DICA PARA TRATAR DOR DE OUVIDO (OTITE) | Clube do cabelo e cia


Oi pessoal,

Inverno chegando... e com ele vem as gripes, e problemas de ouvido como a otite.
... e vamos combinar, que dor de ouvido incomoda muiiiiiiiito!

A Otite é uma  inflamação do canal auditivo externo, que é o tubo entre o ouvido externo e tímpano.
É uma das doenças mais comuns da infância, e uma das causas de perda auditiva em crianças. Cerca de 70% das crianças tiveram um episódio de otite média. A otite média afeta todas as faixas etárias, mas é mais comum na faixa etária entre 0 e 7 anos. A partir desta idade a incidência diminui. Também é mais comum em crianças que têm alterações anatômicas na região rino-faringea, como fenda palatina.
Durante o outono e inverno, há um aumento da incidência de otite média.


O que causa a otite externa?
A maioria dos casos de otite externa são causados por uma infecção bacteriana, embora também possa ser causada por irritação, infecções fúngicas e alergias.

As pessoas com certas condições crônicas, como eczema , asma ou rinite alérgica , possuem maior risco de desenvolver a condição de otite.

A otite externa é chamada também de "orelha de nadador" porque a exposição repetida à água pode tornar o canal auditivo mais vulnerável à inflamação, principalmente se houver um machucado dentro do ouvido, pois a umidade também fornece um ambiente ideal para as bactérias crescerem.

Geralmente, apenas um ouvido é afetado; e com tratamento, os sintomas desaparecem dentro de alguns dias. No entanto, alguns casos podem persistir por vários meses.

As complicações da otite externa são incomuns, mas algumas podem ser muito graves.
Uma complicação rara de otite externa, é a otite externa maligna, que é onde a infecção se espalha a partir do canal do ouvido para o osso adjacente.
Isso requer tratamento imediato com antibióticos e, por vezes, a cirurgia, já que pode ser fatal se não tratada.

Os sintomas da otite externa incluem:
> dor de ouvido, que pode ser severa
> coceira no canal auditivo
> saída de líquido ou pus do ouvido
> algum grau de perda auditiva temporária



Prevenção:
Para ajudar a reduzir suas chances de desenvolver otite externa:
> Evitar a inserção de cotonetes e outras coisas em seus ouvidos (incluindo os dedos), pois isso pode danificar a pele sensível em seu canal auditivo.
> Para quem nada com regularidade, considerar o uso de tampões para os ouvidos, ou usar uma touca para cobrir seus ouvidos e protegê-los da água.


E aqui vai uma dica de tratamento extremamente simples, eficaz e saudável, para dor de ouvido:


Amasse um dente de alho, e coloque em um vidrinho. Cubra com azeite de oliva extra virgem, e deixe de 24 a 48h. Sempre antes de usar, amorne o óleo (coloque o vidrinho em banho maria), e pingue 1 gota 3x ao dia dentro do ouvido doente.

Por quê alho com azeite?
Simplesmente porque o alho é um dos melhores antibióticos naturais, e vai ajudar a combater a infecção. O azeite de oliva é um poderoso antioxidante, que ajuda a regenerar e proteger a pele, e vai servir como lubrificante, melhorando a coceira causada pela infecção.

Fica a dica!
bjoooo


Postar um comentário

  1. Xara,vou te falar,dica Santa!!!kk
    Sofro de otite desde que era Bebe e por descuido dos meus pais furei os meus tímpanos con o cotonete.A partir desse dia foram anos de antibiotico e consequentemente de imunidade baixa.Agora na segunda gravidez atacou de novo,sem pOder tomar nada pedi Socorro p melhor pessoa que poderia ter pedido: VOCÊ! No desespero bati o alho c azeite e usei conforne você me recomendou e em 3 dias: puft! A dor havia sumido.Até a minha mãe eh grata a você,muito obrigada mesmo,tudo de bon p vc xará!!! Bjs da sua fã numero 1, kk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc melhorou, xará!! Fico muito feliz de ter ajudado!
      Ainda mais agora, vc " de baby", não pode ficar dodói não, hein!!
      bjkssss

      Excluir
  2. Amei, amei, ameiii a dica Erikinha! Eu como tenho criança pequena, tenho sempre que ter várias alternativas de tratamentos. Eu já aplicava o óleo agora com o alho é novidade pra mim, vou fazer amiga. Sabe por quanto tempo pode deixar guardado?
    Beijos!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindona!
      Ahh dura bastante, mas não sei te dizer o tempo certo... pode deixar na geladeira se quiser, e esquentar na hora de usar. De preferencia em vidrinho escuro.
      bjksss

      Excluir
  3. Poxa, que dica boa e fácil! Será que pode ser usada em animais? Meu cachorro sofre muito com otite :-(

    ResponderExcluir
  4. que dica legal! Tive otite quando pequeno é um horror. Até hoje lembro da dor. Um grande abraço Erika.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, acho que dor de ouvido é uma das piores dores, depois da dor de dente... aliás, toda dor perto da cabeça é muito ruim né?
      bjsss

      Excluir
  5. Quero deixar o meu super, mega, blaster obrigadoooooooooo! Nunca coloquei fé em receita caseira; como sou da área da saúde, contesto tudo e mais um pouco, mas enfim.... Quando o amor da minha vida começou a rolar, com a mão na orelha direita e a chorar, lembrei deste post que recebi no email, não lembrava da receita, então corri pro blog e como qualquer mãe desesperada kkk, não podia esperar as 24h no mínimo que é recomendado, então, espremi 2dentes de alho e coloquei no azeite em banho maria, pensei, o azeite quente vai fazer o alho liberar as suas propriedades mais rápido. Coloquei 2 gotinhas na orelha e dei o ibuprofeno como de costume. Depois de meia hora o meu amorzinho já estava todo sorridente e pulando em cima da cama! Criança feliz e sem dor parece milho de pipoca na panela. kkkk Isso foi no dia 27/05 e hoje é 31/05, esperei para postar com a certeza que deu tudo 100% de certo!!!! Usei por 3 dias de 12/12h, 2 gotinhas nas primeiras 24h e depois uma gotinha de 12/12h. Antes eu dava ibuprofeno pra amenizar a dor e de manhã no dia seguinte corria pro pronto socorro e de lá saia com a listinha básica e cara de medicação......... Dessa vez eu não fui ao pronto socorro, não gastei com medicação, e o melhor de tudo o meu filho ficou ótimo. Mais uma vez Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anaaaaa!!! E eu fiquei mega feliz com seu depoimento, e com a melhora do seu filhote!! :) \0/
      bjãoooo

      Excluir
  6. Amo o seu Blog mas dessa vez terei de criticar essa postagem.....Como Estudante de Fonoaudiologia sei um pouco sobre ouvido e aconselho a NUNCA aplicar nada no ouvido sem orientação médica, pois se aplicado de maneira errada pode agravar o quadro, ainda mais essa receita que deve ser aplicada quente, pode acabar perfurando a Membrana Timpânica e causar surdez irreversível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore,
      Ninguém aqui está querendo tomar lugar de otorrino, ok?
      Eu tbm sei um pouco de "ouvido" ,pois fiz pós-graduação em anatomia humana. Sei bem o que é membrana timpânica, caixa do tímpano, tuba auditiva, labirinto, e etc...

      Qto à receita, primeiro que o azeite não é quente, é morno... e depois, não tem como negar os resultados positivos da "PRÁTICA" da medicina natural.
      E gotas de óleo morno JAMAIS irá perfurar um tímpano!!! Pelamor!
      Mas eu entendo a sua preocupação de estudante.. afinal... tudo é novidade pra vc!

      É fato, que muitas receitas medicinais caseiras além de terem resultados comprovados na prática, são muito mais saudáveis que os medicamentos indicados por médicos... mas isso, infelizmente a faculdade não ensina... uma pena!!
      bjsss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top