VOCÊ CONSEGUE FICAR SÓ? | Clube do cabelo e cia




Oi pessoal!

A solidão sempre é vista como algo negativo. Porém, ela é muito saudável.
Estar só consigo mesmo também faz parte da felicidade. É quando estamos sós, que somos verdadeiros, e conseguimos nos conhecer melhor. É quando estamos sós que nos tornamos fortes, e experimentamos a paz verdadeira.
Ninguém é feliz só porque tem outra pessoa ao lado. A outra pessoa pode até contribuir para que vocês tenham alguns momentos felizes, mas depender de outra pessoa para ser feliz, é ao meu ver uma grande ilusão. 
Estar só é tão bom, quanto estar ao lado de quem amamos. Acredito que uma coisa completa a outra. 
O equilíbrio como sempre, é o ideal.

Saber ficar "só", não é apenas "não ter uma pessoa próxima".. mas sim"estar presente consigo mesma(o)"
Por isso eu acho muito importante que tenhamos nossos momentos de "solidão". 
Quanto tempo do seu dia, você fica consigo mesma(o)? 

E para expressar melhor esse tema, quero compartilhar com vocês um texto de Osho, que teve grande contribuição na minha vida (além do yoga, é claro!) para que eu começasse a ver a solidão de uma maneira diferente:

Osho:
Respire suave e tranquilamente... Comece, então, a observar seus anseios... A inquietação da sua mente...
Você tem a capacidade de ficar sozinho e em silêncio? Simplesmente em contato consigo mesmo?
Perceba... A capacidade de estar sozinho é a capacidade de amar. E isso pode parecer paradoxal, mas não é. Essa é uma verdade existencial.

Somente pessoas que são capazes de estar a sós, são capazes de amar, de compartilhar, de ir no mais profundo âmago da outra pessoa sem possui-la, sem se tornar dependente do outro, reduzindo o outro a uma coisa e sem ficar viciado no outro, também.
Essas pessoas permitem ao outro liberdade absoluta, pois sabem que se o outro for embora eles serão tão felizes como são agora. A felicidade deles não pode ser tirada pelo outro porque não foi dada pelo outro.


 Solidão é ausência do outro; solitude é sua própria presença.


Perceba... Nascemos sozinhos, vivemos sozinhos e morremos sozinhos. Solitude é nossa própria natureza, mas não estamos conscientes disso. E por não estarmos conscientes disso, em lugar de ver nossa solitude como uma tremenda beleza e êxtase, silêncio e paz; um estar à vontade com a existência... Nós a confundimos com solidão.

A solitude é uma presença, uma presença transbordante. Você está tão pleno de presença que você pode preencher todo o universo com ela, e não há necessidade de alguém mais. O que é necessário não é algo para que você possa esquecer sua solidão. O que é necessário é que você se torne consciente de sua solitude – a qual é uma realidade.

Você ama seu companheiro(a)? Ou está simplesmente com ele(a), para não estar só? 
E ele(a), também te ama, ou está sob a mesma paranóia, para não se sentir sozinho(a)?
Tudo em nome do amor!
Todo mundo foge correndo da solidão. Ela é como uma ferida que dói.

Originalmente as pessoas não ficam felizes quando sozinhas. Elas se sentem muito vazias, acham que alguma coisa está faltando. Não podem viver sozinhas por muito tempo – elas buscam um relacionamento. Dessa forma o relacionamento é somente uma fuga de si mesmo.

Existem apenas dois tipos de pessoas: aquelas que fogem de sua solidão – a maioria, 99,99% das pessoas fogem de si mesmas; e o restante – 0,01% são os meditadores, que dizem: “Se a solidão é uma verdade, então é uma verdade; portanto não faz sentido fugir dela. É melhor penetrar nela, encontra-la, encará-la como ela é”.


Milhões de pessoas continuam mantendo seus relacionamentos mesmo que sejam simplesmente um inferno! Apenas devido ao medo de que serão abandonadas sozinhas; eles continuam apegados.
É uma miséria, um grande sofrimento, é uma tortura, mas ao menos alguém lhe faz companhia. Em comparação com ser deixado só, é melhor ser miserável, mas estar com alguém. (?)

Essa é uma das razões porque milhões de pessoas prosseguem sofrendo e ainda assim se apegam aos mesmos relacionamentos - os quais não dão a eles nenhum conforto. Mas que são simplesmente destrutivos.

Somente o homem ou mulher que seja capaz de estar sozinho, também é capaz de se relacionar sem ser destruído por isso, pois estar sozinho não é mais um medo. Se algum relacionamento gera miséria, você simplesmente sai fora dele - ninguém pode lhe impedir.
É uma situação bem patética que milhões de pessoas estejam apegadas uns aos outros, simplesmente devido ao medo de que sejam abandonados e deixados sozinhos.
E estar só é a nossa natureza; não há nada a temer, você só precisa experienciar isso.


Uma vez que você experiencia o profundo silêncio do seu coração, e a beleza de sua solitude, o êxtase acontece, e todo o medo desaparece; e então você perceberá o quanto tem sido dependente, enquanto que a sua maior felicidade estava dentro de você mesmo.

Texto de Osho



Postar um comentário

  1. Erika, sempre fui só, na infância, na adolescência e na fase adulta apesar de estar casada, mas me sinto muiiiiiiiiiiiiiiito bem, vou ao cinema, ao shopping, às vezes sinto falta de alguém para comentar por exemplo quando vou ao shopping e olha que não tenho depressão, mas sempre aparece alguém para bater papo seja no mercado, no shopping sem que conheça a pessoa, me sinto muito bem, para mim antes só do que mal acompanhada, adoro ficar comigo mesma,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margarida!
      Quando a gente gosta da nossa companhia, não há depressão! Eu tbm curto muito a minha companhia! :)
      bjsss

      Excluir
  2. Eu aprendi a gostar da minha própria companhia e esse texto casou direitinho com a forma como me sinto hoje. Perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei de ficar sozinha, sei que sou minha melhor companhia. Lia muito quando criança e brincava sozinha porque não tenho irmã (só dois irmãos). Fiz pouquíssimas amizades ao longo da vida. Não tenho depressão e adoro minha liberdade. Fui casada por 18 anos (casei com 20 anos) e estou sozinha há 2 anos. Tenho um filho de 17 anos que mora comigo mas já avisou que ano que vem fará faculdade em outro Estado. A vida é assim e temos que ter sabedoria pra vivê-la em sua plenitude. Não estou à procura de um novo relacionamento porque ouço tantas histórias absurdas de casal que prefiro não trazer problemas pra minha vida. Sou feliz assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane!
      Vc faz parte daqueles 0,01%!
      Tenho certeza que vc é feliz assim! :)
      bjssss

      Excluir
  4. Exato, se gostar não tem preço.
    Por isso é que vivo a minha vida pra mim o outro é a consequencia de tudo que vivencio, lembrando sempre que a pessoa mais importante da minha vida, sou eu mesma.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top