O MITO DO ÓLEO DE COCO "EXTRA-VIRGEM" | Clube do cabelo e cia


Oi pessoal,

Fala-se muito sobre o óleo de coco e seus benefícios, mas o que poucos sabem é que há dezenas de espécies que possuem a mesma concentração de princípios ativos e que podem ser utilizados como substitutos uns dos outros. Babaçu, palmiste, macaúba, tucumã, licuri e murumuru são todas espécies que podem substituir completamente o óleo de coco da praia em todas as suas aplicações terapêuticas, tendo a grande vantagem de serem muito mais baratos.

Ultimas pesquisas com os óleos de cocos  mostram que eles contém substâncias de poderosa ação imunoestimulante, também presentes no leite materno. Ajudam na perda de peso (emagrecem), combatem infecções, são antiinflamatórios naturais, além de serem excelentes produtos para utilização na área cosmética.

Óleos de cocos são altamente hidratantes, amaciam a pele e cabelos, tem excelente penetração sem deixar a pele “gordurosa”. Além disso, na massagem são ótimos veículos carreadores que não ‘‘rançam’’, não deixando os tecidos com mau cheiro como os demais óleos de uva e girassol o fazem.

 O efeito antiséptico proporcionado pelos óleos dos cocos ajuda a prevenir a acne quando tomado ou aplicado sobre a pele. Eles penetram profundamente nos poros tornando o sebo entupido (cravos) escorregadio a ponto de ser fácil de sair através da limpeza de pele ou simplesmente ao se massageá-la.
Inibem também a oxidação de outros óleos.

Por falta de conhecimento, as pessoas não sabem que o princípio ativo por detrás do óleo de coco sãos os TCMs (ácido láurico, cáprico e caprílico).
 Indo na onda de divulgação imposta pela mídia, acabam gastando valores enormes para aquisição do óleo de coco da praia que tem hoje um custo hiperfaturado no mercado.

Como alternativa, felizmente o Brasil é um país rico em um número variado de espécies de coqueiros que dão óleos ricos nos mesmos princípios ativos, podendo ser utilizados como substitutos ao coco da praia em todas as suas indicações.
São: o babaçu, o palmiste, a macaúba, o licuri, o tucumã e o murumuru




Quando refinados, para tais óleos é utilizada uma metodologia menos agressiva, onde apenas produtos naturais são usados no seu processamento (ácido cítrico e terra não ativada).

Isso difere dos processos convencionais de refino empregados nos óleos dos supermercados que são refinados quimicamente com soda cáustica para a neutralização dos ácidos graxos livres e posterior neutralização com ácido sulfúrico.

No refino físico dos óleos de babaçu e palmiste por exemplo, os ácidos graxos livres são removidos por destilação (igual na extração de óleos essenciais).
Também, em cromatografias que realizamos na UFMG a taxa de TCMs dos óleos de cocos refinados manteve-se inalterada quando comparada ao dos óleos extra-virgens, o que comprova que este processo de refino que é utilizado não danifica o óleo e mantém estável a taxa de princípios ativos, mantendo ao final os mesmos resultados que o dos óleos extra virgens com relação a eficácia terapêutica, possuindo a vantagem de não ter cheiro e gosto forte.

A alegação de que o óleo de coco extra-virgem é uma rica fonte de vitamina E, e que seria melhor que o refinado, é um mito também, não sendo portanto a vitamina E o seu diferencial.

Composição de Ácidos Graxos:
                                 Palmiste       Babaçu    Coco da praia    Macaúba        Licuri      Murumuru   Tucumã
Ácido Caprílico              2-3%           4-6%            5-9%             3-6%      15-27%      1-2%       2-3%
Ácido Cáprico               4-7%           6-7%           5-10%            3-7%       6-15%       1-2%        3%
Ácido Láurico              45-52%      40-47%        42 - 52%       36-47%    36-45%    42-50%     45-50%
Ácido Mirístico            14-16%      14-18%         13-19%           9-12%      7-13%    24-27%     14-15%
Ácido Palmítico              7-9%          6-9%             8-11%          <1-5%       3-6%       4-9%          6-7%
Ácido Esteárico              1-3%          3-5%             1-3%              2-4%       2-4%       2-3%          2-3%
Ácido Oleico                14-18%      12-16%           5-8%            18-30%     4-10%     9-12%       0,1-2%
Ácido Linoleico             <1%           <1-2%           <1%-2%         3-15%       1-3%      2-4%        <1-3%
Ácido Araquidico         <1%            <1%               <1%               <1%           <1%       <1%         <1%


Na tabela acima, os ácidos graxos marcados em tons mais escuros alcançam concentração maior nos óleos correspondentes na tabela. Todos estes óleos de cocos possuem considerável quantidade de triglicérides de cadeia média, possuindo assim concentrações bem parecidas de princípios ativos e efeito terapêutico final bem semelhante
(Fonte: jornal Laszlo maio 2012)


É isso galera... eu também achava que o óleo de coco tinha que ser extra virgem, e que tinha que ser o coco da praia... vivendo e aprendendo!!

Então, agora já sabemos que podemos optar pelos outros tipos de óleos de coco, mesmo sendo refinados, e que estes trarão os mesmos benefícios que o coco da praia "extra virgem"! 
E ainda o que é melhor, os benefícios serão também para os nossos bolsos!! ;)


Fica a dica!
Bjksss

Postar um comentário

  1. Tô chocada! Vivendo e aprendendo! Eu sempre usei o óleo normalzinho mesmo pq é mais barato e recentemente é que comprei o extravirgem mas vou já parar de comprar e economizar rs
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Paula...fico imaginando qta coisa a gente ainda desconhece e sai perdendo por isso... mas aos poucos a gente vai descobrindo né...
      bjsss

      Excluir
  2. Boa tarde.Erika,eu encontrei preços maravilhosos de óleos na loja Veris,porém ,estou na dúvida.Tem óleos gourmet,eles servem pro cabelo? Sim,amei o post...como sempre vc trazendo coisas ótimas pra nós.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irlaneide!
      Sim claro!! Tudo que vc pode comer, pode colocar nos cabelos!! O contrário já não é válido... Vc não viu o vídeo que fiz do óleo de semente de abóbora da Veris? Passo no cabelo, no corpo e ainda como!! kkkkkkkkkkkkkk muito bom!!
      bjksss

      Excluir
  3. Qual é o melhor óleo indicado para umectação (custo /benefício)? Pois estou perdendo as pontas do meu cabelo, está quebrando tudo e por isso não saem do mesmo comprimento. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crislaine!
      Todos os óleos vegetais puros são bons. Mas a quebra das pontas geralmente está relacionada ao uso de químicas e chapinhas. Usar óleo e continuar usando químicas e excesso de calor nos fios, não vai adiantar... tem que ver a causa da quebra primeiro..
      bjssss

      Excluir
  4. ERIKA,ACABEI DE VER O VÍDEO EM QUE VC FAZ UMA VISITA LÁ NA LOJA.mAS VOU PROCURAR ESSE QUE VC FALOU . CADA DIA QUE PASSA EU AMO MAIS ESSE BLOG.BJS E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA.

    ResponderExcluir
  5. Ai de nós se não existisse este blog, estaríamos perdida! Entro aki todos os dias e olha que te achei a menos de 1 mês! Aprendi tanta coisa, e estou fazendo o cronograma capilar e crono-oleos daqui.......rsrssss Meu marido me falou que estou ficando louca com este negócio de oleos no cabelo....hehehe Que bom que temos você para nos ajudar! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi Mara... baixou aloka dos óleos em vc tbm? Ferrou!! Hhehhehehehe
      bjssss

      Excluir
  6. Nossa não sabia, muito interessante seu post, estou adorando acompanhar seu blog, beijos!

    http://taisoliveirablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olha que post interessante?? Não fazia o menor pingo de ideia que esses outros tb eram um tipo de coquinho!! O____O Mas uma perguntinha... E quanto ao cheiro? Todos tem o cheirinho gostoso do coco de praia??

    Eu gosto do cheiro! >___<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah, todos tem cheiro e alguns até mais forte que o coco da praia, só que geralmente no refino a cor e o aroma são reduzidos, então pode ser que o cheiro seja fraco...
      bjss

      Excluir
  8. Adorei esse post, tinha comprado um babaçu e não tinha usado por 'ter comprado errado' agora vo usar ele sem dó. Paguei em média 6 reais 350 gramas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, babaçu é muito bom!! Manda ver, Maria!! ...e tá vendo como economiza?
      bjsss

      Excluir
  9. Nossa como fiquei feliz com essa postagem. Umas duas semanas atrás eu vi p/ vender na internet óleo de coco de babaçu e pensei será que é tão benéfico quanto o coco (tradicional)? Não deve ser afinal é tão infinitamente mais barato... Fiz pesquisa na net e não achei nada que me esclarecesse acabei até esquecendo e focando no coco tradicional... e agora recebo esse post "Lei da atração", universo... rsrs de qualquer forma só agradeço a você por essa matéria maravilhosa e esclarecedora. (primeira vez que escrevo hein rsrs) Adoro seu blog. Parabéns. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maira!
      Eu acredito sim, na lei da atração! E muito!!
      Que bom, fico feliz que o blog tenha ajudado!
      E agora que já inaugurou, venha sempre comentar,ok? Hehehe \0/
      bjssssssssssssssss

      Excluir
  10. Seu blog é super completo, amei, vou vir aqui mais vezes.
    Já estou seguindo.
    Espero sua visita no meu blog:
    http://superveggs.blogspot.com
    e na Fan Page:
    http://facebook.com/SuperVeggs

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!
      Seja bem vinda amore!!!
      Vegana? Opaaa já tô lá! ;)
      bjsssss

      Excluir
  11. Nossa! e eu já ia pagar 50 dilmas num oleo de coco, ainda bem que eu vi esse post antes oO

    Erika, adoro seu blog, você salva minha vida! hahuauhauha

    se puder dá uma passadinha no meu!
    http://www.garotasconsumistas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela!
      Vixiii... Ainda bem que vc não comprou, hein!!
      Indo lá!! Bjãooo

      Excluir
  12. Entao sera q da p usar o oleo de girassol de cozinha nos cabelos??? Eu ja usei e gostei, mas esse negocio de q oleos terem q ser extra virgens, me deixou c peso na consciencia e parei... Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, eu não arriscaria o óleo de cozinha... vc viu como eles são refinados?(tá em vermelho no post)
      Rola o óleo refinado sim, mas depende do processo que é feito o refino...
      bjksssss

      Excluir
  13. Oi Erika!
    Como sempre você dando ótimas alternativas para nós. Eu ainda tenho meu potinho de óleo de coco pela metade, pois uso bem pouquinho. Mas agora já sei o que comprar quando acabar!!!

    Maravilha de post Erika!!!

    Beijinhus
    Bom Findi!!!
    http://burguesinhasuburbana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Érika, estou há algum tempo querendo comprar óleo de coco para fins culinários. Você sabe se alguns desses óleos que vc indicou eu consigo comprar em quantidade maior, para esse fim? Onde? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!!
      Dá uma olhadinha lá em ARTIGOS, eu fiz um post sobre o óleo de COCO LICURI, é ótimo pra cozinhar, e pra tudo! E eu fiz parceria com o fornecedor pra conseguir desconto pro blog. Com o cupom de desconto, o litro tá saindo a 10,80 pra vcs. O banner com o cupom tá aí na lateral do blog.
      bjssss

      Excluir
  15. Você passa esses óleos no rosto de dia também? Eles puros ou em algum creme? Pois já vi que o óleo de coco tem propriedade de proteção solar, mas não sei se posso passá-lo direto no rosto e sair ao sol sem fritar.. hahaha
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu não tenho horário pra usar...uso qdo dá vontade..tanto faz de dia ou á noite, e eu não uso protetor solar.
      Nunca fiquei "frita" no sol por causa do óleo de coco..rsrsr
      bjs

      Excluir
  16. Você passa um creme diariamente no rosto? Ou apenas os óleos vegetais? Os óleos essenciais podem ser usados pras mesmas finalidades que os vegetais? O que você usa como protetor solar então?
    Muito obrigada, adoro seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não uso creme no rosto. Uso óleo de rosa mosqueta, óleo de argan, semente de uva... vou variando.
      Não os óleos essenciais são bem diferentes. Dá uma olhada lá no menu em ATIVOS NATURAIS, que eu fiz um post explicando as diferenças entre eles.
      Não uso protetor solar.
      Bjssssss

      Excluir
  17. Será que você podia fazer uma receitinha sobre como fazer um óleo/hidratante corporal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdd os óleos já são hidratantes... pode usar qq um de acordo com a sua pele. O de semente de uva por exemplo é ótimo para pele, e o de amendoas doce tbm. Nem precisa de receita. ;)
      bjkss

      Excluir
  18. Oi Erika to adorando o seu blog, muito esclarecedor sobre umectação e óleos essenciais/ essências/ óleos vegetais, mas to com serias dificuldades p encontrar onde vende manteiga de murumuru, eu até procurei no post de loja de matéria prima mas não encontrei.
    Obrigada x]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mah!
      Que bom que está curtindo o Clube!
      Vc encontra a murumuru no site www.engenhariadasessencias.com.br
      Bjksss

      Excluir
  19. ATENÇÃO!!! Estou pesquisando sobre oleos vegetais e encontrei vários sites que dizem que o oleo de coco refinado é feito com o coco seco, não fresco, chamado copra. Ele não é tão puro pois é mal estocado, conservado e manipulado... Devido à contaminação por vários micro organismos, para purificá-lo ele é refinado e nisso são usados solventes que podem ser tóxicos. REALMENTE AS PROPRIEDADES DOS ÁCIDOS CONTINUAM INTACTAS POIS TRATA-SE DE UM ÓLEO ESTÁVEL, não é como o azeite. Porém, com o refino, permanecem os componentes tóxicos dos solventes !!!
    Por tudo isso, para consumo e mesmo para hidratação da pele, é muitíssimo mais recomendado o óleo de coco NÃO REFINADO, que é considerado VIRGEM e é feito com côco fresco (a denominação extra-virgem não existe em outros países, é invenção de fabricantes brasileiros = marketing). Quanto ao refino dos outros óleos eu não sei , vou pesquisar.
    Vejam estes sites: http://www.ehow.com.br/oleo-coco-refinado-versus-oleo-coco-refinado-sobre_70543/ http://correcotia.com/mulheres/sodacoco.htm

    ResponderExcluir
  20. Ola Erika
    Eu gostaria de saber se e aconselhavel usar somente o oleo de coco para hidratar os cabelos, ja que ele e um dos poucos oleos que penetra no cabelo diferentes de outros que so selam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não dá pra generalizar, pois cada cabelo é uma sentença... já vi gente dizendo que usou o óleo de coco direto, e acabou ressecando os fios, e outras só usam óleo de coco... então só testando no seu cabelo pra ver o resultado.
      particularmente, eu prefiro variar os óleos, pq cada óleo tem suas propriedades, e tem óleos tão bons qto o de coco.
      Aonde vc leu que os outros óleos só selam? Nunca li isso em nenhum lugar... pode me passar a fonte? Gostaria de saber mais sobre isso...
      bjssss

      Excluir
  21. Eu continuo e sempre vou continuar comprando o EXTRA VIRGEM e PRENSADO A FRIO, há muitas coisas que não foram informadas na pesquisa. Não indico óleos refinados jamais. A natureza não criou o "refinamento". Há muitas coisas que se perdem ou são acrescentadas com o refinamento etc. Por isso eu só uso e sempre vou usar o óleo de coco Extra virgem e isso é recomendação de um dos maiores médicos nutrólogos e professor internacional Dr. Lair Ribeiro. Ele só indica o Extra virgem, prensado a frio. Eu uso o COPRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, esse aqui é um espaço informativo e não "persuasivo"...cada um faz o que quer com a informação.
      Pra mim é indiferente se vc vai continuar a usar o Copra ou não...

      Excluir
  22. Oi tudo bem?
    Então eu posso continuar usando o óleo de coco ou gordura marca Chelli? não vem nada escrito na embalagem que é virgem ou extra virgem.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli, eu não conheço essa marca, mas se for óleo de coco puro, pode sim.
      bjsss

      Excluir
  23. Olá Erika ,adorei a informação ,mas estou confusa agra,no grupo "Oleos naturais" eles dizem que os oleos perdem muito em seu efeito se forem industrializados,com conservantes e tal .Inclusive existem meninas que fazem o uso do óleo que eles sugerem e estão até conseguindo alisamento natural com esses óleos por serem "naturais"...o que vc conhece sobre isto ,beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clelia!
      Os únicos óleos que levam conservantes e outras químicas, são os comprados em farmácias, supermercados, lojas de cosméticos, etc. Se vc comprar em lojas que vendem matéria prima cosmética, ou lojas naturais que vendam óleos gourmets, os óleos serão puros. Só depende de onde vc compra.
      Alguns sites que vendem óleos puros:
      - engenharia das essencias
      - destilaria bauru
      - laszlo
      - ferquima

      Nenhum óleo alisa o cabelo. O que acontece é que com o tempo de muito uso, o cabelo vai pesando e dá um aspecto alisado. Mas fique 1 mês sem usar nenhum óleo, e vc vai ver que ele volta ao normal. Se fosse tão fácil assim alisar cabelos, não precisaria de progressivas, relaxamentos, e outros alisamentos químicos.
      NADA alisa cabelos sem que tenha química envolvida. Já ouvi dizer até que esses óleos aí podem ser "batizados"... pq se óleo alisasse, qualquer óleo puro faria efeito, certo? Pq só o que eles vendem faz efeito??
      Nunca se prenda a apenas uma única informação... pesquise de outras fontes, sempre!!!
      bjssss

      Excluir
    2. Entendi ,obrigada pela informação ,vou comprar meus óleos nestes sites então ..beijus :*

      Excluir
  24. Eu queria saber,se o oleo copra e ruim... bj

    ResponderExcluir
  25. que vendem Olhos Puros, eu quis dizer, dos sites que você indicou?!! Rrsrs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kátia!
      Essa estabilidade só acontece com os óleos de coco, ok? Com os outros óleos não...
      Os sites que eu compro e e indico são:
      Destilaria Bauru
      Mundo do Óleos
      Licuri Brasil (só óleo de coco licuri)
      Engetec

      Bjksss
      Por isso

      Excluir
  26. Obrigada pela informação comprei alguns óleos refinados 100% puros na Engetec Engenharia das Esssencias e estava muito preocupada pq achava q tinha comprado errado, rsrsr! Inclusive comprei tmb o óleo de coco babaçu pq não tinha o tradicional e achei que tinha jogado meu dinheiro no lixo!!Rsrsr Ainda não chegou mas estou agora aliviada em saber que eles são realmente bons!! Rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh pode ficar tranquila msmo, pq óleo de coco é bom de qq jeito! rs
      bjsss

      Excluir
  27. Oi Erika adoro seu blog, me cabelo estava detonadão e agora todo mundo já elogia!!!! kkkkk tudo porque tres vezes na semana faço umectação. Sem fala que fico feliz sabendo que não tem nenhum elemento danoso sendo acrescido ao meu orgnismo!!!! Maas queria mesmo falar do óleo de coco... vc falou dos outros e eu concordo podem ser mais barratos se comprados em uma loja qq, mas a gente pode fazer o ´óleo de coco em casa mesmo, é facil e rende bastante, com 12,00 compro 10 cocos em João Pessoa e faço óleo que dura quase duas semanas, porque aqui em casa usamos pra tudo.... ai fica mais barato ainda... obrigada pela preciosas informações !!!! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, com certeza que feito em casa é bem mais em conta... mas nem todo mundo prefere fazer que comprar...
      bjksss

      Excluir
  28. Olá! muito bom artigo!

    Comprei uma gordura de côco no mercado que estava muito barata. Ela não é de nenhuma marca, parece ser embalada pelo próprio mercado... Aí vem a dúvida: essa gordura é hidrogenada? No rótulo apenas diz: "Gordura Vegetal de Côco"

    Não tem odor e nem gosto característico de côco e é bem sólida mesmo estando calor aqui..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Fernanda!
      pelo que vc tá falando, não é coco não... o óleo de coco tem aroma de coco, e qdo tá calor ele fica líquido... então deve ser gordura hidrogenada mesmo...

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top