ÓLEO DE OJON MISKITO AMERICANOIL - MINHA OPINIÃO | Clube do cabelo e cia

Oi pessoal!

Hoje eu vou falar sobre o Óleo Americanoil da Miskito, bastante conhecido na "blogosfera cabelística", e já resenhado por dezenas de blogs...

Eu sempre tive curiosidade nesse óleo, e ganhei ele para testar, há uns dois meses.
Como "cheirólatra" que sou, a primeira coisa que fiz quando recebi, foi abrir pra sentir o cheiro... e diga-se de passagem, o cheiro é delicioso na minha opinião, porque eu adoro aromas doces. Ele me lembrou o aroma da linha "OX OILS"... é aquele mesmo cheirinho.. e o óleo é bem encorpado...bem grosso!

Maaaaassss, vocês sabem que o meu foco na resenha são os componentes, e principalmente de uns meses pra cá,  eu tenho estado mais voltada aos produtos naturais e mais saudáveis; então fui pesquisar a sua composição...

Composição:

Como vocês podem ver na composição, o "elaeis oleifera kernel oil" (óleo de semente de palma americana), é o terceiro componente da fórmula, vindo após o Dimethiconol e cyclomethicone, que são dois silicones não solúveis em água.
Geralmente, a ordem dos componentes na fórmula seguem a ordem de concentração, ou seja, os primeiros possuem maiores concentrações que os últimos. E se os silicones vem em primeiro e segundo lugar na fórmula, antes do óleo de palma, sinal que a concentração de silicones é bem alta, e é maior que a do óleo de palma, considerado o principal ativo da composição.

Logo depois do elaeis oleifera kernel oil (óleo de palma), temos novamente o cyclomethicone, seguido pelo Dimethicone Crosspolymer, que é um derivado de silicone (solúvel em água), usado como um agente espessante. Depois, temos o Benzotriazolyl dodecyl p-cresol , que é um estabilizante da viscosidade e da oxidação; então temos o Cl 17200 e Cl19140 que são corantes, o Alpha-isomethyl lonone, que é um agente auxiliar na fragrância, o Benzyl salicylate, responsável pelo aroma doce, Hexyl cinnamal que é um aditivo aromático (alérgeno e insolúvel em água), Citronellol agente aromatizante (alérgeno), Coumarin aromatizante químico, e por último o Linalool que é  um componente proveniente de óleos essenciais de plantas aromáticas, que também serve para contribuir com o aroma.
Conclusão... quanta química!!! É um perfeito "blend de silicones"!


Eu enviei um email pra Miskito pedindo a informação da concentração do Óleo de palma para que eu colocasse na resenha, mas a resposta que obtive deles foi que a quantidade de óleo é um segredo industrial, e não podem informar, mas que garantem que é um percentual elevado.

Confesso que não fiquei satisfeita com a resposta, porque como consumidora, acho que estou no direito de saber o que estou usando... mas enfim...


Elaeis oleifera
Quanto ao nome "elaeis oleifera kernel oil", fui pesquisar, e não achei em nenhum lugar, uma planta ou fruto com nome ojon.. só o que achei na wikipedia foi:

"Elaeis oleifera é uma espécie de palmeira comumente chamado de óleo de palma americano. [2] Tal como o seu parente próximo Elaeis guineensis, óleo de palma Africano, é plantada comercialmente para a produção de óleo de palma , mas a uma escala muito inferior à Elaeis guineensis."

Ou seja, óleo de ojon = óleo de semente de palmeira americana


 A pergunta que não quer calar... de onde vem esse nome OJON? Se alguém souber, me fale please! #curiosa#
 Eu pensava (na minha santa ignorância) que era o nome da espécie da planta, assim como é o  "argan" (Argania spinosa). Mas pelo visto parece ser apenas um nome comercial...
Tudo bem, que o nome é o que menos importa...foi só a título de curiosidades mesmo..rs





Minhas conclusões:

Na minha opinião, este óleo só serve para quem usa muita chapinha e secador, porque o bando de silicones que ele tem, com certeza darão proteção térmica para tal.
Tratamento = Missão impossível!  Só deve dar uma maquiada nos fios, e olhe lá!
Mas pra quem curte silicones, é um prato cheio... vai amar!!

E "pelamor", se vocês forem usar, nada de fazer umectação ou colocar esse óleo em máscaras!! Ele só serve como finalizante e protetor térmico, ok?

Uma reflexão...
O óleo natural puro de argan, também tem proteção térmica, só que natural...
Este óleo da Miskito de 50ml custa em média 80,00
Enquanto 100ml de óleo de argan orgânico 100% puro (com certificado ECOCERT), custa 59,00 
#pensenisso#


E devo confessar uma coisa à vocês... fiquei muito frustrada em saber que o cheiro que eu tanto gostei não passa de uma mistura química... poxa.. triste! :(  Isto está me fazendo repensar muitas coisas... porque o aroma sempre foi fator crucial pra mim, na escolha dos meus produtos!... mas acho que está na hora de rever os meus conceitos...



Bem, esta foi a minha opinião sobre o produto...e com certeza, eu não compraria!

Bjs

Postar um comentário

  1. Erikinha, unff... tenho aquele óleo Ojon "Original", a composição é completamente diferente. Mas ainda assim não gostei, pesou MUITO nos cabelos.

    Amor, não sei ao ser "da onde veio", mas o termo "OJON" é uma marca patenteada, assim como "Moroccanoil". A Marca Ojon tem no óleo de palma seu componente principal, todavia ela mesma não alega ter "óleo de ojon" ela diz ser um bled de óleos com american oil. Pois é, na verdade a marca Ojon utiliza-se de uma mistura de váaarios óleos diferentes.
    Não sei se estou certa, mas creio que todas as outras vieram a chamar seus produtos de "óleo de ojon" exatamente por causa desta marca que "lançou" o óleo de palma americano no mercado cosmético...

    Como sempre, amo suas resenhas!
    Beijos mil.
    Kah
    http://www.acordabonita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kah!!
      Entendi! É tipo o "bombril" né? hehe... mas blend de óleos, não vi nenhum...
      Bjão amore!!

      Excluir
  2. Não tinha pensado nisso Erika! Até porque o resultado com o uso desse óleo / blend nos meus cabelos, o efeito foi muito bom.

    Embora concorde com você no quesito finalização, eu adorei o óleo da Miskito, tanto para proteger do calor quanto para finalizar.

    Até usei misturado à máscaras de reconstrução, coisa mínima, pq notei q tinha bastante silicones, mas ele não atrapalhou o efeito da máscara e diminuiu aquela sensação de endurecimento.

    Talvez por causa dos silicones mesmo. Gostei da sua resenha, serve para nos abrir os olhos. Mesmo tendo aprovado o óleo, é bom saber dos contras tb!!!
    Beijo grande amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinha!
      Sim, foi o que falei...como finalizador e protetor térmico é ótimo!
      Mas eu prefiro os óleos que tratam mesmo...
      valeu amore!
      bjão

      Excluir
  3. Pois é...se o foco é finalizar pode ser, mas ele não vai tratar, isso é um fato porque silicone não trata e eu sempre soube disso, mesmo quando usava descontroladamente os silicones.

    Sua comparação com o óleo de argan puro foi bem feliz, afinal, o que vale mais a pena?

    E quanto as fragrâncias, pois é...mas existem os produtos suuuuupeeer cheirosos e "do bem" pq usam os óleos essenciais, como é o caso da Herbia. Eu adoro cheiro de mato, então gosto de todos esses produtos que têm essa pegada! rs.

    Mas quanto as fragrâncias doces, tenho fugido um pouco delas (embora ame) normalmente são todas sintéticas, pq um OE de baunilha do bom, é super caro, não sei se as empresas querem arcar com esse investimento, portanto fico nas florais e herbais mesmo, vamos as resultados né? kkkk

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Nilha... esse negócio de ser cheirólatra me atrapalha, viu!! Fico tentada por produto cheiroso... mas com certeza, aromas naturais são outro nível né!
      E vamos aos resultados!! :)
      bjooo

      Excluir
  4. Oi Erika, onde acho o oleo de argan puro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, esse que eu mencionei no post, eu vi na engenhariadasessencias.com.br na seção
      ÓLEOS ORGÂNICOS
      bjs

      Excluir
  5. Eu odeiooooooooooo esse óleo não serve para nada e o cheiro NA MINHA OPINIÃO é um dos piores do mundo.
    Nunca vi um produto cosmético com um cheiro tão forte.
    Só de pensar tenho nauseas e dor de cabeça.
    O Obliphica Oil da mesma marca tb não gostei porém o cheiro é menos pior kkkkkk
    http://belezaesermulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, o cheiro eu até gostei, mas só de saber que é cheiro de química, aí é dose!!
      #cheirólatrassumida# rsrs
      bjssss

      Excluir
  6. Erika , minha linda, que bom que você existe e melhor ainda, que se lembrou de fazer um blog com matérias maravilhosas e esclarecedoras com está. E ainda bem que eu te encontrei e a cada dia tenho a oportunidade de aprender mais contigo.
    É claro que todos nós sabemos que não devemos acreditar em tudo o que lemos mas, também é certo que acabamos por nos deixar influenciar quando lemos tantas opiniões a falar bem de um produto. Eu já estava a pensar em adquirir tal produto, obrigado pela economia que acabei de fazer rsrs.
    Parabéns!!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Fico muito feliz, de poder ajudar com as minhas informações!
      E eu também tenho aprendido muita coisa por estar pesquisando as matérias pro blog...
      Obrigada à vc por me acompanhar nesse caminho em busca de aprendizado!
      bjks

      Excluir
  7. Oie Erika!

    Esse óleo de argan que você cita no fim da resenha onde compra? É o moroccanoil ?

    Obrigada bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâmela!
      Não..
      o que eu falei é o do site engenharia das essencias.
      bjs

      Excluir
    2. Erica, esse é o nome do site onde você compra o óleo puro de argan?
      Pelo que você falou não tem o mesmo aroma desses finalizadores de argan, mas ele fede?
      Porque pelo visto, é bem melhor ter o óleo puro...

      Excluir
    3. Sim, é esse site. O óleo de argan puro quase nem tem cheiro, como a maioria dos óleos vegetais puros. E com certeza o óleo puro dá de 1000 nesses outros cheios de silicones..
      bjsss

      Excluir
  8. nossa ja escrevi o comentario 3X e ainda anos ei se deu certo.

    Enfim, queria te parabenizar pelo sue blog, que é excelente!
    E contar uma historia que ouvi anos atras de uma amiga de Honduras. Segunda ela no nordeste de HOnduras, num lugar chamado La Moskitia, cresce uma arvore chamada Ojon e essa arvore da uma noz. O extrato dessa noz seria otima para os cabelos. Sera isso o segredo do nome? Posso ter escrito errado algum nome, pq faz tempo que ouvi isso, mas em geral a historia é essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regi!
      Ótima informação! Deve ser isso então...Vou pesquisar no google esse lugar ;)
      Valeu amore, e obrigada por acompanhar o Clube!
      bjss

      Excluir
  9. Erika,li atentamente a sua resenha como sempre leio todas, ok o óleo só é caro e ponto. o que me deixou intrigada foi você falar que serve como finalizador e termo(secador e chapinha), o que sei é que se passar óleo e passar chapinha meu cabelo vai "fritar" concorda comigo, ele é óleo e se adicionar chapinha, não tem como não fritar, já fiz esse teste e não deu certo e não dá, se pesquisar por aí vai ver que óleo e chapinha não combinam o cabeloo frita literalmente,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Não...vai depender do óleo. tem óleos que tem proteção térmica, outros não...
      Quando eles tem, vem escrito no rótulo "Proteção térmica". Geralmente os óleos de argan, macadamia e ojon(palma) tem essa proteção, que é derivada dos ativos da planta.

      Mas se não vier escrito "proteção térmica" no rótulo, vai "fritar" mesmo..rs

      bjks

      Excluir
    2. Que geralmente, são os óleos que na verdade são só silicones e óleo mineral... esses sim, não protegem nada...

      Excluir
  10. perfira sua resenha!

    é uma blogueira de muita ética,virou minha inspiração!

    eu recebi este óleo pra resenhar no meu blog,mas ele é tão ruim que nem quiz resenhar,na época eu estava começando com meu blog,não tinha muita noção ainda da ética!Mandei um email para a luminux perguntando se eles queria o óleo e os outro produtos que me enviaram de volta,pois não irira resenhar pois meu cabelo tinha odiado tudoooo!!e eles nem sequer me responderam!

    bjos querida parabéns mesmo por esta resenha honesta!

    ja seguindo vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thays!!
      Vc é das minhas!!
      Deixe o link do seu blog aqui, pra galera poder conhecer também! ;)
      Bjssss

      Excluir
  11. Oi Erika, vc viu que tem o óleo de batana (ojon) puro no site engenharia das essências? ele é bem fedido, mas é muito bom! e muito mais barato que esse cheio de silicone. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa q coincidencia!! Ontem mesmo tava vendo esse óleo lá na Engetec!!
      Com certeza deve ser bom!!
      bjsss

      Excluir
  12. Oi Erika! :D
    Queria me livrar de vez dos silicones, mas ainda não consegui desapegar da chapinha e, consequentemente, dos protetores térmicos cheios de silicones.... Existe algum óleo ou manteiga vegetal que eu possa passar no cabelo antes da chapinha ou do secador como protetor térmico e que substitua os silicones?
    Beijooo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amore, infelizmente não!! Pra encapar os fios pra proteger de calor de 100º só silicone mesmo.
      bjksss

      Excluir
    2. Ah... Que pena!
      Então vou tentando diminuir o uso aos pouquinhos até me acostumar sem!
      Obrigada mais uma vez pela atenção Erika!
      Bjss

      Excluir
  13. Querida Erika!!! Vim aqui no seu site ver algo sobre o óleo batana, pois eu acabei de comprar na Engetec que virei cliente por sua causa, e foi muito bom, mais queria ter uma idéia de como usa-lo, meus cabelos são crespos e cacheados, li a tua experiência com este e fiquei tranquila que agora só compro os mais puros. Ainda não sei como usa-lo, mais quando vejo não resisto e compro, desta vez comprei o de jojoba e o que li me deixou feliz, você pode me dar umas dicas de usos!!!!!!! beijosss sua fã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida!!
      Eu gosto de usar o óleo puro mesmo! Lavo os cabelos com shampoo, deixo secar, aplico o óleo, massageio bem o couro cabeludo e espalho ele bem nos fios (não é pra encharcar de óleo!). durmo assim, e no dia seguinte eu lavo e condiciono normalmente.

      mas tem gente que gosta de usar com o cabelo úmido... aí vc tem q testar das duas maneiras, pra ver qual seu cabelo prefere...

      Vc tbm pode colocar umas gotas na mão junto com o condicionador (não no mesmo dia que umectar)

      E pode usar como finalizador, esfregando bem nas mãos, e depois amassando os cachos de baixo pra cima com ele.

      bjãooo <3

      Excluir
  14. Obrigado Erika, Feliz Páscoa para você e sua família!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amore!!
      Pra vc e sua família tbm, uma Páscoa repleta de paz e amor!
      bjsss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Entre para o nosso Clube!

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top