O PODER DO ÓLEO DE ORÉGANO | Clube do cabelo e cia




Oi pessoal!

Se vocês já estão  familiarizados(as) com tratamentos naturais, provavelmente já ouviram falar dos benefícios do óleo de orégano.
Este óleo é muito utilizado na medicina natural, e vem sendo amplamente estudado pela comunidade científica por seus vastos usos terapêuticos. Inclusive por ser utilizado também para a conservação de alimentos.
O óleo de orégano é amplamente conhecido como um potente "exterminador de germes patogênicos" natural.
Ele também é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, bem como zinco, magnésio, ferro, cálcio, potássio, cobre, manganês e niacina.

Crescentes pesquisas vem confirmando suas propriedades e seus efeitos terapêuticos sobre o organismo, e até mesmo grandes empresas farmacêuticas, já utilizam-se de suas propriedades.



Veja alguns dos benefícios do óleo de orégano:

1. Fonte de nutrientes essenciais

O óleo de orégano é suficientemente rico em zinco, magnésio, ferro, cálcio, cobre potássio, manganês e niacina, bem como uma série de vitaminas, tais como C e E.
 Este óleo pode funcionar efetivamente como uma fonte de nutrientes essenciais, quando utilizado de forma rotineira.

2. Ajuda na digestão

A saúde geral  gira em torno da saúde do  intestino e cólon. Sem uma digestão saudável, o alimento começa a compactar e, na verdade, apodrecer dentro dos longos metros do trato digestivo.
O óleo de orégano é conhecido por estimular especificamente o fluxo de bile para os órgãos digestivos, melhorando o processo digestivo e ajudando a sustentar os seus sistemas biológicos que ajudam a determinar seu estado geral de saúde.

3. Protege contra organismos prejudiciais

Um estudo em particular, examinou a relação entre a ingestão de óleo de orégano e parasitas dentro do corpo através de um estudo de 6 semanas. No estudo, aqueles que tomaram 600 mg de óleo de orégano diariamente, tiveram um completo desaparecimento dos parasitas no corpo. O uso de óleo de orégano pode ser uma ferramenta essencial na luta contra uma variedade de parasitas, protegendo-nos contra uma ampla variedade de infiltração destes no interior do corpo, bem como no ambiente físico. Isso inclui vermes redondos, vermes de fita, percevejos, piolhos, pulgas e mosquitos.

Um estudo recente sobre a atividade de vários óleos essenciais contra organismos prejudiciais descobriram que tanto os óleos de orégano e tomilho mostraram atividade mais potente.

4. Combate infecções

O óleo de orégano é rico em carvacrol. Estudos têm demonstrado a sua utilidade contra candida albicans (candidíase), Aspergillus (mofo de cereais), infecções por estafilococos, infecções vaginais, pseudomonas (bactérias do solo e da água), listeria (bactéria da meningite), e potente ação contra a Salmonella e E. coli.
O óleo de orégano também pode fornecer apoio contra doenças infecciosas comuns, incluindo problemas respiratórios, psoríase, eczema, pé de atleta , infecções fúngicas e infestações de organismos nocivos.

Com o uso regular, o óleo de orégano pode ajudar a nos proteger contra infecções fúngicas.



5. Alivia dores

Condições dolorosas, como artrite, dores nas costas, ou do túnel do carpo pode causar muito incômodo na vida diária de um indivíduo. O Óleo de orégano pode ser usado topicamente, sendo absorvido pela pele e ajudando a aliviar o desconforto decorrente dessas dores.

Basta fazer uma  mistura 50/50  de óleo de orégano orgânico e azeite de oliva orgânico. Aplique a mistura topicamente na área afetada para alívio. Aqueles que sofrem de dores musculares, lesões esportivas, e dores nas costas podem também colher esses benefícios.

6. Auxilia no emagrecimento

Apesar de sua reputação como um reforçador imunológico natural, o óleo de orégano também atua contra a gordura corporal indesejada. Como demonstrado por um estudo recente que incidiu sobre as capacidades de queima de gordura do óleo de orégano, o ingrediente ativo do óleo de orégano conhecido como "carvacrol" pode realmente reduzir a irritação no tecido adiposo.

7. Auxilia o ciclo menstrual

Períodos menstruais irregulares e dolorosos, juntamente com os efeitos negativos da menopausa, estão entre um dos problemas mais comuns relatados pelas mulheres atualmente. O óleo de orégano pode realmente ajudar  na menstruação irregular, bem como proteger contra atributos negativos da menopausa.

8. Combate o envelhecimento

Com potente capacidade anti-oxidante, além de neutralizar os radicais livres, o óleo de orégano também ajuda a retardar o processo de deterioração celular, retardando assim o processo de envelhecimento. A grande quantidade de antioxidantes encontrados no óleo de orégano também pode ajudar na proteção contra problemas relacionados com a idade, como doença ocular, degeneração muscular, e numerosos distúrbios do sistema nervoso.

9. É anti-alérgeno, anti-inflamatório e antioxidante

O óleo de orégano produz um efeito sedativo sobre a hiper-sensibilidade de alergias. Um de seus componentes, o "ácido rosmarínico", é um anti-histamínico, anti-inflamatório e um anti-oxidante  mais potente do que a vitamina E.

O óleo de orégano pode oferecer uma alternativa natural eficaz, quando se trata de acabar com os efeitos drásticos associados com reações alérgicas.

O ácido rosmarínico aumenta a produção da prostaglandina E2 e reduz a produção do leucotrieno B4 em leucócitos humanos. Possuindo grande potencial terapêutico no tratamento ou prevenção de:
asma brônquica, úlcera péptica, doenças inflamatórias, espasmos, hepato toxidade, arteriosclerose, isquemia, doenças cardíacas, catarata, câncer,baixa motilidade dos espermatozoides,baixar a glicemia no diabetes.
 A absorção do ácido rosmarínico se dá através do intestino, e da pele.

Obs: O ácido rosmarínico é pouco solúvel em água, e sua melhor absorção é por infusão em óleo, ou em solução alcoólica, esta última principalmente para inflamações nos dentes.
Outras plantas que contém ácido rosmarínico, são o alecrim e a sálvia.

10. Aumenta a imunidade

 O óleo de orégano pode ajudar a aumentar a  imunidade, e prevenir gripes quando utilizado internamente de forma adequada.

11. Trata acne

Devido a presença do timol em sua composição, este óleo possui propriedades antissépticas, antibacterianas, antimicrobianas e antifúngicas, além de ser um excelente desinfetante. Remédios para acne, hemorroidas e fungos estão presentes em sua constituição.


12. Trata a caspa e seborreia
 Devido possuir propriedades antissépticas, antibacterianas, antimicrobianas e antifúngicas.





O Orégano na Aromaterapia:

O óleo essencial de orégano:
Existem 3 tipos diferentes de óleo essencial de orégano:

Orégano espanhol QT timol
Auxilia no controle de infecções e inflamações de qualquer tipo. Alternativa mais suave que o tomilho


Orégano comum, selvagem, de vaso, grego e europeu (carvacrol acima de 60%)
Possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e anti-infecciosas, sendo útil para o tratamento de praticamente todos os tipos de infecções. Têm ação anti-cancerígena, anti-oxidante, larvicida, lesmicida, estimulante digestivo, em inflamações e dores articulares e musculares, em problemas de acne, abscessos e furúnculos. Estimulante geral como o tomilho.


Orégano lavanda (linalol/carvacrol)

Aroma muito mais suave que o dos outros oréganos, é estimulante do sistema imunológico, auxilia no tratamento de pele, em casos de acne e peles envelhecidas. Anti-infeccioso tão bom quanto o anterior, bom para crianças e pessoas sensíveis



Como fazer óleo de orégano por maceração:

Os melhores óleos para se fazer a maceração do orégano são: Oliva ou Jojoba.
Use a mesma medida de orégano e óleo (1:1)

Veja como fazer óleo de ervas aqui.


E se você preferir comprar o óleo pronto, 
pode achá-lo aqui:








Postar um comentário

  1. Amo oregano, acho que vou fazer hehe
    tenho o óleo de Jojoba aqui
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Que legal não conhecia todos esses benefícios do orégano!
    bjs

    elainelobato2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Interessante! A natureza tem a cura pra tudo, basta se aprofundar no assunto para perceber os benefícios que ela oferece. Mas quanto devemos tomar por dia para fazer um tratamento preventivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Eliane, a cura de tudo está na natureza. Até os próprios medicamentos são extraídos da natureza né... 2ml por dia nas refeições é o suficiente. Acho que tem cápsulas dele tbm.
      bjksss

      Excluir
  4. Adoro orégano!!!! Não conhecia o óleo. Gostei da dica.

    ResponderExcluir
  5. Érika, fuçando na net encontrei seu site e estou Amannnndo suas publicações!!!
    Continue compartilhando conosco seu conhecimento.
    Pois bem, ano passado comprei um kit de desintoxicação em que veio um óleo de orégano selvagem orgânico... porém, é muuuuuuito forte!!!
    A recomendação era exatamente para limpeza de verminoses intestinal, associado a capsula de folhas de oliveira.
    Me diz: qual a melhor forma de ingerir este óleo de orégano, pois com meia gota é quase fatal... queima a boca toda rsrs
    Camuflava a gota em miolo de pão, agi certo?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana! Seja bem vinda!!
      Vc pode diluir ele em outro óleo, como o azeite de oliva, ou no mel... a ideia do miolo acho que tbm serve... se tá indo pra dentro, tá bom...hehehe

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top