CRONOGRAMA CAPILAR NATURAL E SAUDÁVEL | Clube do cabelo e cia


Oi galera!

Se vocês pensam que as máscaras capilares são "insubstituíveis" para um bom tratamento capilar, estão totalmente equivocadas(os)!
Tratamentos caseiros naturais são tão bons, e até melhores que muitas máscaras comerciais e até profissionais. Afinal, a natureza tem remédio pra tudo... e não iria ter para os cabelos?

Tudo bem, que a maioria das pessoas optam pelas máscaras prontas, mais pelo "não ter que fazer"... mas se esquecem que junto com as máscaras, vem as químicas, e acreditem ou não, os conservantes, aromatizantes, corantes sintéticos, e todas as outras químicas nocivas que elas contém, prejudicam a saúde dos cabelos e do organismo a longo prazo. Isso sem contar os preços destes produtos...

Eu mesma, não uso máscaras há meses... só uso quando é artesanal e sem química. Aí vocês vão dizer: Aaahh Erika, o seu cabelo é curto, então é fácil!!
Engano o de vocês, porque tenho cabelo curto há anos, e ele nunca ficou tão saudável como agora... e depois, já vi muita gente com cabelo curto, porém detonado. E conheço pessoas com cabelos longos que só usam naturais também...
Então, aqui cabe o velho jargão: "Tamanho não é documento!" hehehhe

E de maneira alguma estou aqui, para convencer alguém a deixar de usar seus produtos comercializados... apenas trago opções saudáveis "à quem se interessa em aliar beleza à saúde"!!

Então, pra quem curte tratar dos cabelos com ingredientes naturais, caseiros, e saudáveis, aqui vão algumas dicas de como fazer um cronograma capilar natural, sem químicas, e por preços bem "mais em conta"...

Para a fase de hidratação:
> Mel
> Aloe vera (babosa)
> Leite de côco
> Óleos vegetais (sim, óleos também são ótimos hidratantes!)
> Óleos essenciais
> Água de côco
> Extratos glicólicos
> Frutas (maçã, mamão, abacate, banana)
> Iogurte
> Leite de aveia
> Amido de milho
> Própolis
> Glicerina vegetal
> Chás de ervas
> Água de arroz

Dicas para leitura:
(Clique nos links abaixo, para ler.)

Receitas com mel para cabelos e pele

Máscara de mel para todos os tipos de cabelos

Mel para cacheadas e No-poo

Extratos glicólicos para os cabelos

Como utilizar a babosa passo-a-passo

Máscara de aloe vera para pele e cabelos

Como usar glicerina nos cabelos



Para a fase de Nutrição:
> Manteigas vegetais
> Óleos vegetais 
> Leite de côco
> Iogurte (gorduras)
> Leite de nozes, amêndoas, avelã, castanhas, etc.

Dicas para leitura: 

Nutrição e umectação

Receita de máscara nutritiva

Como fazer umectação capilar



Para a fase de Reconstrução/restauração:
> Clara de ovo (proteínas)
> Leite de côco (proteínas)
> Óleos vegetais e essenciais
> Iogurte (proteínas)
> Vinagre de maçã (bom para porosidade)
> Frutas ácidas (pH baixo - bom para porosidade)
> Água de arroz (proteínas)

Dicas para leitura:

Receita de máscara reconstrutora

Leite do côco para os cabelos

O que é pH ácido

A utilidade do vinagre de maçã para os cabelos


Usem, e abusem!!



Lembrando que uma dieta saudável, rica em nutrientes, e a quantidade necessária de ingestão de água, são essenciais para qualquer tipo de tratamento estético.



Ficam as dicas!
Bjooooo


Postar um comentário

  1. Deixa eu te perguntar, alguns meses atrás você recomendava o Yamasterol como base dos produtos. Você não recomenda mais? Se não recomenda, qual o motivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudinha!

      Sim, ainda recomendo. Apesar do Yamasterol não ser um produto natural, se for comparado aos produtos comuns, ele é menos "agressivo". Entre uma máscara "silicone mix" e um Yamasterol, sem dúvidas, o yamasterol dá de mil a zero.

      E para pessoas que estão na fase de transição para produtos naturais, ou mesmo para quem apenas quer um creme sem petrolatos e silicones, o yamasterol é muito útil.

      O público do meu blog é bem variado... não é só de pessoas que se interessam por coisas naturais, entende? Então tenho que indicar produtos comuns, que eu ache que vale a pena, mesmo não sendo naturebas.

      Portanto, eu recomendo sim! E quando coloco o yamasterol nas receitas, é pensando também no lado econômico, pq ele é muito barato, e pode ajudar muita gente.

      Bjkssss

      Excluir
  2. Fica muito bem a dica! A pouco tempo resolvi aderi e fazer meus próprios cremes, meu cabelo é crespo e precisa de um reforço nas hidratações que os cremes sozinhos não dão. E depois de ver a matéria do Morrocanoil vi o quanto é fácil reproduzir numa qualidade inimaginável. Já comprei os extratos e mais alguns óleos, já tenho os essenciais e agora vou começar a brincadeira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Soninha!! \0/
      E depois vem contar pra gente os resultados, ok?
      bjksss

      Excluir
    2. Pode deixar, daqui a algum tempo eu volto pra falar dos meus testes!

      Excluir
  3. #Ameeeeeeeeeei as dicas sao super validas!

    ResponderExcluir
  4. MUITO OBRIGADA! De verdade! Não consigo deixar em palavras o quão feliz eu estou com o seu post! Condensou tudo que eu venho procurando há dias na internet! MUITO, MUITO, OBRIGADA! Mando energias daqui para que o universo te retribua com a felicidade que me proporcionou agorinha! Um super mega beijo! Abraçaço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!!
      Fico feliz de ter lhe sido útil!
      Muito grata pelas vibrações positivas!! _/\_ Namastê!!
      bjãooooo

      Excluir
  5. Erika, claro q gostei do post, mas passei por aki para fazer um pedido na verdade: com essas mudanças que você fez no blog, aquela lista de postagens antigas desapareceu. Eu peço, e até imploro (exagerada como sou rsrsrs) pra vc colocar essa lista de novo, mesmo que seja em outro formato menos prático para nós leitores. Essa lista de postagens do blog facilita muito a nossa vida na hora de procurar uma postagem antiga que queremos reler, e como seu blog tem muitas informações, tenho certeza que todo leitor tem que voltar de vez em quando! Por favor, põe de novo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amandinhaaa!!!
      A lista não sumiu não amoree!! Ela só mudou o visual heheh tá abaixo das "Mais lidas da semana" em "Arquivo do blog" . Tá td separado por mês.. é só clicar no mês que vc quer e tem todas as postagens aí... veja e depois me fala se conseguiu achar, ok?
      Bjãooo

      Excluir
  6. Hô Jesus, eu preciso mesmo dizer que EU AMEEEEEEEEEEI Erika?? Você sabe da minha saga esse mês usando somente coisas naturais e como vc foi essencial p mim nessa fase, pq pesquei a maiorias das receitas que usei aqui e ainda pude ensinar para as minhas seguidoras em meu canal. Agora eu estou com um dilema cruel. CONTINUO OU NÃO CONTINUO? Meus desafio termina dia 27 e ainda tenho muuuuitos produtos aqui em casa e cremes para pentear que custaram dinheiro. Ao mesmo tempo queri testar o low poo tb. Hô mulher que ñ se decide kkkkkk. Enfim... eu vou resolver o que irei fazer na hora certa, mas as minhas receitinhas caseiras eu deixo É NUNCA PQ MEU CABELO AAAAAAAAMA. Agora Erika, me diga uma coisa: O que eu mais senti dificuldade nesse meu desafio, foi em preparar os finalizadores, pq só tinha as seguintes opções: Gel de linhaça, Gel de aveia, Gelatina e óleos vegetais puros. Usar gel sempre eu ñ confio e óleo, como já uso nas máscaras acho que fica tb demais usar direto como finalizador. Então ainda ñ encontrei nada natural tão bom para finalizar o cabelo crespo cacheado e que ñ fique aquela preocupação de resseca como o géis ou de deixar muito oleoso como os óleos. Você poderia pesquisar sobre isso para trazer p as crespas cacheadas que amam vc e suas dicas??? bjinho!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amoreee!
      Pois é... já andei pensando muito nos finalizadores naturais... mas tbm só cheguei nos géis e óleos... vou tentar pensar numa outra alternativa....
      Qto aos seus produtos, ou vc acaba com eles primeiro, ou tenta trocar ou vender... tem um grupo no face chamado "trocas e desapegos" se não me engano...
      bjkssss

      Excluir
  7. Adoro produtos naturais! Sua dicas são sempre maravilhosas!

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu post! Comecei um tratamento com babosa pura para queda de cabelo e notei q meu cabelos estão bem mais saudável.

    ResponderExcluir
  9. ERIKA, já sou fã do seu blog. E o melhor foi essa matéria. Detonei meu cabelo querendo ficar loira, mas consegui salvar no castanho. Bem, mas depois da tragédia, descobri que estou com porosidade baixa. Queria saber qual melhor tratamento natural q pode me ajudar. Pois pretendo investir em produtos naturais. E se vc me permitir, vou copiar o link da sua página, para o grupo que criei CASTANHOS PODEROSOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!
      O vinagre de maçã é ótimo para acabar com a porosidade. O mel tbm ajudará a restaurar.
      Claro amore, pode sim!
      bjkssss

      Excluir
  10. Erika, adorei suas dicas! Estava pensando em platinar o cabelo, mas o estrago que isso faz e os preços exorbitantes dos produtos para cabelos platinados me desanima bastante... Acredito que esse cronograma deve ser excelente para platinadas que querem um cabelo saudável sem gastar muito. Agradeço pela postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, melhor mesmo pesar os prós e contras, pq cabelo platinado realmente dá muito trabalho!!
      bjksss

      Excluir
  11. Eu tô com um problema muito grande. Tentei montar um Cronograma onde aos domingos eu hidrato e nas terças eu faço a nutrição, só que nas quartas eu preciso escova-lo para dá um visual melhor durante o resto da semana. Outro problema é o fato dele ser oleoso demais, logo perde o balanço e parece estar mais sujo do que o normal, ou seja a escova não dura. (1) O que eu faço ? (2) Tem algum outro tratamento pra que eu possa substituir a nutrição ou (3) eu posso alternar os dias, passando a Hidratação para quarta e a nutrição para o Domingo ? (4) Posso hidratar e escovar em seguida também ? (5) O calor do secador pode mudar o rumo da finalidade do Cronograma ?

    Mee ajuuda *----*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, se vc não se dá bem com nutrição, então faça apenas hidratação. Não existe regras generalizadas para o cronograma. Vc tem que adaptar o cronograma ao seu cabelo, e não o contrário! Vc pode fazer o que quiser, é só testar e ver se seu cabelo gosta.
      bjsss

      Excluir
    2. Vou testar !. Muito obrigada Erika ;)

      Excluir
  12. Erika, seu blog me salvou! Eu tenho alergia a parabeno e como descobri isso recentemente, não tinha ideia do que usar que não contenha esses monstrinhos na composição! Suas dicas de produtos naturais tem me ajudado muitíssimo! Seu blog é ótimo, continue postando!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayná! Que bom que os posts lhe foram úteis! Fico muito contente! :)
      bjksss

      Excluir
  13. Eu tenho algumas dúvidas. Meu cabelo é bastante seco e de uns tempos pra cá, ele está dando pontas duplas e está quebradiço. No que você acha que devo investir mais? Estou hidratando com mel e outros ingredientes há duas semanas e meu cabelo não está assim tão seco, mas as pontas continuam se quebrando e dividindo (pontas duplas). Espero não estar incomodando e muito obrigada pelas dicas! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não incomoda! Fique à vontade para perguntar,ok?
      Pontas duplas não tem tratamento... o ideal seria dar uma aparada pra tirá-las.
      bjsss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top