CORTE QUÍMICO E DOBRA QUÍMICA - QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELES? | Clube do cabelo e cia


Oi amores!

Ontem eu mostrei pra vocês como foi a minha primeira experiência de corte químico (aqui). E seguindo a  dica de um amigo, hoje vou falar da diferença entre corte químico e dobra química, pra vocês não confundirem os dois. Na verdade, os dois são um corte químico, com a diferença que a dobra química é causada pela aplicação da química na raiz.


O Corte químico:
O corte químico pode acontecer por incompatibilidade química de produtos utilizados, ou por excesso de tempo de permanência da química nos fios. Isto acontece devido a uma reação química no interior dos fios, fazendo com que os mesmos percam a sua "massa" e se quebrem.

Dependendo da intensidade da química, isso pode ocorrer na mesma hora em que a química é aplicada, ou mesmo depois de horas ou dias...
Se você aplicar uma química e começar a perceber o cabelo "emborrachando" com aspecto de elástico, pode ser um sinal de corte químico, mas não necessariamente tenha que ocorrer este emborrachamento, para haver um corte químico.




Corte químico por ESCOVA PROGRESSIVA
Veja em  http://soscabelinhos.blogspot.com.br

A Dobra química:
(ou desdobramento químico quando chega a altura a nuca)

Quando o fio do cabelo nasce, ele segue uma direção. Primeiro ele cresce para cima, e conforme vai aumentando de tamanho ele "tomba" para um dos lados, devido à força da gravidade.



Imagem do blog http://euamocabelo.blogspot.com.br
Químicas de relaxamento/alisamento, mudam a estrutura interna dos fios, e fazem com que eles se direcionem para baixo.
Se essa química for aplicada junto à raiz, além de correr o risco de queimar o couro cabeludo (o local onde for queimado, provavelmente não nascerá mais cabelo), quando o fio começar a crescer, a parte que está com a química, não segue a mesma direção que o fio que está nascendo (devido ter tido a sua estrutura modificada), formando assim uma dobra em "V". 


Imagem do blog http://euamocabelo.blogspot.com.br


 Por isso no rótulo dos produtos recomendam-se aplicar a química a 1cm ou 1,5cm da raiz.
Você só notará que houve uma dobra química, quando o cabelo crescer no mínimo 0,5cm, ou mais... ou seja, entre 15 dias a 1 mês; pois o fio se partirá justamente na dobra, o que vai fazer com que sobre apenas aquele 0,5 cm na sua cabeça.



Químicas que podem causar corte capilar, se misturadas inadequadamente:
- Tioglicolato de amônio (pH 9)
- Hidróxido de Guanidina (pH entre 12 e 13)
- Hidróxido de Sódio (pH 13)
- Progressivas
- Descoloração 
- Coloração

* As 3 primeiras são totalmente incompatíveis entre elas. Portanto se você utilizou uma dessas 3, não pode mudar pra outra.

* O Hidróxido de sódio é incompatível com todas as químicas acima mencionadas.




Veja alguns exemplos de corte químico:


            

Corte químico por excesso de tempo:



Corte químico por produtos da Loreal 
que diziam ser compatíveis:



Corte químico pelo alisamento SFERA da marca NAZCA:




É isso galera, e não esqueçam de anotar tudo que vocês 
fazem nos cabelitchos, hein!


Bjoooo

Postar um comentário

  1. Oi Erika, vi sua outra postagem de como ficou seu cabelo...ficou legal curtinho, mas eu nunca teria coragem de fazer esse corte! rsrsr
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs Ci, não é nem questão de coragem... e se vc não tivesse outro jeito? rsr
      bjks

      Excluir
  2. Erikinha, fiquei com dó da menina do último vídeo =((
    O cabelo dela vai demorar muito pra crescer pois deu até queimadura no couro cabeludo nossa...vida!
    Mas amiga, o corte pode aparecer também depois de dias do procedimento, já casos assim! Aí não tem jeito, é encarar a realidade!

    Beijão flor, boa semana pra ti! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Cris...queimadura é coisa séria né? E ela ainda fez tudo direitinho... no caso a culpa foi do produto...afff... mas se eu fosse ela, eu raspava a cabeça toda..melhor que ficar assim...
      bjks

      Excluir
  3. Eu já tive corte químico, cortei meus cabelos e depois de 3 anos ele ficou muito melhor. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito triste tomara que alguém ajude essa moça , por favor minha gente , é maldade demais viu essa empresa tem que arcar com todo o tratamento dessa moça e ressarcir ela por danos morais , estou na torcida para que alguma boa alma ajude essa mulher se eu puder ajudar de alguma forma virtualmente estou aqui é triste demais o cabelo é nossa moldura mulheres sabem disso.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de fazer um curso de química (colorimetria) no DF, vc me indica um bom curso.

    ResponderExcluir
  6. Nossa que post!!! Eu achei q a desgraça acontecesse somente com quem n tem conhecimento, mas estou vendo que bem o q vc fala, cada cabeça uma sentença. Fiquei com um duvidão.... Eu fiz descolorações sucessivas sem cuidar dos cabelitchos entre uma descoloração e outra, fazia uma hidratação no final somente, fiz progressiva inteligente, selagem com 2% de formol, resultado faltando entre 2 e 3 dedos para terminar o fio ele ficou como se estivesse mastigado, a textura lembra bem um Bombril, isso numa sexta, quando foi no sábado eu fui lá e cortei, n aguentei!!!!!! Acho que a cabelereira não gostou.. E por incrível que pareça cheguei em casa com o mesmo problema??? Não entendi, o problema estava nas pontas, cortei, e o problema subiu os fios??? Continuei com o problema! Diz minha intuição que a energia dela n estava boa... como pode vc cortar e o problema aparecer??? Cheguei em casa peguei uma tesourinha de escola e fui cortando eu mesma um verdadeiro caminho de rato, kkkk, mas enfim eu resolvi a situação. Depois fiz progressiva de cisteína e as pontas espigaram, a 1 mês fiz progressiva inteligente com os produtos perola negra, minhas pontas gritaram socorro!!! A cabelereira me disse na hora vc vai precisar hidratar toda semana e reconstruir as madeixas, dê um tempo para a cabelo se recuperar. Se no corte químico o cabelo se desfaz e na dobra ele muda a direção de crescimento próximo a raiz, o que de fato aconteceu com as minhas pontas??? Tem algum nome pra isso? Bjs e obrigada por tudo que posta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Imagina... pode acontecer com qq um! Já vi acontecer corte químico, até em salão, nas maõs de profissionais.
      Eu acho que no seu caso, não é que o problema foi subindo os fios... ele estava no cabelo todo; mas qdo vc cortava, aparecia mais nas pontas, e por isso dava a impressão que ia subindo...
      Eu acho que vc teve foi corte químico mesmo... só que o cabelo não partiu de uma vez... foi partindo aos poucos..
      bjsss

      Excluir
  7. Oi, flor, bonita como sempre!
    Vc acha que se eu mudar da alfaparf 0sp + 11.00 + ox 40...( faço ha +- 10 anos SÓ raiz a cada 30 dias) para keune 2000 + ox 40 ...pausa - lava e seca - tinta keune 15.17 + ox 30....SÓ RAIZ... 30 dias de cresc....posso ter corte químico? ? E aí, minha, me ajuda com esta duvida? Bjuxxxx love you!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amoreeee! Não tenho a mínima ideia!... pra haver corte químico nesse caso, vai depender de como seu cabelo está... se ele estiver muito sensibilizado pode ser que não aguente... mas aí eu não tenho como saber. O ideal seria vc avaliar seu cabelo com um profissional pessoalmente. ...bjkssss

      Excluir
  8. oi fis um relaxamento relaxei hidratei e escovei no dia ficou perfeito um mes depois ainda fis uma cauterisacao e ele tava certinho so q uns dois meses depois a cliente voutou com varios buraco de quebra na raiz fiquei sem entender o q aconteceu usei tioglicolato pode um corte quimico acontecer meses depois??/obrigada desde ja parabens pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi,
      Já ouvi dizer que pode acontecer até uns meses depois... aí seria uma dobra química. Mas será q ela não usou alguma química nesse meio tempo não?

      Excluir
  9. Oi fiz um relaxamento na raiz em maio do ano passado lá por outubro começou a surgir uns toquinhos" hj depois de um ano e dois meses os "toquinhos" estão no tamanho de uma palma da mão só que é por dentro quem me vê não diz que eu tenho só que isso está deixando a frente do meu cabelo alto mas eu faço hidratação mas faço chapinha não posso ficar sem será que é isso que não está ajudando
    e eu posso fazer um progressiva já que estou mais de um ano sem química no cabelo? Obrigado bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arieli,
      Com certeza a chapinha não ajuda. Ela "desidrata" os fios, devido à sua temperatura elevada. Por isso é importante usar sempre um protetor térmico, e hidratar em dobro. Qto à progressiva, teria q um profissional avaliar seu cabelo, pra ver se ele aguenta, já que está com muita queda.
      bjss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top