CAMINHAR É O MELHOR REMÉDIO | Clube do cabelo e cia

"Caminhar é o melhor remédio para o homem." ... Já dizia Hipócrates há dois mil anos!

Se há 2 mil anos caminhar já fazia bem, imagina atualmente, onde temos um estilo de vida que nos influencia a reduzir o esforço físico, para executar a maioria das atividades diárias!

Esta redução de esforço físico nas atividades, e mais o consumo excessivo de alimentos de baixa qualidade nutricional (fast-foods, sanduíches, doces em excesso, etc.), formam uma combinação perigosa à nossa saúde.
Com poucas exceções, todos nós somos vítimas dessa dupla mortal.

É cada vez mais óbvio, que a prática regular de exercícios físicos, além de ajudar a controlar o peso, pode contribuir com inúmeros benefícios à saúde.

Pode parecer bom demais para ser verdade, mas praticar uma simples caminhada tem a capacidade de proteger você contra uma série de doenças. É incrível como o simples ato de colocar um pé na frente do outro, pode fazer você ficar mais saudável, com mais energia, e disposição.

Caminhar apenas 30 minutos por dia, no mínimo 4 a 5 vezes na semana, pode beneficiar seriamente sua saúde. E se a caminhada estiver combinada à uma dieta saudável, você ainda perceberá grandes mudanças em seu corpo.
Caminhar regularmente, assim como outras atividades físicas leves e moderadas que envolvem todo o corpo, pode melhorar significativamente a sua capacidade aeróbica e sua função cardiorrespiratória.

Tal como acontece com todos os tipos de exercícios, a caminhada não só faz bem à saúde física, mas melhora o humor, reduz o estresse, a ansiedade e aumenta a auto-estima.

Qualquer tipo de exercício provoca a liberação de hormônios específicos (substâncias químicas produzidas naturalmente pelo seu corpo) chamado endorfinas - esses hormônios criam um " prazer natural elevado" e provocam mudanças no corpo, fazendo com que você se sinta melhor e mais feliz.

Além disso, quando você caminha regularmente:

> Beneficia diretamente os sistemas circulatório e músculo-esquelético
> Reduz a pressão arterial
> Reduz o colesterol no sangue
> Aumenta a densidade óssea, o que previne a osteoporose
> Reduz o risco de artrite
> Alivia a dor nas costas
> Estimula o sistema imunológico
> Nutre o tecido cerebral e estimula a produção de neurônios, melhorando a memória
> Mantém o peso corporal e reduz o risco de obesidade
> Melhora a circulação sanguínea
> Reduz o risco de osteoporose
> Reduz o risco de câncer de mama e de cólon
> Reduz o risco de diabetes (tipo 2)
> Reduz o risco de doença cardíaca coronária e acidente vascular cerebral
> Reduz o estresse, ansiedade, e depressão
> Aumenta a disposição
> Melhora a qualidade do sono
> Se você já tem problemas nos joelhos, articulações, ou osteoporose, a caminhada é o melhor exercício, pois não coloca muito impacto sobre as articulações, e também pode ajudar a reduzir a dor causada pela osteoartrite.

Dicas para começar a caminhar:

>  É essencial ter uma boa postura para aproveitar todos os benefícios da caminhada

> Mantenha a cabeça e coluna reta.

> Conscientize-se de sua postura durante a caminhada

> Mantenha os ombros e os braços relaxados e soltos. Deixe-os balançar naturalmente, sem forçar.

> Nunca prenda a respiração durante a atividade física, e  não force-se a respirar profundamente.

> O ritmo da caminhada varia de pessoa para pessoa, e depende de sua condição física, do tipo de terreno,  e dos seus objetivos.

> > A velocidade mais frequentemente recomendada é um ritmo dinâmico, que corresponde a cerca de 90 a 110 passos por minuto.  Você pode fazer um treinamento intervalado. Por exemplo, 1 minuto mais rápido, e 3 minutos mais devagar. (depois vai aumentando o tempo da velocidade mais rápida)

> Comece a andar lentamente por 5 minutos, em seguida, aumente para um ritmo moderado, e depois acelere gradualmente antes de chegar à sua velocidade. Os primeiros 5 minutos relaxam os músculos e ajudam a reduzir o risco de lesões. No fim da sessão, para evitar uma parada súbita do esforço físico, abrande a velocidade gradualmente durante 3-5 minutos.

> Se sentir a respiração ficar difícil, é melhor andar um pouco mais devagar, do que rápido demais.

> Respire sempre pelo nariz. Para facilitar o controle respiratório, utilize um padrão 3-3: Inspire em três passos, e expire em três passos. No início é difícil, mas a tendência é ficar cada vez mais fácil, com a prática regular.

> Evite conversar durante a caminhada; isso atrapalha a respiração, e a concentração na prática.

> Se estiver desconfortável ou sentir alguma dor, pare de andar.

> Não compre tênis projetados para corredores. Este tipo de tênis coloca o corpo em uma posição ligeiramente inclinada para a frente, que é a posição adequada para a corrida, mas não para caminhar.
Existem tênis projetados especificamente para caminhar.

> A roupa também é importante; use roupas confortáveis, com tecidos que deixem a pele respirar.

> Em dias muito quentes, lembre-se de levar água.

> Se o seu objetivo é perder o excesso de peso, você precisará queimar mais calorias do que consumir (fecha a boquinha nervosa, hein!), e precisará caminhar entre 40 minutos a 1h por dia.

> Aproveite esse momento de caminhada para relaxar a mente! Coloque um fone de ouvido, ouça suas músicas prediletas, viaje... medite!! Caminhar meditando é muito prazeroso! Falei sobre isso aqui.

Pois é... tantos benefícios para uma atividade tão simples, né?

Então bóra deixar de preguicite, e não me diga que não tem tempo!

Se você ainda não pratica nenhum tipo de atividade física, está na hora de rever os seus conceitos, e começar a investir o seu tempo em benefícios à sua saúde!!

Fica a dica!!
bjoooo

1. Eu preciso e muito pegar esse ritmo novamente
    www.portaldebeleza.com

2. É verdade Erika, caminhar, assim como a água, é a fórmula mágica da saúde.

Beijos

3. Ler sobre todos os benefícios me motivaram! Amanhã de manhã estarei na caminhada!
    Adoro seus posts... Sempre motivadores! Parabéns