SABÃO ARTESANAL POR COLD PROCESS | Clube do cabelo e cia




Oi galeraaa!!

Hoje o post tá cheiroooosoooo!!!!
Quero falar pra vocês um pouco sobre saboaria artesanal, e o método Cold process...

Bom, primeiro vamos falar dos sabonetes comuns...
Os sabonetes comerciais que você encontra nos supermercados são fabricados visando três aspectos:
> Custo barato;
> Conservação do produto nas prateleiras do comércio;
> Oferecer ao consumidor um produto de maior duração;

 E por isso, eles são repletos de produtos químicos e conservantes, e nem deveriam mais ser chamados de sabão ou sabonetes, porque na verdade, são mesmo é detergentes sintéticos.

 A grande maioria dos sabonetes comerciais, utilizam a gordura animal (sebo bovino ou suíno) como gordura. Veja na composição do seu sabonete se está escrito "Tallow" ou "Adeps Bovis"; isso quer dizer que foram feitos com sebo.

Veja esse artigo sobre o grupo BERTIN (maior exportador de carne do país), que diz o seguinte:

"Em 1989, utilizando um subproduto de seus processos, o sebo bovino, a companhia passou a produzir massa base para outras empresas e sabão em barra, dando início às atividades no promissor segmento de Higiene e Limpeza. Em 2004, a experiência conquistada nessa área levou a companhia a adquirir a conceituada marca OX e, posteriormente, agregar ao seu mix também as marcas Francis, Hydratta, Phytoderm, Neutrox, Karina, Tan o Tom, Kolene e Bourbon. Hoje suas linhas de produtos proporcionam cuidado diário para o corpo e os cabelos, em mais de 500 itens cosméticos, de perfumaria e higiene pessoal."

OBS: essas são apenas algumas das inúmeras marcas que utilizam sebo em seu sabão.

Ai gente, fala sério... vocês não sentem nojo em saber que estão esfregando sebo das sobras de abatedouro no corpo?


Todo sabão é produzido através de uma reação química entre uma gordura e um álcali (material alcalino), processo este chamado de SAPONIFICAÇÃO.



 O álcali utilizado em todos os sabonetes sólidos é o hidróxido de sódio, mais conhecido como "soda cáustica". (Nos sabonetes líquidos, é o hidóxido de potássio - "potassa")

O Resultado deste processo de Saponificação é: SABÃO + GLICERINA.

Nos sabonetes industrializados, a glicerina é retirada do sabão, para ser comercializada em outros setores da indústria (mais uma prova de que para as indústrias, o lucro é mais importante do que a qualidade)
Ou seja, a maioria dos sabonetes comerciais (com exceção dos glicerinados) são carentes de glicerina, que é justamente um dos principais umectantes para evitar o ressecamento da pele.

Esta é a principal diferença entre os sabonetes comerciais e os sabonetes artesanais. Pois além de conter os ácidos graxos dos óleos vegetais, a glicerina não é retirada, e por esses dois motivos, o sabonete artesanal é muito mais saudável para a pele.





Sabão artesanal feito por COLD PROCESS:

Existem processos diferentes para se produzir um sabão artesanal. O COLD PROCESS, como o próprio nome diz é um processo à frio, ou seja, não é  preciso prepará-lo no fogo, como no Hot process.


Com este processo, pode-se produzir um sabão 100% natural e vegetal, feito apenas de óleos e manteigas vegetais e conservantes naturais, que preservam os sabonetes por até mais de um ano.

Os sabonetes feitos por Cold Process tem espuma abundante, e limpam profundamente a pele, mantendo-a  bem macia e hidratada.

O uso da soda cáustica ou de outra base alcalina é indispensável para a produção do sabão. Porém, após o processo de saponificação, ela não estará mais presente, pois será neutralizada.

A qualidade do sabão depende da totalidade da saponificação, e também do cuidado para se obter um  produto isento de álcalis. Portanto, um sabão é considerado neutro, não por possuir um pH neutro, mas  pela ausência de álcalis ou ácidos livres, provenientes da reação de saponificação;  Esta é a razão pelo qual os sabonetes passam  por um tempo de cura de 20 a 30 dias  durante este processo. Pois se o processo de neutralização for incompleto, eles podem  irritar a pele.

Os sabonetes feitos através deste processo têm sua glicerina intacta, glicerina esta, que foi produzida do próprio processo de saponificação, gerando assim uma glicerina 100% vegetal.

Isso sem contar que através do Cold process podemos produzir também sabões terapêuticos, aromatizados com óleos essenciais, pigmentação natural de argilas, e outros componentes que tragam benefícios à saúde da pele e cabelos.


Imaginem tomar um banho com um sabão de patchouli com lavanda? Ou com um de laranja e canela?
São infinitas possibilidades deliciosas e saudáveis!!

E tudo 100% natural, livre da química dos sabões industrializados... pois vocês já sabem que a maioria dos sabonetes de supermercados são feitos com sebo de animais, além de componentes químicos nocivos.

OBS: Todos os sabonetes produzidos por Cold process são artesanais, porém nem todos  são 100% naturais, pois muitos saboeiros utilizam componentes sintéticos, e conservantes nocivos como BHT, e até sulfatos (como os shampoos da LUSH).

Então, fica a dica, pra quem curte sabão artesanal... que tal um sabão natural, saudável, e lindo?  
Sua família agradece!

 Conheça os meus sabonetes 100% naturais

Bjssss!!




Postar um comentário

  1. Ameeeii!! Queria receitinhas de sabonetes para o corpo, cabelos e para pets...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Esse processo envolve a utilização de hidróxido de sódio, que requer um cuidado muito grande pra ser manipulado. É perigoso mesmo! Então não seria viável colocar receita de cold process aqui no blog. Por isso indico um curso, pra quem quiser aprender.
      bjão

      Excluir
    2. Fiquei doida agora!!!!!Preciso fazer esses sabões...OMG que loucura!!!!!! É possível fazer esse curso pela internet?? Moro em SC e aqui é mais dificil.

      Bjos!!

      Excluir
    3. Oi Marisa!
      Sim, o contato da professora está no vídeo!
      bjksss

      Excluir
  2. Arrasou como sempre! ja fiz sabonetes caseiros, mas nada que se compare a este luxo!! rsrs Adorei a ideia,obrigada por compartilhar conosco coisas maravilhosas como esta! bjssss

    ResponderExcluir
  3. Olá Erika!
    Sempre acompanho o seu blog e adoro, aprendo muito por aqui!

    Tenho uma dúvida...Eu gosto muito de usar produtos 100% naturais e usando este tipo de shampoos,logo descobri que meu cabelo não se ajeitava com eles por eles apresentarem um ph muito alto, apesar da composição destes serem tudo de bom.

    Ao comprar sabonetes 100% naturais, medi o ph e vi que estes também apresentam um ph muito alto, perto de 10.

    Minha dúvida é... Apesar de um sabonete ser super natural e com uma composição ótima, feito em um lugar muito confiável... de que modo esse ph alto pode agir na pele? Como o shampoo que deixou meus cabelos quebradiços, o sabonete também pode causar algum problema na pele? Sou leiga no assunto, andei pesquisando e achei que o ph ideal para a pele está em torno de 6 ou menos... Um beijão e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marga!
      Então vou te explicar... todo sabão em barra é feito com Hidróxido de sódio, um álcali. E por isso o pH dos sabões variam entre 9 a 10. Se vc medir o Ph dos sabões que vc compra em mercados, verá o mesmo.

      A diferença do sabão natural artesanal, é que a glicerina junto com os óleos vegetais e essenciais presentes na composição, farão o trabalho de hidratar e condicionar a pele. (falei sobre a glicerina no post).

      Podem existir alguns sabões com pH mais baixo, mas para isso acontecer, é necessário a utilização de alguns agentes químicos na fórmula.

      Quanto ao shampoo, não tem como comparar, pq pele e cabelos possuem pH distintos.

      Logo, não precisa se preocupar, pq no caso dos sabões naturais, mesmo com pH alto, eles oferecem uma ótima hidratação, muito melhor que os sabões comerciais.

      bjss

      Excluir
    2. Muito obrigada, Erika!!!
      Beijo!!!

      Excluir
  4. Erika, ficou maravilhosa a matéria, amei!!! Bjo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marinhaaaaaa, obrigada por ter me ensinado essa arte maravilhosa!
      Bjs no <3

      Excluir
  5. que delicia xara ja tava encantada com isso agora mais ainda...pena que minha mãe não deixa acha que faz muita sujeira
    parabénsss.... vc arrasa
    www,portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaahhhh se ela aprender, vai querer fazer junto com vc! heehehe
      bjsss

      Excluir
  6. Pára tudoooooooo!!!
    Eu quero, quero, quero fazer esse curso! Sempre tive o sonho de fazer sabonetes artesanais (só pra ficar constantemente inalando cheiro bom e criando novos aromas), mas com o corre-corre da vida, acabava deixando esse sonho pra lá.
    Mas acho que está chegando o momento de eu poder me dedicar de corpo e alma à este delicioso ofício!
    Como é o curso, Erika? Onde posso encontrar?
    Muito obrigada por mais essa inspiração!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheheh
      Dudinha, se vc fizer, não vai querer saber de outra coisa!! É viciante o negócio!! Imagina, trabalhar com cores e aromas dos óleos essenciais? vc vai amaaaaaaaaaaaaarrr!!

      No vídeo tem o email e contatos da minha professora. Ela tbm dá curso online, mas é claro que o presencial é mais gostoso, pq tem a prática ;)

      bjssss

      Excluir
    2. Maravilha!!! Ainda não vi o vídeo porque tô no celular, mas verei em breve!
      Brigadinha, querida!
      E parabéns pelo blog maravilhoso! Você se supera à cada dia!
      ;-)

      Excluir
  7. olá, gostaria de saber as proporções de óleos e soda. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Esse aí foi feito no curso junto com a professora... nem sei te dizer as quantidades, pq eu não tava muito ligada na receita... tava mais ligada na prática mesmo rsrsr

      No site do Roberto Akira tem várias receitas de cold... dá uma olhadinha lá: www.japudo.com.br

      bjss

      Excluir
  8. Eu não sei se eu teria paciencia de fazer os meus, talvez sim para saber exatamente o que tem no que estou usando, mas você conhece alguem ou alguma loja (de preferencia online) que venda esse tipo de sabonete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Sim, tem a Aromas da Aldeia, super de confiança!
      bjsss

      Excluir
  9. Estou AMANDO este blog!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  10. Erica,

    Não consegui visualizar o endereço do curso no final....
    Esse sabonete usa base glicerinada, é isso mesmo?
    Vc teria a indicação de algum curso de sabonete 100%
    natural, utilizando somente óleos vegetais e essenciais
    em sua fabricação, que fosse no Rio de Janeiro?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Estrela!
      Não, esse processo a frio não tem base glicerinada. O sabão é produzido 100% natural mesmo, com óleos vegetais e essenciais. A glicerina é produzida no próprio processo.
      Não sei te dizer no RJ... mas vou procurar saber, e te aviso!
      bjão

      Excluir
    2. Erika,

      Obrigada, então fico no aguardo, porque te confesso que já procurei muito e sensação que tenho é que essas coisas( naturais mesmo) só tem em Sampa, porque vejo aulas de sabontes artesanais, ou "naturais", mas que na verdade não é nada disso, tá mais para comercial, como se fosse apenas um "artesanato para fazer bonitinho", mas sem preocupação com a saúde, qualidade....gosto muito dos sabonetes da Sachi, to sempre comprando, fico babando cada vez que sai um e morro de vontade de um dia conseguir produzir algo ao menos proximo( ambiciosa não? rsrss).

      Excluir
    3. Se vc quer, vc vai conseguir!!

      Olha, esse curso que fiz tbm tem online. Claro que presencial é melhor, mas se vc já tiver uma base, como eu acho que vc tem, de repente é uma opção...

      Realmente tá difícl achar no RJ...todos q conheço são em SP ou MG.

      Mas continuarei catando pra ver se acho um curso no Rj pra poder indicar pras minhas conterrâneas heheheh

      bjss

      Excluir
  11. Amei o post.
    video maravilhoso amei,parabéns
    sucesso.
    estou lhe seguindo e se poder siga me.
    beijos.
    http://unhasdabruninha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Sua arte e maravilhoso obrigado por dividir essa maravilho com nosco.
    fiquei doida por alguns sabonetes.rsrsrs.
    http://unhasdabruninha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Erika!!!! adorei o post, quer dizer, a aula de saponificação a frio!!!!! E o que dizer da cara de nojo do Clint????? morrendo de rir mas é sério, sebo animal no meu corpo nunca mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk é nojento mesmo né, Fran!! Tbm tô fora!!
      Que bom que curtiu!!
      bjãoooo

      Excluir
  14. Erikaaaaaaaa, vc tá me deixando extremamente doidaaaaa de vontade de fazer esse curso...rsrsrs...eu quero, eu queroooo...rsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Nossa, seu blog é maravilhoso!!! Você pretende vender estes sabonetes???

    Sucesso

    ResponderExcluir
  16. Erika tudo bem? Como eu posso adicionar oeos vegetais ao shampoos atraves do cold process?
    Amei as dicas bjnx

    ResponderExcluir
  17. Meoooo Deus cada sabonete lindo ... e fico imaginando o cheiro, pois já comprei este tipo de sabonete e não tem comparação deles com os outros de supermercado, em termos de cheiro, e do que fica a pele da gente gostosa depois :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiimmm, eles são feitos com óleos essenciais, e além de serem cheirosos, podem ser terapêuticos ;)
      bjsss

      Excluir
  18. Érika, ajuda? Minha sobrinha quer fazer alguma coisa pra ganhar seu próprio dinheirinho e se interessa bastante pela fabricação artesanal de sabonete, shampoo, hidratante, enfim... Acontece que ela só tem 11 anos e mora no interior da Chapada Diamantina. A vantagem é que lá, a maioria dos moradores são "naturebas", logo, se interessariam por um produto que fosse mais sustentável e que não contivessem aditivos que pudessem fazer mal...
    Pelo que vi, o cold process não seria aconselhável pra ela, já que além de não ter como ela fazer o curso, existe o risco das substâncias perigosas... Tem algum site, pessoa, enfim... qualquer coisa do tipo que possa me indicar pra ela aprender alguma técnica via internet (video-aula, conferência) e não seja tão arriscada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helen!
      Muito difícil. Cursos de saboaria não aceitam menores de 18 anos. Não tem como não ser arriscado, nem pra adultos.... e depois, tem conceitos de química e estudos que tvz pra ela seja complicado de entender.
      bjss

      Excluir
  19. Oi Érka.
    Garota, você deu uma ideia maravilhosa. Tô pensando em fazer esses sabonetes para dá de lembrança no meu casamento que será em dezembro. A mulherada vai amar. Demais essa técnica e esses sabonetes, parecem obra de arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima! Sim, tem gente que dá de lembrancinha de casamento, ou qdo o bebê nasce... é bem legal! Se vc quiser, eu faço um orçamento de sabonetes artesanais em formato de coraçãozinho pra vc!... qualquer coisa entre em contato pelo email sementesdegaia.saboaria@gmail.com
      bjssss

      Excluir
  20. Olá Erika, parabéns pela publicação, achei interessantissima a técnica. Faço Farmácia e este semestre terei a matéria de Cosmetologia, que dentro do meu curso, é um dos temas que me desperta grande interesse. Vou pesquisar mais sobre essa tecnica do Cold Process com certeza!
    Adoro o site! beijos

    ResponderExcluir
  21. Amei, as imagens dizem tudo, imagina isso na pele!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Deve ser uma loucura de tão bom.
    Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu sou suspeita pra falar, pq amo tudo isso! rsrs
      bjsss

      Excluir
  22. oi Erika, obrigada por compartilhar seus conhecimentos; estou amando visitar seu blog, tipo viciei todo dia eu olho rsrs.
    Adoro o processo cold mais confesso que tenho receio por causa da soda, e os cálculos acho que minha balança não esta muito precisa, já fiz uma experiência, consegui fazer o sabão só que não tenho a fita para medir o ph e estou procurando também a termômetro eletrônico..
    Gratidão
    Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana!
      Não precisa ter receio... o importante é praticar... qto mais vc fizer, mais segurança vc vai ter. Veja o termômetro no mercado livre. Bjksss

      Excluir
    2. Oi Erika Obrigada..
      Vou realmente me empenhar mais, eu quero muito aprender e ter a certeza de estar oferecendo as pessoas um produto de alta qualidade e que realmente seja 100% vegetal.
      Bjoss
      Silvana

      Excluir
  23. Erika! Uma dúvida.. o sabão precisa de um periodo de descanso por 40 dias? é isso? Ou pode causar irritações à pele?
    Fiz uns sabões, e quando utilizado ele ficava com um aspecto gorduroso e depois me deu umas coceiras nas palmas das mãos e solas dos pés.. Eu usei com menos de uma semana de preparo. Será que foi isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, pelamor!!! Que perigo!
      Fazer sabão não é simplesmente pegar uma receita e fazer... sim, precisa de um tempo pra curar, pra sair o excesso de água. Mas pelo que vc falou, a sua receita teve hidróxido de sódio demais e ficou sobrando soda.
      O problema não é só o tempo de cura, mas tbm a receita que deve ser equilibrada com óleos duros, moles, óleos que dão limpeza, óleos que dão espuma, concentração de água, de soda... enfim... são muitos detalhes!
      Vc fez algum curso de saboaria?

      Excluir
  24. Erika, td joia? em sua loja tem também sabonetes para se usar no rosto? gostaria de comprar com você um sabonete facial para pele oleosa ( a minha parece uma frigideira de fritar ovo )... hehe VocÊ me indicaria algum especifico de sua propria fabricação? Bjao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Sim, tenho linhas para peles oleosas.
      Manda um email pra sementesdegaia.saboaria@gmail.com que te passo tudo por lá, ok?
      bjksss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top