SHAMPOO INFANTIL É NECESSÁRIO? | Clube do cabelo e cia



Oi amores!

A ideia desse post, surgiu de uma breve reflexão:

Shampoo infantil é necessário?

Para responder à essa pergunta, precisamos refletir sobre alguns aspectos:

O cabelo, a pele e a unha têm pH entre 4.2 a 5.8. Portanto, para um produto ser considerado neutro para os cabelos, deve possuir esse mesmo pH.

Porém,o pH da lágrima, encontra-se entre 7.0 e 7.5. E para um produto ser considerado neutro para os olhos (para não arder), deve possuir um pH igual ao da lágrima.

Portanto, ao usar um shampoo com pH 7.0 , caso a espuma caia nos olhos, não arderá; porém fará com que as cutículas dos fios se abram, deixando os cabelos sem brilho e mais ásperos.
Já um shampoo de pH 4.5 irá alinhar as cutículas, deixando os cabelos mais brilhosos e sedosos, mas ao entrar em contato com os olhos, arderá.

Já falei sobre shampoo anti-resíduos aqui. E se você leu o post, vai chegar a mesma conclusão que eu:
Shampoos infantis podem ser considerados também shampoo anti-resíduos, já que seu pH é alcalino para o cabelo, e a maioria deles não possuem quase ativos naturais em suas fórmulas.

Se você analisar a composição de um shampoo infantil, verá que a química é basicamente igual ao shampoo de adulto. E pode ser até pior, como no caso da Johnson's, que já foi punida pelo FDA por utilizar dosagem exagerada de componentes cancerígenos em suas fórmulas (falei disso aqui). Portanto, a diferença entre um shampoo infantil e adulto está apenas no pH. (já falei com detalhes sobre pH aqui)

Agora pensem... Se os shampoos infantis possuem pH neutro em torno de 7.0, para não arder os olhos, mas em contrapartida, são alcalinos e a maioria deles quase não possui ativos naturais,  então, que benefícios ele traz para os cabelos das crianças? Creio que o maior benefício dele é para os olhos e não para os cabelos... mas usar um shampoo alcalino, apenas para proteger os olhos faz sentido?

Será que não seria melhor utilizar outro recurso como esse?




Os shampoos orgânicos também possuem um pH mais alcalino, maaaasssss como eles contém muitos ativos naturais provenientes de óleos e/ou manteigas vegetais, e não possuem químicas nocivas, como os parabenos e cia limitada, ao mesmo tempo que eles abrem as cutículas, os ativos naturais penetram, e por isso tratam melhor os cabelos.
Portanto, não seria este um shampoo mais indicado para um bebê ou criança? A meu ver seria! E com certeza, se meus filhos fossem pequenos hoje, eu só usaria produtos naturais neles.

A conclusão que eu chego, é que mais uma vez há um descaso das grandes indústrias em relação aos consumidores,  e eles não se preocupam com as crianças de fato; pois os produtos infantis não são elaborados para protegê-las realmente como deveria. Na minha concepção, produto infantil deveria ser o mais puro possível, e com menos química possível.

Obs: Me refiro aqui não só a bebês, mas à crianças de até 10 anos, que também usam produtos infantis.

Agora, dêem uma olhada na composição do shampoo Johnson's hora do sono:


Perceberam? 
PURA QUÍMICA!!! ZERO DE ATIVOS NATURAIS!

Obs: Nossa querida leitora Aline da Silva fez um comentário importante, onde ela relata ter tido rinite alérgica causada pelo cheiro de um shampoo infantil. Isso se dá, pelo perfume sintético que eles contém (aquele cheirinho de bebê que todo mundo gosta). Portanto, se pode causar rinite em adulto, imagina o mal que esse perfume pode causar num bebê ou numa criança alérgica?


E comparem com a composição de um shampoo orgânico:
ZERO de químicas nocivas!



Concluindo, e respondendo à pergunta que iniciou essa postagem, eu cheguei à conclusão que a maioria dos shampoos infantis, não são nem um pouco necessários, e muito menos benéficos para as crianças, pois são cheios de químicas nocivas e alergênicos.











Postar um comentário

  1. Sinceramente? Eu acho que o que mais atrai as mães para os produtos infantis é o cheiro. E a industria sabe disso.
    Toda mãe quer que o seu bebe seja o mais cheiroso do mundo e que todo mundo comente isso. Acho que é uma forma mostrar para quem não convive com o bebe que ele está sendo bem cuidado, sei lá! rs
    Claro que a falta de informação tem parte nisso. Quando eu tive as minhas filhas eu nem usava a internet, nem tinha computador e não fazia ideia de nada do que sei agora. Se soubesse, não usaria.
    Por isso eu acho que a blogosfera tem uma importância tremenda! Isso aqui é conversa de comadre, não existe interesse comercial, não existem negócios.
    Tenho certeza de que uma mãe de filhos pequenos ou gestante que passar por aqui e ler sobre isso, não vai comprar esse tipo de produto só pra deixar o bebe cheiroso. rs
    Se pararmos para pensar bem...tem gente que usa aquele shampoo Johnson amarelinho para remover rímel à prova d'água, e dizem que não tem nada melhor. Não tem como acreditar que ele seja de fato suave não é mesmo?rs
    Obrigada mais uma vez pela informação valiosa e parabéns pelo blog, que é um dos melhores na minha opinião.
    Agora vem cá... onde eu encontro esse shampoo orgânico para comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Linda!
      É verdd, o cheiro de bebê que eles colocam é um grande atrativo, e até esqueci de mencionar isso também.
      Sim, já ouvi falar essa do rímel, mas óleos puros também tiram, e são bem mais saudáveis.
      Com certeza, de suave não tem nada...

      Tem shampoo orgânico da Surya (linha amazonia preciosa), da IKOVE, da Sal da Terra, da Herbia, Cativa Natureza... aí teria que entrar nos sites deles, e ver onde tem as lojas. Mas eu costumo comprar online mesmo...

      bjão

      Excluir

  2. O PH do couro cabeludo e do Shampoo Infantil
    Os shampoos infantis tem PH neutro em relação ao couro cabeludo dos bebês,que é alto (em torno de 7,5),ao contrario do couro cabeludo do adulto (que é em torno de 5),oPH do shampoo infantil é alto, o que acaba embaraçando mais os cabelos.
    Formula "chega de Lágrimas"
    O PH da lágrima é de 7.2,e a unica maneira de fazer um produto que não irrite os olhos é usar o mesmo PH, então os produtos que possuem a mágica formula "chega de lágrimas".Tem o PH igual o da lágrima. Tudo o que for maior ou menor irrita os olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ly,
      Sim, foi isso mesmo que falei sobre a lágrima... e o couro cabeludo do bebê pode ser maior, mas qdo fala-se em shampoo infatil, inclui-se crianças até 10 anos, e não só bebês...
      bjks

      Excluir
  3. Oi Nilha!

    Super interessante! Concordo que certos shampoos infantis são pura química mesmo e não adiantam em nada no tratamento dos cabelinhos dos bebês (que na verdade não precisam de muita coisa, apenas de limpeza, porque eles não fazem química nos fios!)

    Mas eu acrescentaria algumas informações (se me permite):

    - um Ph alto talvez não faça tão mal aos cabelinhos dos bebês, pois pelo que me consta e salvo melhor juízo, o ph do couro cabeludo infantil é diferente do adulto;

    - e mais importante: a alternativa de usar os shampoos naturais é a melhor possível (eu usaria se tivesse um bebê), mas é muito relevante destacar que não é qualquer shampoo natural/orgânico que um bebê pode usar. Até mesmo nesses produtos, devemos procurar as linhas infantis ou os que mesmo de adulto não possuem OE, explico: a quantidade de concentração de OE para um bebê é diferente, deve ser mais suave, e essa concentração é muito importante. Se for um shampoo natural sem OE, sem problema nenhum, mas se conter OE, devemos observar e procurar saber quais e qual a concentração. Existem linhas próprias naturais e orgãnicas e essas são as melhores opções.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilhoca!
      Claroooo que permitoooo! A casa é sua! heheheheh

      Com certeza isso que vc falou dos OEs tem tudo a ver. Mas os shampoos infantis incluem crianças maiores tbm, de até 10 anos, e que já não tem o pH igual ao do bebê.

      Mas o fato do pH ser maior, nem acho o pior... o que eu quis enfatizar mesmo foi a composição cheia de químicas.

      bjks

      Excluir
  4. Muito boa a publicação, mas shampoo orgânicos onde eu moro não existem, então preciso de dicas de onde comprar, ou como escolher. O cabelo do meu pequeno tá bem ressecado e noto que o shampoo realmente não faz muito bem pro cabelo seco e encaracolado que ele possui. E repito, preciso de mais instruções... Abraços, sempre acompanhando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalita,
      Sim, os orgânicos são mais difíceis de encontrar. Aqui onde moro tbm não tem. Só compro pela net mesmo.
      qq dúvida pode me enviar um email clubedocabeloecia@gmail.com
      bjs

      Excluir
  5. Oi Erika!

    Adorei esse post e amei aquele trequinho de colocar na cabeça da criança para não cair shampoo nos olhinhos. Você sabe me dizer o nome disso? E por falar em shampoo, estou usando aquele da surya que me recomendou e meu cabelo amou. Ainda não achei o leave-in, mas continuo procurando. Obrigada por suas dicas, sempre tão úteis. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amore,
      o nome é "baby shower cap".
      Que bom que gostou do surya, tbm adoro essa linha!
      bjãoooo

      Excluir
  6. Erika, esse seu post caiu como uma luva no momento que estou vivendo agora. Grávida de 3 meses e conhecendo o mundo natural dos cosméticos... Essa semana mesmo eu estava pensando o que iria usar na cabeça da criança quando nascer!!! Pois temos 99% de certeza que ele/a vai ter cabelo encaracolado!!! E você publicou justamente sobre a ilusão que esses produtos divulgam por aí. A composição desse produto que vc mostrou mais parece uma bomba atômica do que um shampoo infantil, que deveria ser suave!!!! Eu odeio shampoo infantil, acho que todos tem o mesmo cheiro e eles atacam a minha rinite hahahahha Bom, não sei o que vou usar no bebê, mas me parece que até sabonete é melhor do que esses johnsons aí da vida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Sim,eles podem causar rinite mesmo, pq o aroma é artificial..tudo sintético. Olha, eu acho que tem algumas marcas orgânicas que já fazem linhas específicas pra bebês, com óleos essenciais suaves...vou procurar saber e te falo qual..
      bjks

      Excluir
    2. Se vc puder publica no blog por favor... Dá um update no post. pois coitadinho do bebê, se o meu nariz já fica em carne viva, imagina o da criança!! Ahh já tinha visto o baby shower cap em um grupo do facebook, mas ninguém sabia o nome nem onde vende.. Vou encomendar o meu pelo ebay, $1,99. Adorei a ideia!!

      Excluir
    3. Update feito. Obrigada por colaborar com o post! ;)
      Nossa, baratinho né? Legal!!
      bjão

      Excluir
  7. Oi estou querendo usar no meu filho algo Mais natural! Vc Conhece esse shampoo? Ou poderia me passar o nome de algum outro que possa usar? Eu Moro nos EUA, e ainda nao Conheço mt Bem os produtos organic os que possam ter por aqui! Obrigada Pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Virginia, tudo bem?
      A FLORESTAS é uma marca brasileira de produtos orgânicos que exporta para os EUA.. e aí tbm deve ter a LUSH que tem vários produtos artesanais...
      Tem tbm a IKOVE. Esse shampoo que mostrei aí é da Sal da Terra. É 100% natural, e eles vendem pelo site. Tem o site FLOR DE MAGNÒLIA que vende produtos organicos (na lateral do BLog), mas não sei se eles enviam pros EUA. Posso perguntar e depois te falo...
      bjão

      Excluir
  8. Oi Erika! Me diz uma coisa, você acha que num bb muito novinho o uso somente de sabonete de glicerina pura (destes que a gente compra em barra em lugares especializados que possuem, por exemplo, lauril de milho) estraga o cabelo? Melhor usar um shampoo formulado mais natural, como os orgânicos dessas marcas que vc já indicou por aqui? bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela,
      BB muito novinho?? Tipo meses? Sim, um sabãozinho o mais natural possível seria melhor. Veja no rótulo se não tem química. O lauril é sulfato. não é bom.
      bjsss

      Excluir
  9. Erika se usar um shampoo de mel com água desmineralizada no cabelo da minha sobrinha resolve o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho ótimo! Mel é sempre bom! Pode até misturar um óleozinho se quiser... e depois que enxaguar bastante, use só o condicionador.
      Ah, massageie o couro cabeludo dela com o mel, pq o mel é bactericida e ajuda a limpar o couro cabeludo.
      bjksss

      Excluir
  10. Desculpa, li sua matéria e não pude deixar de notar alguns erros, primeiro noção de química 1 2 3 4 5 6 são p.Hs ácidos, 6.5 7 e 7.5 NEUTROS, 8 9 10 11 12 13 14 ALCALINOS.
    Comparar o p.H de um xampu infantil ao de um anti resíduos é burrice.
    Estou escrevendo um trabalho cientifico sobre conservantes. O que eles nos proporcionam é uma proteção maior e maior estabilidade ao produto. São mais alergênicos. Mas a ANVISA especifica a quantidade necessária para o uso dele na RDC 79-2000 exemplifica o teor que pode ser usado. Segundo, de acordo com a MESMA ANVISA, produtos infantis são considerados de GRAU DOIS quanto ao risco. São feitos inúmeros testes.

    Nós BRASILEIROS não temos o hábito de comprar cosméticos SEMPRE. As vezes um creme chega a ficar nas prateleiras quase um ano, e por possuírem um numero de amino ácidos, lipídios e proteínas muito grande, é um prato CHEIO para a proliferação microbiana.
    DmDm hydantoin, Metyl Paraben, Ethylparaben, IodoPropynyl Butylcarbamate, Imidazolidinyl Urea são conservantes suaves indicados para áreas dos olhos e para cosméticos infantis.

    Cosméticos "ORGÂNICOS" nem sempre possuem conservantes, e não garante total proteção contra microrganismos. Desculpa essa ideia NATUREBA não se aplica ao mercado Brasileiro. Como uma blogueira acho que deveria fazer um pesquisa mais profunda sobre o que posta.

    Quanto a FDA, sim houve um problema, exatamente por eles DIMINUÍREM o teor de conservantes e o produto contaminou.

    Atenciosamente
    Robert Mathias
    Estudante de TECNOLOGIA COSMÉTICA pela FATEC DIADEMA LUIGUI PAPAIZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Dr." Robert, td bem?

      Você tem todo o direito de não gostar da postagem ou não concordar com o que eu falei... mas daí a ter o direito de ser arrogante, já é outra história... Porque tanta raiva guardada aí dentro?

      Enfim, o fato de vc estar fazendo um curso, não quer dizer que vc é dono da verdade, nem que vc é melhor que ninguém, ok?
      Qualquer um hoje em dia pode aprender muita coisa, e de "graça"!

      pHs são diferentes na pele e cabelos, então não generalize, Sr. doutor sabe tudo, de nariz empinado!!

      Pelo seu texto, percebe-se que é um defensor do uso de químicas, e uma pessoa repleta de dogmas.
      Quanto à ANVISA, quero mais que ela se "exploda" (pra não falar outra coisa)... É um órgão corrupto, que não está nem um pouco preocupado com a saúde da população. Fato!

      Cosméticos orgânicos possuem conservantes naturais (sei que no seu curso não mencionam sobre isso, pq não lhes convém, nem é interessante...então pesquise mais sobre esse assunto)
      E a ideia "natureba" se aplica muito bem ao mercado brasileiro sim...pesquise sobre isso tbm!

      Tenho dó de pessoas como vc, de mente fechada, que se acham "Deuses". E dó principalmente de sua família e seus filhos (se tiver), que devem usar produtos repletos de químicas liberadas pela "ANVISA".

      Ah, e como vc veio parar aqui nesta minha matéria? Estava pesquisando algo que não ensinaram no seu curso?
      Não creio que meu blog, que fala de assuntos naturais, possa servir em algo pra vc!

      Atenciosamente,
      Erika Nasch :P

      Excluir
    2. Aaaaaaaaaaaaaaaaaahhhh agora entendi porque tanta revolta com os produtos naturais... Vi no seu perfil que vc é cabeleireiro!!! Tá explicado!

      Excluir
    3. Liga não Érika, enquanto tem um que te acusa (Robert), tem pelo menos mil te aplaudindo e agradecendo por tudo que posta de MARAVILHOSO! Pelo que percebi o seu blog não é brincadeira, você leva tudo a sério, pesquisa e muuuito para postar qualquer assunto. Você tem luz própria e por isso incomoda quem vive pelas sombras... Continue brilhando porque o seu trabalho é fantástico e já deve ter mudado a vida de muitas pessoas, e isso é o que conta; fazer o bem de coração sem olhar a quem!

      Excluir
    4. Obrigada pelo carinho, Aninha! <3
      Mas é assim mesmo... a gente sempre vai encontrar um "espírito de porco" no caminho, né? Fazer o quê?
      Faz parte da vida...rs
      bjkssss

      Excluir
  11. Simplesmente Adooorei a resposta qu vc deu ao Robert Mathias. O que ele esta fazendo aqui no blog? se não curte coisas Natureba? kkkkkkkkkkk pqk
    Mudando de assunto, Socorro tenho uma filha de 03 aninhos, que usa "esses" shampoo, e seu cabelo tá ficando "detonado" me ajuda, onde compro shampoo free de química infantil???


    Grata


    Helenice
    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Pois é...quem fala o que quer, ouve o que não quer, né?

      Mas qto à sua filhota, experimente fazer um shampoozinho de mel (puro) com água (filtrada e fervida). Na hora do banho dela, faz um copo de agua misturada com mel..pode colocar 2 colheres de chá de mel. Mistura bem e usa como shampoo..massageia bem o couro cabeludo dela com essa mistura, que o mel é bactericida e ajuda na limpeza..depois é só enxaguar.... pode usar uma colherzinha de vinagre de maçãm junto, tbm se quiser.. só cuidado pra não cair no olhinho dela pq arde...

      A água de arroz tbm serve como enxaguante pra ela... faz e me fala!

      bjksss

      Excluir
  12. puxa e o cheirinho dessa linha hora do sono é tão gostoso ... fazem de sacanagem né!!

    ResponderExcluir
  13. Entao posso usar shampoo de adulto na minha filha? Ela tem 4 anos e estou usando shampoo da barbye, mas o cabelo dela esta ficando muito ressecado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, não tem diferença entre shampoo infantil e adulto... os 2 tem químicas. O ideal seria vc usar um shampoo e condicionador natural nela, livre dessas químicas todas... as marcas "sal da terra" e "welleda" tem linhas naturais para crianças.

      Excluir
  14. Erika, qual das linhas orgânicas que vc apontou, que mais gosta ( weleda, sal da terra, ikove, herbie....)??

    ResponderExcluir
  15. Erika, os produtos SAL DA TERRA, não são certificados certo? (IBD, ECOCERT). E a loja virtual não apresenta nenhum contato além do e-mail. O site é seguro para a compra? é seguro comprar produtos orgânicos que não são certificados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy,
      Sim o site da Sal da Terra é super seguro e confiável.
      É seguro sim! tem muitos produtos que não tem certificado Ecocert e que são tão bons e tão saudáveis quanto.
      bjsss

      Excluir
  16. Erika, parabéns pelo post super informativo. Gostaria de uma dica de condicionador para crianças. Dá pra usar o da Sal da Terra? Minha filha tem cabelos finos e longos, com as pontas cacheadas e um pouco mais secas. Ele embaraça com facilidade. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora!
      Sim, pode usar... mas tem um leave-in lá que eu acho melhor que os condicionadores... fiz resenha dele aqui.. é o creme pra pentear da Sal da Terra
      bjs

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top