CRONOGRAMA CAPILAR SEM NEURAS | Clube do cabelo e cia


Oi pessoal,

Quem me acompanha, já percebeu que o meu ponto de vista em relação à tratamentos capilares, não se prende à regras...

O que eu quero dizer com isso?
Quero dizer, que tenho percebido que muitas pessoas tornaram-se "escravas" do cronograma capilar.
É claro que se você quiser seu cabelo saudável, tem que cuidar mesmo, não tem jeito... mas daí a gastar horrores comprando um "catatau" de máscaras de Hidratação, Nutrição e Reconstrução (e até se endividando pra isso). Fala sérioooo!!  É muita neura, né? Pelamor!

"ALOKA do Cronograma"

Mas se você é uma pessoa sensata, e não quer "torrar" o seu dindin com um monte de máscaras, já dei dicas de ingredientes naturais e mais baratos para o cronograma capilar aqui.

Um cronograma (ao pé da letra) nada mais é, que uma ferramenta utilizada para auxiliar no planejamento, controle e execução de um determinado projeto ou tarefa, em determinado tempo. Logo, um cronograma não dita regras, ele apenas organiza os seus planos.

O cronograma capilar, se compõe de 3 fases: Hidratação, Nutrição e Reconstrução, e foi criado para recuperar cabelos que sofreram danos químicos. Portanto, penso que o propósito do cronograma capilar seja auxiliar a planejar e organizar o nosso tratamento capilar, da maneira mais prática para cada um, e não criar regras generalizadas e radicais, pois sinceramente não acredito que possa existir uma regra
para TODOS os tipos de cabelos e danos capilares.

Acho válido montar um cronograma capilar, principalmente para quem tem dificuldade em se organizar... mas como diz o jargão: "Cada cabelo, uma sentença"! 
Logo, um cronograma capilar deve ser personalizado, e não generalizado.

Na minha visão, o objetivo principal do cronograma capilar, é você conhecer e entender a real necessidade do seu cabelo, e tratá-lo de acordo com a mesma.
Por exemplo, para quê fazer reconstrução, se seu cabelo é natural, e você não usa químicas?
Não há necessidade nenhuma...

No meu caso, já não uso máscaras há meses, e consigo tratar dos cabelos perfeitamente sem elas. Faço hidratação e umectação apenas, pois não vejo necessidade no momento de fazer reconstrução.
E se você acha que eu só consigo isso porque tenho cabelos curtos, está equivocada (o), pois eu conheço pessoas com cabelos mais compridos e que também não usam mais máscaras, né Fefa Pimenta?

Logo, não tem como generalizar tratamentos capilares. O que é bom pra mim, pode não ser pra você, e vice-versa... cada cabelo tem a sua história e suas necessidades.
E a gente só sabe se um produto é bom pro nosso cabelo, depois que usar.

Então, tanto faz você fazer Hidratação 2 ou 3 vezes na semana...pode até fazer todos os dias! É VOCÊ quem escolhe (e sabe) quantas vezes seu cabelo precisa ser hidratado na semana.
Nem todo cabelo precisa de nutrição, e muito menos de reconstrução.

Logo, quero deixar bem claro aqui, que não tenho nada "CONTRA" o método cronograma capilar.
Sou apenas contra radicalismos, e acredito que todas as regras possuem exceções.

Então faça o seu cronograma capilar sim, pois ele pode ajudar você a se organizar melhor, mas sem neuras... sem ter que se preocupar com quantas máscaras você deve ter.
Basta saber que o cabelo precisa ser hidratado e ter a sua oleosidade equilibrada, e caso necessite de reconstrução, faça, mas não abuse!

Já dizia Aristóteles...



Então, bóra tratar dos cabelitchos sem stress, e sem neuras?

Fica a dica!
Bjooooo




Postar um comentário

  1. Então, já que fui "convocada" expressamente no post darei meu testemunho: verdade, eu tenho cabelo enorme de volumoso, ele é médio (pra Erika ele é rapunzel kkk) e não uso máscara há uns 6 meses e não sinto a menor falta delas.

    Como eles já estão sem uso de química, é como Erika disse no post: não sinto necessidade de reconstruir. E os óleos e manteigas suprem totalmente a hidratação e nutrição necessárias de uma vez só, ainda tem a aloe vera, água de coco, mel...isso tudo ajuda muito e dispensa milhões de potes de cremes que só me faziam ficar agoniada de ter tantos ali, sem o uso equiparado...odeio sentir desperdício...

    Temos que controlar o consumismo, as neuras, tentar ao máximo chegar ao equilíbrio que deixe o ritual de cuidar dos cabelos algo leve e gostoso, é assim que deve ser, um carinho na gente. E cada um deve encontrar o seu jeito de viver esse momento. porque ele é seu, é individual e único.

    E sinceridade? uma honra ser citada no mesmo post em que é citado Aristóteles. Preciso dizer que concordo com a frase? esse "Aris" era malagueta mesmo! kkkkkk

    beijooo

    ResponderExcluir
  2. Oi Erika! O seu blog está salvo nos favoritos do meu computador,mas nunca tinha feito nenhum comentário.Sou fã das dicas valiosas que você dá aqui e inspirada pelo blog (e também pela minha falta de dinheiro) abandonei as máscaras industrializadas,estou usando condicionar natural (só mantive o shampoo porque tinha um estoque com 4 vidros guardados e não quis desperdiçar) e posso ti dizer que meu cabelo é outro sem aquele excesso de parafina líquida,sulfatos,parabenos,pretolatos,,, Mesmo sendo quimicamente tratados é visível a maciez,hidratação,brilho e definição dos cachinhos (relaxo no Beleza Natural a cada 3 ou 4 meses),fui até parada na rua por uma amiga por causa disso! Muito obrigada mesmo por todas as receitas e pela seriedade do blog!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica!
      Que bom que vc comentou, pq só assim pude te conhecer! Fico feliz que faça e goste das receitas, e que vc está se adaptando bem aos ingredientes naturais! \0/
      Obrigada à vc por acompanhar o Clube!
      bjssss

      Excluir
  3. Post perfeito!!!
    Lavo os meus cabelo diariamente e desde dezembro que uso shampoo sem sulfato + yamasterol branco com algum oleo vegetal e ele se recuperou uns 80% apos eu estar platinada,ir para o strawberry blonde(por 4 meses) e voltar a ser platinada em apenas 1 dia!!! Meu cabelo é fino,levemente ondulado,+- oleoso na raiz e ressecado nas pontas,tenho feito o que vejo aqui e tem dado muiiito certo! Ah,faço umectação 3x na semana,e me arrependo diariamente por já ter gasto tanto com mascaras importadas e salões de beleza!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará!
      Umectação é tudo d bom né? Mas olha... o que passou, passou... esquece, e não se estresse..rs! Pensa que agora vc está economizando dindin e usando coisas mais saudáveis! ;)
      bjãooo

      Excluir
  4. É por isso que eu amo esse blog! Estou acrescentando pouco a pouco produtos naturais em minha rotina, montando minha pequena coleção de óleos, rsrsrs
    Erika, o óleo de coco babaçu é tão bom quanto o óleo de coco da praia??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, qta xará eu tenho aqui! hehehe... \0/
      Sim amore... todos os óleos de cocos são ótimos, inclusive o licuri tbm!
      bjksssssss

      Excluir
  5. eita cronograma nem sei qto tempo n faço rsrsrs
    e as Erikas reinam
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  6. Pergunta para ERIKA e FEFA PIMENTA: vocês duas eram usuárias de máscaras normais, e tinham experiência também com máscaras profissionais (a fefa eu sei que muito, tô de olho em vc nos blogs rsrsrs) então quero saber se vocês acham que seus cabelos são mais saudáveis agora que só tratam com produtos naturais, ou antes quando usavam máscaras potentes/profissionais???

    Sobre o post, concordo plenamente! Eu só tenho 3 máscaras, uma pra cada fase, e a minha única regra é usar muito óleo pq meu cabelo adora! òleos e manteigas são tudo, pq me ajudam no volume e deixam meu cabelo perfeito. mas seu que tem muita menina que odeia ficar com o cabelo oleoso... eu até gosto quando o meu está sujo, é quando fica mais bonito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amandinha!
      Sinceramente? Cheguei à conclusão que a maioria das máscaras não tratam.. apenas maquiam. Meu cabelo ficava ótimo no dia que eu usava, mas um ou dois dias depois, voltava à mesma coisa de antes. É claro que o cabelo precisa de tratamento constante, mas depois de alguns meses usando só naturais, dá pra sentir uma enooooorme diferença!
      Sem dúvida, muito mais saudáveis agora... e quando me refiro às químicas, não falo só pelos cabelos, mas também aos danos internos que elas podem proporcionar ao longo prazo, pois muitas delas são cancerígenas, alergênicas, etc.
      bjksss

      Excluir
    2. Agora eu já sei pq meus cabelos só ficavam com brilho e com os cachinhos formados somente no dia em que lavava... :(
      Quem é a Fefa? tbm quero conhecer o blog dela, hahaha

      Excluir
    3. Rsrsrs
      O blog da fefa é esse aqui: http://fefapimenta.blogspot.com.br/
      bjksss

      Excluir
    4. Olá Amanda!!!

      Vc tem toda razão! Eu era uma usuária assídua de váaaarias marcas de produtos convencionais sim, usei Loreal, Redken e tantas que não lembro mais agora para listar e minha alma pesquisadora sempre me fez ir a fundo nisso, debater em blogs e sempre comentei muito para trocar ideia, que legal que vc me "conhece" dessa época! rs.

      Sem piscar respondo que agora acho meus cabelos mais saudáveis e bonitos, principalmente porque além de tratá-los com esses ativos naturais eu não uso mais qualquer química (embora usasse antes apenas a tintura, hoje uso a henna) e voltei a ter fios que tinha quando era adolescente: estão muito brilhosos, mas ainda tem aqui umas pontinhas que devem com o tempo sair, resquícios dessa época. rs.

      Acho que esses produtos convencionais ou normais (como vc disse! rs) são muito caros pelo que possuem de efetivo tratamento, mas não condeno quem usa, são opções, mas acho que muita coisa é só "etiqueta", sabe? Comentar hoje isso com vc é dizer que foi uma transição em vários aspectos da vida e um reencontro com coisas que eu sempre acreditei, mas que durante um período deixei de lado porque fui acometida por uma fase consumista devido a problemas pessoais na época, quem nunca? rs.

      Usava muito mesmo, aqui pensando, eu tinha MUITA máscara, até comentei ali acima que isso foi a gota dágua para repensar nas coisas...aliás vc me deu uma ideia ótima para escrever isso no meu blog Amanda, porque muita gente pode estar passando ou passa por isso!!!

      Considero, como vc disse, que manteigas e óleos deixam os cabelos realmente perfeitos (é o meu caso,) e estão muito mais lisos! Um beijãaaao!

      Excluir
  7. Mais uma vez arrasando nos posts!!!Erika,tem algum óleo vegetal q vc recomenda para cabelos ruivos?Tipo,que de mais brilho ou aumente a durabilidade da cor?

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vc, Erika!!

    Eu quase não faço reconstrução no meu cabelo natural e cacheado. E como a espessura do fio é média e a densidade muita, tenho feito com mais frequência hidratação e nutrição, ajuda muito a controlar o volume do meu cabelo. Eu percebo a necessidade do meu cabelo no tato ou na visão.E desde o dia que comecei a rotina Low Poo não sigo cronograma, não sinto necessidade, e melhorou muito, muito mesmo. Lembro que antes do tratamento meu cabelo era uma palha seca, rs.

    ResponderExcluir
  9. Erika,
    queria uma opinião sua: O que você acha de alisamento natural com açucar?

    Bjkss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore! Vc diz a escova de açúcar? Se for, o açúcar é só pra dar um nome diferente, pq o que alisa mesmo é a química que tem nela, como todas as progressivas...
      bjkss

      Excluir
  10. Erika,
    não eu falo desse aqui:http://www.aprendizdecabeleireira.com/2013/09/alisamento-natural-com-acucar.html
    Que leva leite,açucar e maizena. Olha ai e me diz?

    Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu querido!
      Não creio que mude a estrutura dos fios a ponto de alisar. Acho que o que deve acontecer, é dar um peso, tirar o volume... mas alisar ao pé da letra, não acredito não...
      bjksss

      Excluir
  11. Oii pessoas lindas,
    Pois bem, eu sou uma testemunha viva deste post, tinha cabelos rapunzel e gastava bastante em tratamentos, hoje uso eles no ombro e abri mão de muitos produtinhos...Uso um que acho interessante, pois ele deixa meu cabelo brilhoso e macio, é este creme http://augecosmetica.com.br/produto/5461731/Creme-de-Pentear-Oleo-de-Argan, uso para amassar os fios e deixar o look mais desconectado..Aboli as máscaras, óleos e demais cosméticos que usava diariamente, e meu cabelo continua o mesmo!
    Beiiijos gatedo

    ResponderExcluir
  12. Oi Erika e Fefa Pimenta eu gostaria de uma ajuda de vocês por favor, eu tenho vários cremes caros que até hoje uso e não muda nada meu cabelo, eu não sei mais o que eu faço com eles quando acabei de ler o pôster de vocês, começo do zero com produtos naturas ou potencializo o que a tenho com óleos naturais, não sei mais o que faço se tiver que começar do zero e comprar tudo natural eu faço com maior prazer melhorando meu cabelo minha alto estima vale a pena tenho certeza, já usei ate aplique tic tac mais não era o que eu queria dinheiro mais uma vez jogado fora, eu quero meu cabelo saudável, pois ele é fino e com mechas. Só tenho tonalizado ele para não estragar,. bjs peço ajuda se possível por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ednea!
      Difícil opinar com relação à isso. Mas se os cremes que vc falou não fazem efeito, então pra quê usar?
      Em questão de cabelos saudáveis, só com naturais mesmo é que vc vai conseguir ter.
      Só tem uma maneira de vc saber o que é bom pra vc... experimentando!
      bjkssss

      Excluir
  13. Erika,
    Tenho acompanhado o seu blog e seguido as suas orientações. Meu cabelo melhorou muito e estou recomendo o seu blog sempre. Obrigada por mais esta dica tenho gastado com muitos cremes. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida!
      Que bom saber que as dicas tem ajudado!
      Obrigada à vc por acompanhar o Clube! ;)
      bjksss

      Excluir
  14. Eu nunca gastei muito a comprar máscaras, e so a pouco tempo soube o que é cronograma capilar.
    Minha mãe sempre fez oleo de coco e desde de sempre fez no meu cabelo banho de brilho o que se chama hoje de umectação.
    Adoro receitas caseiras, não tenho paciência para seguir direitinho o cronograma.
    Mas já gastaria algum dinheiro a comprar oleos, extractos, Manteigas e tudo o que fosse natural e usaria com prazer.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já gastei muito dinheiro com máscaras... mas depois comecei a usar os naturais, é que vi o quanto gastava dinheiro à toa.... afff... antes tarde do que nunca, né? rsrsr
      bjsss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top