GRAPEFRUIT PARA CELULITE E GORDURA LOCALIZADA | Clube do cabelo e cia



O Óleo essencial de Grapefruit (Toranja), também conhecido como "Shaddock" em algumas partes do mundo, é originado de uma fruta cítrica, cujo nome científico é Citrus Paradisi. Ela também é conhecida por outros dois nomes científicos, Citrus racemosa e Citrus Maxima

Como todas as outras frutas cítricas, seu óleo essencial está presente em sua casca, e é extraído por prensagem a frio.

Há tempos, o Óleo Essencial (OE) de Grapefruit  faz parte dos protocolos de centenas de clínicas de estética do Brasil e do mundo. 

Este OE possui um efeito muito positivo sobre a obesidade, e também tem propriedades diuréticas, que ajuda a remover o excesso de água do corpo, tratando-se portanto, do principal óleo essencial no combate à celulite. 

 Por ser lipolítico (estimula as enzimas a degradarem a reserva de gordura, diminuindo o volume corporal), é extremamente eficaz em massagens modeladoras abdominal e dorsal, ajudando assim, no trabalho de redução da gordura localizada. 

Quando aplicado em drenagens linfáticas pós-operatórias, o Óleo Essencial de Grapefruit diluído em Óleo Vegetal, acelera o processo de recuperação, e reduz o inchaço pós-operatório. Seu desempenho também é excelente no tratamento pós-operatório de varizes. 

E ainda combina bem com argilas, para a desintoxicação de tecidos.


Dicas de uso:
Óleo para massagens:


Anti-celulite e gordura localizada:

100 ml de Óleo Vegetal de óleo de coco ou babaçu
40 gotas de Óleo Essencial de GRAPEFRUIT 
15 gotas de Óleo Essencial de HORTELÃ-PIMENTA
15 gotas de Óleo Essencial de LEMONGRASS (capim limão)


Drenagem linfática corporal:

100 ml de Óleo Vegetal de óleo de coco, babaçu, ou licuri
60 gotas de Óleo Essencial de GRAPEFRUIT 

Para quem tem problema de Hipotireoidismo:
100 ml de Óleo Vegetal de óleo de coco, babaçu, ou licuri
10 gotas de Óleo Essencial de FUNCHO DOCE
10 gotas de Óleo Essencial de PALMAROSA
40 gotas de Óleo Essencial de GRAPEFRUIT 

Para pessoas depressivas e ansiosas:
100 ml de Óleo Vegetal de óleo de coco, babaçu, ou licuri
20 gotas de Óleo Essencial de MANDARINA
40 gotas de Óleo Essencial de GRAPEFRUIT 

COMO USAR:
Massagear a região desejada 1 a 2 vezes ao dia conforme o caso, ou antes de atividades físicas.  
Importante: Evitar exposição ao sol por 1 hora.


Com argilas:




Para Drenagem:

40 gotas de óleo essencial de Grapefruit 
20 gotas de óleo essencial de Palmarosa
7 colheres de sopa (100 gr) de Argila Roxa

Para Gordura localizada e celulite:

40 gotas de óleo essencial de Grapefruit       
20 gotas de óleo essencial de Hortelã pimenta
7 colheres de sopa (100 grs) de Argila Amarela 

COMO USAR:
Misture 6 colheres de sopa  de argila em pó, com 6 gotas dos óleos essenciais e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de consistência semi-líquida (parecida com o mel). Aplique no corpo com um pincel macio e deixe secar. Retire a argila com esponja umedecida com água morna, lave bem o local com sabonete neutro e hidrate. 




Outros benefícios do OE de Grapefruit:

Antioxidante: 
O OE de Grapefruit tem um elevado teor de vitamina C, e portanto, é importante para o sistema imunológico. Ele estimula o sistema imunológico, ajuda a proteger contra gripes e resfriados, e luta contra a atividade dos radicais livres. 
Este óleo é eficaz na proteção do organismo contra os oxidantes e toxinas, incluindo o envelhecimento precoce, degeneração de tecidos, degeneração macular, perda de visão e audição, lentidão física e mental, distúrbios nervosos e outros problemas relacionados.
A aplicação tópica de óleo essencial de toranja pode aumentar a capacidade de regeneração da pele.

Diurético: 
O Óleo essencial de toranja é oferecido por naturopatas como um diurético, para reduzir o inchaço e retenção de líquidos. A eliminação regular da urina é necessário para a função saudável do rim e diminui a incidência de infecção do trato urinário.
As propriedades diuréticas do óleo essencial de Grapefruit faz manter o corpo livre de toxinas, promovendo a micção. Ajuda na remoção do excesso de água, gorduras, sódio, ácido úrico e outras toxinas do corpo, e também reduz a pressão arterial para manter o coração saudável.
Micção frequente também mantém o trato urinário livre de infecções. Ela limpa os rins de todos os depósitos calcários e úrico, e os protege contra cálculos renais e infecções.

Antiviral e anti-infeccioso: 
As propriedades antivirais e antimicrobianas do óleo essencial de toranja torna-o um bom desinfetante.
Ele não só protege o organismo contra infecções novas mas também elimina as infecções que já existem.
É particularmente eficaz no tratamento de infecções do cólon, estômago, intestinos, sistema urinário, sistema excretor e rins. Além disso, é benéfico para as infecções orais e ocular, bem como de infecções da pele.

Tônico: 
Este óleo estimula o corpo de várias maneiras. Ele estimula o cérebro, tornando-o ativo, e dá nova direção aos pensamentos; estimula as glândulas endócrinas e promove a secreção adequada de hormônios e enzimas, mantendo assim todo o metabolismo do seu corpo em ordem.
Também estimula o sistema nervoso e o torna mais ativo e alerta. O sistema digestivo também se beneficia com este óleo essencial, uma vez que estimula a secreção de suco gástrico e bílis no estômago, assim como o movimento de alimentos ingeridos pelos intestinos. Além disso, ele estimula o sistema linfático, do aparelho circulatório e sistema excretor.
Ou seja, ele melhora a saúde geral.

Antidepressivo:
Como os óleos essenciais da maioria das frutas cítricas, o óleo essencial de toranja traz um efeito estimulante e relaxante para a mente. Ele induz a sentimentos positivos de esperança, cura a depressão, alivia a ansiedade, tristeza, stress, e alívio de ressaca. 

Este efeito provém de duas fontes: Em primeiro lugar, ele tem um aroma cítrico acentuado e refrescante, que limpa e concentra a mente, evocando as sensações de descontração e motivação; e em segundo lugar, devido aos seus efeitos estimulantes de certas hormonas que têm efeitos edificantes no cérebro.

Antisséptico: 
As propriedades antissépticas do óleo essencial de toranja faz dele o óleo perfeito para aplicação em contusões, feridas, cortes, acne, e para proteger de infecções microbianas. Além disso, impede o desenvolvimento de feridas de tétano, e de se tornarem infecciosas.

Dicas de uso na limpeza da casa:
As qualidades antissépticas do óleo essencial de toranja, promovem a capacidade de combater os germes em superfícies duras.
Para fazer um limpador doméstico natural, adicione algumas gotas desse óleo, em um frasco de spray com água.

Drenante linfático: 
Sua atividade como uma substância linfática é provavelmente a melhor propriedade do óleo essencial de toranja. O sistema linfático tem um papel vital no nosso corpo e está envolvido na remoção de substâncias indesejadas e tóxicas. O Óleo de toranja garante o funcionamento saudável do sistema linfático e aumenta a sua atividade, eliminando as toxinas e problemas como a celulite, ureia no sangue, reumatismo, artrite, gota e cálculos renais.

Cabelos:
Os naturopatas recomendam o óleo essencial de toranja para tratar a caspa, cabelos oleosos, proporcionar brilho, e também como tônico (estimulante) dos folículos pilosos, promovendo o crescimento capilar, e mantendo os cabelos fortes e saudáveis.

 Se você sofre de caspa ou tem o couro cabeludo seco com descamação, a aplicação de óleo essencial de grapefruit pode ajudar a reduzir esses problemas.


Você  pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de grapefruit em seu shampoo e condicionador para estimular o crescimento dos cabelos e dar mais brilho. Use 20 a 25 gotas para cada 100 ml de shampoo.



Acne: 
Grapefruit é particularmente útil para o tratamento da pele oleosa e da acne, e também tonifica a pele.


Cãimbras:
 Ele é usado com grande sucesso para combater a fadiga muscular e rigidez ao mesmo tempo. Ele também pode ser benéfico para o tratamento de cãibras nos músculos.

Precauções: 
Ao usar óleos essenciais cítricos, não se exponha ao sol, pois ele é fototóxico. Isso significa que deve evitar a exposição à luz solar direta por algumas horas após a aplicação do óleo diluído na pele.

Nunca aplique óleos essenciais puros diretamente sobre a pele, a menos que tenha sido diluído em outro óleo de base. ( com exceção dos óleos de lavanda e melaleuca)

Sinergias: 
O Óleo Essencial de Grapefruit combina muito bem com bergamota, olíbano, gerânio, lavanda e óleo de Palma Rosa.

Formas de uso:  
(Fonte: Laszlo Aromaterapia)

Aromatizador: colocar 6 a 15 gotas de óleo essencial com água. 
Massagem: para cada 100 ml de óleo carreador 50-60 gotas de óleo essencial (2-3%).   
Banheira e escalda-pés: Dilua de 6-12 gotas de OE num copo com água e shampoo, misture e ponha na banheira. No escalda-pés use de 3-6 gotas na água. 



Fica a dica!
Bjkssss

Postar um comentário

  1. Erika, quando vc passou a receita com argila para celulite, disse 40 gotas de um e 20 de outro óleo, mas em como utilizar disse só 6... quantas gotas devo usar de cada óleo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amore!
      Vc não prestou atenção na indicação... são 6 gotas no "aromatizador" ... mas em massagens são de 50 a 60 gotas.
      bjkssss

      Excluir
  2. Que ótimo, Erika kerida! Estava procurando mesmo dicas para tratar gordura localizada! Obrigada por mais essa ajuda!
    Um 2014 com muita Luz para vc!
    Bjs
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vaninha!
      Que bom que gostou! Depois me diga seus resultados,ok?
      Um 2014 com muitas vibrações positivas pra vc tbm!
      Bjão

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Talita, esse óleo é mais indicado para o corpo.
      bjsss

      Excluir
  4. Olá.Gostaria de saber onde posso comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamara, vc acha no site "engenharia das essencias" e lojas de aromaterapia
      bjs

      Excluir
  5. Oi Erika, adorei as receitas para gordura localizada, vou fazer com certeza. Só que a receita específica para que tem hipotireoidismo me intrigou, não sabia que tinham OEs proibidos para quem tem esse problema, nesse caso, você poderia me dizer quais são?
    Obrigada e beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Não não... vc entendeu errado... não é que existam óleos proibidos para hipotireoidismo; é que esses especificamente são estimuladores da tireóide, logo, são mais benéficos nesse caso.
      bjksss

      Excluir
    2. Que bom, já tinha ficado preocupada, rs.
      Obrigada.

      Excluir
  6. esse OE é o mesmo que o de laranja?bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Erika, por exemplo se colocarmos o.e cítricos no shampoo tb não podemos nos expor ao sol após a aplicação ou é só no caso de quando passarmos na pele??
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore,
      No shampoo não tem problema, pq a gente enxágua e não fica na pele.
      bjsss

      Excluir
  8. Olá! Boa tarde! Adorei o seu blog! Mas, please! Eu posso misturar o OV de Semente de Uva + OE de Grapefruit + OE de Gerânio? Quero utilizar para tratar de celulite! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, é só respeitar a proporção de mín 25 e max 50 gotas de OE pra cada 100ml de óleo vegetal

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Entre para o nosso Clube!

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top