PRÓPOLIS PARA FORTALECIMENTO E CRESCIMENTO CAPILAR | Clube do cabelo e cia


Oi galera!

Própolis é uma substância super conhecida, que a gente já tá careca de ouvir falar... mas você sabe o que ela é, e conhece todos os benefícios dela?

A própolis é um composto de "resinas adesivas" que as abelhas coletam de cascas de árvores, brotos de folhas, e flores, e a utilizam para vedar as fissuras da colméia, e  para manter a colméia livre de bactérias.

Muitos tipos de árvores e plantas produzem própolis, incluindo árvores de cedro, abeto, girassóis, e temperos como endro e erva-doce.

 A própolis possui propriedades únicas, que faz dela um remédio natural para a saúde, e tem sido usada de várias formas ao longo dos séculos. O uso regular de própolis pode ser muito significativo sobre a saúde e bem estar geral, pois ela contém excelentes propriedades antioxidantes e antissépticas. 

A própolis é rica em terpenos e  flavonóides (substâncias às quais são atribuídas diversos efeitos biológicos que incluem, entre outros: ação anti-inflamatóriahormonalanti-hemorrágicaanti-alérgica e anti-câncer
São ainda responsáveis pelo aumento da resistência capilar, e auxiliam na absorção da vitamina C, cujo efeito mais importante é a propriedade antioxidante - wikipédia).


Os Flavonóides estimulam o crescimento do cabelo e melhoram a circulação do sangue. Eles também estimulam a eliminação de urina, secreção biliar e secreção endócrina (timo, tireóide, pâncreas e glândulas supra-renais) causando um efeito benéfico sobre o organismo em geral.

Quando ingeridos, os antioxidantes da própolis ajudam a acabar com os radicais livres que estão na corrente sanguínea.
Os radicais livres são causados por alterações moleculares no sangue, e podem levar a problemas de longo prazo no fluxo sanguíneo, bem como uma maior susceptibilidade à doenças.
Os antioxidantes ajudam a reparar essas moléculas, com o objetivo de equilibrar o teor de oxigênio e fluxo saudável de sangue.


A Organização Mundial da Saúde aprovou a própolis como um remédio natural para muitas doenças, podendo ser utilizada interna ou externamente para:

-  Tratar a dor nas articulações, reumatismo, e doenças ósseas.

-  Tratamento de úlceras da pele, queimaduras, e outros problemas da pele.

 - Como um analgésico em tratamentos de câncer.

-  Aliviar inflamações e reduzir a dor nas áreas afetadas.

-  Tratar problemas respiratórios, como asma e bronquite

-  Tratar herpes

 - Reduzir o colesterol

-  Tratamento de endometriose no útero.

-  Tratar problemas de estômago e intestinos (colite), e matar as bactérias causadas por intoxicação alimentar, aliviando a dor.

-  É particularmente eficaz contra staphylococcus auereus, (causador de Gastroenterite estafilocócica,Impetigo, Foliculite, Endocardite, Osteomielite, Pneumonia) 

-  Aliviar dores de garganta.

-  Combater infecções na gengiva, e placas bacterianas.

-  Aumentar a imunidade do organismo.

-  Tratamento da levedura oral 

-  Tratar infecções e dores suaves (devido suas propriedades antimicrobianas e anti-bacterianas).

-  Tratar cortes graves, e contusões

-  Tratar "pé de atleta", furúnculos, micoses, infecções fúngicas, 

-  Também pode ajudar em problemas crônicos de saúde e alergias persistentes, se usada regularmente, pois a própolis possui propriedades anti-histamínicas naturais.

-  Pode ser utilizado como antisséptico e bactericida em cosméticos.


Própolis para os cabelos:

A própolis pode auxiliar no crescimento dos cabelos...


A maioria dos tipos de alopecia podem ser causadas por imunidade reduzida, devido a condições patológicas. E aí, é que entra a própolis, pois ela pode melhorar significativamente a função imunitária do corpo, melhorando a formação de anticorpos, ou seja, aumentando a imunidade e favorecendo o crescimento normal dos cabelos.

Além de aumentar a imunidade, os flavonóides contidos na própolis melhoram a circulação do sangue, o que também favorecerá uma maior oxigenação dos folículos e consequentemente isto também auxiliará no crescimento capilar.

A própolis também protege e fortalece os cabelos. Suas propriedades antibacterianas são muito eficazes para tratar infecções do couro cabeludo.
É boa para diminuir a oleosidade capilar e tratar a caspa.

Ela também pode ajudar a remover o acúmulo de outros produtos capilares, e serve para manter a cor de cabelos tingidos, além de promover brilho aos fios.



Eu já sou uma consumidora assídua de extrato de própolis. Todos os dias em jejum, bebo um copo de água com 20 gotas de própolis + 2 gotas de OE de limão tahiti.

Atualização: 
Duas observações importantes, dadas pela querida leitora Amanda:

> Se for tomar própolis diariamente, use por no máximo 6 meses, e depois dê um descanso, para o organismo não ficar dependente da imunidade gerada pela própolis.

> A própolis pode alterar resultados de exames de sangue, pois ela ativa tanto os glóbulos brancos, que pode confundir o biólogo que analisa o sangue, e dar um resultado positivo para doenças que não existem no corpo.


E é clarooo que depois desta pesquisa, a primeira coisa que fiz foi testar o extrato de própolis nos cabelitchos!!

Misturei algumas gotas de extrato de própolis com o óleo na hora da umectação, e já tasquei no cabelo.
Resultado? Adorei! Experimenta!

E pra quem gosta de usar máscaras, esta também é uma boa pedida. Pode colocar 5ml (uma colher de chá) de extrato de própolis pra cada 100 ml de máscara (esta medida vale pra shampoo também).

Afinal, não é à toa que existem tantos cosméticos à base de própolis, né?

Fica a dica!
Bjksssss

Postar um comentário

  1. Adorei o post!!! Tenho própolis em casa, vou começar a usar no cabelo!!

    ResponderExcluir
  2. Eu também tomo própolis todos os dias na minha vitamina. Misturo com leite, aveia, linhaça e alguma fruta (sempre vario). Aliás, eu comprei um condicionador e uma máscara sem silicones insolúveis, petrolatos, corantes e parabenos e potencializei estes produtos com uma colher de sopa cheia de mel e ta dando um super resultado no meu cabelo (o condicionador tem 200 mL e a máscara 250 mL). Isso vale pro própolis também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudinha, mel é tudo nos cabelos!! Olha, ainda não usei própolis no condicionador, mas tbm quero testar. Acredito que o efeito seja semelhante ao mel... bóra testar? Quem fizer primeiro conta pra outra ;)
      bjkssss

      Excluir
    2. Olha, agora eu vou esperar acabar o meu pote de condicionador e máscara. Aliás, essa linha que eu comprei é francesa e é bem natural. Tem marcas nacionais que têm composições bem parecidas com essa linha, mas pelo fato de os produtos estarem numa loja em frente da minha casa então eu escolhi essa linha por facilidade de acesso também. Mas assim que acabar o condicionador e a máscara eu vou testar com o própolis.

      Excluir
    3. Ok, então qdo eu usar te falo..vou testar no condicionador e no shampoo .
      bjks

      Excluir
  3. ADOREI,ESTOU APRENDENDO MUITO COM VC FAÇO FACULDADE DE ESTÉTICA E SUAS DICAS ESTÃO SENDO PRECIOSAS,JA COMPRE VARIOS ÓLEOS ESSENCIAIS,POR SUAS INDICAÇÕES NO BLOG E AMEI OS RESULTADOS.PARABENS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Evelin! Fico feliz em ser útil!!
      Volte sempre aqui, pra trocarmos ideias, ok?
      bjãoooo

      Excluir
  4. Erika, é mesmo, o própolis é um santo remédio! Meu pai vende produtos artesanais, e ele mesmo compra a resina das abelhas com um apicultor e faz o própolis (sim, o própolis líquido que consumimos não é puro, é misturado em alcool de cereais, porque o puro é em pedra!). E eu tenho problemas nas amídalas desde criança, então qualquer gripe eu fico com a garganta toda inflamada se eu não começar a tomar própolis assim que os sintomas aparecem! Ele me salva!

    Mas tenho que alertar: ao mesmo tempo que o própolis estimula o sistema imunológico, ele não pode ser tomado direto eternamente, porque ele vicia o organismo e quando a pessoa para de usá-lo sofre com baixa imunidade. Afinal, para que vamos estimular o sistema imunológico se não temos doenças a combater??? O idela é usar própolis quando o corpo precisa, ou para casos de baixa imunidade, fazer um tratamento usando própolis todos os dias durante uns 6 meses e parar de tomar. O corpo precisa se defender sozinho, sem remédios, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Ah que maravilha deve ser esse extrato fresquinho, hein!!! Sim, eu sei que é com alcool de cereais! Estou com a receita aqui, mas nunca fiz...
      Poxa, valeu mesmo a dica! Estou tomando a 3 meses... daqui a pouco dou uma parada então! ;)
      Obrigada, vou atualizar o post com esse alerta!
      bjãooo

      Excluir
    2. já que você vai fazer Erika, o ideal é deixar a resina de molho no alcool por 3 meses e agitar de vez em quando. E o própolis segue a mesma receita do vinho: quanto mais tempo ficar de molho melhor!

      E de nada sobre o alerta! eu uso muito e sei desses detalhes! rsrsrs bjus

      Excluir
    3. Sim, com certeza!! Qto mais tempo melhor!!
      Seu pai vende a própolis em pedaços? Vcs tem loja online? Se sim, me envie um email clubedocabeloecia@gmail.com
      bjkssss


      Excluir
    4. infelizmente ele só vende o própolis pronto mesmo. Não somos apicultores, meu pai vai na casa de um e compra a resina com ele e o mel também. Eu não conheço ninguém daqui de Paty do Alferes- RJ que venda online... o povo aki é meio vabeça dura rsrsrs. è uma pena ne? bjus

      Excluir
    5. Aaaahhh que pena! :(
      Mas ele vende o própolis em qtdd maior, tipo 1 litro? Depois se vc puder me passar os preços por email, te agradeço! ;) clubedocabeloecia@gmail.com
      bjksss

      Excluir
  5. Que dica maravilhosa Erikinha! Nos cabelos eu nunca vi, eu tenho aqui porque minha filha tem baixa imunidade como citado acima, vou experimentar fazer, adorei!
    Beijão amore! Bom domingo!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindonaaa!!
      Eu misturei com óleo pra umectação, e gostei. Agora vou testar no condicionador ;)
      Depois me conte seu resultado também!
      bjãooooo

      Excluir
  6. Já usei há muitos anos e parei. Este post me deixou bem decidida a voltar a usar. Vai ser bom, tanto para os cabelos como para outros probleminhas. Adorei! =)

    ResponderExcluir
  7. Gente e onde eu posso encontrar/comprar? *O* E na faixa de quanto custaria ? (PS: moro em SP)
    Adoro o seu bloq Erika, estou seguindo vc há um tempo e vc tem dicas maravilhosas!
    Kisses :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary,
      a própolis pura vc encontra em lojas de produtos naturais, apiários, ou lojas específicas de mel... jogue no google que vc deve achar alguma na sua cidade...
      Obrigada por acompanhar o Clube =D
      bjãooooo

      Excluir
  8. Aliás, Érica, deixa eu te pedir uma coisa. Gostaria que você publicasse um post falando quais produtos (não ingredientes naturais) você aconselha para quem tem cabelos crespos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudinha,
      Te indico dois blogs, de 2 amigas especialistas em cachos:
      - Blog preciosasbobagens.com.br
      - Blog acordabonita.com

      bjksss

      Excluir
  9. Cheguei ao seu blogg na sorte e ja me deparei com esse post maravilhoso!
    Eu ja havia percebido a eficacia do mel com própolis nos cabelos mas achava que era pelo mel em si... Usava esse pq era o único que tinha em casa e agora entendo o motivo do brilho extremo, maciez, cachos definidos!
    ALOKA aqui usou mel no dia de Umectação (dormi com o cabelo melecado e fiquei morrendo de medo de acordar com uma barata na cabeça! kkkkk) e foi perfeito!
    No dia que usei mel com própolis no creme de hidratação vi resultados mas não tanto como passar a noite toda com ele.
    Enfim, super recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk ri muito com a barata!
      Vc é muito corajosa..eu jamais dormiria com mel na cabeça rsrsrrsrs
      bjãoooo

      Excluir
  10. Uso no herpes labial...aiiii como eu sofro!Arde demais...kkkkk,vou passar a usar nos cabelos,quantas gotas vc usa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, uso umas 10 gotas, dá mais ou menos 1 colher de chá...
      bjkss

      Excluir
  11. Importante Erika! Esqueci de falar antes, mas minha mae me lembrou: o própolis pode alterar resultados de exames de sangue! eu estava tomando e fiz um exame para detectar câncer CEA, e deu que eu estava com a doença, porque a bióloga disse que não precisava fazer jejum, mas o própolis alterou o resultado!
    Pra você ver como o bichinho faz toda a diferença no corpo! Ativa tanto os glóbulos brancos que pode parecer doença para o biólogo que analisa o sangue! Agora acabaram meus comentários! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Uauuu... mais uma informação mega importante!! Atualizando o post de novo! rsrsr
      Muito grata por ajudar com todas essas informações!
      bjãoooo

      Excluir
    2. De nada, do que eu sei eu falo, do resto eu leio o seu blog! hahahaha

      Excluir
    3. Amandinha, seu pai ainda vende extrato de propolis? Tenho interesse em comprar... vc me envia um email com os valores, por favor? bjãooo

      Excluir
  12. Olá, querida!! Amo seu blog... tem lições preciosas.. Agora preciso saber como administro o extrato pros meus filhos de 5 e 7 anos... Em jejum? Qts gotas?? Desde já agradeço.. bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suellen!
      Obrigada por acompanhar o Clube! <3
      Então minha querida.... no caso seria melhor uma orientação médica ou de algum profissional naturopata. Eu aqui, apenas sou uma "pesquisadora" de tratamentos naturais... não entendo de doses, e não me arrisco a medicar ninguém, muito menos crianças! Pq mesmo os tratamentos naturais, em doses erradas, podem ser perigosos.
      Espero que vc me compreenda...
      bjkssss

      Excluir
  13. Meu cabelo é loiro Platinado, se eu usar vai manchar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, no seu caso, é melhor misturar umas gotas em um creme branco.

      Excluir
  14. Meu tio e médico é homeopata, então cresci usando própolis, minha avó então usava para tudo, ela tomava própolis com chá de folha de limão galego contra a gripe, com mel e alho contra infecção de garganta, enfim, em casa não falta...eu particularmente uso em aftas, eu pingo num cotonete e aplico diretamente na afta/feridas na boca a tintura de própolis, primeiro arde e dói pra caramba, dá vontade de chorar, mas depois anestesia que é uma beleza! Tbém usava qdo estava nascendo meus molares dos 12 anos, eu não conseguia comer sem antes pingar própolis e aliviar a dor, então esfrego na gengiva da minha pequena qdo está inchada de dente. Logo após o própolis, passo óleo de copaiba, sem brincadeira, a afta para de doer e cicatriza em dias e não semanas, como de costume. Qdo tive fissuras nos seios por causa da amamentação, usei pomada de própolis com calêndula e foi uma benção, uso essa pomada para queimaduras e machucados em geral. Na minha pequena, antes dela tomar injeção, eu aplico pomada de arnica e massageio o local da injeção antes de irmos à clínica e ela não chora, não incha nem dá reação. Uso homeopatia desde que me entendo por gente e dá muito certo para mim, o própolis é muito bom e me lembra minha avó falecida...

    Beijos e obrigada por divulgar essas maravilhas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alinny, que maravilha!!!
      Eu que agradeço pelas ótimas dicas que vc deu aí!!
      Adorei saber do óleo de copaíba na afta! E essa da injeção é ótima hein!!! Não conhecia!
      bjãooo

      Excluir
  15. http://www.pesquisasdogringo.com.br/como-propolis-mata-as-celulas-do-cancer-de-mama/

    ResponderExcluir
  16. adorei as dicas...uso no meu cabelo GLICOPAN PET, vc conhece? será que posso misturar com o própolis???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, conheço. Mas não sei te dizer se essa mistura será boa...
      bjksss

      Excluir
  17. Oi gostaria de perguntar quantas gotas de propolis pode dar pra crianças de 13 anos e de 6 anos e pra adulto e como é feito o teste pra saber se é alérgicos ou não. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kika,
      Caso não venha escrito a dosagem no rótulo ou bula, melhor vc pedir orientação ao seu médico.
      bjs

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top