CRECE PELO: DICA DE TÔNICO CAPILAR | Clube do cabelo e cia


Oi galera!

De tanto que vocês me pediram uma receita caseira dessa máscara, resolvi dar uma olhada nela...
A sua composição realmente tem muitos ativos naturais que podem ajudar no crescimento capilar...
maaaaas... sinceridade? Não acredito que esses ativos tenham efeito de crescimento capilar, numa máscara que você deixa nos fios por 15 a 20 minutos.

Já fiz um post falando mais detalhes sobre crescimento capilar aqui.
Então galera, se não tiver uma massagem no couro cabeludo para estimular a oxigenação do couro cabeludo e dos folículos, não adianta, que não rola...

Os ativos naturais dessa máscara são os seguintes:

> agrião - Adstringente, estimulante, tônico, dá volume aos cabelos.

> alecrim - Adstrigente, anticaspa, antisséptico, antimicótico, antioxidante e cicatrizante.

> arnica - -Adstringente, antisséptico, anti-inflamatório, anti-caspa, anti-seborréico, descongestionante, ativador da circulação periférica, cicatrizante, tonificante, anestésico, estimulante de couro cabeludo.

> bardana -  Emoliente, suavizante, anti-inflamatório, fungicida, cicatrizante, calmante, antisséptico, anti-seborréico, adstringente, estimulante do couro cabeludo nas demartites descamantes.

> calendula -  Antisséptico, anti-inflamatório,cicatrizante, dermoprotetor, emoliente, tonificante, lenitivo, antialérgico e bactericida.

> camomila - Emoliente, antisséptico, anti-inflamatório, aromatizante, cicatrizante, dermoprotetor, tonificante, anti-alérgico e bactericida.

> capuchinha (mastruço) - combate a queda capilar, fortalecendo o couro cabeludo; cicatrizante.

> hera -  anti-radicais livres, anti-celulítico, cicatrizante, vaso dilatador, antioxidante, regenerador e vaso protetor. (pode escurecer o cabelo)

> limão -  ação hidratante, estimulante da circulação periférica, anti-radicais livres, clareador, tônico e adstringente.

> louro - tônico capilar

> pinho - tônico e fungicida

> salvia - Adstringente, antisséptico, anti-inflamatório, cicatrizante, dermopurificador, anticaspa, anti-queda, emoliente e antioxidante.

> urtiga - Anti-seborréico, estimulante capilar, rubefaciente, tonificante, adstringente e anti-radicais livres.


Eu penso, que para ter um efeito de crescimento capilar, esses ingredientes deveriam ser aplicados no couro cabeludo com massagens; portanto uma loção tônica seria mais eficaz que a máscara.
(Lembrando que se houver alguma condição interna que esteja causando o não-crescimento dos fios, os tratamentos externos não surtirão efeito).

E como podemos fazer o "Tônico Crecepelo"?
Primeiro, eu pensei em usar extratos glicólicos...mas não vai ser fácil achar todos esses extratos...
Já as ervas secas, são bem mais fáceis de serem encontradas.

Podemos fazer o tônico de duas maneiras:

Com água:

> Separe 1 colher de chá de cada uma dessas ervas (no lugar do limão, pode usar "menta" ou "hortelã")

> Coloque 1 litro de água para ferver.Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo, coloque as ervas, tampe e deixe a solução abafada, por cerca de 20 minutos. Depois, é só coar.


> Despeje a solução em forminhas de gelo, e congele.
Cada vez que você for usar, tire um cubinho de gelo e deixe derreter até a temperatura ambiente.


> Aplique no couro cabeludo (pode usar um conta-gotas, ou um borrifador, para espalhar melhor pelo couro cabeludo); massageando com a solução, por pelo menos uns 5 minutos (se for mais, melhor!); deixe a solução agir por no mínimo uma hora, e depois lave normalmente.
Faça isso de 3 a 4 vezes na semana.

Dica:
> Caso você já tenha alguns desses extratos, pode misturar o chá com extratos glicólicos, numa proporção de 1 colher de sopa (15 g) de ervas (no total) para 1 Litro de água, com  até 10% de extratos (só adicionar os extratos depois que a temperatura estiver abaixo de 40º)

Com óleo:
> Faça um óleo com essas ervas (secas ou frescas), para fazer umectação, e aplique no couro cabeludo com massagem, de 3 a 4 vezes na semana, e deixando agir no mínimo 1 hora.
 Já mostrei como fazer, aqui.



Fica a dica!
Bjsss



Postar um comentário

  1. Eu usei a linha durante um mês e não vi grande diferença, detalhe que no condicionador tem óleo mineral. Amei a ideia do tônico, com certeza vou fazer em casa!

    ResponderExcluir
  2. Érika vc e tudo de bom.com
    a como e bom esse blog,e irei indicar as minhas amigas....
    pessoas como vc so faz somar na nossas vidas...beijos....que Deus sempre continua de dando sabedorias....

    ResponderExcluir
  3. Dificil mesmo eh ter tempo pra lavar os cabelos e aplicar 4 vezes na semana, muito mal consigo 2 vezes! kkkkkkk logo eu que tenho
    um compridao, pense num trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Sue, se vc já tem cabelo compridão, pra quê vai querer usar um tônico?
      Quer o cabelo no pé? rsrsr
      bjsss

      Excluir
  4. Eu sempre tive um pezinho atrás com esse Crece pelo... Esta esse boom pela blogosfera mas, sinceramente, acho que podemos ter efeito usando ativos naturais como o tônico que você ensinou... Vou tentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Caroline... sabe como é marketing de empresa né? Eles criam uma "moda"... e a galera vai atrás...
      bjsss

      Excluir
  5. Olá, procurando sobre produtos naturais encontrei seu blog e gostei muito, to viciada. Todo dia entro e leio postagens que não vi ainda. Nota-se que você é uma blogueira séria e responsável e por essa e outras está de parabéns. É muito legal você compartilhar seus conhecimentos com nós leitores, sendo assim talvez conheça algum livro sobre saboaria, produtos com ingredientes naturais como sabonete, shampoo, creme etc e possa me indicar. Fiquei super interessada no assunto e gostaria de entender melhor esse mundo e até mesmo por em prática suas receitas e com ajuda dos livros inventar outras rsrs. Agradeço a atenção, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Aqui vão alguns livros principais:
      The Natural Soap Book – Susan Miller Cavitch
      Handmade Soap – Tatyana Hill
      Crafting Soap at home – Mike Helbert
      The handmade soap book – Melinda Coss

      bjss

      Excluir
  6. OI Erika, adoro os produtos naturais que você indica, mas como você também não acredito que algum produto seja capaz de fazer os cabelos crescerem além do normal. Eu acho que a umectação é muito mais eficiente, porque a massagem que se faz no couro, desobstrui os poros e estimula o crescimento, desde que aprendi aqui, tenho feito ao menos uma vez por semana.
    O único problema da umectação é o marido coitado, rs. Fiz uma vez com óleo de pequi e meu quarto ficou com cheiro de acarajé, rs.
    Erika posso pedir uma sugestão? Vou viajar e queria preparar algum produto para borrifar nos meus cabelos na praia, para protegê-los do sol, inventei uma fórmula (sem qualquer conhecimento técnico, só com base nos ingredientes que mais gosto ), será que dá certo, segue minha receita, vou fazer essa semana para testar:
    70 ml yamasterol, 50 ml água, 10 ml de glicerina, 1 colher chá de manteiga de karité (pela propriedade de filtro solar), 10 gotas de óleo de jojoba, 10 gotas de óleo de argan, 5 gotas de óleo de melaleuca.
    Claro que aceito sugestões, já testei várias das suas receitas e adoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Faby!
      Olha, acjo que nem precisaria dessa mistura toda... bastaria um óleo com proteção solar, como o óleo de buriti, ou a própria manteiga de karité pura.

      Lembre-se q a manteigas e óleos não são solúveis em água. E qdo utiliza-se água na fórmula a tendência para estragar é bem maior, pq água é meio de proliferação de bactérias.

      bjksss

      Excluir
    2. Oi Erika, obrigado por sua resposta.
      Você tem razão, vou fazer diferente então, vou só misturar manteiga de karité com o yamasterol, também gosto da manteiga pura, mas é mais complicado de levar na praia e aplicar, se eu misturar com yamasterol, consigo usar tranquilamente.
      Muito obrigado por sua dica.
      Beijos
      Fabiana

      Excluir
  7. Erika... comigo o Crece Pelo super funcionou. No meu blog tem foto do antes e depois. Usando só 25 dias.
    http://tudonaminhavida.blogspot.com.br/2014/04/essa-semana-postei-no-face-uma-dica-pra.html

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Pelo que li no seu post, vc massageava muiiiiiito o couro cabeludo com o produto.
      Experimente fazer o tônico e aplique dessa mesma maneira... tenho certeza que o resultado será tão bom ou melhor, já que os ativos penetram mais.
      bjksss

      Excluir
  8. Nossa que tudo esse post!
    Eim, ja consegui as ervas secas,
    Se vai coar tudo depois entao vai ser tipo um "chá"?

    ResponderExcluir
  9. Entãão Erika, acumulei umas perguntinhas pra perguntar tudo de uma vez só (pra nao ficar enchendo o saco o tempo todo com uma pergunta nova rs)
    1- A camomila pode clarear o cabelo?
    2- A hera é aquela de jardim mesmo (trepadeira)?
    3- Quando eu aplico no couro cabeludo da uma espécie de uma pinicada isso é normal? Bem fraquinho.
    4- Quanto tempo dura + ou - no freezer?
    5- Eu coloquei o chá em um potinho (daqueles de fazer iorgute) e congelo e descongelo o mesmo potinho, muda alguma coisa (tipo perde alguma propriedade) nao ne?

    Ok, tenho quase certeza que é isso ^.^
    Bjosss <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia!
      Respondendo:
      1- pode sim;
      2- essa mesma;
      3- é normal, pq ele ativa a circulação local;
      4- se deixar direto no freezer, uns 3 meses.
      5- se perder, é muito insignificante.
      bjss

      Excluir
  10. Vou fazer pra ontem esse tônico! Erika, já muito tempo que estou com uma queda de cabelo horriveeeeel, já fui ao médico, já fiz uma bateria de exames, tomei suplementos... e nada. Estou desperada!! a queda diminuiu durante um tempo quando estava fazendo massagens no couro cabeludo com óleo de ricino, copaiba e oliva, mas de um tempo pra cá a queda tem piorado novamente (meu cabelo parece q está caindo ainda mais, e a estrutura do meu fio tem mudado tbm com essa maldita queda :( ), estou muito triste! Enfim...
    Vc aconselha usar esse tônico de 3 a 4 vezes na semana, só que eu lavo meu cabelo somente 2 vezes na semana, pq tenho cabelo cacheado e naturalmente ressecados, posso usar o tônico e deixar no cabelo? Tipo, uso 4x na semana, mas continuo lavando meu cabelo 2x na semana.

    Bjão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Xará,
      Não é problema hormonal não? Ou emocional?
      Sim, vc pode fazer 3 a 4 vezes, e é importante que massageie bastante o couro cabeludo com o tônico, ok?
      bjsss

      Excluir
    2. É... estou começando a achar mesmo que é emocional, tenho me estressando com muita facilidade, as vezes me bate um a tristeza que eu mesma nem sei pq, e olhe que nunca fui disso, sempre fui muito bem humorada, alegre e muito calma, era muito dificil me estressar facilmente! :(
      Muito obrigada pela resposta rápida, vc como sempre muito prestativa e ajudando como pode!! :)

      Bjocas

      Excluir
  11. Érika, como deu para perceber conheci o seu blog a poucos (e tenho mandado muitas perguntas, rsrs). Estou completamente alucianda com os posts e toda a sua boa vontade para nos ensinar coisas novas e principalmente responder as nossas perguntas (se tem uma coisa que me mata é blogueira que não responde comentário, aff).
    Novamente, estou apaixonada com o seu blog e o meu problema é que quero testar tudo que vejo aqui. Tem problema? Por exemplo, tem este post onde vc fala sobre o tônico cresce pêlo; tem um outro onde vc fala sobre extrato glicólico (que eu tó louquinha para fazer, já até compreis alguns ingredientes); atualmente eu estou fazendo uso 1 vez por semana do shampoo bomba natural (shampoo sem sal, alecrim, catuaba, bepantol, vitamina A e vitamina B5, você já viu essa receita? o que acha?); além de usar oleos vegetais ou outros produtos naturais para potencializar as minhas mascaras de tratamento.
    Ou seja, posso fazer essa mistura toda, ou você acha que devo usar uma coisa de cada vez? Acontece que eu fiz o big shop a pouco tempo e não consigo me acostumar com o cabelo curto (não estou arrependida, mas me olho no espelho e não me reconheço). Então quero usar produtos (naturais agora que conheci o seu blog) que melhorem o crescimento do meu cabelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lizianne,
      Não conhecia essa receita de shampoo bomba... mas vc disse q tem bepantol e vitamina B5? O Bepantol já tem vit.B5.
      Qto às misturadas, acho melhor vc ir com calma..rsrs... melhor usar uma coisa de cada vez sim, até pra vc conhecer o efeito de cada uma delas no seu cabelo.
      bjksssss

      Excluir
    2. Pois é, ontem mesmo, depois que mandei esse comentário pensei em alguma coisa que você disse para alguém em alguma resposta: "Menos é mais". Eu já queria fazer a rotina Low/No Poo, mas a maioria dos produtos que tenho em casa são proibidos e como eles vão demorar um pouco para acabar fiquei com um pouco de dó. Mas cansei, vou fazer os extratos glicólicos e assim que estiverem prontos vou criar um cronograma consciente e principalmente baseado em produtos naturais e começar o Low Poo.

      Excluir
  12. Olá Erika, posso deixar esta mistura no cabelo (tipo o tônico que você ensinou com vinagre de maça)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, deixa só o tempo de fazer a massagem no couro cabeludo, e um tempinho depois se quiser... mas depois enxágue. Bjs

      Excluir
  13. Oi Erika!

    Se eu tiver o OE de algumas das ervas, posso substituir? Se sim, como/em que proporção?

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Fabi!
      mín 25 e max 50 gotas de OE para cada 100ml
      bjs

      Excluir
    2. De 25 a 50 de OE no total, né? Tipo, se tenho 2 dos OEs, não podem ter mais de 50 gotas os dois juntos?

      Ah, e coloco os OEs depois de frio o chá/tônico?

      Excluir
    3. Fabi, isso mesmo.. 50 gotas para o total, e depois de frio, melhor. bjs

      Excluir
  14. Oi Erika, voce sabe dizer por que não pode deixar de um dia pro outro? É por ser muito forte?
    Ah, tenho feito já tem 1 mês e a queda diminuiu 90%!! Antes caia MUITOS fios no banho, agora cai quase nada ^^

    bjs!!
    https://blogeuquefiz.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, é pq não tem necessidade mesmo.. ele não vai ficar agindo esse tempo todo...
      Que bom, Larissa!! \0/
      bjksss

      Excluir
  15. Erika, onde consigo achar essas folhas para fazer o chá?
    Estou louca pra tentar esse tonico! Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia, é fácil encontrar ervas em lojas de produtos naturais.
      bjsss

      Excluir
  16. Erika, não sei se era necessário, mas só vim aqui avisar que postei essa receita no meu blog tambem.
    Coloquei os devidos créditos!
    http://blogeuquefiz.wordpress.com/2014/09/30/tonico-capilar-caseiro/
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      Ficou ótimo o post! Obrigada por avisar!
      bjssss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top