PETROLATOS E SILICONES PRESENTES NAS MÁSCARAS E CONDICIONADORES | Clube do cabelo e cia













Oi pessoal,

Acho muito importante que saibamos sobre as composições dos cosméticos que utilizamos, pois se não zelarmos por nossa saúde, podem ter a certeza que não serão as empresas que o farão.

Já falei sobre os PARABENOS (conservantes) aqui, e hoje eu venho falar sobre a diferença
entre PETROLATOS e SILICONES, pois muitas vezes as pessoas os confundem.

Os Petrolatos são conhecidos como "geléia do petróleo", pois são derivados do mesmo. Podem ser semi-sólidos ou líquidos. E são utilizados em formulações de uma variedade de produtos, tais como:
 Produtos de banho, produtos de limpeza, produtos para cuidados da pele, shampoos, condicionadores, produtos de barbear, produtos de bronzeamentos, entre outros...

 Podem vir denominados nos rótulos dos produtos cosméticos como:
Óleo mineral, Vaselina, Parafina líquida, Petrolatum, Petróleo Liquefeito, Óleo de parafina...

Os Petrolatos não possuem nenhum teor hidratante e muito menos nutritivo.  As empresas se utilizam deles em seus cosméticos, principalmente por finalidade lucrativa (porque são extremamente baratos), e para servirem de emolientes em seus produtos.

Por mais que queiram fazer uma propaganda de que o óleo mineral é um ótimo hidratante, é fato que isso não passa de um marketing empresarial.
Estamos vivendo numa época em que a informação é de muito fácil acesso. E só não corre atrás dela, quem não quiser. Pois é muito mais fácil e cômodo acreditar na mídia, do que pesquisar por si só.

Na verdade, os petrolatos utilizados em cosméticos capilares, servem para trazer um efeito imediato, e que a médio e longo prazo, acabam prejudicando em vez de ajudar... podemos dizer que eles fazem uma "maquiagem" temporária nos cabelos.

Entendem agora a importância de se fazer umectação com óleos vegetais puros?

Obs: Óleos vendidos em farmácias e supermercados, dificilmente são óleos puros. Geralmente você só encontra óleos puros em lojas de produtos naturais, ou que venda matéria prima para fabricação de sabonetes, e em alguns sites especializados.
Leia mais sobre umectação aqui.

Os Petrolatos melhoram a aparência do cabelo a curto prazo,  proporcionando maleabilidade, brilho, ou uma melhora da textura do cabelo que tenha sido danificado fisicamente ou por algum processo químico.

Porém, a médio e longo prazo, o óleo mineral se acumula nos cabelos, retendo as sujeiras e os resíduos nos fios, acarretando num "entupimento" dos folículos pilosos, e prejudicando assim, até o crescimento dos cabelos.
As empresas de cosméticos capilares, defendem o seu uso, alegando que ele protege a superfície da fibra capilar. Contudo, esta suposta "proteção", protege os fios até mesmo da água, que é necessária para mantê-los hidratados. Ou seja, ele impede a água de penetrar na fibra, o que vai fazer com que ela resseque e fique propensa a danos e quebras.

E se você pensa que a água vai tirar o óleo mineral dos fios, esqueça!

O óleo mineral não é solúvel em água!!  Apenas um shampoo anti-resíduos,  por ter um pH elevado, fará uma limpeza profunda, e poderá remover o óleo mineral dos seus fios!! 
Porém, shampoos anti-resíduos não podem ser utilizados com frequência , principalmente por quem tem cabelos quimicamente tratados ou coloridos, pois ele abre muito as cutículas, e retira a pigmentação, fazendo desbotar a cor, e ressecar os fios.


Atualização em junho/2013:
 Por conta de suas propriedades emolientes, os óleos minerais estão presentes em grande parte dos cosméticos. Entretanto, estudos do Departamento de Epidemiologia da Escola de Saúde Pública de Los Angeles revelam que o composto 1,4-dioxano pode estar relacionado a cânceres de pulmão, esôfago, estômago, linfoma e leucemia. Nos rótulos ele aparece como paraffin oil ou mineral oil.






Os Silicones são substâncias derivadas de Sílica, que é um produto sintético, produzido pela reação de silicato de sódio e ácido sulfúrico, usado para absorver umidade.

O silicone é bastante utilizado pelas indústrias de produtos de beleza, saúde, higiene e limpeza, pois possui baixa toxicidade e quase não tem cheiro; e ainda é resistente à grandes variações de temperaturas, não apresentando alterações em suas características.
É amplamente utilizado na área cosmética, na fabricação de shampoos, hidratantes, maquiagens e protetores solares. A cosmética capilar utiliza o silicone com intuito de  melhorar a penteabilidade e o brilho dos cabelos, proporcionando assim, uma aparência natural e saudável.

Existem quatro variedades comuns de silicones usados em produtos de beleza:
 Feniltrimeticona, Dimethicone, Ciclopentasiloxano e Ciclohexasiloxane.
 Muitos cosméticos capilares e produtos para cuidados da pele possuem níveis elevados dessas substâncias.

Existem silicones que são solúveis em água, e outros que são insolúveis. Estes últimos, são prejudiciais aos cabelos tanto quanto os petrolatos, pois eles também aderem aos fios e não saem facilmente no enxágue.  Facilitando assim, o acúmulo de sujeira e "exigindo" a utilização de sulfatos mais fortes na próxima lavagem.

 A oleosidade dos fios, pode ser proveniente do excesso de uso de produtos inadequados contendo silicones. Portanto, muitas pessoas que pensam ter cabelos oleosos, na verdade, não os têm.




Silicones NÃO solúveis em água: 
(aqueles que não devem ser usados)

Amodimethicone (insolúvel em água se sozinho)
Cetearyl methicone
Cetyl Dimethicone
Cyclomethicone
Cyclopentasiloxane
Dimethicone (presente na maioria dos cosméticos)
Dimethiconol
Stearyl Dimethicone
Trimethylsilylamodimethicone
Simethicone
Polydimethylsiloxane
Methicone
Phenyl Trimethicone
Dimethylpolysiloxane
 Trimethicone, 
Ciclomethicone, 
Simeticone



Silicones Solúveis em água: 
(podem ser usados)

Dimethicone Copolyol
Hydroxypropyl Polysiloxane
Lauryl methicone copolyol

Amodimethicone + Trideceth-12 ou 6 + Cetrimonium Chloride, (é importante observar a presença dos 3 ingredientes na mesma composição e eles não precisam estar escritos sem sequência).

PEG-33 + PEG-8 Dimethicone + PEG-14, (presentes na mesma fórmula, não precisam estar em sequência).

PEG-7 Amodimethicone
Dimethicone PEG-8 Phosphate
Ammonium Dimethicone PEG-7 Sulfate
Dimethicone PEG-8 Adipate,
Dimethicone PEG-8 Benzoate,
Dimethicone PEG-7 Phosphate,
Dimethicone PEG-10 Phosphate,
Dimethicone PEG/PPG-20/23 Benzoate, uii
Dimethicone PEG/PPG-7/4 Phosphate,
Dimethicone PEG/PPG-12/4 Phosphate,
PEG-3 Dimethicone,
PEG-7 Dimethicone,
PEG-8 Dimethicone,
PEG-9 Dimethicone,
PEG-10 Dimethicone,
PEG-12 Dimethicone,
PEG-14 Dimethicone,
PEG-17 Dimethicone,
PEG/PPG-3/10 Dimethicone,
PEG/PPG-4/12 Dimethicone,
PEG/PPG-6/11 Dimethicone,
PEG/PPG-8/14 Dimethicone,
PEG/PPG-14/4 Dimethicone,
PEG/PPG-15/15 Dimethicone,
PEG/PPG-16/2 Dimethicone,
PEG/PPG-17/18 Dimethicone,
PEG/PPG-18/18 Dimethicone,
PEG/PPG-19/19 Dimethicone,
PEG/PPG-20/6 Dimethicone,
PEG/PPG-20/15 Dimethicone,
PEG/PPG-20/20 Dimethicone
PEG/PPG-20/23 Dimethicone,
PEG/PPG-20/29 Dimethicone,
PEG/PPG-22/23 Dimethicone,
PEG/PPG-22/24 Dimethicone,
PEG/PPG-23/6 Dimethicone,
PEG/PPG-25/25 Dimethicone,
PEG/PPG-27/27 Dimethicone,


OBS: Methylchloroisothiazolinone é um conservante com ação anti bactericida e fungicida,e apesar de ter o 'one' no final, não é silicone.

(Lista retirada do grupo Cabelo Cacheado do FB)


Como vocês puderam notar, apesar de serem de origens distintas, tanto os silicones insolúveis quanto os petrolatos trazem os mesmos prejuízos aos cabelos. O problema, é que num cosmético nunca vem só silicone solúvel em água; ele sempre vem acompanhado de um não solúvel.

E qual seria a opção, então?   
Uma opção melhor e mais saudável que os silicones e os petrolatos, seria utilizar óleos vegetais!!

Por possuírem ativos e propriedades diversas devido às suas ricas composições, os óleos vegetais puros, além de  proporcionarem características estéticas como espalhabilidade, penteabilidade, hidratação, maciez, brilho, e sedosidade, ainda auxiliam no tratamento dos cabelos danificados quimicamente por alisamentos, tinturas, descolorações e relaxamentos.
Portanto, os óleos vegetais são as melhores opções para se manter os cabelos saudáveis e nutridos.

E aqui um post interessante da minha amiga Carol, falando sobre um novo silicone vegetal, comprovando que sempre existe uma alternativa mais saudável...



Postar um comentário

  1. Ja faz um tempo que eu tinha essa dúvida, e posso falar? Entendi muita coisa do que você disse mas sinceramente, é muitos nomes pra guardar não é Erika? Rs.. Antes de conhecer o óleo mineral eu comprei um da Amend da Gold Black, sabe qual que estou falando? Pois é, aconteceu isso ai que você disse, nos primeiro dias óh... lindo! Depois, ficou uó. Parabéns pela matéria muito completa! Beijão!!!
    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Cris, muito nome!...côdelôco!!! rsrsrrsrs
      Sei qual é, mas ainda não usei... bom saber!
      Bjks

      Excluir
  2. Oi Nilha...

    Qto aos óleos minerais, minha opinião é q sim a longo prazo acumulam, mas se a pessoa tem um produto que ama e dá super certo, pode ir intercalando sem deixar de usá-lo...mas que acho q sim, é uma alternativa barata, sim pior q é.

    Mas qto aos silicones, esses eu uso, ainda não consegui fazer uma separação de solúveis e insolúveis, noto que não me atrapalham e vou vivendo com eles, pq entendo qdo as pessoas acabam optando por não se ligar muito nisso, se pra mim que não usa óleo mineral já é super dificil a vida e restringe muito, que dirá os silicones...é realmente muito trabalhoso e faltam opções!!!

    Isso podia melhorar! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilhoca! Eu tbm não ligo pra silicone não... concordo com vc... uma vez ou outra, não tem problema... o que me revolta mais mesmo, é pagar caro por produto com OM.
      bjks

      Excluir
    2. Ah isso sim é o maior dos absurdos e está acontecendo demais, empresas que fazem linhas "profissionais", ou seja, que teoricamente deveriam ter ingredientes mais concentrados e isso explicaria o preço mais elevado mas que na verdade o que vemos é o tal do óleo mineral na fórmula, em uma máscara de mais de 100 reais??? não, não vale MESMO o investimento pq é enganação, e cito nomes: linha smooth lock da Redken (toda trabalhada no óleo mineral, inclusive no condicionador da linha e tem o leave in, hein? e é uma linha que promete proteger de calor térmico e danos de alisamentos, oi???) e linhas absolut control e a pro-keratin ambas da Loreal Professional...SUPER trabalhadas no silicone e na segunda, toh procurando a queratina até agora...absurdo colocar uma linha de N e uma de R, ambas profissionais e com preços salgados cheias de óleo mineral, na boa, melhor comprar a elseve na farmácia, juro. É mais rentável.

      Sei que vc não usa a Loreal, mas meninas que lêem o seu blog podem usar e eu queria avisar, pq sinceramente, acho uma enganação da empresa com os consumidores. #falomesmo. Meninas, não comprem e não se deixem enganar!!!

      bjs

      Excluir
  3. Parabéns pelo post Erikinha.
    Muito instrutivo.
    Adorei!
    Beijão.

    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post Erika,
    confesso que sou meio neurótico com parafinas e afins, mas silicones são quase impossíveis de se evitar, pois sempre tem algum insolúvel em alguma máscara, mas não ligo pra silicones, mesmo! (desde que o tratamento não seja puro silicone tbm né? ngm merece kkkkkk).
    Parabéns, BJSSSS!!!!

    Cakes Hill

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cakes, eu penso exatamente como vc...tbm não ligo pra silicones não! Mas pagar caro por um produto com óleo mineral é D+ né?
      bjks

      Excluir
    2. Ai por favor, ngm merece né? Assim, nem tanto na R, porque a maioria das R que eu tenho, tem óleo mineral e funciona direitinho, talvez porque use menos e o shampoo vai tirando né? Mas na H e na N, pfvr..
      Até porque as melhores R tem o maldito, mas okay. Eu dou uma perdoada em alguns! kkkkkkkkk

      Excluir
    3. Eu sempre soube que silicones são liberados para Low Pow. A lista diz os que "não devem" ser usado, mas no low poo é liberado, eles saem com anfótero misturado no condicionador por exemplo. Claro que em grandes quantidades não é bom usar.

      Excluir
    4. Daiane, os silicones solúveis em água são liberados, os outros eu tenho minhas dúvidas se saem mesmo com anfóteros....

      Excluir
  5. Oi Erika, tudo bem?
    Excelente Post! Típico de Erika Nasch.
    Ainda tem outro ponto: O óleo mineral é usado como veículo para ativos oleosos que não se misturam na água, ou seja, ele se tornam um solvente para manteigas...
    Só que, existe outros óleos que poderiam ser usados como base, igual o óleo mineral, tais como: Óleo de Soja, Óleo de Rícino...
    Como o óleo mineral é baratinho, vai ele mesmo pra fazer a mistureba né

    Beijos,
    Fernando.

    www.cabelomaniacos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fer...eles querem economizar às custas da saúde dos nossos cabelitchos...
      bjks

      Excluir
  6. Olá Erika tudo bem?
    Tenho certeza ke vc irá me entender: existe um outro lado B dessa questão:
    Por ex: oléos minerais e petrolatos são otimos impermebializantes confere?
    No caso de vc fazer natação, hidroterapia, watsu......
    A primeira coisa a fazer é molhar com agua torneral mesmo
    segundo colocar um oleo mineral, porke a touca acaba rebentando o cabelo e o oleo desliza
    se tiver o methyl..............lizone( em destake no rosa) vai ter uma função bactericida
    se vc tingir ou descolorir de louro se não passar nada ele vai fikar verde e espigado,
    Será que o petrolatão será sempre um vilão???
    provalvelmente não.
    queria opiniões:
    uma cabeça ke se abre uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho anterior.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore,
      qualquer óleo vegetal faz a mesma função do óleo mineral, só que de forma mais saudável. Existem óleos vegetais antifúngicos e bactericidas muito melhores que o óleo mineral, como o óleo de melaleuca... só que as empresas preferem investir em matéria prima barata, e seu cabelo que se dane... essa é a minha principal revolta com o óleo mineral... é ver produtos custando o olho da cara, com óleo mineral na composição. Em produtos baratos, eu até entendo... mas pagar caro pra colocar maquiagem no cabelo, acho o fim da picada!
      bjks

      Excluir
  7. Oi Érika, gostei muito do post e do blog só senti falta dos créditos da pesquisa, para que nós leitores possamos ter ideia da fonte que teve base para o seu post, eu amo os silicones a facilidade que eles nos da para penteabilidade e brilho é sensacional. Só não sei se os que eu uso é solúvel ou não... vou olhar quando chegar no salão amanhã. Vou seguir o blog para ficar atenta aos posts. Bjokas doce, Manu.

    www.manunaotaobasica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu,
      São muiiiiiiiiiiitas fontes! Eu pesquiso em muitos mas muitos mesmo...e não tenho hábito de ficar pegando o link.. seria uma lista enorme... mas o que eu escrevo, é com minhas próprias palavras, pq eu faço um resumo. Eu coloco a fonte qdo eu copio de algum lugar, como foi o caso da lista aí de cima...

      Eu não tenho nada contra silicones, tbm uso. O pessoal do No poo, é que não usa de forma alguma...

      bjks

      Excluir
  8. Eu acho que toda informação é bem vinda e sempre nos deve fazer procurar saber mais sobre os assuntos.
    Esse assunto do OM causa uma certa polêmica, eu já li bastante mas ainda não consegui encontrar em nenhum lugar falando qual a quantidade desses componentes nos produtos cosméticos ou quantas vezes tenho que usar os produtos para que o OM se acumule nos fios.
    E bom, se formos analisar, todo tratamento cosmético é algum tipo de maquiagem nos cabelos.
    Aí, vc pesa na balança: alisamemtos, progressivas, tinturas, babyliss, chapinha, escova X OM. Qual deles a longo prazo podem danificar os cabelos?
    Eu não ligo pra OM ou silicones, gosto sim de coisas de qualidade e que façam bem aos meus fios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise!
      Então...justamente isso! Coisas de qualidade não deveriam conter componentes "sem qualidade"... Essa é a questão que me revolta.. não é o óleo mineral em si, que com certeza faz tão mal qto á coloração ou química ao longo do tempo... mas sim, empresas renomadas no mercado, usarem matéria prima como o OM, em vez de componentes que poderiam realmente tratar, como os óleos vegetais...
      bjks

      Excluir
  9. Adorei esse post! Disse tudo!
    Visite meu blog http://lecumedelamode.blogspot.com.br/ beijoos

    ResponderExcluir
  10. Erika adoro seus posts porque eles são sempre muito informativos, e este não poderia ser diferente! Parabéns pelo ótimo trabalho que você faz.
    Eu por exemplo achava que silicone era tudo igual, porém, nunca comprei nenhum produto que tivesse na frente: Silicone reparador de pontas, Óleo de silicone (?), e afins, por falta de atração mesmo, com certeza tem silicone em vários produtos que uso, mas nenhum estampa este componente.
    Depois deste post, ficarei mais atento!
    Beijos (:
    http://docemetafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu querido!
      Fico feliz que vc goste! :)
      Olha, quanto aos silicones eu nem sou muito encanada não... eu sou revoltada com os petrolatos (óleo mineral), que vem em produtos caros!

      Mas pra quem quer seguir a rotina No poo, aí sim... silicones insolúveis não devem ser usados.
      bjks

      Excluir
  11. Que Post maravilhoso e esclarecedor...e que arrependimento, se tivesse conhecido antes o Clube do Cabelo eu não teria adquirido o Silicon Mix Bambú da Avanti (importado da República Dominicana). Em sua composição tem o tal mineral oil, propylparaben, Methyl paraben. Comprei empolgada, pois ouvi um tanto de testemunhos que ele faz maravilhas no cabelo, que o silicone impede o aparecimento de pontas duplas. Ai ai, se pudesse eu o devolveria e investiria nos óleos vegetais.

    Erika sua linda, adorei conhecer seu seu site!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle!

      Seja muito bem vinda ao Clube!

      Poxa, é verdd... essa máscara é pura "make"!
      Bem, vamos ver o lado positivo... pelo menos daqui pra frente vc vai ficar mais atenta aos componentes, e vai comprar produtos mais saudáveis, né?

      ..e qualquer dúvida, grita que eu venho, tá?

      bjão

      Excluir
  12. Oi Érica, por favor, me dê sua opinião sobre a kanechom? Soube que possio máscaras livres de parabeno e óleo mineral, mas tem o tal do dhimeticone...como sou nova nisso, fico confusa sem entender muito...dê sua opinião!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís,
      o dimeticone é um silicone insolúvel em água. Ele se acumula nos fios ao longo do tempo.
      Eu nunca usei nada da Kanechom pra poder te dar uma opinião...
      bjks

      Excluir
  13. oi erick vc usaria ou recomenda dove reconstrução de pontas duplas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore,
      Eu não uso mais nada da DOVE pq eles fazem testes em animais :(
      bjsss

      Excluir
  14. nossa eu nao sabia, o.0 é que estou com pontas espigadas e porosas e pontas duplas e nao quero corta pq meu cabelo ja é curto. Obrigado pelas materias me ajudaram mto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça um enxágue com água fria + vinagre de maçã (meio a meio), depois de usar o shampoo.

      E depois use apenas um leave-in. Pode fazer isso 2 vezes na semana até melhorar a porosidade.

      Máscaras hidratantes com pH baixo também ajudam. A de jaborandi da Lofficer é ótima!
      bjss

      Excluir
  15. Olá, Erika, estou procurando um bom leave-in, mas após ler esta matéria fiquei alerta quanto aos petrolatos e silicones não-solúveis que deixam resíduos nos cabelos. Você tem algum leave-in sem esses danadinhos para me recomendar???? Pode algum da Moroccanoil, Schwarzkopf, TIGI, porque gosto muito de CHEIRO BOM nos cabelitchos...rsrsrs

    Obrigada

    Andréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea,
      Aí só vendo o rótulo pra te dizer...Mas já te adianto, que a maioria das marcas importadas usam silicones e às vezes até petrolatos, pq geralmente marcas profissionais usadas em salão, precisam de resultado imediato, entende?
      Bjsss

      Excluir
  16. Erica,

    E no caso de quem faz o uso do secador, como eu, tenho muito cabelo e ele está cumprido então demora mto tempo pra secar sozinho por isso auxilio com o secador quente e acabo usando algum leave in com protetor antes, o que atualmente estou usando é um com aminoácidos e percebi que em sua composição tem óleo mineral, quero parar de usar mas só o óleo vegetal vai proteger o cabelo do calor?

    Bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amore! Não... aí no caso vc tem que arrumar um protetor térmico sem óleo mineral. Eu fiz resenha de um ótimo da Vitamy..dá uma olhada lá em cima em "CABELOS E UNHAS"
      bjks

      Excluir
  17. Óla Erika:

    Gostaria de saber se vc consegue usar shampoos, condicionadores e mascaras que nao contenham silicones, petrolatos, parabenos e sulfato, além dos naturais e organicos, é claro, pergunto isso porque é tao dificil encontrar aqueles que realmente nao contenham todas essas quimicas nocivas, quando nao tem um na composição tem o outro! Me auxilia estou com essa duvida por favor! E obrigada pelas dicas, virei seguidora fiel... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van,
      Shampoo sem sulfato é fácil. Fiz um post com uma listinha.. tá em "artigos". Condicionadores sem silicones e petrolatos tem o yamasterol que é fácil de achar, tem da Amend Ecotherapy (cabelos coloridos), e outros q não lembro agora, mas tem sim. Máscaras, tem as da Lofficer, tem da Amend, Vitaderm (máscara é mais fácil de achar).

      Mas assim... se não for natural, sempre vai ter uma química...seja um conservante, um corante, um aromatizante...
      Os parabenos são os mais comuns, e qdo não tem, são substituídos pelo BHT, EDTA, etc...

      bjsss

      Excluir
  18. Obrigada, Érika,

    Acho que vou optar pelos naturais mesmo, à proposito, naturais e organicos sao a mesma coisa? Me indica uma marca boa e confiavel, meus cabelos tem luzes e estao um pouquinho porosos embora ja venha fazendo tratamento com vinagre, ah gosto muito de cheiros... Se puder unir o útil ao agradavel, melhor... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os orgânicos possuem selos certificados, e seus ingredientes são de origem orgânica. O natural nem sempre é orgânico. A Sal da Terra é boa, e a linha Andiroba é bem cheirosa. A linha Lippia Alba da Herbia tbm é cheirosíssima.
      bjss

      Excluir
  19. Valeu Érika!!!

    Vc tem me ajudado muito com suas informações!!! Virei seguidora fiel... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina amore, eu que agradeço a sua companhia aqui no Clube!
      bjkssss

      Excluir
  20. Eu costumo usar alguns produtos da pantene e percebi que a maioria tem o tal Dimethicone, esse silicone é muito prejudicial para o cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um silicone q não é solúvel em água e só sai com sulfatos...por isso torna-se um ciclo vicioso "sulfatos-silicones", e os cabelos vão sendo danificados...

      Excluir
  21. os silicones não fazem tão mal aos cabelos como os petrolatos? parei de comprar produtos com parafina liquida e derivados, alguns dizem que os silicones não fazem diferença, mas tenho medo que façam mal aos cabelos como os petrolatos. acha que eles não sao tao incisivos, ou devem ser banidos tambem?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Depende do silicone... tem os solúveis em água e os insolúveis. Só os insolúveis são prejudiciais para os cabelos. No post "No poo" tem a lista completa deles... bjksss

      Excluir
  22. Oi, Erika, tudo bem? Eu comprei uma máscara e não consegui identificar todos os silicones nela. Fui no post No Poo e não tinham lá também. Será que você pode me ajudar?

    Composição: Aqua, Cetyl Alcohol, Cetearyl Alcohol, Cetrimonium Chloride, Dimethicone, Glycine Soja Oil, Amodimethicone, Stearamidopropyl Dimethylamine, Ceteareth-20, PEG-90M, Parfum, Manihot esculenta extract, Phenyl Trimeticone, Camelia Sativa Oil, Elaeis oleifera Kernel Oil, Olus Oil, Disodium EDTA, Methylchoroisothiazolinone, Methylisothiazolinone, BHT, Citric Acid.

    O Amodimethicone é o único insolúvel? Ele sai com shampoo com sulfato?

    Obrigada. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim os sulfatos removem os silicones dos fios, inclusive a oleosidade natural que o cabelo precisa. Aí tem dimethicone, amodimeticone, phenyl trimeticone.
      A lista tá no post " No-poo, Low-poo, Co-wash" lá no menu, em "Cabelos" (esse post tá lá em baixo)
      bjsss

      Excluir
    2. Obrigada por responder. :)
      Mas todos estes são insolúveis na forma como estão nesta máscara?

      Excluir
    3. O jeito é lavar o cabelo com sabão de coco e umectar com óleos, porque tudo que é vendido em loja vai uma química pesada, e os produtos + inovadores (sem petrolatos/parabenos/sulfatos) infelizmente ainda são muito caro$..

      Excluir
    4. Thaty, o problema do sabão d coco, é q ele foi feito pra limpeza, e com o tempo acaba ressecando os fios. Mas se for sabonete artesanal natural, pode usar sem problemas, pq leva óleos condicionantes.

      Mas tbm existem marcas naturais que nem são caras, como a Sal da Terra, com shampoos na faixa de 16,00
      bjksss

      Excluir
  23. Nossa Erika! Estou bem chateada e indignada em saber que produtos que uso, muito caros, tem como terceiro componente o Petrolatum, por exemplo. O primeiro água e o segundo, glicerina. Ai, fala sério! Esse é um hidratante de uma marca Canadense que utilizo por não possuir perfume (já que sou alérgica). Agora pagar quase R$ 150,00 por isso?! Aff...
    Além de ser um componente relacionado a canceres, como vc citou, vc tem algum post sobre os efeitos da geléia do Petróleo na pele? ou saberia indicar algum?
    Obrigada! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, triste mesmo! Mas a maioria das marcas caras tbm possuem esses componentes...
      Essa geleia do petroleo seria o óleo mineral? Se for, eu fiz um post sobre petrolatos..
      bjsss

      Excluir
    2. Então... o Creme Hidratante é o Cetaphil e os componentes listados são: aqua, Glycerin, Petrolatum, Dicaprylyl Ether, Dimethicone, Glyceryl Stearate, Prunus dulcis/Prunus amygdalus dulcis oil, Cetyl Alcohol, PEG-30 stearate, Tocopheryl Acetate, Dimethiconol, Acrylates/C10-30 Alkyl Acrylate Crosspolymer, Benzyl Alcohol, Phenoxyethanol,
      Sweet Almond Oil, Acrylates/C10-30 Alkyl Acrylate, Disodium EDTA, glyceryl acrylate/acrylic acid copolymer, Propylene Glycol, Sodium Hydroxide, methylparaben, propylparaben e tocopherol.

      Desculpe os erros, mas fui digitando e posso ter "comido" algumas letras - rsrs
      Obrigada. bjooos

      Excluir
    3. Esse petrolatum aí, é o óleo mineral!
      Com a exceção do óleo de amendoas doce, eu não diria que essa é uma composição saudável..
      bjsss

      Excluir
    4. Nossa Erika! Que decepção! Além da sensação de ser ludibriada, sabe?! enfim... não compro mais msm! rs

      Agora em relação ao produtos naturais para os cabelos... pelo que entendi, quando eu for usar mascaras e condicionares industrializados, devo usar o shampoo tbm industrializado, agora ele pode/deve ser sem sulfato?!
      e se for usar os naturais, devo usar tudo natural, fazer umectação com óleos vegetais e/ou utilizar uma máscara caseira, por exemplo?! Posso ir intercalando uma semana de cada forma?

      Obrigada!
      Bjooos

      Excluir
    5. Sim, se for sem sulfato é melhor.

      Isso, melhor não misturar.
      Não sei como seria intercalar naturais X comuns semanalmente. Pq aí, nunca vai acostumar com os naturais. Os naturais precisam de um tempo de adaptação, e se vc intercalar, como vai ser? Não sei te dizer... aí só vc testando pra saber se vai ser bom ou não...
      bjsss

      Excluir
  24. Meu sangue ferve quando eu pego uma embalagem que diz "óleo de argan", custa R$ 50,00 por 60 ml e vejo um monte de silicones na lista de ingredientes, e o óleo mesmo lá no finalzinho da lista (sabe-se lá qual a porcentagem). Ou então: "óleo de amêndoas puro vegetal" e tá lá, com todas as letras: parafinum liquidum. GRRRRR!!! Tem que ler mesmo os rótulos, precisamos criar essa cultura para obrigar esses fabricantes a tomar uma postura, nem que seja com o intuito de manter as vendas! Beijos, Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Lu, se as pessoas buscassem saber mais o que estão comprando, aposto que as empresas pensariam duas vezes na hora de formular o produto.
      bjsss

      Excluir
  25. Amando....Não consigo colocar uma foto minha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora, aqui no comentário não tem como mesmo... se quiser, me envia por email
      clubedocabeloecia@gmail.com
      bjss

      Excluir
  26. Minhas dúvidas sobre perolados acabaram nesse post rs

    ResponderExcluir
  27. O que aconteceu com a lista com os produtos que vc estava indicando?? Porque não imprimi, logooooo.... Preciso da lista!!!

    ResponderExcluir
  28. Oi Erica ts bem?
    Preciso, mais u vez da sua ajuda.
    Vou deixar aqui a composição do Fluído para escova da Trivitt, pra vc me ajudar a ver se é bom, ou seja livre de silicones e petrolatos? Grata! Denir
    AQUA
    CETRIMONIUM CHLORIDE
    BETHENTRIMONIUM METHOSULFATE
    CETEARYL ACOHL
    PPG-1-PEG-9 LAURYL GLYCOL ETHER
    ACETAMIDE MEA
    GLYCERIN
    CETEARETH-20
    PROPYLENE GLYCOL
    DIAZOLIDINYL UREA
    IODOPROPYNYL BUTYCARBAMATE
    POLYQUATERNUM-55
    POLYMNIA SANCHFOLIA EXTRACT
    XANTHAN GUM
    ETHYLENEDIAMINETETRACETIC ACID
    DISODIUM SALT
    PHENOXYETHANOL
    METHYLPARABEN
    ETHYPARABEN
    PROPYLPARABEN
    BUTYLPARABEN
    SODIUM PCA
    SODIUM LACTATE
    ARGILINE
    ASPARTIC ACID
    PCA
    GLYCINE
    ALANINE
    SERINE
    VALINE
    PROLINE
    TREONINE
    ISOLEUCINE
    HISTIDINE
    PHNYLALANINE
    ROSMARINUS OFFICINALIS LEAF EXTRACT
    CHAMOMILLA RECUTITA FLOWER EXTRACT
    ACHYROCLINE SATUREOIDES FLOWER EXTRACT
    LAVANDULA ANGUSTIFOLIA EXTRACT
    PARFUM
    CHLOROPHYLLIN-COPPER COMPLEX
    OLUS OIL
    CAMELINA STIVA OIL
    HEXYL CINNAMAL
    D-LIMONENE
    BUTYLPHENYL METHYLPROPIONAL
    CITRONELLOL
    GERANIOL
    APHA-ISOMETHYL IONONE

    ResponderExcluir
  29. Amei o post. Super bem explicadinho.
    Te seguindo aqui no blog e na page.
    Venha conhecer meu blog também
    Beijos, www.femininetaste.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Oi!
    Sei que o blog é sobre cabelos, mas já temos listados os produtos sem sulfatos e sem silicones. Aderi ao low-poo, estou encantada!
    Mas o que me preocupa são os hudratantes pra pele. Nunca vi um sem essas
    coisas. O que usar pra substituir? Queria algum hidratante livre dessas químicas que eu pudesse comprar em mercados ou perfumarias. Já usei óleo vegetal, porém não senti muita melhora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula,
      Hidratantes para a pele, naturais e livres de químicas, só os óleos e manteigas vegetais.
      É o que uso. Melhor do que qq hidratante!
      Óleos vegetais puros vc pode comprar em lojas de produtos naturais. São os mesmos utilizados na alimentação. Tem de chia, semente de abóbora, linhaça, e muitos outros... a pele absorve que é uma beleza!
      bjsss

      Excluir
  31. Oi,gostaria de saber se os shampoos com sulfato comuns sem ser antirresiduos limpam os silicones e oleo mineral,e se os shampoos sem sulfato também conseguem limpar oleo mineral. Por exemplo nesta matéria ,http://www.acordabonita.com/2013/08/shampoos-sem-sulfatos-silicones-no-poo-e-low-poo-entenda-a-relacao/ ,diz que os shampoos sem sulfatos limpam muito bem os silicones soluveis e insoluveis,queria saber se também é possivel limpar oleo mineral com eles pois tenho alguns profutos com petrolato e parafina liquida cheios pois não sabia dessas coisas quando comprei e queria poder utiliza-los, e quando meus shampoos com sulfato acabarem quero começar a usar sem sulfatos.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Os shampoos sem sulfatos tbm contém surfactantes, e por isso eles tbm retiram os silicones; mas qto ao óleo mineral, acho que depende da quantidade utilizada. Se vc usar todos os dias, o acúmulo nos fios é maior, então não sei se o sem sulfato retiraria... aí só fazendo uma análise em laboratório pra saber com certeza.
      bjss

      Excluir
  32. Oi Erika
    Conheci tudo isso há pouco tempo e me identifiquei bastante, já iniciei o processo de troca de shampoo, mas já cometi erros com a máscara. De qualquer forma, vou devagar.. minha dívida maior é quanto a coloração. Tenho muito cabelo branco e estão muito porosos, acho que não consigo me livrar desta química... já adquiri óleo vegetal para hidratá-lo, shampoo sem sulfato e parabeno e também fiz lavagens só com condicionador. A questão é, preciso pintar todo mês e por causa do excesso de branco estou recorrendo as luzes. As técnicas dão certo com toda esta química? Pode me ajudar com mais dicas? Obrigada. Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone!
      Sim, sem problemas! Eu mesma usei tintura durante bom tempo, mesmos utilizando produtos naturais...
      bjkssss

      Excluir
  33. Oi Erika!
    Se na composição tiver AMODIMETHICONE + TRIDECETH 12 juntos são solúveis??
    Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, dá uma olhada no post NO-POO, LOW-POO, CO-WASH que lá tem a lista dos solúveis e insolúveis... eu nunca sei isso de cor...
      bjkssss

      Excluir
  34. E o Feniltrimeticona e o ciclohexasiloxane?

    Vc sabe se os oleos vegetais funcionam como bons protetores termicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amelia, falei deles lá em cima...

      Alguns óleos possuem proteção ao sol... mas proteção de 200º da chapinha, acho dificil...

      Excluir
    2. Erika, eu quero fazer a versao morrocanoil caseira, mas estou a tras do creme branco sem ser o yamasterol, pq meu cabelo n se adaptou a ele. Vc pode me indicar algum? Obrigada desde ja pela ajuda querida!

      Excluir
    3. Nádia, tem gente que usa o creme MAMAÍNA no lugar do yamasterol.
      bjsss

      Excluir
  35. Que post fantástico, Erika, muito proveitoso todas essas informações para mim. Adoro seu blog, me surpreendo e aprendo a cada dia com tantas informações importantes e necessárias que você nos esclarece. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Socorrooo estou devastada com essa informação. Sou viciada em óleos pro cabelo e acabei de ver que todos os meus tem silicones não soluveis. E olha que eles nem foram tão baratos assim. O pior é que eu dei uma pesquisada e até as marcas super caras tipo KERASTASE usam silicones não soluveis na formula dos óleos. E agora oque eu faço Erika?? Uso óleo todo dia como protetor térmico e finalizador, não posso ficar sem finalizador meu cabelo é muito cacheado e rebelde T.T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora, pq vc não tenta o óleo vegetal puro?

      Excluir
    2. Mas será que não pesa Erika?? Eu amava o meu óleo de Argan pq ele parecia tão levinho. Não deixava o cabelo melecado sabe.. E será que eles tbm funcionam como protetor térmico?

      Excluir
    3. Só pesa se vc passar muito. Alguns óleos tem proteção solar, mas proteção térmica pra chapinha ou secador, não garanto...
      bjsss

      Excluir
  37. Erika, adoro seu blog e ele tem me ajudado muito... :-)
    Com essas informações sempre olho nos rótulos de produtos de cabelo,o que devo comprar ou não devo! Rsrsrs...
    Bom... Comprei o shampoo do Lunablu Free e amei...
    Li seu rótulo e vejo que há silicone, porém, solúvel, mas, há mais um componente que me intrigou... Polysilicone-15.
    Que é silicone, já está na cara... Mas, é solúvel ou insolúvel? Pode me ajudar, por favor?

    ResponderExcluir
  38. Eu larguei os petrolatos porque parei de usar sulfatos pesados, pois estavam ressecando demais os meus cabelos. Realmente meu cabelo tá outra coisa. Mais macio, menos quebradiço e com aspecto mais saudável. Só não me livrei dos silicones porque existem sulfatos leves que conseguem retirá-los. Então, AINDA não aboli, mas passei a usar beeeem menos. Parece bobeira, mas faz toda diferença. Eu não tinha muitos problemas com parafinas (ou pensava não ter... rs). Mas como deixei de lado os sulfatos pesados, tive que abrir mão dos petrolatos. Agora, uma coisa é bem verdade: a longo prazo, o produto com petrolatos parece que perde o efeito. Tem muito creme de marca cara (como Fiberceutic, da L'Oréal) que tem parafina líquida bem no início dos ingredientes (quanto mais no início, maior a concentração), já uns da Kérastase não têm. Eu vi que a "beleza" e o "tratamento" que eles dão são pura maquiagem, porque na lavagem seguinte o cabelo continua a mesma coisa. Não trata.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top