RECEITA DE VANISH CASEIRO | Clube do cabelo e cia

imagem retirada da fun page Criart com Arte
 Não parece um mingauzinho? hehehe
Não vai comer não, hein!!

Oi galeraaaa!!!

Uma amiga me mostrou essa receita, que está na fun page Criart com Arte, e quero compartilhá-la com vocês, pois acredito que será muito útil em nossas vidas...rs... além de economizarmos dindin, claro!!

É o VANISH CASEIRO!

Olha só como é fácil de fazer...

Você vai precisar de:

> 150 ml de água oxigenada 30% **
> 7 colheres (sopa) de sabão em pó (aprox. 140 g)
> 7 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio

** Essa água oxigenada não é a mesma utilizada para aplicar nos cabelos. É aquela que se usa em ferimentos. Em farmácias, é mais fácil achar a de 10%. Mas em lojas que vendem produtos químicos, encontra-se a de 30%. 

ATUALIZAÇÃO :
** Em vez de usar a oxigenada de 30, você pode usar a de 10, e aumentar a quantidade para 450 ml .
Essa dica é do nosso amigo e leitor Osvaldo, que é técnico químico industrial, e atua no segmento de saneantes e cosméticos, e é autor do blog Eco limpeza (muito legal por sinal!)
 O Osvaldo também sugeriu que eu retirasse o "amaciante" da receita, pois o amaciante sendo catiônico e o sabão em pó aniônico, um anularia o efeito do outro.

Como preparar:

Colocar os ingredientes num recipiente de boca larga, e misturar bem com uma espátula até virar uma pasta.
Se preferir pode diluir com água. Guardar em recipientes escuros ao abrigo da luz.

Como usar:

Coloque 5 ml para cada 10 Kg de roupa. Para manchas mais difíceis de sair, aplique algumas gotas do produto, deixe agir por 5 minutos, e depois lave normalmente.

Este produto não substitui o sabão!!
É apenas um complemento para a lavagem normal das roupas.

OBS: Se usar essa receita, sempre seque à sombra, pois se ficar resíduo de água oxigenada e pegar sol, poderá ficar amarelado.


ATENÇÃO:

Não se deve fazer este produto em grandes quantidades!  Pois no método industrial os compostos são estabilizados, já neste tipo de formulação não.

Não armazene este produto por mais de uma semanana pois pode correr risco de perda.



Agora, uma dica da Nasch:
> O vinagre branco destilado também ajuda a tirar manchas de roupas. Sabe aquela meia encardida?
É só colocar ela de molho durante a noite toda, em uma mistura de água fervente com 1 xícara de vinagre branco destilado.
Manchas de desodorantes também saem com vinagre branco destilado. Nesse caso é só aplicar o vinagre puro sobre a mancha, deixar uns minutos e depois lavar. E serve também pra tirar cheiro de cecê das camisas!!


Fica a dica!
Bjksssss


Postar um comentário

  1. Eita receita boa!!!
    Já foi para minha lista, rs.
    Na verdade não compro esses "Vanishs" da vida, acho um absurdo de caro, eu uso o bicarbonato puro mesmo, só que essa receita aí parece ser mais potente...vou fazer.
    Bj
    http://essenciadanatureza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acho um absurdo o preço, Pati! Compro não!!
      bjsss

      Excluir
  2. Oi Erika, Menina adorei a receita já estou curiosa para fazer, adoro essas receitinhas caseiras pois alem de ser bem práticas acaba sendo bem mais econômicas também, e essa do Vanish é super fácil, vou fazer.
    http://www.obrilhodabelezafeminina.com/

    ResponderExcluir
  3. Erika,amei...Mas mim diz uma coisa,onde encontro vinagre branco destilado? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amore! Em supermercados mesmo vc acha.. bjsss

      Excluir
    2. Esse vinagre,Erika,é o comum mesmo?

      Excluir
    3. É sim, é o branco, transparente.

      Excluir
    4. Erikinha, pode ser o vinagre de álcool? Uso bastante esse vinagre na limpeza e o efeito é ótimo.
      Obrigada. Bjs
      Vânia

      Excluir
  4. Olá,Erika tbém não uso vanish,quando preciso remover manchas apelo sempre para o veja ou detergente sobre as manchas e tbém o bom e velho sabão em barra colocando de molho ao sol para ficar fácil de remover as manchas mais persistentes,mas é uma dica legal e não custa nada fazer para testar né mesmo,tenho sempre em casa estes produtos só me falta mesmo é a oxigenada boa a dica e beijos.

    ResponderExcluir
  5. nossa gostei da dica,pricipalmente eu q tenho crianças em casa....
    valeu ,obrigada por nos ajudar....sem contar q amo seu blog,passo amanha tda,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joanna!
      Depois me conta se gostou!
      Obrigada pela companhia!
      bjksss

      Excluir
  6. Olá, Elisa! Adoro seu blog!
    Vc já ouviu falar da super bolinha? Vc lava roupas sem sabão em pó. Comprei pq não acreditem na proposta. Quebrei a cara! Hahahaha
    Não Lavo mais roupas com sabão em pó. Se tiver alguma manchinha, trato aquela mancha com um pré - lavagem e depois super bolinha e amaciante! Tem resenhas na net sobre esse produto. Minhas roupas agradecem por não mais agredi-las com sabão e meio ambiente tb! Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor kikinha,onde compro estas bolinhas??
      Bjs

      Excluir
    2. Rosangela Leite, vc acha a super bolinha na rede de lojas Multicoisas.
      E Erika, mil perdões. Escrevi o comentário acima no celular e o corretor mudou o seu nome e eu nem percebi. (que vergonha!)

      Excluir
    3. Kikinha, do jeito q sou desligada, se vc não falasse, eu não ia notar...rsrsrrs... mas nem esquenta, viu!!! Essa nossa vida tecnológica tem dessas coisas hehehhehe
      Tbm achei interessante essas bolinhas! Obrigada pela dica!
      bjãooo

      Excluir
  7. Adorei a receita,vc sempre surpreendendo!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não Rô! Essa receita foi emprestada rsrsr
      bjsssss

      Excluir
  8. Olá Erika, a agua oxigenada e a mesma usada mas tintas? sempre sobra da tinta assim evitaria o desperdicio!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, essa não é a mesma do cabelo não... essa é a usada para ferimentos. Tem em farmácias.

      Excluir
  9. Erika, em um site de organização, vi uma receita de um limpador multiuso natural. Gostaria de saber sua opinião: http://anaafonsoorganizer.com.br/2014/02/27/limpador-multiuso-natural-e-seguro/ Agradecido! (=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei legal, mas eu tiraria o detergente das receitas, e ficaria só com o vinagre e o bicarbonato. Alguns óleos essenciais como o tea tree (melaleuca) tbm são ótimos bactericidas para limpeza. Bastaria acrescentar umas gotas num balde de água.
      bjsss

      Excluir
  10. Erika é o meu primeiro acesso ao seu blog e não consigo sair!!! Aqui tem tudo!!! Obrigada por existir, parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heheheh
      então fica, fica, fica! \0/
      bjãoooo

      Excluir
  11. OI ERIKA, VOCÊ ME VICIOU A ENTRAR NESSE BLOG KKKK. FIZ A RECEITA DO VANISH, PORÉM NÃO FICOU UMA PASTA, ESTÁ BEM LIQUIDO E QUANDO COLOQUEI NUMA GARRAFA DE ANTIGO VANISH, ELE COMEÇOU A SUBIR MUUUUUUITA ESPUMA, QUASE ESTOUROU O RECIPIENTE. FIZ ALGO ERRADO SERÁ?? BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, vc fez a mesma quantidade da receita, ou fez mais? Essa receita não é aconselhável fazer em gde qtdade.
      bjsss

      Excluir
  12. FIZ A QUANTIDADE DA RECEITA, MAS DEVE TER SIDO O VASILHAME PEQUENO, POIS QUANDO AGITO PRA USAR, TRANSBORDA AINDA.

    ResponderExcluir
  13. Essa receita pode ser feita com sabão liquido?

    ResponderExcluir
  14. Fiz a receita do vanish, coloquei em uma garrafa escura e fechada, uns cinco minutos após estourou a garrafa e perdí tudo, é aconselhavel deixar às primeiras horas em recepiente aberto? Preciso muito desta receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daisy, será que vc não encheu muito a garrafa, ou sacudiu demais?

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Entre para o nosso Clube!

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top