BENEFÍCIOS DA YOGA PARA CRIANÇAS | Clube do cabelo e cia


Yoga é uma ciência muito antiga, que propicia saúde e  bem-estar através da consciência corporal, força, flexibilidade, equilíbrio da mente e do corpo. 
Todos podem receber os benefícios da yoga, independentemente de suas capacidades físicas.
As posturas (ou asanas), são praticados por pessoas de todas as idades e em muitos estados diferentes de saúde.

Os benefícios da yoga para crianças e adolescentes, atinge cada vez mais importância nas escolas do mundo todo (não no Brasil), pois a prática da yoga ajuda as crianças a desenvolverem a inteligência emocional, habilidades de comunicação, confiança e empatia. Ela nutre o trabalho em equipe e liderança, além de fornecer um ambiente escolar mais produtivo. A maioria dos especialistas, recomendam que as crianças comecem a praticar Yoga a partir dos 4 anos.

O que faz a yoga ser diferente de outras atividades físicas como natação, ballet, futebol, lutas, etc para as crianças?
A Yoga para crianças é ensinada de uma maneira espontânea, onde as crianças desenvolvem habilidades importantes em um ambiente divertido, e não-competitivo.

As crianças muitas vezes se sentem pressionadas na escola, socialmente, ou em esportes organizados competitivos. É fácil para elas tornarem-se excessivamente auto-críticas, e perder a confiança em si mesmas, à medida que crescem e mudam.

É aí que que a Yoga faz a diferença, pois não há competição, nem julgamentos em uma aula de yoga.
Fazer a "postura perfeita" não é o objetivo da aula de yoga, e sim alimentar a auto-estima, bem como a auto-aceitação.
Esta atmosfera de não-competitividade, incentiva as crianças a relaxar e se divertir ao mesmo tempo que desenvolvem não só a força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, mas também a consciência corporal, foco, concentração e auto-confiança.

Estudos realizados em  2003  pela Universidade da Califórnia em uma escola de Los Angeles, descobriram que as crianças que tinham aulas frequentes de yoga, tiveram aumentos significativos na auto-estima, assim como no condicionamento físico geral, no desempenho acadêmico, e até mesmo uma redução em problemas disciplinares.
As crianças são estimuladas a respeitar e prestar atenção ao seu corpo, conscientizando-se de cada postura (coisa que a maioria dos adultos têm dificuldade em fazer).
Como as crianças crescem e os seus corpos mudam rapidamente, isso se torna uma habilidade importante.

 Além dos imensos benefícios físicos e mentais, um dos princípios da prática de yoga é o respeito e honra
para nós mesmos, para o outro, e para  o nosso meio ambiente.

Desta forma, a ioga é uma prática holística, com um foco interno, bem como externo.
Mas o mais importante para as crianças: praticar yoga é divertido!


Veja alguns benefícios que a yoga pode trazer para as crianças:

Melhorar a consciência corporal
As posturas de yoga variam entre equilíbrio, força, torções, flexões e inversões. Todas as posturas fazem as crianças aprenderem sobre o seu próprio corpo, ensinando-lhes a perceber e sentir os movimentos.
A consciência do corpo é uma ferramenta valiosa para todas as fases e idades da vida.



Favorecer a flexibilidade e fortalecimento ósseo e muscular
As posturas ajudam no desenvolvimento ósseo e muscular, auxiliando no crescimento, além disso, ter força
e flexibilidade, permite ter menos lesões articulares futuras.


Desenvolver habilidades motoras
A yoga melhora o equilíbrio e estabilidade, e desenvolve a coordenação. Ao desenvolver habilidades motoras, as crianças têm um maior sentido de espaço físico e espaço-temporal.

Aumentar a concentração
A movimentação de uma postura para outra, requer foco e auto-controle. Isso permite que as crianças aumentem sua concentração e consciência corporal, que é essencial para qualquer tipo de aprendizagem.


Elevar a auto-estima e auto confiança
 As posturas invertidas e de equilíbrio, precisam de força, flexibilidade e foco;  isso faz com que as crianças passem a acreditar em suas capacidades, e não desistam dos seus objetivos e suas verdadeiras habilidades.
A persistência para alcançar uma postura de yoga, gera auto-confiança em todos os momentos da vida.



Viver o momento presente
A filosofia do Yoga ensina a ter a consciência do momento presente, pois quando nossa mente está pensando no passado ou no futuro, não conseguimos perceber o nosso mais valioso tempo: o agora.
Quando as crianças estão envolvidas nas posturas, elas estão com foco no agora, e aprendem a levar a consciência do momento presente ao longo de suas vidas.


Cultivar um estado relaxado de corpo e mente
Todas as aulas de yoga possuem um momento de quietude e relaxamento. Mesmo que seja apenas por alguns minutos, as crianças aprendem a compreender a importância dessa quietude interior, sentindo seus benefícios, e acabam levando esse aprendizado para suas vidas diárias.


Ter disciplina e responsabilidade
Quando as crianças percebem os benefícios de uma prática regular, e que suas realizações não são imediatas, elas aprendem que os resultados dependem de disciplina e responsabilidade.


Controlar emoções
Praticar yoga oferece às crianças uma saída imediata para reduzir o stress. É um exercício físico que é ativo e relaxante ao mesmo tempo, e produz endorfinas (hormônios que causam prazer).
Os exercícios de respiração aliados às técnicas de relaxamento, são fontes poderosas para acalmar a mente, o corpo, e controlar as emoções.
A aula de Yoga ensina o não-julgamento e a não-competição em direção a si mesmo e aos outros.
São ferramentas que uma criança pode carregar em qualquer situação difícil de sua vida.

Diminuir a ansiedade
Yoga é uma prática muito eficaz para crianças com transtornos de ansiedade, pois acalma sua mente, que, por sua vez, alivia a resposta do corpo ao stress, abrandando as excitações fisiológicas.



Aumentar a criatividade
Aulas de yoga para crianças são temáticas e lúdicas, convidando as crianças a explorarem sua própria criatividade, e usar a sua imaginação sem limites e sem julgamento, expressando suas experiências, e fazendo suas próprias posturas de maneira livre e criativa.


Interagir Socialmente
Aulas de Yoga ensinam às crianças que somos todos iguais, independentemente de aparência externa, raça, e religião.
Todos nós temos corpos que funcionam, corações que amam, e sentimentos que sentem.
As posturas realizadas em duplas, permitem que as crianças compreendam completamente o conceito de unidade, e trabalho em conjunto; inspirando as crianças a serem gentis, pacientes, aceitando e respeitando as dificuldades entre eles e seus pares.


Fica a dica para os fofuchos!!
Bjssss

Postar um comentário

  1. Que graça as crianças fazendo yoga...muito bom pra saúde! quero colocar meu filho para praticar algo legal também desde cedo! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal né, Ci?
      Aposto que seu fofucho vai amar! heheh
      bjsss

      Excluir
  2. Que maravilha,minha filhinha tem 4 anos to pensando na possibilidade ,mas ela estuda em período integral,mas seria uma boa ,ela é uma criança muito muito agitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore! Com certeza, a yoga faria muito bem à ela!
      bjssss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Entre para o nosso Clube!

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top