CABELOS QUEBRADIÇOS E COM QUEDA, PODEM TER RELAÇÃO COM A TIREOIDE | Clube do cabelo e cia




Oi galera!

Um cabelo quebradiço pode significar muito mais do que uma falta de queratina ou hidratação capilar. Precisamos sempre estar atentos aos sinais do nosso corpo, pois nossa pele, cabelos e unhas são grandes indicadores da saúde do nosso organismo.

Muita gente se queixa de queda capilar, não crescimento dos cabelos, cabelos fracos... e estão sempre à procura de produtos que ajudem a sanar esses problemas.

Mas nem sempre a solução está nos produtos cosméticos, pois a causa destes problemas podem ser de origem interna, como no exemplo da tireoide, que é o nosso tema de hoje:

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, responsável pela produção de hormônios, os quais regulam o nosso metabolismo. Quando a tireoide não funciona direito, ela pode afetar todos os aspectos da nossa saúde. O hipotiroidismo é a baixa produção de hormônios pela tireoide, enquanto o hipertiroidismo é quando a tireoide produz hormônios em excesso.



Na maioria das vezes, a queda e a quebra dos cabelos são provocadas por processos químicos, exposição excessiva ao sol, calor de secadores e chapinhas, cloro, tinturas, descolorantes, etc.
Porém, também podem ser causadas por desnutrição, deficiência de biotina, ou pelo hipotiroidismo.

O cabelo, a pele, e as unhas, são particularmente vulneráveis ​​às condições da glândula tireóide e, em particular, a perda de cabelo é frequentemente associada com disfunções desta glândula . 
Quando se tem hipotireoidismo,os cabelos tornam-se frágeis, ásperos e secos, e podem quebrar e cair facilmente. Muitas vezes pode ocasionar uma perda anormal de cabelos. A pele pode tornar-se frágil, fina, áspera, espessa, seca e escamosa. As unhas ficam fracas, secas, quebradiças e com tendência a descamação.


Veja mais alguns sintomas relacionados com as disfunções da Tireoide:


Dores Musculares e articulares/ tendinites
Dores nos músculos e nas articulações, fraqueza nos braços e uma tendência para o desenvolvimento do túnel do carpo (punhos), túnel tarsal (tornozelos), e fascite plantar (pés), podem ser sintomas de problemas de tireóide não diagnosticadas.

Desconforto /  aumento do pescoço
A sensação de inchaço no pescoço, desconforto com golas ou gravatas, uma voz rouca ou uma tireóide visivelmente alargada podem ser sinais de "bócio" - aumento da glândula tireóide,  um sintoma da doença da tireóide.

Problemas intestinais
Grave ou de longo prazo a constipação é frequentemente associada com hipotireoidismo, enquanto a diarréia ou síndrome do intestino irritável (SII) é associado com hipertireoidismo.

 Irregularidades menstruais e problemas de fertilidade
Ciclos menstruais pesados, mais freqüentes e períodos mais dolorosos são frequentemente associados com hipotireoidismo, e mais curtos, mais leves ou infrequentes, pode estar associado com o hipertireoidismo. A infertilidade também pode ser associada com as condições da tireóide não diagnosticados.

Histórico Familiar
Se você tem um histórico familiar de problemas de tireóide, você tem maior risco de ter uma disfunção da tireóide. Você não pode estar sempre a par de problemas de tireóide em sua família, no entanto, porque, entre os idosos, é muitas vezes referido como "problema de glândula" ou "bócio". Portanto, preste atenção a quaisquer discussões sobre as condições glandulares ou ganho de bócio ou peso devido a "um problema glandular", como estes podem ser formas indiretas de se referir às condições da tireóide.

 Questões de colesterol
O colesterol alto, especialmente quando não melhora com a dieta, exercícios ou medicamentos, pode ser um sinal de hipotireoidismo não diagnosticado. Raramente baixos níveis de colesterol pode ser um sinal de hipertireoidismo.

Depressão e Ansiedade
Depressão ou ansiedade - incluindo o aparecimento súbito de transtorno do pânico - podem ser sintomas de doença da tireóide. O hipotireoidismo é mais comumente associado com a depressão, enquanto o hipertireoidismo é mais comumente associado com ataques de ansiedade ou pânico. Depressão que não responde aos antidepressivos também podem ser um sinal de um distúrbio da tireóide não diagnosticada.

 Alterações de peso
A dificuldade em perder peso: Se você está em uma dieta de baixo teor de gordura, baixas calorias com um programa de exercícios rigorosos, mas não perde peso, pode ser um sinal de hipotireoidismo.

A facilidade em perder peso: Se você está perdendo peso comendo a mesma quantidade de comida como de costume, ou até mesmo comendo mais do que o normal, pode ser sinal de hipertiroidismo.

Alterações de peso inexplicáveis podem ser sinais de hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

Fadiga
Se você se sente exausto quando acorda, ou sente que 8 ou 10 horas de sono por noite é insuficiente, ou não é capaz de ficar durante todo o dia sem um cochilo, pode ser sinal de problemas de tireoide. (Com hipertireoidismo, você também pode ter insônia noturna, deixando-o exausto durante o dia.)




E mais alguns outros sinais:



Portanto, se seus cabelos estão fracos, quebradiços e com queda, e você tiver mais alguns dos sintomas acima, aconselho uma visita ao seu médico para uma minuciosa avaliação da tireoide.

Fica a dica!
bjssss

Postar um comentário

  1. Oi, eu tenho hipotiroidismo e tenho muitos dos sintomas que voce citou. Faço tratamento desde os 15 anos, acho, e ultimamente ta tudo bem controlado. Mas quando desregula, fico com muuuito sono, falta de concentraçao, falta de animo, é bem ruim!
    E sim, meus cabelos são fininhos e fracos,a única coisa que realmente ajuda, é hidrataçao com babosa, me salvou!! hehe

    bjs, adorei o post!!
    www.blogeuquefiz.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      Obrigada por compartilhar! Boa dica, a da babosa!
      bjssss

      Excluir
  2. Oi Erika, já faz um tempo que acompanho o Clube, mas nunca postei. Tenho Tireoidite de Hashimoto, doença auto imune. O corpo entende que minha tireoide e um corpo estranho e precisa ser combatido. Daí ela é eternamente inflamada, inchada e funciona pouco por conta disso. Os sintomas são bem parecidos com o hipotiroidismo, tendo em vista que a tireoide passa a funcionar menos, contudo só descobri meu problema por conta de uma queda de cabelo terrível!!! Fiz os exames hormonais de sangue estavam quase todas em níveis normais mas percebi que havia uma pequena alteração, coisa pouca mesmo, tipo, a Tiroxina livre deve ser no mínimo de 0,8 e a minha estava em 0,7. Isso já ia passando desapercebido pelo ginecologista quando eu perguntei o porquê daquela alteração. Foi quando ele me mandou fazer a ultrassom da tireoide. No meio da sessão foi que o médico me falou que eu tinha: "Uma inflamação VIOLENTA na tireoide, para eu procurar um endocrinologista com urgência". No fim, não era pra tanto... tomo remédios para repor os hormônios que me faltam, mas minha tireoide será sempre inflamada e meus níveis de VHS quase sempre altos. A queda de cabelo passou tomando a levotiroxina, além de ter melhorado a força das unhas e o aspecto da pele, além de ter me dado mais ânimo. Por isso sempre aconselho a quem eu conheço e que está passando por queda de cabelo a pedirem o exame de ultrassom da tireóide.
    Abraços e obrigada pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida!
      Muito importante seu depoimento! Obrigada por compartilhar conosco!
      Sim, nosso corpo sempre indica quando alguma coisa está desregulada no nosso organismo; por isso é importante estarmos sempre atentas.
      BJkss e venha sempre comentar, viu!!

      Excluir
  3. vdd xará qdo descobri que estava com hipotiroidismo tava com uma queda feia vui?
    PORTAL DE BELEZA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é xará... isso vale pra galera ficar atenta!!!
      bjssss

      Excluir
  4. To com muita queda, perdi já 50% do meu cabelo, fico pulando de médico em médico p fazer um tratamento q resolva, desesperador, tenho hipo e ta um pouco desregulada, ele aumentou a dose, o estress é outro grande mal e a ansiedade, tenho q tentar controlar, to tomando Pantogar, passando uma loção, me proibiu de usar shampoo de farmacia, só manipulado
    porq nao tem substancias nocivas ao couro cabeludo e minoxidil 5%.
    gostei da dica do óleo da babosa, vou comprar, pode enqto isso passar a babosa natural sem ser o oleo? eu fazia antigamente p dar brilho, batia um pouco a poupa com creme, sera q posso aplicar no couro cabeludo ou só no comprimento??

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top