GOJI BERRY: A FRUTA DOS ATLETAS | Clube do cabelo e cia



Oi pessoal!

Já ouviram falar em Goji Berry?
Esta frutinha vem conquistando cada vez mais espaço nas dietas dos atletas, pois além de ser riquíssima em nutrientes, é muito pouco calórica.
Vamos conhecer essa super-fruta melhor...

Goji (ou Goji Berry - Bagas de Goji), também conhecido como Wolfberry, é uma pequena fruta da planta chamada "Lycium barbarmum".

Esta planta é nativa das regiões do Himalaia, Tibet, Nepal e algumas áreas do norte e sul da China.

 Na China, a baga de Goji é muito popular, e tem sido utilizada na medicina tradicional chinesa  há mais de 2000 anos, como um tônico geral da saúde, para tratar uma variedade de doenças, e promover a longevidade.

Goji na performance atlética:

Estas bagas são comumente conhecidas por seus benefícios na performance atlética, que incluem o aumento do consumo máximo de oxigênio,  e diminuição da fadiga para uma melhor resistência. 

Sabe-se que ao estimular o hormônio do crescimento humano (HGH), aumenta a produção de massa muscular, reduz a gordura corporal, melhora o sono, melhora a memória, aumenta a libido sexual, e permite que você envelheça melhor.

Os principais suplementos para a produção do hormônio do crescimento são: 
 > magnésio, zinco e vitamina B6.
O magnésio ajuda ao relaxamento muscular e promove um melhor sono, o que ajuda a produzir o hormonio do crescimento humano.
O zinco ajuda a aumentar a produção das enzimas que produzem o hormônio.
A vitamina B6 ajuda o corpo a manter os seus níveis de magnésio e zinco, que se perdem com facilidade durante o exercício intenso, o que resulta em fadiga.

Tomar estes suplementos à noite ajudará a impulsionar a produção do hormônio do crescimento humano durante o sono.

* Os aminoácidos, presentes nos frutos secos e sementes, ajudam a aumentar a produção de hormônio do crescimento humano. 

As bagas de goji  contém 18 aminoácidos, incluindo os 8 aminoácidos essenciais 21 minerais, como: zinco, ferro, cálcio, selênio e fósforo, e uma série de vitaminas do complexo B.

Goji e a diminuição da fadiga muscular:

As bagas de goji  aumentam a produção, e a atividade de uma enzima chamada lactato desidrogenase.
A razão dos músculos se sentirem cansados durante um exercício, é porque há um acúmulo de ácido láctico nos músculos, o que faz reduzir o fluxo de oxigênio, causando a fadiga muscular.

A enzima Lactato desidrogenase "quebra" o ácido láctico, evitando o cansaço contínuo dos músculos.
Assim, o aumento da atividade desta enzima, faz aumentar o tempo que os  músculos levam para se cansar, melhorando a resistência física,  e resistência muscular.
Goji berries também melhora a circulação sanguínea e o consumo de oxigênio, permitindo que os músculos e células do cérebro tenham mais energia em momentos de stress.

Assim como outras frutas como amoras e açaí, a Goji berries também é cheia de antioxidantes que melhoram o funcionamento do fígado e reduzem o tempo que leva para consertar o DNA danificado causado pelo estresse.
Portanto, esta fruta além de melhorar a qualidade da dieta e melhorar a saúde, também melhora o desempenho atlético.

Goji na saúde:



Goji berry tornou-se bastante popular no mundo ocidental nas últimas décadas, pelo seu alto poder antioxidante, e pelas seguintes características:


> Contém numerosos fitoquímicos antioxidantes, que trazem poderosos benefícios para a saúde.
É rico em carotenóides: beta-caroteno (maior concentração que a cenoura) , beta-criptoxantina, luteína, zeaxantina (protetor dos olhos) e licopeno .O goji possui a maior fonte de carotenóides.

> Contém 18 aminoácidos, incluindo os 8 aminoácidos essenciais;. 21 minerais, como: zinco, ferro, cálcio, selênio e fósforo,e  incluindo germânio (considerado em estudos como tendo atividade anti-cancerígena), e uma série de vitaminas do complexo B.
Uma porção de 3 gramas de bagas de goji secas contém 1.600 mg de potássio (quatro vezes o potássio na banana).

> Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta (mais vitamina C do que as laranjas).

> Contém os seguintes  fitonutrientes:

- Beta-sisterol, com função anti-inflamatória, que ajuda também equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.

- Solavetivone, - anti-fúngico e antibacteriano.

- Cyperone, um que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea. O  Cyperone  tem propriedades de combate do câncer, ajuda a prevenir o câncer de colo do útero, é saudável para o coração, e reduz a pressão arterial.

- Fisalina, usado nos transtornos da hepatite B.

- Betaína, usado pelo fígado para produzir colina. A betaína ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um fator de risco em problemas cardíacos, e protege a célula em nível de DNA. Também pode ajudar no crescimento muscular, melhorar a memória, proporcionar um efeito calmante e ajudar a quebrar as gorduras armazenadas no fígado.

> Contém ácidos graxos essenciais, que são necessários para síntese de hormônios (hormonas) e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso,  incluindo o ácido linoleico e ácido alfa-linolênico.

> Capaz de fortalecer o sistema imunológico e aumentar a capacidade do seu corpo para resistir à doença (rica fonte de vitamina C e zinco) . Este benefício é proporcionado por compostos de carboidratos únicas no goji berry conhecido como polissacarídeos .

> É rico em fibras - contém até 7 g de fibra por porção.



Estudos medicinais recentes comprovaram os benefícios do Goji para a saúde, incluindo os tratamentos de diabetes, problemas de tireoide, aterosclerose, hipertensão arterial, estresse oxidativo, danos no fígado, câncer, degeneração da visão, tratamento de infertilidade e disfunção sexual. 
Além de  agir como um impulsionador do sistema imunológico, essa fruta possui ação analgésica, anti-bacteriana, anti-inflamatória e anti-angiogênica.

Como consumir goji berry:

No oriente, as goji berries são consumidas cruas, ou em chás, adicionadas à sopas chinesas, ou como extratos líquidos.

As bagas desidratadas são pequenas, de cor vermelha-alaranjada, semelhante ao tamanho e textura das passas que comemos

Aqui  no Brasil é mais fácil de encontrar o goji berry em forma seca, ou em cápsulas.
A versão seca (desidratada), acha-se em lojas de produtos naturais. Já as cápsulas, podem ser encontradas em farmácias de manipulação, ou lojas que vendam suplementos importados ou produtos chineses.

 Lembrando que se for consumida em forma desidratada, deve-se consumir bastante água, devido ao seu grande teor em fibras.

Nutricionistas recomendam a ingestão diária de 15 a 45 gramas de goji, ou 120 ml do seu suco.



Fica a dica!
Bjoooo

Postar um comentário

  1. Oiee!
    Frutinha poderosa mesmo, hein!!
    Pena ser tão cara! rsrs
    http://essenciadanatureza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pati, se comprar na China sai em conta! Tem no Aliexpress!! kkkkkkkkkkkkk
      bjksss

      Excluir
    2. Não acredito, até goji tem no ali?????
      Uhuuuuuu!!
      KKKKKKKKKKK

      Excluir
    3. É sério isso???? Vou olhar isso agoraaaa
      kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Erikaaaa que maravilha hein... mas me deixou até sem graça...kkkkk
    Estou consumindo esta frutinha já faz algumas semanas, e ia falar sobre ela, só não havia falado pois estou mega sem tempo, e tá bem difícil de postar qualquer coisa!!!!
    Com certeza agora lincarei o seu, pois depois de que você faz uma matéria é quase impossível de escrever algo a mais... mas irei colocar uma receita junto que eu inventei!!!!
    Sempre maravilhosa

    Beijinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amoreee!!
      Imagina!! Até parece que só eu escrevi sobre Goji berry rsrsrs Por mais que o assunto seja o mesmo, as postagens nunca são iguais (com exceção dos copiadores, claro! rsrs).
      É bom, que aí eu linko o seu aqui tbm ... receitas são sempre bem vindas!! ;)
      bjkssss

      Excluir
  3. Olá,érika! desculpa o comentário totalmente fora de contexto, mas descobri seu blog ontem enquanto procurava coisas sobre tintura e simplesmente amei! gostaria que me tirasse uma dúvida, se não for pedir demais, e se puder ajudar, é o seguinte: eu tenho (ou tinha) o cabelo castanho meio claro meio escuro (kkkkkk) e apaixonei na cor do cabelo atual da minha mãe, a tinta loiro dourado da loreal (nela,que tinha um cabelo mais escuro que o meu, ficou avermelhado/cobreado/ e com tons dourados). Daí pintei nos meus, mas a cor não pegou nele todo ainda, apenas na raiz e franjas/e um pouquinho do comprimento, algumas mechas.. mas ainda teeem muita parte mais escura. (minha mae falou que é normal, etc, que o dela demorou muito pra ficar a cor que tem, etc) mas eu gostaria muuuito que a cor mudasse logo de vez! (tou num processo de "mudanças na vida",sabe?.) então estive pensando, será que se eu apelar pra uma igora 0.57, ela pega de vez no cabelo ou também é aos pouquinhos? alguma dica? (falei muito,desculpa,kkkkk).
    Ps: ameeeeei o blog. lendo todas as paginas!
    Ps 2: tou comentando na conta do google do meu irmão. Meu nome é Graças.
    Beijão,érika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graça,
      Como eu costumo dizer: Cada cabelo é uma sentença. Não tem como ter resultados iguais em cabelos diferentes. Tinta não clareia tinta... se seu cabelo é tingido, e mais escuro que a tinta que vc quer, então não vai clarear.
      Qual o tom que seu cabelo está agora, e qual o tom que vc quer alcançar com a tinta?
      bjs

      Excluir
  4. adoro as frutinhas, consumo a bastante tempo e sinto que tenho mais resistência, ajudando a emagrecer tbm, rsrs. Pra quem não encontra, recomendo a goji berry do emporium sim sim, bem docinhas!
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que além de saudáveis, elas são gostosas!! Valeu Tony!
      bjsssss

      Excluir
  5. meu irmão falou dessa fruta essa semana mesmo , ele faz jiu jitsu , e tinha parado de emagrecer . Começou a comer goji berry 2 vezes ao dia e emagreceu . Ele disse para eu fazer usoi da goji e da maca peruana para bem estar geral e emagrecimento .Estou usando tbm açafrão como termogenico , vamos ver se emagreço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi cacau!
      Com certeza, os suplementos ajudam, mas a atividade física tbm é importante no emagrecimento. Bjss

      Excluir
  6. To bem curiosa quanto a goji berry... Mas em quanto tempo será que vemos os efeitos??? Alguém sabe?http://bloguinhobom.blogspot.com.br/
    Abrçs











    ResponderExcluir
  7. Oi lindona, coloquei lá a receita, se quiser ver é só passar lá!!! Te linquei é claro!!!

    Beijinhu

    ResponderExcluir
  8. Oi Erika, tudo bem? Posso sugerir outro alimento "super poderoso" pra assunto pra um futuro post? O melão-de-são-caetano (nome científico: "Momordica charantia"). Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tahís, obrigada pela dica!
      Sugestão anotada! ;)
      bjksss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top