CRESCIMENTO CAPILAR: DICAS DE NUTRIENTES E SUPLEMENTOS | Clube do cabelo e cia





Oi pessoal!

Por mais que tratemos externamente dos nossos cabelos, pele e unhas, sabemos que o mais importante para mantê-los saudáveis, é uma alimentação rica em nutrientes.

Várias vitaminas e nutrientes têm sido estudados para tratar destes efeitos; e há 8 nutrientes que se destacam  comprovadamente, para beneficiar cabelos, pele e unhas. São eles:

Silício 
É um oligoelemento que estimula a síntese das fibras de colágeno e a elastina - proporcionando firmeza e tonicidade aos tecidos. É indicado para vários tipos de alopecia, especialmente a causada por excesso de oleosidade e seborreia e a androgenética (causadora da calvície masculina hereditária). O silício atua nos cabelos regenerando a derme capilar, regularizando a secreção sebácea e fortalecendo os fios.

L-lisina 
A L-lisina é um aminoácido essencial que ajuda a "construir" proteínas saudáveis ​​e, portanto, ajuda a manter a saúde dos cabelos, pele e unhas. Além disso, L-lisina desempenha um papel fundamental na formação de colágeno, o que torna ainda mais importante para a pele, e ainda exerce um efeito poderoso sobre o cabelo e couro cabeludo. É usada com freqüência para a gestão eficaz da perda de cabelo, especialmente a alopecia. Ela retarda fatores que causam a queda de cabelo, e promove a saúde do couro cabeludo. Infelizmente, a L-lisina não pode ser fabricada pelo corpo humano e, portanto, deve ser obtida a partir de alimentos ou suplementos. Qualquer suplemento de cabelo, pele ou unhas deve possuir um aminoácido de algum tipo, e principalmente a L-lisina, em sua fórmula.

Vitamina A 
Ajuda a promover um cabelo brilhante, pois trabalha com a síntese de gordura nos folículos pilosos e também estimula o crescimento do cabelo.

Vitamina E 
A vitamina E é um nutriente necessário para o crescimento capilar. Ela estimula a circulação no couro cabeludo. As células da pele precisam ser protegidas pelos antioxidantes, e a vitamina E é perfeitamente adequada para esta tarefa. A vitamina E é um antioxidante usado para neutralizar os radicais livres e estabilizar as membranas celulares; e por isso, uma grande porcentagem de produtos  tópicos e internos de cuidados da pele, contêm vitamina E.

Biotina 
A Biotina e as vitaminas do complexo B são necessárias para o crescimento do cabelo. A Vitamina B3 ajuda a aumentar a circulação do couro cabeludo, promovendo assim o crescimento do cabelo.
A biotina é o nome mais comum para a vitamina B7 e também é conhecida como vitamina H. É essencial para o metabolismo do corpo e a produção de proteína. A deficiência de biotina é muitas vezes marcada por cabelos secos e unhas quebradiças, entre muitos outros sintomas. Se a ingestão de biotina diária for adequada, auxiliará no crescimento e saúde dos cabelos e unhas; A maioria dos suplementos de cabelos, pele e unhas contém  biotina, ou uma combinação de vitamina B6 e B12.

Colágeno 
Um terço das proteínas do corpo é composta por colágeno. É uma das maiores moléculas de proteína no organismo. Ele forma as estruturas dos tecidos de articulações, tendões, músculos, unhas, pele, ossos, dentes, vasos sanguíneos e cabelos.

Ferro - Reduz a perda de cabelo. O ferro mineral ajuda a aumentar a circulação no couro cabeludo, ocasionando o crescimento do cabelo.

MSM
Também conhecida como metilsulfonilmetano, MSM é uma fonte natural de enxofre orgânico e é necessária para a formação de colágeno. O MSM é essencial para a manutenção do tecido conjuntivo das articulações e saúde da pele. O que define o MSM além da formação do colágeno, é a sua capacidade de desintoxicar, mantendo as células da pele macia.
O MSM é encontrado naturalmente em frutas e vegetais;  Existem modernos processamentos de alimentos e métodos de produção, que retira este importante nutriente dos alimentos. Suplementos de cabelo, pele e unhas de qualidade, geralmente incluem o MSM ou o colágeno; e os melhores vão usar uma combinação dos dois.



Veja alguns alimentos que ajudam na saúde dos cabelos:

> Ovos - Eles estão cheios de biotina e vitamina A, que promovem o crescimento do cabelo e saúde do couro cabeludo. A deficiência pode causar cabelos quebradiços. Outros alimentos ricos em biotina: amendoim, amêndoas, farelo de trigo, queijo branco, e abacate.

> Banana, aveia, e passas - Estes contêm o mineral sílica, que melhoram a espessura do cabelo. Enfatizando alimentos ricos neste mineral, ajuda a tornar o cabelo mais forte e mais durável.

> Vegetais verdes escuros - Se jogue no espinafre, brócolis e acelga. Eles estão cheios de vitaminas A e C, que ajudam a produzir sebo, um óleo do couro cabeludo, que funciona como um condicionador de cabelo natural.

> Batata-doce - Estas são ricas em beta-caroteno, que o corpo converte em vitamina A, um agente nutritivo para o cabelo e a pele. A vitamina A protege contra cabelos opacos e pele seca, uma das principais causas da caspa. Outras escolhas inteligentes para conseguir o cabelo e pele brilhantes: cenouras, couve, abóbora, aspargos e abóbora.

> Feijão - Leguminosas como feijão e lentilha são ótimas fontes de proteína rica em ferro. Lentilhas, em particular, desempenham um papel importante na manutenção do cabelo.

> Frutas e vegetais - Eles estão cheios de vitamina C, que ajuda o corpo a absorver o ferro. A falta de Vitamina C, deixa o cabelo seco e fraco. As melhores fontes? Brócolis, folhas verdes, pimentão verde, frutas cítricas, e morangos.

> Ômega-3 - os ácidos gordos Eles apoiar a saúde do couro cabeludo, uma deficiência pode levar a secar no couro cabeludo e cabelos opacos. Boas fontes incluem linhaça e nozes.

> Óleo vegetal. Ninguém quer ficar com o cabelo seco e sem brilho. Mas, se sua dieta for muito baixa em gordura, isso pode acontecer. Óleos puros saudáveis ​​como o de oliva, cártamo, girassol, podem restaurar o brilho. Ingerir cerca de uma colher de chá por dia, já dará bons resultados.


OBSERVAÇÕES:
Beber água ajuda a crescer cabelo 
O eixo do cabelo é constituído por um quarto da água. Beba pelo menos de 4 a 8 copos de água por dia para manter-se hidratado e fazer crescer um cabelo saudável.

Fumar causa a perda de cabelo 
Fumar cigarros diminui o fluxo de sangue para o couro cabeludo e isso faz com que haja uma redução no crescimento capilar.

Bebidas alcoólicas causam a perda de cabelo 
Beber álcool reduz o crescimento dos cabelos . Reduza ou elimine o álcool da sua dieta, e você verá um aumento no crescimento dos cabelos.
Veja aqui uma lista dos 20 suplementos mais utilizados para o crescimento dos cabelos.

* Não use suplementos sem orientação médica ou nutricional.



Bjss







Postar um comentário

  1. Preciso dizer que seu blog é de longe um dos melhores em se tratando de cabelo!! Posts completos que fogem do lugar comum total!!
    Adorei o do corte químico , pq to passando por um..menos grave que foi o seu mas o suficiente pra da uma baqueada.. no meu caso vou ter que deixar de ser ruiva por uns tempos..meu hair nao tem força pra chegar perto de amonia... Alias vc é do Rio ne? indica algum bom colorista? Queria tirar umas duvidas.. Giga comment kkkk
    beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís!
      Fico feliz que goste do Clube! ;)
      Nem tonalizante vc acha que não rola?
      Eu sou carioca, mas estou morando no interior de SP há 7 anos... tô por fora de indicação no RJ... infelizmente, vou ficar te devendo essa!
      bjão amore!

      Excluir
  2. olha xará tenho minhas dúvidas viu? minha mãe fuma 3 maços de cigarro por dia,quase nçao bebe água e o cabelo dela cresce que nem mato! Não puxei a ela não rsrsr
    bjus
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará!
      Mas quem te garante que se ela não fumasse e bebesse mais água, o cabelo dela não ia crescer melhor ainda?
      Realmente, ela tem sorte... questão de organismo mesmo!
      bjão

      Excluir
  3. Como sempre Erica dicas maravilhosas!!!
    Pelo menos eu não bebo e não fumo... já é um começo!!!!kkkkk
    Ahhhh sua terrinha é linda viu!!! Amei conhecer o Rio... pena que você não mora mais por lá!!!

    Beijinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angie!
      Com certeza, vc já tá no lucro! heheh
      É..o RJ é bom pra passear..mas pra morar, prefiro um lugar mais tranquilo..
      bjks

      Excluir
  4. Oi querida!
    Mais um post delicioso!
    Eu acredito que uma alimentação saudável além de favorecer a boa forma também contribui para a saúde dos cabelos e das unhas.Quando eu tomo vergonha na cara e encaro uma dieta equilibrada, sem excessos de açúcar, gordura, sal e embutidos, nossa, meu cabelo muda! Mas infelizmente eu não seguro a onda por muito tempo. Sou louca num doce! kkk
    Amore, me ajuda numa coisa? Você conhece o Creme de Mocotó da marca Lilás? Comprei há um tempo atrás quando não estava encontrando o Yamasterol e olhando a fórmula fiquei na dúvida se ele é liberado para co-wash, no/low poo.
    Vou listar os componentes, que são pouquinhos:
    Ceteayl Alcohol,Cetrimonium Chloride,Neats Foot Oil, Glycerin, Parfum,Petrolatum, Benzoic Acid and Aqua.
    Desses todos eu só conheço a "Aqua".kkkkkkk
    Beijooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Linda!
      Com certeza, o que ingerimos faz muita diferença no nosso cabelo e pele.Eu não conheço esse creme, pq procuro não usar nada que venha de origem animal. Mas pela fórmula aí, não é liberado não, pq contém petrolato.
      bjks

      Excluir
  5. Adorei essas dicas, me ajudaram mto. Parabéns. Bjsss.

    ResponderExcluir
  6. Olá Erika. Isso mesmo, tratamento com produtos certos aliados a uma alimentação saudável, funciona sim para ter cabelos nutridos e pele bem tratada, é de dentro para fora, não é mesmo?? Sábado é dia de eu ir a minha feirinha orgânica rs. Erika, já disse e repito: vc é a mãe de todas nós!!
    lembrei: vc já ouviu falar de umas balas de colágeno???
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha bebê! heheh
      Com certeza, nós somos o que comemos!
      Já ouvi falar sim... são de algas?
      bjs

      Excluir
  7. Ótimo post. Erika, eu fiz a selagem, meus cachos abriram um pouco, mas ficou bom. Só senti uma certa ardencia no couro cabelo porque havia formol no produto. Tive mt receio de fazer por causa disso, mas a cabelereira gatantiu q era a qntidade minima. Eu tbm li toda a composiçao, vi q aparecia mesmo bem no final, e vi tbm algo da Anvisa, mas nao quero nunca mais pois aquele irritacao me preocupou. Graças a Deus nao deu nenhum problema, mad é bom tomar mt cuidado; dois dias depois eu fiz uma recontrucao acrescida de keratina para potencializar a fim de reparar danos q possam ter sido causados no processo. Antes, eu hidratei. Essa semana tbm ja hidratei acrescendo azeite de oliva, e agora quero fazer uma umectacao noturna, seguida de uma nutriçao com creme. Bom,vc acha q to procedendo certo pós quimica e seguindo bem o cronograma meucabelo vai se manter saudavel. Alguma dica-? Bjos Erika. Amo seu blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wanessa!
      Perfeito, vc tá fazendo tudo certinho! Invista sempre nas umectações! Os óleos de pequi, germe de trigo, e todos aqueles que eu coloquei lá na lista de cabelos danificados, fazem restauração dos fios..use e abuse de qq um deles!
      bjão

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top