CONSERVANTE UTILIZADO EM SHAMPOOS E MÁSCARAS CAUSA EPIDEMIA DE DERMATITE | Clube do cabelo e cia



Oi pessoal!

Minha amiga Mônica que é enfermeira e antenadíssima na área da saúde, me passou o link dessa notícia, e compartilho agora com vocês, essa triste realidade, que comprova mais uma vez o descaso das indústrias cosméticas com relação à saúde da população...
(o link original encontra-se no final do post)

Nova epidemia de dermatite causada por um componente químico, presente na maioria dos cosméticos:

O methylisothiazolinone, que sempre foi usado como conservante em produtos cosméticos, aumentou seu foco desde 2005, provocando uma forte onda de dermatite e eczema.

Presume-se que a segurança humana é a prioridade número um da indústria de cosméticos, e que todos os produtos devem ser submetidos a rigorosos testes de segurança antes de entrar no mercado, No entanto, isso nem sempre acontece. (ps: eu acho que nunca vai acontecer!)

Esse conservante chamado "metilisotiazolinona" é encontrado em composições da maioria dos shampoos,máscaras, hidratantes, gel de banho, produtos para bebés, etc.como sendo um ingrediente que inibe o crescimento de bactérias e fungos.
Basta analisar a composição de alguns de seus cosméticos, e você encontrará esse nome. O problema é que ele não é considerado tóxico, mas a quantidade utilizada hoje em dia , é muito maior do que aquelas que foram permitidas antes. E dermatologistas  notaram que essa é uma causa grave de dermatite.

BB CREAM PANTENE
Os especialistas dizem que esta substância química está em segundo lugar depois do níquel, em causar alergias de contato. Um em cada doze adultos, e uma em cada cinco crianças no Reino Unido (onde realiza pesquisas), têm eczema um dos tipos mais comuns de dermatite.

Alguns dos produtos que contenham esta substância em grandes quantidades incluem o creme Nivea, entre outros.
Valeria a pena descobrir a concentração de methylisothiazolinone  que estão nos produtos que usamos todos os dias, para evitar sermos parte dessa "epidemia" de irritações cutâneas graves.



Meu pitaco:
Descobrir essa concentração é praticamente impossível... então a meu ver, a melhor coisa que temos a fazer é simplesmente procurar usar a menor quantidade possível de produtos que o contenham, e se possível, não usar nenhum... eu sei que isso é complicado, porque a maioria dos cosméticos tem... mas se a gente for somar a quantidade de química nociva que nosso corpo consome... aiai..#ferrou#
Por isso cada vez mais quero usar produtos orgânicos, livres dessas porcariadas...afff


Fontes:
http://www.ecoosfera.com
http://www.kosmetikindhold.dk/methylchloroisothiazolionemethylisothiazolinone




Postar um comentário

  1. Flor, li no seu blog que o Yamasterol é ótimo para os cabelos. E possui essa substancia. Então você não irá mais utilizá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!
      Sinceramente? Não sei se vou usar... no momento eu só estou usando produtos naturais e orgânicos.
      Eu adoro o yamasterol, mas se ele for prejudicial eu paro sim, não tenho apego nenhum à produtos...
      bjks

      Excluir
    2. Eu comprei no Sal da Terra essa semana. Mas o melhor sem enxague para os meus cachinhos é o yamasterol.. Conhece algum outro sem esse tipo de substância?

      Excluir
    3. vc já tentou finalizar com óleos vegetais? Óleo de coco, óleo de germe de trigo, etc? E tbm tem o gel de linhaça que é ótimo pra cachos!

      Excluir
  2. sabia que não era bom...mas nossa, é MUITo complicado mesmo...toh fora completamente! rs

    ResponderExcluir
  3. Olá Erika. Sempre elas... as famigeradas indústrias cosméticas. O melhor que faço é continuar com os meus cosméticos naturais e o pior de tudo é que a ANVISA não parece tomar providências, não é mesmo?? Minha mãe costumar dizer que estamos sendo envenenados aos poucos. Por falar em mãe, envie a sua "mamis" um beijo.
    Bjão prá vc tbém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore,
      se dependermos da Anvisa, estamos ferradas! E sua mãe tem toda a razão, pq é isso mesmo que acontece! Mande um bjo pra ela tbm!

      enviarei seu bjo pra minha mamis! ;)

      Bjks!!

      Excluir
  4. Nossa não sabia.. mas a maioria dos produtos tem essa coisinha ai hein
    www.portaldebelea.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é xará...por isso muita gente fica com dermatite e nem sabe de onde vem...
      bjsss

      Excluir
  5. Olá gostaria de um post sobre substâncias cancerígenas, não sei se já tem hehe.
    Seu blog é ótimo, gosto muito de usar produtos naturais e não testados em animais e aki o foco não é só blz com respondabilidade nos produtos k usa mas tbm saúde, isso muiti importnte. Hoje a indústria só pens em lucro e não em qualidade de vida isso vejo muito nos alimentos principalmente os trangênicos cheios de agrotóxicos hehe se o k comemos é assim, imagina a indústria de comésticos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amore!
      Falou tudo! Se na alimentação eles já colocam um monte de porcaria, que dirá nos cosméticos né?
      Tem um post sim... vai lá em cima no menu do blog em ARTIGOS, e tem um post do mês de abril, chamado COSMÉTICOS: O VENENO NOSSO DE CADA DIA lá eu falei sobre algumas substâncias venenosas...

      bjssss

      Excluir
  6. Eu uso o Gel de linhaça tbm. =)
    Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente os óleos vegetais tbm..são ótimos finalizadores!
      bjks

      Excluir
  7. Oi Érika, estava esses dias mesmo pesquisando sobre isso no pubmed, ainda não encontrei os estudos completos para ler, apenas os resumos mas de acordo com o que li o risco maior é para produtos sem enxague (como lenços umedecidos). Quando o produto é enxaguado o risco é quase nulo. Outra coisa, se você for prestar atenção lá no pubmed todas as publicações ressaltam que ele já vinha sendo usado há algum tempo sem esses problemas mas de 2000 em diante (se me lembro bem) ele vem sendo usado como unico conservante no produto então a quantidade necessária é maior. Sabe o que vem aumentando também desde 2000? A parabeno-fobia! Bizarro né?
    Segue um resuminho:Methylchloroisothiazolinone/methylisothiazolinone (MCI/MI) has been widely used during the last 20 years for the preservation of aqueous systems in cosmetics, toiletries and in various industrial applications. MCI/MI has a broad spectrum of activity against fungi and bacteria at very low concentrations. The allergic contact potential of MCI/MI has been known for many years. This paper provides a review of pre-clinical and clinical experimental studies as well as experience from dermatology clinics worldwide. This forms the basis for an update of the risk assessment for the use of MCI/MI in rinse-off products. The scientific data indicate that the actual sensitization rate observed with a contact allergen is extremely dependent on dose and type of exposure. This review of the data leads to the conclusion that, under normal use conditions, within the current permitted/ recommended use concentrations for MCI/MI of up to 15ppm, the risk of primary sensitization from the use of rinse-off products is negligible, and elicitation of allergic contact dermatitis in MCI/MI-sensitized individuals rare, after exposure to MCI/MI-preserved rinse-off products.
    Ou seja, se a pessoa já estiver com dermatite não deve usar de forma alguma mas acredito que pra quem está com a saúde ok pode manter o condicionador ou a máscara, principalmente o yamasterol pois o methil não é usado como único conservante do sistema.
    Beijo
    Desculpe o comentário gigante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Line!!
      Valeeeuuuu amoreee!!!!
      Muito grata pela informação!! Amei!
      bjsssss

      Excluir
  8. De nada, é fogo né? Com essas questões de conservantes parece que a gente está sempre pulando da frigideira para o fogo. As pessoas ficam com medo dos parabenos (a meu ver infundados, pois no nosso dia a dia infelizmente temos contato com tantas coisas potencialmente carcinogênicas, fumaça do cigarro alheio, os agrotóxicos, poluição sem falar do stress) as empresas pressionadas tiram os parabenos mas o fato é que ainda não temos opções muito melhores aí dá nisso né?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Line, sei lá.... eu sou da opinião que quanto menos usarmos parabenos, melhor! Justamente por já sermos cercadas de tantas coisas ruins, penso que o que pudermos evitar é lucro! Mas se as empresas de cosméticos orgânicos conseguem, pq as outras não? Que dure 1 a 2 anos em vez de 5... tá muito bom!!!
      bjksss

      Excluir
  9. Olá Érica!

    Gostamos muito da sua dica. Vamos tentar fazer essa receita.
    Meu marido fez um tratamento convencional durante quase dois anos, e até hoje, luta para exterminar micoses das unhas dos pés. Acreditamos, que por conta dos medicamentos que ingeriu, houve uma queda de cabelos acentuada. Gostaríamos de uma receita para evitar a queda.
    Obrigada,
    E até breve!!!

    beijos,
    Ivana Maria Coêlho

    ResponderExcluir
  10. Oi, Érika.
    Infelizmente eu sou uma das pessoas que sofre com a alergia ao methylchloroisothiazolinone. Para mim é insuportavelmente complicado ter que ler os rótulos de todos os cosméticos que compro para ver se tem o tal do "maldito". Dificilmente se encontra produtos sem esse conservante, quando encontro tenho que me agarrar neles!!! Mas ele tbm é encontrado nos produtos de limpeza como sabão em pó, detergentes e outros... Por isso tenho que tomar todo o cuidado do mundo...
    Bjo
    Joyce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Joyce, que dureza, hein!!
      Realmente ele está em quase tudo!
      Mas pq vc não tenta os produtos orgânicos e naturais?
      bjsss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top