RECEITA DE TALCO NATURAL PARA BEBÊS (serve como shampoo a seco também) | Clube do cabelo e cia


Oi galeraaa!!

O talco é um mineral, produzido pela extração de minerais e, em seguida, processado por trituração, secagem e moagem. Este processamento elimina uma série de minerais do talco, mas não separa as fibras pequenas que são muito semelhantes às do amianto (saiba os perigos do amianto aqui).
Portanto, o talco é tóxico, e representa  risco para a saúde quando é inalado.

Registros a partir de 1980, mostraram que milhares de crianças morreram ou ficaram doentes após a inalação acidental de talco de bebê.
Os pesquisadores também descobriram uma forte ligação entre o uso frequente de talco na área genital feminina e o câncer de ovário, após encontrarem partículas de talco em tumores de ovário, e descobrirem que as mulheres com câncer de ovário usavam pó de talco em sua área genital com mais frequência do que mulheres que não tinham câncer de ovário.
As partículas de talco são capazes de se mover através do sistema reprodutivo e tornam-se incorporados no revestimento do ovário.

A maioria das crianças estão expostas a um número assustador de produtos químicos diariamente, e até mesmo os bebês já  nascem com substâncias químicas em seu sangue umbilical. A maioria dos produtos para bebês e shampoos, contêm produtos químicos e a maioria não são realmente seguros para o bebê.
Por exemplo, muitos shampoos infantis (incluindo J & J) têm algumas das piores classificações químicas, e o óleo para bebês é o óleo de petróleo líquido apenas com algumas fragrâncias (artificiais) adicionadas.
(veja a matéria sobre os produtos nocivos da empresa Johnson's aqui.)

A pele suave da criança absorve quase tudo que é colocado sobre ela, por isso opções naturais são realmente importantes!
Como óleo para bebê, você pode simplesmente usar o óleo de coco puro para tudo, desde a limpeza à hidratação, para tratar assaduras...

Mas você pode usar este talco caseiro para bebês, se quiser.
Aqui vai uma receita muito simples e natural de talco caseiro, livre dessas químicas nocivas...

Você vai precisar de:
> 1 frasco de vidro com tampa hermética
> 1 xícara de araruta em pó - A araruta é anti-inflamatória, e seu pó é utilizado para tratar queimaduras de sol, brotoejas, ou picadas de insetos (outra opção seria usar amido de milho)
> 1 bola de algodão
>  óleo essencial  de lavanda (melhor para bebês)

Como fazer:
Pingue umas 20 gotas de óleo essencial na bola de algodão, e coloque o algodão dentro do frasco de vidro.
Jogue o pó de araruta por cima, coloque a tampa, e sacuda bastante. Deixe o frasco em um  lugar ao abrigo da luz e calor, e agite-o de 2 a 3 vezes ao dia, durante 3 dias.

E está pronto seu talco perfumado natural!!
(e também serve como shampoo a seco)
Simples assim!!!



Fica a dica!
bjsssss


Postar um comentário

  1. Oi xara,amei!!!
    Vou ver se faço pro meu bebe,onde acho araruta?senao farei com amido mesmo,ele usa e eu roubo um pouquinho pro cabelo de vez em quando,rs...qual a validade aproximadamente?
    Nao sabia que oleo de coco eh bom p assadura!
    Mas mudando um pouco de assunto,eu tenho muitaaa alergia a detergente,minhas mãos despelam,tem alguma dica de substituto?pk tb tenho alergia,a latex(luva nao rola,ate a camisinha compro sem latex!).
    Bjs xara,e obrigada pelas dicas sempre valiosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará, corta um pedacinho de um dos seus sabonetes naturais, e usa pra lavar a louça... a mão fica uma maravilha... agora só uso sabão artesanal pra louça... estou pensando até em fazer uma linha mais simples, só pra louça! A luva tem aquela de plastico descartavel, já tentou?
      bjsss

      Excluir
    2. Oi Erika! Duas perguntas! Qual a validade do talco? E se eu usar ele como shampoo a seco não vou ficar com o cabelo todo branco? Acho que não sei como usa o shampoo a seco...Grata! Beijos

      Excluir
  2. Minha mãe já me protegia sem saber! Lembro que ela aplicava amido de milho na minha irmã e em mim. hahahahahhahahahahhahahahhahahaha
    Bons tempos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu? Sua mãe sabe das coisas!! ;)
      bjksss

      Excluir
  3. Ai, Erika, estou ficando muito neurótico com esse negócio de "químicas", "nocividade, "toxidade"... Sei que não posso mudar tudo de uma vez... Dá vontade de jogar tudo que tenho fora... Queria saber como posso controlar isso... ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs calma amore!!
      Realmente, não tem como mudar tudo de uma vez... esse é um processo lento, e é aos poucos mesmo... Nós vivemos num país onde os lucros falam mais alto que a saúde e a educação. E só de vc ter essa consciência, já é um grande passo!
      Mas temos que agir com equilíbrio tbm, e não deixar que isso se torne uma "neura", como vc diz. As alternativas naturais existem, e é tudo questão de hábito!
      bjss

      Excluir
  4. Olá Erika,

    Onde encontro o pó de Araruta?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amore,
      supermercados ou lojas de produtos naturais.
      bjsss

      Excluir
  5. Oi, Kerida!
    Também gostaria de saber como funciona isso de shampoo a seco. Nunca usei.
    Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm nunca usei...
      Ele é utilizado em cabelos oleosos. O pó "chupa" a oleosidade, e assim ele quebra um galho qdo o cabelo ta muito oleoso, e a pessoa tá na rua, ou está com pressa e não tem tempo de lavar os cabelos. Funciona como um "help" para quem tem muita oleosidade...
      bjksss

      Excluir
  6. Oi como vai? Posso substituir por amido de milho ? Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Erika, minhas mãos estão super ressecadas por conta do detergente. O que posso usar para hidratá-las? O que posso usar para lavá-las? Não curto muito sabonete em barra para este fim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore,
      eu uso manteigas vegetais ou óleos como hidratantes.
      Nem sabão de côco vc gosta? Posso procurar alguém que faça detergente líquido natural se vc quiser...
      bjssss

      Excluir
    2. Se não incomodar, ajudaria mt!

      Excluir
    3. Ok, me envia um email, que eu te retorno por lá... vou catar alguém que faça...
      bjksss

      Excluir
  8. oi! depois desses 3 dias que o talco estiver pronto, posso transferir para uma embalagem de plástico com a tampa tipo aquelas de talco mesmo? eu não vou saber aplicar muito bem com outra embalagem hehehe.. beijoss

    ResponderExcluir
  9. Oi Erika! Também fiquei em dúvida sobre como usar o shampoo a seco, e vi que você nunca tinha usado, então decidi caçar na internet como faz. A maioria dos industrializados, é em spray. Mas, também ficam branquinhos, como o pó. Então, dá pra fazer com o pote de vidro com tampa hermética (que é difícil de achar, heim! Sabe onde posso comprar?) tranquilamente. É fácil: dividir o cabelo em pelo menos 3 partes; aplicar o talco (não muito de perto, pra evitar acúmulo); massagear, como se fosse no banho, com a ponta dos dedos (nunca as unhas!) para espalhar o pó; e por último, pentear para retirar o excesso de pó. Espero ter ajudado. Beijooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei onde encontrar esse pote...

      Valeu pelas dicas, amore!!! Com certeza, vai ajudar a galera que não sabe como fazer! ;)

      bjksss

      Excluir
  10. Oi Erika! Achei num site importado o frasco de vidro com tampa hermética! Fica a dica a todos: http://pt.aliexpress.com/wholesale?SearchText=frasco+de+vidro+com+tampa+herm%C3%A9tica&catId=0&initiative_id=
    Beijoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legaaaaal! Obrigada por compartilhar conosco!! ;)
      bjkssss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Entre para o nosso Clube!

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top