CRONOGRAMA CAPILAR | Clube do cabelo e cia




Oi pessoal,

      Falando de cabelos, torna-se indispensável comentar sobre o CRONOGRAMA CAPILAR, que é um dos assuntos mais comentados na "blogsfera dos cabelos" nos últimos tempos...

     Pra quem ainda não ouviu falar, Cronograma capilar é um método de tratamento que requer uma "rotina de cuidados" com o cabelo, indicados para aqueles cabelos danificados por químicas como alisamento, progressivas, coloração, descoloração, decapagem, ou seja, qualquer processo químico.
     Mas também pode ser utilizado mesmo em cabelos sem químicas, pois agentes externos como sol, poeira, poluição, mar, piscina, vento,e até mesmo uma má alimentação e falta de ingestão de água, também podem causar danos no cabelo como: ressecamento, falta de elasticidade, pontas duplas, falta de brilho, queda, etc.

E o mais legal, é que é um tratamento que você pode fazer em casa, usando produtos de acordo com a sua possibilidade... pois felizmente, não são apenas os produtos caros que são bons. Hoje em dia, o mercado cosmético é muito variado e podemos achar ótimos produtos com preços bem acessíveis.

 Mas para iniciar o cronograma, você precisa saber do que os cabelos necessitam para tornarem-se saudáveis:
Os cabelos precisam de nutrientes como: 
- Vitaminas : principalmente A, C, e vitaminas do complexo B (por isso o Bepantol é tão bom para o cabelo, pois é rico em B5)

- Minerais - principalmente zinco, cobre, ferro e iodo

- Proteínas - o cabelo é composto de quase 90% de queratina (proteína encontrada na pele, unhas e cabelos). São as proteínas que dão a estrutura, reconstroem, reparam, dão força e elasticidade aos fios. São elas que são "perdidas" quando os cabelos sofrem danos por agentes externos como sol, cloro, poeira, poluição,vento, secadores, químicas,etc.
Queratina, arginina, creatina, cisteína, colágeno, e Proteínas e aminoácidos do trigo, são as principais proteínas reconstrutoras.

- Lipídeos - Assim como os lipídios (gorduras) protegem nossos órgãos e tem inúmeras funções benéficas no organismo, nos cabelos eles também tem a função de proteger os fios do ressecamento, não deixando a água sair. São eles que dão o brilho, e deixam os cabelos macios.

Agora que você já sabe a importância dos nutrientes para os cabelos, vamos às fases do cronograma capilar:
O Cronograna Capilar contém 3 fases:

1- Hidratação:


 Fios sem água são desidratados e ressecados. Por isso, a principal fase do tratamento é a "Hidratação". Nós percebemos isso na nossa pele... se você beber pouca água durante muito tempo, vai perceber que sua pele vai dar uma ressecada (desidratada). A água é fundamental para todas as funções do nosso organismo, e os cabelos certamente não fogem à regra. Portanto, ingerir bastante água, também vai ajudar a manter seus cabelos hidratados.

Para Hidratação, são usados extratos botânicos, glicerina, Pantenol, vitaminas, aloe vera, semi di lino, derivados do açúcar e proteínas "hidrolisadas" (são proteínas que além de reparar, também ajudam na
hidratação), álcoois modificados, entre outros.
Resultado da hidratação: cabelos leves e macios.

2- Nutrição:

 Assim como o nosso organismo precisa de "gordura", os fios também precisam de oleosidade constantemente. E é claro, uma coisa leva à outra... se você tem uma alimentação que inclui gorduras saudáveis, isso se refletirá em todo o seu corpo, e mais visivelmente na pele, unhas e cabelos.
A Nutrição capilar é feita à base de componentes lipídicos, como óleos e manteigas vegetais.
A nutrição "protege" os fios da perda de água, e dão brilho, maleabilidade e sedosidade aos fios.

Resultado da nutrição: cabelo sedoso, brilhoso e com "peso".

3- Reconstrução:

 A reconstrução é a fase da reposição de proteínas. Após hidratar e nutrir, o cabelo precisa se recuperar dos danos a que ele foi submetido.

Alguns tipos de reconstrução são:
- Reposição de massa: repões a fibra interna e externa dos fios que foram danificados por química, chapinhas e alisamentos.
- Cauterização:bom para cabelos danificados e ressecados, usando-se queratina, creatina e colágeno.
- Nanoqueratinização: para selar as cutículas, através da aplicação de queratina.

Portanto, é na reconstrução que vamos repor as proteínas.
Resultado da reconstrução: cabelos fortes e resistentes.

O cronograma leva em consideração a necessidade de cada cabelo, não existindo uma "receita básica". É você quem vai montar o seu cronograma, de acordo com o que o "SEU" cabelo necessita. Portanto, saber identificar a necessidade do seu cabelo é fundamental.

Nunca inicie o cronograma pela reconstrução, pois antes de reconstruir, os cabelos precisam estar hidratados e nutridos. E também nunca faça várias reconstruções seguidas, pois o excesso de reposição de proteínas, pode danificar mais ainda o cabelo.

Dicas: 
- Cabelos cacheados devem dar ênfase na nutrição/umectação, pois os cachos dificultam que a oleosidade chegue até as pontas, por isso geralmente as pontas são mais secas. Produtos para cabelos cacheados são mais apropriados, pois resultam numa nutrição mais profunda.
- Cabelos lisos, já são o contrário... podem ser mais oleosos. então, melhor dar ênfase na hidratação.
- Você pode substituir a nutrição por umectação com óleos vegetais. Veja aqui.
- Você pode utilizar o método crono-óleos junto a cronograma. Veja aqui

Agora que você já sabe a diferença entre hidratar, nutrir e reconstruir,é só ter um produto específico para cada etapa (evitar produtos que dizem fazer as 3 fases ao mesmo tempo), montar seu cronograma, ter disciplina e persistência, e evitar a química durante o ciclo.

Eu montei o meu assim no primeiro mês:
1 ciclo de 4 semanas:
1ª semana: domingo: Hidratação e quarta-feira: nutrição
2ª semana: domingo: Hidratação e quarta-feira: nutrição
3ª semana: domingo: Hidratação e quarta-feira: nutrição
4ª semana: domingo: Hidratação e quarta-feira: Reconstrução

Depois você vai ajustando o cronograma conforme for fazendo... pois durante o processo, a necessidade do cabelo pode mudar. Por exemplo, se eu achar que o cabelo está ficando muito pesado, eu diminuo o número de nutrição e substituo por mais hidratação... e se eu achar que não tem mais necessidade de reconstrução, eu a elimino, até o dia que precisar retornar com ela.

Portanto, o Cronograma é totalmente "ajustável". Então não se prendam a regras, ok? Cada cabelo é único, e suas necessidades estão sempre variando.

E lembrando... ter uma alimentação saudável rica em frutas, vegetais, proteínas e fibras, e ingerir bastante água, vai ajudar muito na saúde dos seus cabelos também! ;)






Postar um comentário

  1. Erika boas dicas!! Espalhe querida!
    Vamos la...
    Eu pensando que ia te ensinar e você já sabe tudo!!
    Boa!!
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu querida, obrigada pela visita! Mas foi com vc e com o Felipe que eu aprendi mesmo...rsrs. E coisa boa, a gente tem que espalhar, né!? Besos!
      Erika

      Excluir
  2. Érika, amei seu blog, ótimas dicas e tudo com muita propriedade.

    Bjus,

    Ana

    ferozesefemininas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Obrigada pela visita :) Que bom que gostou! Volte sempre, querida! Bjinhos!

      Excluir
  3. Amo a comu do cronograma capilar no face... melhorou muito os meus cabelos e ja to entendendo um pouquinho...kk
    amiga cade a caixinha de link me do seu blog?
    quero levar para o meu

    http://cabelosmakeeunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oi Erikinhaa!! eu também estou amarradona nessa comunidade! Aprendendo muito lá!! Vou criar meu banner pra colocar aí,e te aviso, tá? Já trouxe o seu...heheh... bjão!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, mas, uma dúvida.... tem como sugerir produtos para fazer estes 3 passos???? É que sou muito leiga nesse assusnto, apesar de sempre estar mexendo no me cabelo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, td bem? Eu já fiz um artigo sobre isso... vai lá em ARTIGOS no menu do blog, e procure pelo título "DICAS PARA SABER SE MÁSCARA É HIDRATANTE, NUTRITIVA OU RECONSTRUTORA" Lá tem indicações de várias máscaras para todas as fases do cronograma, ok?
      bjks

      Excluir
  6. Érika,
    Suas dicas são maravilhosas!!! Estou aprendendo muito nesse blog, obrigada pelo conhecimento compartilhado!
    Vou fazer umas perguntas meio "bobas", mas é melhor perguntar do que errar, não é mesmo?
    1)Eu tenho que usar shampoo hidratante + máscara hidratante, depois shampoo nutritivo + máscara nutritiva e finalmente shampoo reconstrutor + máscara reconstrutora, ou o que varia é só a máscara?
    2) No cronograma a gente usa máscara 3 x por semana (hidratante, nutritiva e reconstrutura)?
    3) O condicionador continua sendo utilizado normalmente?
    Mais uma vez, obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Bem, como diria Jack estripador... vamos por partes..heheeh

      1)Olha, claro que se usar o shampoo da mesma fase da máscara, dá uma potencializada. Porém, não "TEM" que usar o shampoo combinando com a máscara, ok? Fica á seu critério. Eu mesma, não ligo muito pra isso. Uso sempre shampoo hidratante, e só mudo a máscara.

      2)O cronograma é um tratamento personalizado. Deve ser feito de acordo com as necessidades do seu cabelo. Não existem regras fixas. Hidratação e nutrição vc pode fazer á vontade, quantas vezes quiser, mas é bom sempre alterná-las. A reconstrução é que deve ser feita com cautela, pois se for feita em excesso, pode prejudicar em vez de ajudar. Se seu cabelo estiver muiiiiiiito danificado, elástico, vc pode fazer a Reconstrução 1 vez na semana no máximo. Mas se não estiver tão ruim, vc pode fazer de 15 em 15 dias (caso vc use química), ou 1 vez no mês caso seu cabelo não esteja quase danificado.

      3) Aí vai depender da máscara que vc usar, Se ela for uma máscara ácida, não há necessidade de usar o condicionador. Dê uma lida no post "pH - os dois lados da mesma moeda" que está lá em cima no menu do blog, na página ARTIGOS.

      Qualquer dúvida a mais, pode perguntar, ok?
      bjks

      Excluir
    2. Muitoooooo obrigadaa!!! Vc que é um amor!!! Vou iniciar amanhã mesmo.

      Abçs

      Helen

      Excluir
  7. Nossa acabei de descobrir esse blog e estou alucinada com tantas informações! Sou adepta de uma vida mais natural, mas infelizmente não posso abrir mão de usar produtos adequados nos meus cabelos e no da minha filha, que é uma variação de ondulado e cacheado que tende a ficar ressecado/seco naquela parte de cima (a capa do cabelo) e na frente... Um horror (mas abaixo disso o cabelo é uma seda)!

    Estou cheia de dúvidas!

    Eu entendi o cronograma, mas esses cuidados entram 1 x por semana num dia em que lavaria o cabelo?

    A hidratação pode ser feita em todas as lavagens? Por exemplo: se lavo o cabelo dia sim, dia não, faço um co-wash (acho que é isso) num dia, e no outro uso um shampoo e um condicionador ou creme hidratante? Neste mesmo raciocínio sigo fazendo a nutrição e a reparação?

    Neste cronograma o uso de óleo diretamente no cabelo entraria em qual situação? Li a respeito dos óleos vegetais mas tenho receio do cabelo ficar pesado e grudento. Qual seria mais indicado para cabelo ressecado/danificado?

    Dentro destas necessidades de H-N-R existem produtos naturais acessíveis a venda no mercado?

    Agradeço demais!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâmela!
      Vamos lá...

      Sim, vc usa as máscaras quando for lavar os cabelos.

      Pode sim, hidratar em todas as lavagens na fase de Hidratação. Na fase de Nutrição vc vai nutrir, ok?

      O uso dos óleos chama-se umectação. E entra na fase de nutrição. Veja no menu do blog em ARTIGOS, tem post falando de umectação, inclusive fiz um vídeo mostrando como fazer.

      Não tem problema usar óleos vegetais, e não fica oleoso nem grudento, muito pelo contrário... o cabelo fica macio e super nutrido. Mesmo o cabelo sendo oleoso,pode-se usar óleos. Tem óleos específicos para cbelos oleosos, secos, etc.

      No menu do blog tem o GLOSSARIO DE ATIVOS, com vários óleos vegetais e suas funções..dá uma olhadinha lá também...

      Sim, existem produtos naturais ótimos. Algumas marcas: Surya Brasil, Herbia, Ikove, Multivegetal..

      Semana que vem estaremos publicando um tratamento natural para todos os tipos de cabelos, ok? Aguarde um pouquinho, que terá muitas novidades...

      bjks

      Excluir
  8. Erika,

    Comecei o meu cronograma há 1 mês. Montei ele assim:
    Três primeiras semanas: Hidratação segunda e quarta, Nutrição na sexta;
    Semana 4: Hidratação segunda e quarta, Reconstrução na sexta.

    Meu cabelo é virgem, oleoso e curto, mas apesar de ser oleoso ele é opaco e sem vida, então comecei o cronograma para que ele ficasse com um brilho e uma cor mais bonita, mas o que reparei é que ele está ficando mais escuro (é loiro então é como se estivesse mais oleoso, mas não).

    Já sei que fiz uma besteira ao comprar as máscaras N e R, pois elas têm petróleo e/ou parafina, mas só percebi depois.

    Reparei que o cabelo está muito melhor ao toque, principalmente depois das máscaras malditas que prometem isso mas impedem os outros nutrientes de agirem.

    Por favor me dê uma luzinha! No que estou errando? Será que são as máscaras ou a frequencia...

    Agradeço qualquer ajuda!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi,
      Acho que seu cronograma está bem montado. Acho que o problema deve estar nos produtos mesmo. Vc pode tbm incluir umectações com óleos vegetais puros, q na minha opinião, tratam melhor que muitas máscaras, além de ter óleos próprios para cabelos oleosos (dê uma olhada lá no menu do blog em METODO CRONO-ÓLEOS)

      qq dúvida é só chamar...bjs

      Excluir
  9. ola erika, primeiramente o seu blog é o melhor que eu ja visitei, suas publicações são muito inteligente e faceis de entender, bom meu cabelo foi descolorido e colorido com tinta (por mim mesma ) em casa varias vezes um dia após o outro sendo que tmb usei dekapcolor, mas não consegui nada, meu cabelo ta ressecado com mechas alaranjadas na ponta fiz faz uns tres dias, adorei esse sistema de reconstruçao, e comecei a faze-lo hj, gostaria de saber quando que eu posso descolorir novamente e se vc não tem umas dicas de produtos bons e baratos para eu usar no meu cabelo...obrigada,...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luzia!
      Que bom que vc curte o Clube!
      olha, pra descolorir novamente, só te recomendo qdo vc sentir que os cabelos estão fortes e saudáveis de novo.

      Eu adoro o Yamasterol, que é super em conta, e os óleos vegetais tbm são ótimos tratamentos. òleo de coco extra virgem, azeite de oliva extra virgem... mas tem que ser óleo vegetal puro, ok? Dão de mil em muitas máscaras por aí...

      tem um post que falo sobre o CRONO-ÓLEOS..dê uma olhada lá..

      bjão

      Excluir
  10. muito obrigada...vo da uma olhadinha sim..bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi...
    Então ... Eu tinha feito luzes no meu cabelo '' LOIRO DOURADO '' , MAIS A CABELEREIRA NÃO PASSOU AGUA OXIGENADA , E NÃO PEGOU ¬¬ fiquei com raiva e resolvi pintar tudo em casa mesmo , não ficou do jeito que queria mais até que ficou legal :)
    Bom , não pinto ele a uns 3 meses e a raiz ja esta muito a mostra , QUERO PINTAR ! mais quero mais loiro , um amarelo meio douurado Aiiin ><
    Fui em outra profissional e ela disse que o melhor a fazer é ir puxando com as luzes ! , Mais sei lá sabe ? e somente com agua oxigenada , mais a agua oxi. eu ACHO que não deixa meu cabelo da cor que quero : Loiro dourado 93 da tinta koleston !
    E meu cabelo ja esta fraco , se eu descolorir e passar essa tinta por cima , é capaz que detone meu cabelo , ele cai muito e não é um cabelo cheio.
    Gostaria de saber sua opinião , e quero saber quais os cremes baratos e que hidratem BEM .
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa,
      Pra clarear como vc quer, só descolorindo ele todo, ou fazendo luzes. Sempre se usa ox e descolorante pra fazer luzes, e o que vai dar o tom que vc quer, é a matização que faz depois.

      passar uma tinta mais clara por cima dessa não vai adiantar, e ainda corre o risco de manchar e ficar de 2 cores.

      Creio que as luzes seriam mesmo a melhor opção. E se vc tratar bem depois, não terá problema.

      A máscara CliniHair controle de queda é ótima e barata. o Ymasterol tbm é bom e barato. Fora isso, vc pode fazer umectações com óleos vegetais puros como o óleo de coco ou oliva extra virgem, entre outros...

      bjão

      Excluir
  12. OI ERIKA,
    ADOREI TEU BLOG TUDO MTO BEM EXPLICADO E SIMPLIFICADO.
    OLHA TIREI TODAS MINHAS DUVIDAS SOBRE O CRONOGRAMA CAPILAR MAIS SÓ Q EU QRO MTO SABER QUAIS PRODUTOS USAR EM: HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO. MEU CABELO TA DETONADO ERA ENORMA AGORA TA TAMANHO MEDIO DE TANTA QUIMICA... EU DESCOLORO ELE DE VEZ EM QDO E É PLATINADO, ME AJUDE POR FAVOR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudyane!
      Primeira coisa, é dar uma parada com as químicas. Usar shampoos sem sulfatos ajudam (fiz resenha do OROARGAN e do ECOTHERAPY), umectações com óleos vegetais serão ótimas pra vc, e co-wash tbm. Tem tudo isso explicado em ARTIGOS no menu do blog nas postagens...dá uma olhadinha lá, e qq dúvida me fala...
      bjss

      Excluir
  13. Erika, por favor, me ajude
    Tenho usado 3 máscaras alternadamente: Moroccanoil marrom e laranja e Kerastase Masquintense.
    Essas máscara são de nutrição, hidratação ou reconstrução. Não consegui definir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana,
      me passe a composição delas que te digo... assim de cabeça não lembro!
      bjão

      Excluir
  14. Erika, boa tarde primeiro queria agradecer suas dicas, e pedir ajuda! Estou meio desesperada. Meu cabelo e castanho médio, cabelo bem fininho. e quase uns 15 anos, fazendo luses, e o cabelo grande abaixo do peito. E resolvi pintar o cabelo loiro platinado. na dia q pintou virou chiclete, ate eu eu sei. Ai, ja retoquei 3 vezes. e ja cortei 2 vezes pois as pontas estão muito estragadas tudo quebrado(não esta mais inteiro) E estou querendo desistir, pintar de escuro. Pois o cabelo esta, seco, sem vida, meio artificial,depois da pintar d louro, fiz cauterização e hidratação. mas to percebendo que não esta tendo melhoras, e esta caindo muito, muito mesmo. Se eu pintar de escuro, sera que não vou estragar mais ainda? me diz algo que posso fazer de imediato... SANTA ERIKA, help!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      vc já pensou na possibilidade de usar um tonalizante em vez de tinta? Os tonalizantes não tem amonia, e ainda dão uma tratada... a única coisa chata é que vc vai ter que usar de 15 em 15 dias, mas assim, seria uma boa opção até seu cabelo ficar mais forte para poder colocar uma tinta permanente...o que vc acha da ideia?
      bjs

      Excluir
    2. Oiiii... obg pela sua atenção! Mas o tonalizante, seria para escurecer né? e com isso ia fortalecendo.

      Excluir
  15. Oi, gostei muito do seu blog, vc fundamenta e explica muito bem os pots.
    Gostaria de fazer um cc e tenho algumas dúvidas: 1) que shampoo devo utilizar? um que limpe bem como o pantene incolor ou algo que siga a máscara, como um shampoo nutritivo por exemplo.
    2) devo passar a máscara desde a raiz?
    3) Vou fazer uma plástica nos fios da cadiveu, ela prejudica o fio? influencia no cc?
    4) montei meu primeiro ciclo com hhn e só na última semana uma r ao invés da nutrição, até que eu perceba a real necessidade do meu cabelo. é assim?
    5) Esses óleos, eu encontro onde? na farmácia,manipulação, sme ser pela net.
    6)Escolhi as mpascaras: pantene hidratação profunda para a h, inoar de argam para a nutrição e a amend repair intensy para reconstrução. Conheces? é mais ou menos assim?
    obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheren,
      vamos lá...
      1- vC pode usar seguindo a máscara, mas isso não é regra... vc pode usar um de limpeza maior qdo for fazer a R
      2 - pode começar lá de cima, mas sem esfregar a máscara no couro cabeludo.
      3 - não sei te dizer sobre essa plástica...nunca fiz
      4 - isso mesmo.
      5 - tvz em lojas de produtos naturais
      6 - sim... está ok.

      bjsss

      Excluir
  16. Boa noite Érika. :)
    Confesso faz apenas alguns dias que te conheço e ja me apaixonei.Sua troca de experiência com as pessoas "nós" desesperadas kkkkkk é indescritívelmente Fenomenal. :D
    Obrigada por todas as doações de conhecimentos para desesperadas como "eu" kkkkkk
    Estou na luta para ter meu cabelo de volta depois de uma definitiva. Acho que ja consegui uns 70% \●/
    Agoro vou apostar muito nos óleos e manteigas para umectação.
    ♥ ★

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida!
      Obrigada à vcs por estarem sempre aqui comigo, me acompanhando nas minhas "alokices" rsrsrrs
      E saiba que eu aprendo muito com vcs tbm, viu!! ;)
      Fico muito feliz em ser útil! <3 Bjsssss

      Excluir
  17. Oi Erika, sou nov no blog e ja estou amando, pesquiso tudo sobre cuidados com os cabelos. Muito bom seu espaço. Adorei. bjka

    ResponderExcluir
  18. Amei as dicas, tinha algumas duvidas sobre a reconstrução capilar, que foram esclarecidas com o seu post.

    Parabéns pelo trabalho flor!

    prioridadesfemininas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ai Erika, vc é uma fofa e olha, tenho visto muita coisa por aí de assustar viu...receitas mirabolantes e que até da medo das alquimias q as pessoas fazem em seus cabelos. Aqui senti tranquilidade pra postar meu comentário e dizer que tb pesquiso mto, sobre tudo, e agora estou em tratamento capilar. Achei vc e a perco mais de vista.
    Bjos..Sucesso linda!

    ResponderExcluir
  20. Que bom que temos pessoas sensatíssimas na web como vc. Adorei td, canal, blog e seguirei a riscas seus ensinamentos. Ampliar os conhecimentos nunca é de mais. To reunindo assuntos tb pra atualizar meu canal e meu blog q anda meio largado, kkkk.
    bjos querida, sucesso viu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaaa, bóra trocar conhecimentos então!...adoro!!!
      E deixe o link do seu blog aqui pra gente poder conhecer! ;)
      Não larga o blog não! Sucesso pra vc tbm! :)
      bjãoooooooo

      Excluir
  21. Olá Erika,tenho algumas duvidas em relação ao cronograma capilar...kkk
    -Posso continuar lavando os cabelos todos os dias normalmente como faço?
    -Na fase da hidratação posso acrescentar glicerina?
    -Comprei a Máscara Inoar De Tratamento Capilar (Cabelos Finos) em qual fase do tratamento ela se encaixa?

    Se puder responder agradeço!!!!Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam!
      Sim, para as duas primeiras perguntas. Quanto à Inoar, não lembro da composição dela... só vendo pra te dizer..
      bjkssss

      Excluir
  22. Oi, Erika!

    Quero muito tentar o cronograma, mas estou cheia de dúvidas. Posso te alugar um cadinho? Aliás, gostei bastante do blog. =)

    Tenho cabelo curtinho, couro oleoso e com tendência à caspa, além de queda que parece ser genética ( ninguém descobriu direito até agora, mas como minha mãe já tem falhas grandes, eu conclui que deve ser isso). Por conta disso tuuuuudo eu lavo todo dia e só com shampoo. Nada de condicionador, óleo, máscara e afins...

    Mas meu cabelo está áspero, opaco e completamente rebelde. Além de meio duro, fica pra cima sem precisar de gel. Credo.

    Aí a pergunta, será que eu posso usar shampoos que hidratam, condicinadores, máscaras e coisas do tipo? Ou será que poderia piorar minha oleosidade/caspa/queda (quanta coisa em um cabelo só, sniff)?

    Desculpe o comentário enorme, e a pergunta tensa... Obrigada, e sucesso no blog! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cora!

      Óleos vegetais puros são ótimos para tratar caspa e oleosidade, sabia? Dá uma olhada lá em cima no menu em "Tratamento capilar com óleos" - Método crono-óleos. O óleo de semente de uva ou óleo de coco, são ótimos pra caspa,
      Outra coisa que vc pode usar, é vinagre de maçã junto com o shampoo umas 2 vezes na semana.
      Tem shampoos naturais que seriam ótimos pra vc, como o shampoo de Neem da Sal da Terra.

      Qto à sua pergunta, vc deve evitar produtos que contenham óleo mineral/parafina líquida, e silicones. E a maioria dos condicionadores e máscaras tem. Uma opção é o yamasterol amarelo, que não tem, e é hidratante.

      O mel tbm hidrata bem e é ótimo pra caspa. vc pode misturar com água e usar após o shampoo.

      Qualquer dúvida a mais, pode me enviar email: clubedocabeloecia@gmail.com
      bjssss

      Excluir
  23. Nossa, me ajudou bastante! Muito obrigada pelas dicas, bem como as das argilas também. Beijos, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Erika linda
    Estou começando o cronograma capilar (aliado ao low poo/co wash) e já fiz 2 hidratações essa semana. Acrescentei Bepantol e açúcar cristal à máscara Hydracachos da Elséve. Meu cabelo não está dos melhores, parece até que aumentou o frizz. Isso pode acontecer ou estou fazendo algo errado?
    Amanhã farei nutrição com a máscara da Phytoervas e irei acrescentar óleo de coco e azeite (ambos extra virgens). Quem sabe vai melhorar ...
    Além disso, gostaria de saber se posso ficar menos tempo com as misturas (máscaras e "acréscimos"), por exemplo, somente durante o tempo do banho, ou se tenho sempre que colocar touca de alumínio e esperar 30 minutos. Com essa vida corrida, fica difícil fazer isso 3 vezes por semana. No inverno, então ... sou a maior friorenta ... rsrsrsr.
    Mais uma vez, agradeço pela atenção e carinho que você dedica a todos.
    Muita Luz para você. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      O açúcar indicado para colocar nas máscaras é o refinado. O bepantol não é todo cabelo que se dá bem com ele... experimente o D-pantenol puro ou o quaternizado (já fiz resenha dele).

      O mel é ótimo para tirar frizz, e vc pode fazer umectação em vez de usar máscaras... o efeito é tão bom, ou melhor.

      No caso do tempo, sim... pelo menos uns 20 minutos. No caso sa umectação vc pode fazer antes de dormir e só tirar qdo acordar... é bem mais prático que as máscaras.
      paz e luz pra vc tbm!
      bjãooo

      Excluir
    2. Erika, estou encantada com seu carinho e atenção, além de sua sabedoria ...
      Eu posso acrescentar o mel à máscara na fase da Hidratação do Cronograma?
      Obrigada. Bjs

      Excluir
    3. oi amore! Sim, pode usar e abusar do mel, tanto nos cabelos, qto na pele!
      Pode usar pra H sim.
      ;) Bjkssss

      Excluir
  25. Erika...help-me! preciso fazer esse tratamento,pois meus cabelos estão mega danificados pelas luzes de um bom tempo atrás...tenho evitado tintura,andei usando apenas tonalizante e já faz uns 3 meses que ñ faço nada,mas os "benditos" fios brancos...casamento/madrinha mês de maio ñ tem como né?então me surgiu a dúvida,o que faço primeiro,o cronograma ou a tintura? rsrs e devo usar um anti resíduo antes da tintura e depois uma boa hidratação? ser leiga é o ó rsrs mas tô aprendendo muito aqui com você,daqui a pouco fico expert e vou ensinar para muitas pessoas abolirem tantas químicas das suas vidas que só enriquecem as empresas,porém prejudica nosso bolso e nossa saúde.
    Obs:já comprei meu Yamasterol,amanhã vou para o Saara procurar alguns óleos e Manteiga de Karité,o que não encontrar comprarei pelos sites que vc indicou.Adorei saber que vc é prof de Yoga,nossa,faço duas vezes por semana,queria maisss kkk.
    Obrigada pela paciência...bjks Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Goretti,
      Se seu cabelo ta muito danificado, melhor dar uma tratada antes de pintar. Antiresíduos nem pensar...vai detonar seu cabelo! Tente usar shampoos sem sulfatos, e faça máscaras hidratantes com mel (tem receita aqui no blog), e fazer umectações, pelo menos umas 2 semanas antes de pintar.

      Manteiga de karité é difícil de achar...se achar em loja física, depois deixa o nome aqui, pra galera saber onde tem, ok?

      Sim, yoga é tudo de bom, né? Amo muito!

      _/\_ Namastê!

      Excluir
    2. Obrigada!!! vou começar amanhã então,com mel??? que bom tenho ele puríssimo aqui,compro de Minas (fonte segura).Encontrei a Manteiga de karité na Rua Senhor do Passos nº 54 Reduto das Essências,100gr R$ 8,00...acabei comprando tb o óleo semente de uva,me garantiram lá que é puro,mas tô numa dúvida...100ml por 6,00? acho que fiz besteira...como saber se é puro,tem alguma dica?enfim,os outros vou comprar na net mesmo,pq ñ encontrei todos que quero,no Mundo Verde tem alguns...sem querer abusar e já abusando da sua ajuda,qual óleo tem maior poder anti queda? meu filho com 25 anos já tem os cabelos muito ralos...(hereditário) mas acredito na força da natureza e ñ há dúvidas que é melhor usar um produto natural né? ele usou por bastante tempo Minoxidil e Finasterida,mas nem insisto mais que volte a usá-los,fico comprando shampoos anti quedas,mas com tantas opções no mercado fico confusa...me indica um de sua confiança please....bj

      Excluir
    3. Oi Goretti,
      Os óleos d semente de uva e de amêndoas doce são os mais adulterados! Eles misturam com óleo de soja, e pode ter certeza de que por esse preço que vc comprou, tá adulterado.

      Dá uma olhada na Destilaria Bauru (o banner tá lá em cima do lado direito), e veja em Óleos vegetais, o óleo de semente de uva extra virgem... esse é puro!

      Para queda pode misturar óleo de abacate com óleo de rícino, e umas 3 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta (menta piperita), e massagear o couro cabeludo umas 3 vezes na semana. Pode fazer uma meia hora antes de lavar os cabelos.
      Sinceramente? Não acredito em shampoos anti-queda. A massagem capilar é que estimula os folículos.

      bjssss

      Excluir
  26. Olá!
    Obrigada pelo post ! Preciso que vc me ajude com uma dica.
    Tenho cabelos secos e porosos e cacheados, faço no poo .
    Posso usar a mascara absolut repair no dia de hidratar e mel com óleo de abacate puro no dia de nutrir? bejokas e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cassis,
      O mel é melhor na hidratação. Adicione o mel na mascara se quiser. E faça umectação com o oleo de abacate puro.
      Pra cabelos secos e porosos, é bom fazer enxágue de vinagre de maçã com água e mel.
      bjsss

      Excluir
  27. Amei o Cronograma Capilar, ainda estou montando o meu, comprando os OV, OE e todo o mais. É muita informação. Tem dia que durmo e acordo pensando nas informações que li...tô me sentindo um viciada...quanto mais eu leio, mais quero ler, mais quero testar, mais quero aprender. Juntando as suas informações as minhas, processando, estou com adrenalina a 1000%!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heheheh... é muita informação mesmo!! Mas vai sem pressa... e o mais importante é vc ir testando aos poucos, pra começar a conhecer as necessidades dos seus cabelos. bjksss

      Excluir
  28. oi Erika..
    vou começar o meu cronograma(vou tentar ne kk)
    Eu lavava meu cabelo todos os dias,e percebi que meu cabelo ressecava muito,então queria lavar meu cabelo so dois dias..ex: lavar Domingo e Quarta...Domingo HIdratar,terça Nutrir(pretendo dormir com o oleo no cabelo)e quarta lavar e hidratar...assim como sabado nutrir e lavar no domingo e hidratar..sacas?
    POde fazer isso mulher?
    E os oleos que eu queria usar são os de rícino e de azeite de oliva..(e de amêndoas quando eu encontrar)Ja que preciso que meu cabelitchos cresça pra tirar essas quimicas danadas..
    ufa..terminei...
    Iai Erika,esta ok assim ou ta tudo errado?rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rah, não tem problema nenhum em lavar os cabelos todos os dias, desde que não use shampoo com sulfato. Vc pode lavar com shampoo sem sulfato dia sim dia não, alternando com co-wash se quiser.

      A hidratação tem q ser feita no dia que vc lavar o cabelo, pq vc vai fazer a hidratação depois que lavar com shampoo.

      O óleo de ricino é bem viscoso. Vc pode misturar ele no azeite.

      Óleos q ajudam no crescimnto: argan. cártamo, abacate, rícino, linhaça, patauá, semente de uva...etc

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top