CRESCIMENTO CAPILAR | Clube do cabelo e cia


Oi pessoal!

Já ouvi inúmeras pessoas queixando-se que seus cabelos não crescem. Mas se elas raspassem o cabelo todo, iriam ver que o cabelo continua crescendo. Ou seja, o cabelo cresce, mas por algum motivo ele vai se quebrando, dando a impressão que não está crescendo.

Outra coisa que você deve saber sobre o crescimento do seu cabelo, é que ele está num ciclo contínuo de fases. Cerca de 90% do seu cabelo vai estar na fase anágena ou de crescimento. Os outros 10% estarão ou em fase catágena e telógena. Falei sobre essas fases capilares aqui.

Fora isso, há diversos fatores que podem afetar o crescimento e a saúde dos cabelos. Como por exemplo, o seu estado de saúde, problemas hormonais, medicamentos utilizados, exposição excessiva ao sol, gravidez, amamentação, dieta deficiente de vitaminas e minerais...

E além dos fatores acima mencionados, o excesso de processos químicos, colorações e calor (secadores e chapinhas) também podem contribuir para a quebra dos fios, afetando o comprimento dos cabelos.

Geralmente os cabelos crescem entre 1 a 1,5 cm por mês (alguns chegam até 2cm); Com a idade, o crescimento pode desacelerar um pouco, mas isso também não é regra.

O que de fato, auxilia no crescimento capilar?

Existem duas maneiras de estímular o crescimento capilar: Internamente e externamente.

Gostaria de enfatizar aqui, que o principal estímulo externo para ajudar no crescimento capilar não são apenas os produtos que você usa, mas sim o modo de usá-los.

Quando digo que existem óleos vegetais e essenciais que ajudam no crescimento, não quer dizer que se você aplicar esses óleos nos fios, seu cabelo irá crescer. Não!
O estímulo se dá através do couro cabeludo.

O que acontece é que, por esses óleos possuírem ativos que equilibram a oleosidade e/ou aumentam a circulação local se massageados no couro cabeludo, acabam ajudando a estimular os folículos pilosos, e consequentemente auxiliam no crescimento dos fios.
Perceba, que toda "receita" de crescimento capilar está aliada à massagem do couro cabeludo
Esse sim, é um dos fatores principais que ajudará seu cabelo a crescer. Até mesmo a massagem sem produto nenhum, à seco, já dá uma boa estimulada.

Outro fator fundamental, é ter uma dieta adequada. Por isso, às vezes torna-se necessário uma suplementação de vitaminas e minerais para auxiliar no crescimento capilar.
Já falei sobre nutrientes e suplementos que auxiliam no crescimento capilar aqui

Portanto, essas são as dicas principais para ajudar no crescimento dos cabelos:
> massagem capilar (se for com algum componente que estimule a circulação, melhor) 
> dieta adequada (suplementação)


Mas existem alguns MITOS sobre crescimento capilar, como por exemplo:

> Cortar o cabelo ajuda a crescer (Cortar as pontas dos cabelos não afeta em nada os folículos que estão no couro cabeludo, pois são eles que determinam  o crescimento dos fios... então, nada a ver!)

> Usar shampoo com vitaminas, principalmente vitaminas próprias para animais (A vitamina utilizada para esse fim é adequada para uso interno em animais, e não uso externo em humanos, podendo acarretar alergias, sensibilidade cutânea, seborreia, entre outros...)

> Escovar o cabelo 100 vezes durante a noite (É uma agressão aos fios. Mais fácil quebrá-los, fazendo isso)

> Colocar anticoncepcional no shampoo (até hoje não entendo de onde tiraram essa ideia... quem inventou isso devia pensar que a pílula continha hormônio do crescimento... hehehe)


Então é isso, galera! Bóra fazer um "cafuné" na cabeça todos os dias, pra ajudar a crescer os cabelitchos!  hehehe

Fica a dica!
bjsssss

Postar um comentário

  1. Muito bom e interessante!

    Esta história de colocar vitamina de cavalo no shampoo pra mim é puro efeito placebo!!

    Mas existem as pessoas que gostam de polemizar.Hoje vi um post de uma menina dizendo(inclusive com fotos) que o cabelo dela cresceu um palmo em dez dias com esta vitamina no shampoo,sinceramente...e o pior é que o povo acredita e fica perdendo tempo!!

    bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thays, é que o desespero é tão grande, que se alguém falar que passou cocô na cabeça e o cabelo cresceu, vai todo mundo fazer igual... e é bem mais fácil acreditar em qq coisa, do que correr atás e pesquisar à fundo, né? Coisas de ser humano...
      bjssss

      Excluir
  2. Já tinha ouvido falar dessa massagem capilar, tambem sei que tomar agua ajuda, pois melhora a circulação sanguinea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a água ajuda a hidratar e melhora a circulação, com certeza!! ;)
      bjksss

      Excluir
  3. Eu tomei 1 mês de Pantogar e meu cabelo cresceu absurdamente! Pena que ele é tão caro. Mas vou comprar um baratinho da lista com 20 que vc fez!!
    Bjss Erika
    http://www.garotasconsumistas.com/

    ResponderExcluir
  4. amo seu blog Erica e concordo em tudo que você disse,tem muitas pessoas iludidas com o tal monovim por ai,sem saberem os riscos que estão correndo,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina!
      Pois é, e qdo a gente fala, as pessoas que usam ainda ficam com raiva da gente... então fazer o que, né?
      bjssss

      Excluir
  5. Oi Erika!
    Nossa, amei o post e as dicas!
    Eu ando doida p/ que meu cabelo cresça mas progressiva e definitiva nele é muito difícil!
    :(
    Quanto aos mitos. é verdade hehehe se houve muito isso! A questão de cortar, o que ajuda mesmo é que mantem as pontas saudáveis, ai não segue quebrando e na hora que a pessoa resolve cortar tem que se tirar bem mais!
    Essa historia da pilula eu ouço desde pequena, que bobagem neh!? Eu acho que esse mito começou pq em algumas pessoas a pilula meche com os hormônios fazendo com que o cabelo cresça (ou fazendo a pessoa emagrecer ou engordar), então se generalizou a coisa!!!!
    Beijinhos

    http://pinkcupcakecris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      É verdd, aparar as pontas só é bom pra tirar as partes quebradas!
      E a pílula é isso mesmo... associaram aos hormônios.
      bjksss

      Excluir
  6. olá muito legal saber que muitas coisas,são mito eu acho que o meu cabelo cresce muito,então é porque eu faço massagem no couro cabeludo.

    ResponderExcluir
  7. Minha amiga tem um cabelão ,eu perguntei a ela quanto tempo faz que ela ñ cortava,ela me disse que cortou pela ultima a dois anos atraz, tbm corta de 3 em 3 meses ñ ajuda o cabelo crescer muito pq se vc corta vai ficando mais pequeno ainda, gostei das dicas, Bjs

    ResponderExcluir
  8. Contei meu cabelo há um mês, fiz um Black, e pelo incrível que pareça, já senti que meu cabelo cresceu. Mas ainda tenho muitas dúvidas sobre suplementos, produtos que estimulam o crescimento para cabelo tipo 3b, que é o tipo do meu cabelo. Então gostaria um pouco mais de sua ajuda sobre esses assuntos.
    BjoOs 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma passeada no menu em "Cabelos" e "Óleos vegetais" que tem alguns posts falando sobre isso...

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top