PONTAS DUPLAS TEM TRATAMENTO? | Clube do cabelo e cia



Oi Pessoal!

 O cabelo é muito suscetível a vários tipos de danos devido à exposição ao sol, poeira, água do mar, piscina, processos químicos, processos mecânicos, falta de nutrientes, etc.

Um dos danos capilares mais frequentes, são as pontas duplas, especialmente em quem tem cabelos compridos.
A ponta dupla é uma ramificação do fio, causada por danos causados numa camada da cutícula.
Invariavelmente, as pontas duplas se formam devido a lesão mecânica, e ao uso de produtos químicos.

A Lesão mecânica nos fios, pode ser causada por uma escovagem forte, ou muito repetitiva. Uma escovagem inadequada pode causar rupturas nos folículos do cabelo, e ramificar as extremidades ou provocar outras condições em que o cabelo quebra no meio do eixo, levando-o à queda.

Outra lesão mecânica muito comum, é a aplicação de calor nos cabelos (secadores e chapinhas).  Em altas temperaturas, a queratina se degenera, provocando um desgaste que irá progredir para a ramificação das pontas.

 Além disso, o alisamento dos fios molhados não é aconselhável, porque o cabelo absorve a umidade e, quando um calor muito grande é aplicado, ele converte esta água em vapor, que expande as células ciliadas, fazendo-a se enfraquecer e quebrar





Como prevenir que os fios se ramifiquem, e formem as pontas duplas?


Evite o uso de produtos químicos
A principal causa de pontas espigadas e duplas, é devido ao uso de processos químicos, tais como alisamentos, descolorações e colorações. Procure dar o maior espaço possível, entre essas químicas.

Evite usar chapinha e secador em excesso
 Se você estiver usando um secador ou chapinha  regularmente, seu cabelo vai começar a mostrar algum dano. O calor produzido pelo secador e chapinha remove a umidade do cabelo, causando danos principalmente nas extremidades, danificando as cutículas, e formando assim as ramificações (pontas duplas). Segurar o secador muito próximo dos fios também pode causar danos.



Não esfregue o cabelo com toalha
Esfregar os cabelos com uma toalha, especialmente uma toalha áspera, pode fazer a cutícula do cabelo ser facilmente danificada. O  cabelo molhado deve ser espremido suavemente com uma toalha para retirar o excesso de água. Uma vez que o excesso de água é retirado, é melhor deixar o cabelo secar naturalmente.


Proteja seu cabelo 
Antes de nadar em uma piscina, ou mar, utilize um leave-in, e se puder, uma touca de natação. E não se esqueça de enxaguar e lavar os cabelos o mais rápido possível depois de nadar, para evitar que os fios fiquem com cloro ou sal durante muito tempo.


Descubra se a água que você usa para lavar o cabelo é prejudicial
Pode haver produtos químicos nocivos na água que você lava seu cabelo como por exemplo o excesso de cloro. Existem filtros que reduzem a quantidade de cloro em sua água. Altas concentrações de carbonato de cálcio pode tornar a água "dura".


Penteie o cabelo com cuidado


Comece a escovar sempre pela parte inferior. Quando você encontrar um emaranhado, não force com o pente ou escova; desembarace com os dedos e, em seguida, continue.
Você deve desembaraçar o cabelo molhado com delicadeza, principalmente os cabelos cacheados.




Lavar o cabelo com suavidade
 O melhor é só lavar o cabelo no couro cabeludo e deixar escorrer o shampoo no comprimento. Não deve-se esfregar o shampoo nos fios, "como se estivesse lavando uma roupa". Isso quebra as pontas.


Fazer umectações regularmente
Falei sobre como fazer aqui.





Afinal, existe tratamento para pontas duplas?

De acordo com especialistas, não há nenhum tratamento conhecido para pontas que já se ramificaram.   Exames detalhados comprovaram que as pontas duplas permanecem.

Existem vários produtos disponíveis no mercado que "pretendem" curar pontas ramificadas, mas não se iludam...estes produtos apenas mascaram as pontas duplas.

Portanto, o único remédio para acabar com as pontas duplas e espigadas que já existem, é cortar o cabelo antes da área que foi ramificada. 

O que nos faz lembrar do velho ditado: MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR!









Postar um comentário

  1. Se para as pontas já ramificadas não existe tratamento, só cortando, então eu ficaria careca! UHEEAHUHAU.

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei melhor cortar de uma vez o cabelo do que ficar tentando usar esses produtos que prometem resolver as pontas duplas. Não tenho muita paciência, acabo metendo a tesoura mesmo.

    Posso fazer perguntas que não tem muito a ver com o post?
    Queria saber o que você acha sobre os produtos da Elisa Fer. Tenho usado uma máscara pra H no cronograma, mas acho fraca, não sei. Ela deixa o cabelo macio, mas não vejo muito resultado (diz que é pra cabelos danificados, mas tbm não acho que sirva pra R).
    E sericina arrasa mesmo no R do cronograma? Quase não vejo as pessoas comentando sobre, uma cabeleireira me indicou uma máscara da Umidess, ainda não voltei a usar, mas achei bom o resultado já na primeira aplicação.

    ResponderExcluir
  3. Nunca me iludi com produtos que prometem acabar com pontas duplas,sempre acreditei que a solução para um cabelo extremamente danificado era a tesoura,e agora é claro,óleos e manteigas vegetais,e essa matéria só reforça o que sempre acreditei,é como vc falou prevenir pra não ter que remediar,os óleos de rícino e de oliva melhoram e muito as pontas do cabelo,em cabelos alisados como o meu,evita que fiquem com aspecto 'esticado',dando forma a pontinhas,além de deixá-las super macias.

    ResponderExcluir
  4. Olá Erika! Ótimo post! Acredito que além de todos esses cuidados, uma dose de vitamina T (tesoura) não faça mal algum, cabelo cresce né gente então, sem choro kkkkk. Aproveito pra te perguntar: uso manteiga vegetal de karité nos lábios, mais no quesito hidratação não esta funcionando, por acaso a de cupuaçu é mais hidrante? Ou alguma outra? Grata, beijoss!

    ResponderExcluir
  5. Noooossa não acredito que encontrei um site so de ruivas e com a tonalidade que eu quero. Aaaadorei, adoro ruivo ja pintei varias vezes mas nunca fiquei 100% satisfeita. Com suas dicas agora posso ser mais específica quando sugerir ao cabeleireiro oque eu quero. Hehehe. Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheeh... mas aqui não é só pra ruivas não... tem cabelos para todos os gostos...rsrsr
      bjksss

      Excluir
  6. Olá tenho um cabelo cheio de pontas duplas será que se eu cortar no ombro vai resolver alguma coisa ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suellen, se as pontas duplas estiverem só nas pontinhas, sim...

      Excluir
    2. Suellen, google "corte bordado". Até comprei uma tesoura para fazer isso e melhorou muito o aspecto do meu cabelo, que pretendo deixa-lo bem longo.

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top