ÓLEO ESSENCIAL DE CITRONELA: MAIS QUE UM SIMPLES REPELENTE | Clube do cabelo e cia


Oi galera!!

Falando em citronela, qual é a primeira coisa que vem à cabeça?
Aposto que você pensou em "repelente de mosquitos".

A Citronela pertence à família das Gramíneas e tem sua origem no sudoeste da Ásia. É parente do capim-limão, e é cultivada em solo fértil e úmido. Aqui no Brasil , ela se desenvolve bem nas regiões de Santa Catarina.
Seu óleo essencial é rico em geraniol e citronelal – substâncias responsáveis por exalar o perfume.(a maioria dos cosméticos contém citronelal)

Realmente, a função mais conhecida dessa planta, é repelir mosquitos e insetos (inclusive o Aedes aegypti, mosquito da dengue).

Porém, ela tem mais a nos oferecer do que isso... veja:

Além de ser um ótimo repelente, o óleo essencial da Citronela também tem propriedades anti-inflamatórias.
Quando o óleo de citronela é diluído corretamente em um óleo de base e é aplicado na pele, produz uma leve sensação de calor - o que alivia os músculos e articulações dolorosas

* Ele também pode aliviar a pressão de enxaquecas e dores de cabeça. 

* O óleo de citronela é adstringente, e pode ajudar em casos de pele oleosa. Ele ajuda a reduzir a oleosidade e também a reduzir as bactérias ruins que podem levar à acne.

* Atua como desodorante, pois ajuda a desinfetar as bactérias que causam o mau cheiro.
(Se adicionar umas gotas de óleo essencial de citronela no óleo de coco, ele pode ser utilizado como um desodorante, ajudando também a combater a transpiração excessiva)

* Função antisséptica e antibacteriana - Citronela é bom para desinfetar lugares, e a própria pele.
Você pode usá-lo como desinfetante, acrescentando gotas do OE de citronela na água para a limpeza da casa, ou à água do banho.

* Febre - Assim como o óleo de lemongrass, o óleo de citronela (no difusor aromático para ambientes, ou em óleo carreador para massagem) pode ser usado para ajudar a reduzir a febre.

* Mentalmente, o aroma do óleo de citronela pode ajudar a reduzir a fadiga mental, cansaço emocional, tensões mentais, ou exaustão nervosa. 

* O óleo de citronela de Java é um dos óleos mais utilizados pelas indústrias cosméticas, devido aos seus constituintes citronelal e geraniol, serem importantes e amplamente utilizados nos blocos de construção de aromas de perfumes. 

 O óleo de Citronela deve ser usado com cautela, e sempre diluído em um óleo carreador (ex: jojoba, coco, amêndoas doce). 
Nunca use diretamente sobre a pele sem diluir.

Estudos:
O óleo de citronela é popular como um 'natural' repelente de insetos. As suas qualidades repelentes de mosquitos foram verificados pela pesquisa, incluindo eficácia em repelir o Aedes aegypti ( mosquito da dengue).Porém, para ser continuamente eficaz, o repelente de citronela deve ser reaplicado na pele a cada 30-60 minutos.
A pesquisa também indica que o óleo de citronela é um repelente eficaz para o piolhos  e moscas de estábulos. (Wikipedia)

Um estudo de 2009 publicado no Journal of Ecology Vector descobriu que o uso de difusores contendo óleo essencial de citronela ajudou a repelir mosquitos. No entanto, as velas que contêm óleo essencial de citronela foram ineficazes como repelentes de mosquitos.

 Em um relatório de 2011, publicado em Medicina Tropical e Saúde Internacional, os pesquisadores analisaram 11 estudos sobre a eficácia de óleo essencial de citronela  como repelente de mosquitos.
Resultados revelaram que o uso de óleo essencial de citronela em combinação com vanilina (um composto encontrado em grãos de baunilha) pode fornecer até três horas de proteção contra picadas de mosquito.




Efeitos do óleo essencial de citronela em cães:
(Fonte jornal Laszlo- Aromaterapia)

 Uma pesquisa publicada no jornal ‘‘The Veterinary record’’ confirmou a eficácia do uso de coleiras borrifadas com óleo essencial de citronela na redução da coprofagia em cães (distúrbio onde o cão ingere as próprias fezes).

 Vinte e oito cães domésticos com problemas comportamentais de comer as suas próprias fezes foram tratados de duas maneiras. Metade deles usaram uma coleira aromatizada com óleo de citronela e os outros foram tratados com terapia de som (musicoterapia).

Os proprietários relataram uma incidência significativamente menor do problema comportamental durante a primeira semana de ambos os tratamentos. Contudo, nos cães tratados com a terapia de som, posteriormente a incidência de ingestão de fezes aumenta.
O problema foi reduzido mais eficazmente nos cães tratados com a coleira de citronela, que continuou a diminuir o problema durante todo o período de tratamento.

Em outra pesquisa, as coleiras borrifadas frequentemente com óleo de citronela mostraram-se mais eficazes em reduzir latidos do que coleiras de choque. Os donos observaram que o aroma da citronela acalmava os cães, reduzindo o impulso para latir.


Fica a dica!
bjksss

Postar um comentário

  1. Olá Erika! Vc adivinhou meu pensamento foi? Eu estava querendo saber se o OE de citronela tinha outras finalidades e vc surge com esse post! rs
    A cadela que minha mãe cria está comendo as próprias fezes, vou tentar fazer a coleira borrifada com o óleo, mas preciso diluir ele né? Como faço essa mistura pra colocar no borrifador, somente com água, ou com outro óleo?
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu? "Transmimento de pensação" heheheh
      pode diluir em óleo vegetal (coco, oliva...) umas 25 gotas de OE citronela pra 100 ml de óleo vegetal. E pode passar no dorso tbm. Na Laszlo vende um pingente próprio pra isso, pra colocar na coleirinha, e aí é só pingar umas gotas do OE dentro. Mais prático. Vou deixar o link pra vc pelo face, ok?
      bjkssss

      Excluir
    2. Obrigada linda! Vc é minha guru dos óleos! Se morasse perto, vc ia me ensinar yoga! kkkkkk
      Já mostrei pra minha mãe, ela adorou. Vamos ver se resolvemos esse problema da cadela "chiquita".
      Beijos!! <3

      Excluir
    3. Aaaaahhh eu ia adorar ter vc aqui como minha aluna de yoga! \0/
      Tomara que a Chiquita melhore! Depois me conta!
      bjsss

      Excluir
  2. Huuummm, olha só!!! Por isso a Mel quis lamber o sabão de citronela que vc deu prá ela, rsrs.
    Ela ficou calmiiinha, calmiiinha!!! kkkkkkkk
    http://essenciadanatureza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Xará,virei fã do citronela depois do seu sabonete de citronela e neem DIVINO que você fez!!!
    PERFEITO,e tira muito bem o óleo da pele sem ressecar,fora a textura que é maravilhosa,derrete nas mãos...
    Bjs xará!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. xará, tbm fiquei fã do óleo de citronela, e adoroooo os sabonetes de citronela tbm!!! Dá vontade de fazer todos os sabões com citronela rsrsrrs cheiro delicioso né?
      bjãooo

      Excluir
  4. Erika querida,preciso da sua sabedoria urgente.Comprei o óleo Cironela para ajudar no combate a carrapatos na minha Mellzinha,tenho usado vinagre com sal,esfrego na pele e mais nas patas, tenho resultados positivos,mas quero usar este óleo no shampoo dela e tb como repelente,pq ela anda muito na área do prédio e vizinhos que ñ cuidam dos seus bichos é o ó,daqui a pouco nem Frontline vai resolver mais.Procurei receitas na net da proporção que posso usar,mas ñ encontrei nada confiável e tive mesmo que apelar para você.Quantas gotas coloco no shampoo e para limpeza diária,usar na pele,acrescentar algum outro líquido??? dúvidas.....me ajude porrr favorrrrrr obrigadaaaaaa.Bj gde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Goretti,
      Olha, a medida de OE é de 25 a 50 gotas para cada 100ml. Mas essa é uma medida para as pessoas. Para animais não sei se seria a mesma coisa... mas em todo caso, melhor trabalhar com o mínimo de 25 gotas.
      Pra borrifar, é misturado em água mesmo.

      Vc tbm pode usar o óleo de neem no shampoo, que é inseticida natural.

      Eu tenho na loja o sabonete para pets, feito com óleo de neem, citronela, melaleuca, eucalipto, e argila amarela que é antiinflamatória.

      bjsss

      Excluir
  5. Ai que delícia de post! Sou adestradora de cães, e dois dos problemas mais difíceis de resolver são justamente a coprofagia e os latidos em excesso. Estou apaixonada pelo estudo de óleos essenciais e definitivamente vou começar a usar nos meus aluninhos e conto os resultados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais! Seja bem vinda!
      Com certeza, os Óleos essenciais podem ajudar muito seus aluninhos! ;)
      Eles gostam tanto, que até lambem o sabão pet que faço com óleos essenciais...rsrsrs
      bjksss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Entre para o nosso Clube!

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top