SHAMPOO PARA CASPA, SEBORREIA E PSORÍASE | Clube do cabelo e cia


Oi galera!

Hoje eu uma receitas de shampoo com O.Es (óleos essenciais), que serve para caspa, seborreia e psoríase.

Você só vai precisar de um shampoo neutro e de alguns óleos essenciais. O shampoo neutro, você poderá mandar fazer em farmácia de manipulação.


Vamos à receita:

100ml de shampoo neutro
5 gotas de O.E Patchouli
5 gotas de O.E Lavanda
5 gotas de O.E Cedro
3 gotas de O.E Salvia esclareia
gotas de O.E Tea Tree (Melaleuca)

* Não usar o OE de Salvia em caso de gravidez, hipertensão ou epilepsia. E nesse caso, substituir pelo O.E de Eucalipto (Eucalyptus globulus)


Modo de fazer: 
 Acrescente os óleos ao shampoo neutro e misture bem.
 Armazene em embalagem escura (ou não transparente) para melhor conservação das propriedades medicinais dos óleos essenciais.
Os resultados você já percebe na primeira semana de uso.

Modo de usar: 
Aplique o Shampoo sobre os cabelos molhados, massageie suavemente. Deixe agir por alguns minutos e enxágue. Repita a operação.

Utilize 2 a 3 vezes por semana.












Postar um comentário

  1. Bom dia, Erika! Como sempre, dando um banho! rs
    Mas vem cá, como é a composição de um shampoo neutro de manipulação?
    É muito diferente daquele shampoo feito com o sabão de Castela?
    Quero começar a fazer meus próprios produtos com essas receitas que você dá aqui, mas preciso antes acabar com tudo o que tenho aqui. Shampoo então, parece que não vão acabar nunca! rsrs
    Tem uns que ainda nem tirei da embalagem. Os mais antigos já tô usando até pra lavar calcinhas pra ver se acaba! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dudinha!
      Aí depende da farmácia de manipulação...mas é diferente do castela sim. Se vc fizer, melhor. Eu coloquei o manipulado, pq nem todo mundo quer fazer, e fica mais fácil comprar pronto.

      Ahh sei bem como é... eu tbm já arrumei mil e uma utilidades pros shampoos que sobraram aqui heheheh

      bjão

      Excluir
  2. Adeus caspa né? rs.

    Só acrescentaria o seguinte (olha a intrometida agindo novamente):

    - sempre é bom destacar que deve ter muita atenção, é shampoo neutro MESMO, não pode conter nenhum OE na fórmula;

    - como o sálvia é um OE perigoso em termos de uso prolongado (todos na verdade, mas com o sálvia devemos ser cautelosos) eu diria para usar no máximo 1 semana o sálvia e intercalar com o alecrim, faria 50ml com sálvia e 50ml com alecrim e iria alternando de 5 em 5 dias. Evitaria problemas, pois além disso, o sálvia mexe demais emocionalmente (isso vendo o lado terapêutico do OE - mas vai agir como um todo né?) rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilhaaa!!

      Eu fiquei na dúvida do Alecrim e da Salvia, mas eu queria que todos os componentes servissem aos 3 problemas (caspa, seborreia, psoríase) e o Alecrim serve só pra caspa e seborreia, e não para psoríase.

      Acho que vou dividir em dois shampoos então...

      Mas qto à dosagem, olha só: são 3 gotas diluídas em 100ml que dá muito menos de 0,5%. E se for dividir ainda pelos dias de uso, é muito pouco. E lembrando que a pessoa vai usar de 2 a 3 vezes na semana, não é todo dia.

      Se for só para caspa, não seria melhor o eucalipto em vez do alecrim, já que o alecrim tbm é limitado para gestantes? Vou colocar a opção do eucalipto então ;)

      bjãoooo

      Excluir
    2. aah boa! o eucalipto é bom substituto, não pensei nas gestantes...

      Sim sim, achei a fórmula ótima e sei do percentual de concentração, mas é que sabe como é, realmente se for usar como vc diz, 2 a 3 vezes na semana, não tem problema nenhum mesmo, super seguro, mas tem gente que gosta de usar todo dia (Luis só usa anti-caspa), aí para essas pessoas, o certo seria intercalar os OE's, e aí nesse caso o eucalipto fica "universal" todo mundo pode utilizar!!!

      Eiiii toh gostando de ver a Duda! rs.

      beijoooo

      Excluir
  3. Oi Erika, tudo bem?
    Adoro o seu blog, super confio no que vc fala aqui. E por isso gostaria de pedir que vc falasse do oleo de jojoba. Tem mta gente falando dele, que é maravilhoso e tal. Mas ainda não achei ninguém explicando o que faz dele tão bom e como se usa isso. Será que vc poderia me ajudar? Beijos
    Ah, queria saber a quantas anda seu cabelo, tá mais crescidinnho? Achei mto fofa a forma como vc lidou com o seu corte quimico!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha queridaaa!!
      Dá uma olhdinha lá em cima no menu em ATIVOS NATURAIS e clica no primeiro link. Lá estão as propriedades da maioria dos óleos vegetais e essenciais.

      Mas o óleo de jojoba é ótimo sim, pq ele equilibra a oleosidade do couro cabeludo. Pode usar ele puro em umectações mesmo.

      Meu cabelitcho tá ótimo... tô tratando ele só com shampoo orgânico e óleos vegetais..e já até dei uma aparada rsrsrsr

      bjsss

      Excluir
  4. Olá Erika. Estou fazendo o tratamento capilar com óleos vegetais, método crono-óleos, eu sigo a tabela que vc postou mês passado. Meus cabelos são oleosos e uso semente de uva e está dando super certo, estou AMANDO!! Esse artigo de hoje também é mais um daqueles arrasa quarteirão. Obrigada.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcinha!
      Aaahhh o óleo de semente de uva é um dos meus preferidos!! Adoro!!
      bjão

      Excluir
  5. Erika, esse shampoo é com ou sem sulfato? Não pode ser shampoo infantil comprado pronto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí depende de como vc mandar manipular. O ideal é que seja neutro, mas se vc quiser experimentar com shampoo infantil, pq não? Sou a favor de testar...

      Excluir
  6. adorei a receitinha!!! tenho carpa a muito, muito, muito tempo e já usei de tudo de remédios a shampoos e nada adianta!!!!!só resta uma duvida,o O.E (óleos essenciais) eu encontro onde!!! tem que ser próprios para shampoo nê,para dar certo!!!! e o mesmo que se usa pra fazer sabonete natural??? ou tem diferença!!!!se vc puder me ajudar eu ia adorar pois não tem shampoo que resolva meu caso!!! e como faz pra usar o óleo de semente de uva pra cabelo oleoso???? obrigada desde já!!!! Parabéns pelo trabalho!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rozana!
      Os OEs vc só acha em lojas de produtos naturais (tipo loja MUNDO VERDE), ou em site de aromaterapia, como:
      http://www.forcadaterra.com.br/index.php?route=product/category&path=61
      http://www.terra-flor.com/prod/oleos-essenciais
      http://www.belezadocampo.com.br/secao/867412/Oleos-Essenciais

      Esses óleos não são próprios pra shampoo. Eles podem ser usados em shampoos e sabonetes naturais, mas eles são óleos próprios para aromaterapia. Os óleos essenciais são concentrados e não devem ser usados puros, com exceção de poucos. Tenho artigos no blog explicando sobre isso em ATIVOS NATURAIS, no menu.

      O óleo de semente de uva basta vc esfregar um pouco nas mãos e massagear levemente o couro cabeludo com ele em movimentos circulares. Pode fazer isso antes de dormir e dorme com o óleo. No dia seguinte vc lava. Não é pra lambuzar o cabelo de óleo não, tá? É pra massagear o couro cabeludo com ele.

      qq dúvida a mais é só perguntar

      bjs

      Excluir
  7. Erica, queria fazer um pedido e uma sugestão...rs
    O pedido é uma fórmulação de shampoo para meu filho que tem dermatite seborréica, começa no couro cabeludo e passa pro rosto, gostaria de formular um shampoo e de repente algo pro rosto também ( atualmente ele tá usando um da Uriage) mas sou 100% adepta do quanto mais natural melhor...
    E a sugestão, é de uma formulação de um shampoo natural sulfate free, daí podemos fazer pra toda família...rs
    Grata
    /l\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valeria!
      Lá no menu do blog em COSMETICA NATURAL E RECEITAS, na parte de "Faça vc mesmo", tem receita de shampoo natural caseiro, e shampoo para caspa e seborreia (esse a base é pronta, e é só colocar os óleos essenciais). No rosto dele, vc pode usar óleo essencial de melaleuca (tea-tree). Veja sobre o melaleuca na coluna de AROMATERAPIA.
      bjssss

      Excluir
    2. Oi Erica,
      Sim, depois eu vi que tinha, e acabei já fazendo o pedido dos óleos vegetais, incluindo o de melaleuca...rsrs
      Foi a ansiedade e muita informação... Gratíssima
      Namaste

      Excluir
    3. Hehhehe...é verdd.. muita informação de uma vez! rsrsr mas vai lendo aos pouquinhos ;)
      qq dúvida me grita!
      bjssss

      Excluir
  8. Oi Erika! Minha mãe tem uma psoríase cronica! Principalmente na cabeça, é uma pessoa extremamente estressada! Já gastamos muito com medicamentos, mas não melhora.. Vi sua receita e achei muito interessante, mas não sei onde compra nada... Estou ficando preocupada que eu e minha filha de 11 anos também estamos com coceira na cabeça, não sei se é o shampoo que estamos usando ou condicionador... Enfim, veja em que pode nos ajudar! Bj Vou terminar de olhar o BLog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!
      As composições dos shampoos estão repletas de componentes alergênicos, e que causam dermatites. Fiz até um post sobre um desses componentes... o óleo de melaleuca é ótimo e pode ser passado até puro sobre a pele e o couro cabeludo. Lá no menu do blog tem "Onde comprar matéria prima cosmética", que eu indico várias lojas online. Para a base neutra do shampoo, melhor pedir em farmácia de manipulação, e que seja o mais natural possível.

      qualquer dúvida a mais é só chamar...bjsssssss

      Excluir
  9. Oi Erika. Queria entender melhor como esse ingrediente da sua receita melhoraria o aspecto da psoríase. Eu tenho a doença, que é causada geneticamente, e as únicas opções de tratamento que ouço falar, fora os de raio, são com babosa.
    Obrigada
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, vc se refere aos óleos essenciais?
      Dá uma olhada lá em cima no menu em AROMATERAPIA, que tem um post onde eu explico como esses óleos funcionam.
      bjsss

      Excluir
  10. Oi Erika! Será, que se eu levar a sua receita direto na farmácia de manipulação e pedir pra eles fazerem, eles fazem? Tipo, não só comprar o shampoo, mas a receita inteira? Será que rola? Nunca comprei em farmácia de manipulação, Sou uma tonta total nesse assunto.
    Beeeijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, acho que não...acho q eles só fazem com receita médica ou de profissional terapêuta da saúde.
      bjssss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top