MÁSCARA CASEIRA PARA ACNE | Clube do cabelo e cia

Oi amores!

Essa é uma receita antiga, muito simples, e eficaz para acne. Na verdade, a receita original  leva apenas canela e mel, mas eu acrescentei o óleo essencial para dar uma  potencializada... fica como opção, ok?

Você vai precisar de:

> Mel  - É altamente benéfico para a pele propensa a acne por suas propriedades anti-sépticas e antibacterianas. Sua natureza anti-inflamatória também ajuda a reduzir a vermelhidão e inflamação causada pela acne e espinhas. É melhor usar mel orgânico.
* Dica: Pode usar o mel com própolis.

> Canela em pó - Tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

> Óleo essencial de melaleuca (tea tree) ou cipreste (opcional)
 falei do melaleuca aqui, e do óleo de cipreste aqui.
*Se você tem a pele do rosto muito sensível, melhor não usar o óleo essencial.

> Vinagre de maçã-  O ácido acético do vinagre de maçã ajuda a desobstruir os poros, e dissolver células mortas da pele. Além disso, o vinagre de maçã trata manchas, e restaura o pH natural da pele. Servirá de finalizador.

Como fazer:
Numa tigela, coloque uma colher de sopa de canela em pó, com uma colher de sopa de mel e 1 gota de óleo de melaleuca ou óleo de cipreste. Misture bem. Se ficar muito grosso, acrescente mais um pouco de mel até formar uma pastinha.

Lave o rosto com um sabão neutro (eu gosto do sabão de enxofre), e depois espalhe a mistura pelo rosto todo. Aguarde 15 a 20 minutos e enxágue só com água morna, e seque com uma toalha de papel.

Embeba um chumaço de algodão com vinagre de maçã, e aplique no rosto todo, sem esfregar. Apenas vá pressionando levemente (o cheiro do vinagre de maçã não fica na pele. Ele some em alguns minutos)

obs: Se você tiver a pele muito sensível, não passe o vinagre depois, pois poderá arder.

Faça isso antes de dormir.
Pode fazer quantas vezes na semana desejar!

Simples assim!
Bjssss

1. Esse vinagre é aquele que compramos no supermercado mesmo??? Bjs..

2. Erika o sabonete de enxofre que você usa,é só enxofre?tentei usar o sabonete da Granado,aquele de glicerina,ele aumentou a oleosidade do meu rosto,já vi pessoas falarem que usou que se deram bem,comprei o Sastid,to gostando ele contem enxofre e ácido salicílico,ele ajuda secar as espinhas e mantém a pele sem oleosidade e pra mim não ressecou.

1. Oi Priscila! Qual vc usou..aquele de enxofre sulfuroso da granado? Tem 2 tipos se não me engano...mas se vc se dá bem com esse aí, então continua.. time q tá ganhando não se mexe..heheh
      bjksss

3. Erika querida, eu poderia usar o vinagre de maça como tônico todos os dias a noite então? (ou tem contra indicação se usar todos os dias) A perguntinha é por que meu tônico está acabando e seria uma ótima substituição enquanto eu não compro outro... assim só usarei o outro p/ o dia e vinagre de maça de noite (dá aquela economizada rsrsrs) eu tenho a pele mista. Agradeço desde já. Beijos adoro o blog.

4. Erika vc acha que seria necessário hidratar com cremes depois dessa máscara??O mel é hidratante né?Meu rosto não gosta de cremes...rs,mas pra quem tem o hábito de usar cremes noturnos.

1. Não Pri, não precisa! O mel já tem td pra hidratar!

5. Oi Erika! Acabei de fazer a máscara, gostei bastante, mas qdo fui colocar o vinagre de maçã ardeu um bocado!! Coloquei um pouco no algodão e fui pressionando levemente. Mesmo assim ardeu. É assim mesmo??
    Beijok, amo seu blog!

1. Oi Deby! Não, não é pra arder! Eu não sinto nada. Vc percebeu se sua pele ficou muito sensível depois da máscara? Experimente usar o vinagre sem a máscara, pra ver se ainda arde. :(

6. Sim, minha pele fica sensível após a máscara... Mas vou fazer o teste do vinagre antes da máscara e te digo.
    Beijos e obrigada!

1. Deby, então não use o vinagre após a máscara. Bjksss

7. Olá, Erika
    essa receita acaba com as manchas escuras de acne também?
    Obrigada

1. Oi Emilly! Não.. ela é mais pra controlar a oleosidade e a acne.. vou postar uma receita para manchas, ok?

8. Oi amore,
    Tô testando todas as receitas do blog e gostando! :) Mas essa não deu certo comigo... Passei no meu rosto e do maridão e começou logo a arder :(. Com menos de 10 min tiramos e ficou vermelho. O meu rosto então que é mais sensível, ficou super vermelho e quente :'(. O que terá acontecido? E nem passei perto do vinagre...

1. Oi Naara,
      Então pode ter sido do melaleuca. Tem gente que não se dá com melaleuca no rosto. Minha filha qdo usou, aconteceu o mesmo que vc. Pelo visto, não tá rolando para quem tem pele muito sensível... vou até fazer essa observação no post.
      obrigada,

9. Vou testar, li sobre o cipreste e já fiquei louca pra usar.

10. Bom ainda não testei a máscara, mas como a canela é "quente", estimula demais a circulação periférica, tem propriedades dito rubefacientes, tanto que pessoas com PA não devem utilizar. As pessoas de pele sensível, com quadro de alergias tópicas (como você destaca bem no post) não devem usar a máscara. Percebo as vezes nos comentários das leitoras, que elas leem bem a matéria, mas deixam passar desapercebidos detalhes pequenos, que fazem toda a diferença!

1. Vc tem razão Debora!
      Tem gente que faz leitura dinâmica! hehehe