrrolando a tempo p/ comprar as minhas manteiguinhas, rsrsrs Acabo usando só óleos msm, e ainda assim uso bem pouco, pq tenho mta preguiça de fazer umectação >.<
    Agora acho que me animo e faço umas compras no sabão e glicerina, minha listinha aqui já tá enorme...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nah, quando vc usar a manteiga, não vai querer outra coisa...rsrsr dá pra fazer muita coisa com ela... colocar na máscara, no shampoo, usar como hidratante para o corpo...ahhh é uma delícia!
      bjks

      Excluir
  10. Oiee bom dia Erika... descobri seu blog hoje e ja vou acionar minhas comprinhas com a manteiga de manga, pois meu cabelo e unha estao insuportaveis com tantas quimicas.... legal te encontrar e os resultados claro que positivos falarei pra ti... ah vc tem face? bjus Vani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vani!
      Seja bem vinda aqui no Clube!
      Sim, venha sempre nos contar os resultados, ok?

      Temos fan page, twitter, canal youtube, G+, e FeedBurnner tá tudo aí na barra lateral do blog...

      E qq dúvida, é só perguntar...
      bjks

      Excluir
  11. Erika que dicas maravilhosas, tenho usado.muru muru com cupuacu e andiroba para cabelos e pele tambem indico oleo de pequi e pracaxi para cabelos maltratados por quimica e para peles maduras. Bjus meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Solange!
      Hummmmm vc é entendida em óleos, hein!!! Que maravilha!!!
      Eu amo óleos vegetais!!
      Aguarde que semana que vem postaremos muito sobre óleos... vc vai amar!!!
      bjs

      Excluir
  12. Depois de muito procurar alguma manteigas aqui citadas, consegui encontrar a de karité, aff!
    Estou louca para testar... Até agora tem dado tudo certo. Só ainda não fiz a parte da reconstrução, pois ainda não me decidir por quê máscara comprar.
    Também achei óleo de rícino. Para fazer o crono-óleo faltava o óleo da limpeza e da reconstrução que eu não me lembro da lista.
    Beijo Erika.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida,
      A de karité é ótima!
      Olha, eu tenho a lista. Me mande um email que eu te envio, ok?
      bjão

      Excluir
    2. porfavor passa pra mim tb a lisya da reconstruçao e a de crono-oleo
      carlameirelles2008@hotmail.com

      Excluir
    3. OI Carla,
      Eu já coloquei lá no menu do blog em TRATAMENTO CAPILAR COM ÓLEOS. No post do crono-óleos tem a lista dos óleos reconstrutores com ceramidas, ok?
      bjsss

      Excluir
  13. Uma dúvida, a manteiga pode ser aplicada na pele todos os dias? porque a composição dos hidratantes do supermercado me assustaram kkkkkk Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      sem dúvida! tanto os óleos vegetais qto as manteigas, servem para hidratar a pele, e nem preciso te dizer que são muiiiiiito melhores do que esses hidratantes convencionais, né?
      Se joga, pq vc vai ver a diferença na sua pele!
      bjão

      Excluir
  14. Oiiii!!! Eu ñ sabia que existia esses tipos de manteiga. Onde posso comprar, é barato? Estou interessada. Tenho poucos dias que decobrir seu Blog por acidente rsrsrsr!!! E estou amando, vou indicá-lo pra minhas amigas. Desde que descobrir seu blog estou fazendo pesquisas pra cabelos resecados pq tenho um sobrinha de 2 aninhos que tem o cabelo super resecado, sem brilho e poroso e olha que ela ainda ñ usa química.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nubia!
      Óleos e manteigas vegetais são os melhores tratamentos para os cabelos!
      Vc acha mais em lojas que vendam matéria prima para sabonetes... eu costumo comprar pela internet.. os sites que gosto de comprar manteigas:
      Engenharia das essencias
      Sabão e Glicerina
      bjks

      Excluir
  15. Respostas
    1. Oi Kelly,
      eu compro no site "Engenharia das essencias"
      bjks

      Excluir
  16. Erika qual mascara vc prefere(que hidrate mais) : cupuaçu, karité ou cacau?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai, adoro as 3... mas pra hidratar fico com a karité que é mais leve
      bjs

      Excluir
  17. Hoje comprei a manteiga de karité, estou louca pra experimentar!

    ResponderExcluir
  18. Erika, aprendi muuuuitas coisas aqui, usar manteigas vegetais é apenas uma delas. Adoro esse espaço e te agradeço de coração por vc compartilhar conosco tanta informação bacana! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom minha querida! Fico muito feliz!!
      Obrigada por acompanhar o Clube, tá?
      bjssss

      Excluir
  19. Olá Érika, comprei a manteiga de murumuru na engetec, vc poderia me dizer se é possível usá-la na finalização do cabelo e quais as melhores formas de usá-la? Gostei muito da matéria! Obg!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cibely, sim, pode usar ela como finalizante, nas máscaras, na umectação. E até pra hidratar a pele. Pode usar no corpo todo. Se ela estiver muito dura,pegue um pouquinho e derreta em banho maria antes de usar.
      bjs

      Excluir
    2. Obg Érica! Comprei hj na Engetec juntamente com o oleo de pracaxi,argan e pequi. Não vejo a hora de chegarem. BJS!!!

      Excluir
  20. É por isso que amo esse blog!
    Fui comprar manteiga de karité e não achei (não acho nada nessa cidade) e comprei a de cacau. Estava em dúvida se podia usar no cabelo e olha onde encontro a resposta: com a Erika Nasch!!!
    Amo!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá! Anotei a receita de como fazer o óleo de coco em casa. Dele nós tb fazemos a manteiga de coco, ela tb pode ser utilizada nos cabelos??? :S
    Bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiimmm!!! Cabelos, corpo, e de quebra, pra comer ou cozinhar rsrrsrsr
      bjssss

      Excluir
  22. Oi Erica
    Você poderia fazer um post sobre manteigas ou óleos que sejam indicados para o crescimento do cabelo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz!
      Sobre os óleos já tem. Vá no menu em TRATAMENTO CAPILAR COM ÓLEOS, e no primeiro link tem um post com as tabelas dos óleos para crescimento. Qto às manteigas, elas não tem essa função.
      bjsss

      Excluir
  23. Oii, me diz uma coisa, usada nos cabelos a manteiga tem qual função? Hidratante, nutritiva ou restauradora?

    Na pele se usada no banho, no lugar do óleo corporal a pele fica muito melecada? Ou depois de seca ao toque fica boa?

    Estou com sério problemas alérgicos e quero trocar o hidratante comum por algo natural, só o óleo de amendoas, ou coco no banho não deixa a pele hidratada o suficiente, sinto necessidade de algo a mais, sem aquele brilho do óleo e nem aquela melequeira toda (por exemplo gosto da sensação das loções hidratantes). Tem ideias do que poderia usar?

    Obrigada e beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pâmela, a manteiga hidrata e nutre. Não fica melada, a menos que vc passe muito. tem q esfregar nas mãos e depois espalhar bem na pele até a pele absorver.

      Mas os óleos vegetais puros tbm não ficam melequentos não. Só se forem misturados com óleo mineral.E podem ser usados mesmo após o banho. A pele absorve bem.

      Essa semana mesmo estarei postando sobre manteigas... vc pode usá-las sem problemas!!

      bjksss

      Excluir
  24. Olá, Erika! Parabéns pelo blog, há muitas informações de utilidade pública! :) Descobri seu blog por acaso, mas já é meu favorito. No intervalo dos estudos para concurso, fico "fuçando" seu blog. Amei! Inclusive, já estou fazendo co-wash e estou gostando muito. Também venho adotando um estilo de vida mais saudável. Também sou reikiana. :) Parabéns por seu trabalho! Fiz a compra da manteiga de cupuaçu no site sabão e glicerina. Porém, estou com medo, pois vi algumas reclamações. Há pessoas reclamando, inclusive, da procedência dos óleos. Você que já comprou lá e compra também em outro site, percebeu alguma diferença com relação às manteigas da sabão e glicerina? Vou aguardar, se receber meu pedido direitinho, falo para você. Forte abraço e que Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara!
      Pois é... eu já comprei muito lá na SG, mas desde que eu paguei um sedex e minha compra demorou quase 10 dias, nunca mais comprei. As manteigas de lá, sinceramente não gostei muito. Eu uso as da Engenharia das essencias, que confio mais. E sim, está todo mundo reclamando da qualidade dos óleos da SG, acho que eles já foram bons, mas ultimamente estão pisando na bola...
      bjsss

      Excluir
  25. Olá!!! Você já experimentou a manteiga de bacuri??? Sera que os beneficios dela para o cabelo é melhor do qua a de karite, já que nas caracteristicas dela diz ser um otimo umectante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente ainda não usei, Fabi! Mas dizem q é boa sim!
      bjks

      Excluir
  26. Oi Érika!!
    Gostaria de saber, se na umectação com as manteigas, posso usar no couro cabeludo também ou só no comprimento do cabelo, já que tenho cabelos oleosos. Outra coisa, onde posso encontrar óleo de café, já procurei em toda net e não encontrei, inclusive nos sites que indicou,
    bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana,
      Se vc já tem o couro cabeludo oleoso, melhor passar a manteiga só nas pontas. Que eu saiba tem o óleo de café verde na Veris...vc já viu lá?
      bjsss

      Excluir
    2. Oi Érika! Já olhei lá na Veris, mas eles só estão disponibilizando pra venda, a linha alimentícia e não tem o óleo de café.... Obrigada pela atenção, bjs!!!

      Excluir
    3. Poxa, que pena... pensei que tivesse lá!! :( Vou procurar mais..se souber de algum lugar q venda, te falo!
      bjsss

      Excluir
  27. Menina, tou passando pra deixar meu agradecimento pelo compartilhamento dos conhecimentos e particularmente pela dica de manteigas. Eu ja tinha usado a de coco e tinha gostado bastante. Depois de ler bastante seus tópicos aqui, comprei, alem de outras cositas, a manteiga de manga, na Engetec (alias, adorei tb a dica da loja - achei o atendimento mto bom e os produtos me pareceram de ótima qualidade).
    Eu fiz assim, meio que instintivamente: derreti um tanto de manteiga de manga, misturei um tanto quase igual de oleo de buriti e pus tb umas gotinhas de OE melaleuca. Posso dizer que ADOREI!!!!!! O efeito foi tao bom ou melhor que os produtos "punk", tipo K-pak. Definitivamente, o que meus cabelos - secos naturalmente e ressecados por conta de luzes e coloracao - se dao melhor com oleos e manteigas que qq outra coisa.
    Vou ler mais sobre as combinacoes e vou contando os resultados.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Siiiiiiimmmm , manteigas e óleos são melhores do que qq máscara! Concordadíssimo! =D
      Eu já nem sei o que é usar máscaras... e a economia que a gente faz???
      Bom, né?
      Depois venha contar as outras combinações que vc fizer, ok?
      bjãooo ;)

      Excluir
  28. primeiro quero dizer que AMOOOOO seu blog! descobri ele em setembro, e desde então meu cabelo virou outro com tudo que aprendi aqui!! só elogios pra você sua linda <3 <3
    Tenho usado óleo de coco e manteiga de cupuaçu e meudels é uma coisa incrivel né?? meu cabelo é super seco mas com a manteiga ele fica maravilhoso e super macio!! to louca pra experimentar a de manga agora!
    bjss e obrigada por me mostrar a luz uhehuehueuhe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ciça!
      Que bom que as minhas dicas têm te ajudado! =D
      Adorei "mostrar a luz" kkkkkkkkkkkkk
      Bjãooo

      Excluir
  29. oi Erika!
    vc sabe dizer se o Bálsamo Manga & Abacate da Sal da Terra pode ser utilizado tb nos cabelos.
    beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi,
      Olha, pela composição dele, não teria problema nenhum em usar nos cabelos... eu experimentaria.
      bjsss

      Excluir
  30. oi Erika.
    queria saber se eu usar as manteigas como hidratante corporal tenho que adicionar algum aroma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania,
      não tem, adiciona se quiser... mas para isso, teria que derreter a manteiga em banho maria, para adicionar o óleo essencial. Em fogo baixo. E assim que derreter tira do fogo.
      bjsss

      Excluir
    2. Ola Erika.

      Amei suas dicas, muito show! Poderia me dizer se a manteiga de cocô, pode ser usada também nos cabelos e pele, já que vc quando mostrou como extrair o óleo ensina também a fazer a manteiga rsrsrsr. Em que podemos usar ela?

      bjks!

      Excluir
    3. Pode utilizar a manteiga de coco pra tudo. Pele, cabelos, fazer doces, qq coisa...
      bjsss

      Excluir
  31. Olá Erika querida , estou doidinha com essas manteigas, e comprei ( tentei comprar) algumas ( um pouco de cada), na engenharia das essências, mas aí quando fui finalizar a compra , manda aguardar e não sai disso, já tentei um zilhão de vezes , e nada, pedí ajuda no sac e tbm não tive resposta, mandei email e nada , tô tristinha... e o bom, é que lá dá pra comprar até 50 g ,aí a gente compra vaaaaarios tipos de manteiga, e testa qual a melhor pra gente, vc tem outro site confiável pra indicar ? e que tenha tantas manteigas ? um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, me envia seu email por favor, que eu vou repassar pro pessoal de lá, com a sua reclamação. Pior que de confiança que venda várias manteigas em pouca qtdde não conheço outro lugar.
      fico aguardando, bjssss

      Excluir
  32. Nossa , se não bastasse o seu blog ser muito show, e ultilíssimo, vc ainda responde rapidão , que presteza! ( coisa rara) rsrsrs . meu email ; rosipsilva9@gmail.com, brigadão Erika, bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, já enviei um email pra eles, comentando o ocorrido. Vou passar seu email pra eles.
      aqui é assim...vapt vupt!!! kkkkkkkkk
      bjkssss

      Excluir
  33. Oi Erika!
    Posso usar a manteiga de karité como hidratante facial tb?

    ResponderExcluir
  34. Oi Erika, depois de mais umas 5 tentativas, consegui finalmente finalizar a compra na engetec , sou brasileira , não desisto nunca, rsrsrrs agora é só aguardar, ansiosa pra experimentar as manteigas e óleos . bjss

    ResponderExcluir
  35. Oi Erika!
    Descobri seu Blog por acaso, ....mas agora não consigo sair mais dele....rsrs.....
    Como sou muito alérgica ...estou amando as receitinhas naturais....
    Uma Dúvida.....
    Comprei a Manteiga de Karité...500g....(Tenho muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiito cabelo)
    Estou na duvida sobre o prazo de validade da mesma.....estou guardando em geladeira como indicado acima....Meu clima é muito quente...
    Em geladeira...quanto tempo ela fica sem estragar???
    Beijos.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhhh muito tempo!! Mas depois que colocar na geladeira, aí não é bom mais deixar fora. Mantenha sempre na geladeira.
      Não veio escrito o prazo de validade dela no frasco? Tem que vir...
      bjksss

      Excluir
  36. Oi Érika, será que seria possível a gente comprar um creme hidratante "base" na farmácia de manipulação, e adicionar manteigas derretidas no banho maria e óleos nele. Pois acho o creme mais prático na aplicação. Se puder, tem uma proporção ideal de manteigas e óleos?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, os cremes prontos, sempre vem com conservantes e outras químicas. Melhor então vc comprar o creme de manteiga pronto, que é 100% natural. A Essências da Natureza, produz um creme hidratante com manteigas maravilhoso! Veja a resenha que fiz dele.
      bjsss

      Excluir
  37. Nossa! Sempre pensei que os manipulados eram bons...Vou ver então a resenha.
    Obrigada Érika.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, só se vc levar a receita, especificando tudo o que vc quer.

      Excluir
  38. Ah! Sim, mas até se eu pedir um creme base pra pele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas aí eles vão fazer a receita deles, que com certeza vai ter conservantes e etc. A não ser que vc peça um creme base 100% natural, sem parabenos e outras químicas...

      Excluir
  39. Olá Erika, estou amando seu blog, descobri ele por acaso numa das minhas muitas pesquisas sobre tratamentos capilares. Encomendei a manteiga de Karité num site recomendado por vc. "Licuri Brasil", mas como meu cartão de crédito é estrangeiro (assim como eu) não consegui fazer o pagamento online então fui pela opção do deposito, fiz isso na quinta feira dia 20/03/2014 mas ainda não obtive resposta deles, vc que já possui alguma experiência de compras com eles acha que vai correr tudo bem? é que já fiz 2 e-mails pra eles a confirmar o deposito e nada de me responderem.
    Peço mil desculpas estar passando esse problema pra vc que não tem nada a ver com isso, mas é só pra ver se vc me poderia estar passando alguma sugestão.

    Obrigada

    Obs. Adoro seu blog, não deixo de visitar por um dia que seja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Seja bem vinda ao Clube!
      Fica tranquila com relação à Licuri Brasil.
      Envia um email pra dllicuri@gmail.com e fala com o Deusdete, ok? Ou se preferir, contate pelo facebook:
      https://www.facebook.com/dldevirado.licuri

      Qualquer coisa me retorne, pois não é incomodo algum!

      Fico feliz que goste daqui! \0/ <3
      bjkssss

      Excluir
  40. E se eu pedir assim, qual a porcentagem de manteigas e óleos que posso misturar no creme, é que tenho matéria prima aqui em casa...
    E no caso devo usar o OE de melaleuca pra conservar?
    O creme ou a manteiga chantily da sua amiga parece ótima!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, a porcentagem de manteiga é até 3% ; óleos vegetais não tem porcentagem exata, e depende do objetivo e de cada óleo especificamente. Mas uma média, seria 5%.
      O OE de melaleuca ajuda a proteger de bactérias e fungos, mas não chega a ser um conservante como o óleo resina de alecrim (fiz um post recente sobre ele)
      bjssss

      Excluir
  41. Valeu mesmo Érika.
    Eu li o post da óleo resina de alecrim, mas na hora eu não lembrava o nome, pra escrever...É melhor o óleo resina por causa do cheiro do OE melaleuca no creme, né! Que já nem acho tão ruim mais, mas não é bom também. rs
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsr é engraçado como a gente acostuma né... eu achava o cheiro de melaleuca horrível... me lembrava inseticida. Hoje em dia, de tanto usar, eu adoro, e coloco até no aromatizador...rsrsrsr
      bjssss

      Excluir
  42. Puxa! No aromatizador....Que evolução Érika! rs
    Bj

    ResponderExcluir
  43. Oiii! Hoje quero deixar o meu depoimento de gratidão a Erika que é super bacana dividindo conosco toda a sua sabedoria, escreve com propriedade e clareza dando uma dica melhor que a outra. Parabéns!
    Fiz a umestação com manteiga de tucumã e óleo de abacate na proporção 4:1, bati 5 min com a batedeira numa canequinha plástica para ter mais consistência e passei nos cabelos, fui além do que a Erika indicou e fiquei 14h com a melequinha nos cabelithos, valeu; valeu muuuito. Jamais imaginei a recuperação que as minhas pontas espigadas teriam, ao secar os cabelos eu não acreditava que a escova não estava enganchando nas pontas, quando terminei não cansava de olhar e passar as mãos nos meus cabelos que estavam extremamente macios, sedosos e nutridos. E eu que estava gastando caro com produtos profissionais que não davam um resultado nem de 30% nas minhas pontas, estou encantada!!!! Obrigada, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      Que bom saber do seu excelente resultado!!
      E a intenção aqui é essa mesmo... mostrar que a gente não precisa pagar tão caro pra cuidar dos cabelos, corpo, e saúde!
      Eu que agradeço o carinho e a confiança!
      bjãooo

      Excluir
  44. Olá Erika, beleza?
    Posso derreter a manteiga em banho maria para adicionar algum óleo essencial e depois deixar endurecer de novo?
    Só para ficar mais cheirozin.
    bj

    ResponderExcluir
  45. Erika, tudo bem?
    A manteiga de cacau desodorizada perde suas propriedades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kátia,
      As manteigas desodorizadas são para uso cosmético, assim como os óleos refinados. Sendo que as manteigas perdem bem menos propriedades que os óleos, pois elas são mais resistentes, principalmente a de cacau. Então, se perde, perde pouco...

      Excluir
  46. Oi Erika! Vou fazer um batom natural, e nele vou usar cera da carnaúba e alguma manteiga, mas quero usar uma manteiga que seja bem firme e mais resistente ao calor. Qual vc me indica? Além da cera de Carnaúba, tem alguma outra cera que eu possa usar? ( Exceto as ceras de origem animal)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, acho q a manteiga de cacau seria ótima! Não conheço outro tipo de cera sem ser de origem animal...
      bjsss

      Excluir
  47. Oie, Erika, olha eu aqui de novo rsrs. Fofa, onde vc costuma comprar a manteiga de cupuaçu? Vc compra orgânica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compro no site da Licuri Brasil, pelo projeto blogs sociais. O banner tá aí do lado (é o mesmo site que vende o óleo de coco licuri).
      bjsss

      Excluir
  48. Oi Erika, é melhor derreter a manteiga de coco a banho maria ou melhor no esfregar na mão até derreter, pra fazer umectação? Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro colocar na mão e esfregar até derreter... até pq a qtdd é pouca, na mão é rapidinho...
      bjsss

      Excluir
  49. Erika,
    Amo óleos e manteigas vegetais! Encomendei vários produtinhos na Engenharia das Essências, entre eles a manteiga de manga. Que espetáculo! Fui correndo fazer várias coisinhas com ela: lip balm, pomada pros cabelos (derreti em banho-maria com outros óleos e pantenol - que também vende puro no site da engetec *-*), misturei num creme base pra hidratar as mãos... Realmente, ela não é nada gordurosa, hidrata na medida.
    Sempre que quero conhecer propriedades de óleos vegetais, essenciais e outras coisas naturebas, o google me traz até seu blog. Acho vc o máximo! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que delícia! Qta coisa boa!
      Aaaaahh esse titio google é um amor!! rsrsrsr
      Obrigada pela companhia, May! bjãooo

      Excluir
  50. Oi bom dia Erika.
    Acho o seu blog assim a ajuda dos deuses. Você salvou meu cabelo kkk
    Mas agora to querendo salvar minha pele e não sei muito bem como fazer isso.
    Comprei uma manteiga de tucuma e queria saber se pode ser usada no corpo inteiro " depois do banho, o dia inteiro", sabe normal como um hidratante.
    E seria saber o que você achada dessa composição ( Álcool cetoestearílico , miristato de isopropila, vaselina sólida, propilenoglicol, nipagim, nipazol, silicone, extrato de cacau, água.) é de um hidratante para a pele da Engetec... como não entendo muito disso queria muito sua ajuda.
    Aaah, mais uma coisa ... AMO SEU CABELO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!!!
      Sim, pode usar a manteiga pura na pele...é spo esfregar nas mãos pra ela derreter e passar no corpo até a pele absorver.
      Esse aí é um hidratante mais sintético né... só tem o extrato de cacau de ativo... eu não curto esse tipo de hidratante... sou mais a manteiga!...mas gosto não se discute...

      Rsrsr ...e vc gosta do quê no meu cabelo? A cor ou o tamanho?
      bjksssss

      Excluir
  51. Oi!! Eu comprei meio que sem saber direito, a manteiga de cacau desodorizada. Mas ela veio dura, como barras de sabão. Dá pra passar isso no cabelo? Posso passar no cabelo ou devo misturar a outras soluções?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina!
      Vc tem que derreter ela em banho maria, e aí pode misturar ela num creme, ou usar pura... mas bem pouco tá? Espalha bem nas mãos e depois aplica nos fios...
      bjksss

      Excluir
  52. Olá Erika, gostaria de sua orientação para uso de manteiga na hidratação dos pés que estão muito ressecados (cutículas, planta, calcanhar). Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, é só aplicar a manteiga e massageá-la nos pés... de preferencia na hora de dormir.

      Excluir
  53. Oi Erika (xará) rsss.... Qual manteiga vc acha mais potente no quesito hidrataçAo da pele??? Tenho um problema de pele chamado ceratose pilar, e preciso da hidraçao mais potente que existir... Rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará! Creio que a tucumã pode ser boa pra vc! ;) bjss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top