REFRIGERANTE: O VENENO ENGARRAFADO | Clube do cabelo e cia



Algumas pessoas bebem refrigerante como se fosse água, e alguns até "em vez da água". Claro, que o ingrediente principal do refrigerante é a água, maaaas, junto com ela, vem muitas outras "coisas"  nocivas .

Adolescentes e crianças  estão entre os maiores consumidores de refrigerantes. Nos últimos 10 anos, o consumo de refrigerantes entre as crianças quase dobrou nos Estados Unidos. Os adolescentes agora bebem, em média, três ou mais latas de refrigerante por dia.
Isto pode ser extremamente problemático para o cérebro em desenvolvimento de crianças e adolescentes.


Os refrigerantes tem uma quantidade alarmante de açúcar, calorias, e aditivos prejudiciais, que não têm absolutamente nenhum valor nutricional. Estudos têm relacionado refrigerantes à osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.
Uma lata de refrigerante tem cerca de 8 a 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, 30 a 55 mg de cafeína, e é carregado com corantes alimentares artificiais e sulfitos. 

A doença começa, simplesmente porque nós não prevenimos a sua causa. Nós tentamos nos enganar, mas as células do nosso corpo não podem ser enganadas sobre o que colocamos em nossas bocas.

Esse homem bebe 42 litros de refrigerante diet por semana!
Ainda bem que é "diet", né? Afff....

Vamos dar uma olhada em alguns dos principais componentes de uma lata de refrigerante:

Ácido fosfórico: 
É um ácido fraco que dá um sabor picante, e aumenta a  vida do refrigerante na prateleira.
Promove a perda de cálcio, o que pode levar a osteoporose ou amolecimento dos dentes e ossos.  Estudos recentes sugerem que crianças que bebem mais refrigerantes são mais propensas a fraturas.
O Ácido fosfórico também neutraliza o ácido clorídrico no estômago, o que pode interferir com a digestão, tornando difícil a utilização dos nutrientes.

Açúcar: 
 É fato comprovado que o açúcar aumenta os níveis de insulina, o que pode levar a pressão arterial alta, colesterol elevado, doenças cardíacas, diabetes, ganho de peso, envelhecimento precoce e muitos efeitos colaterais negativos. A maioria dos refrigerantes incluem mais de 100 por cento da RDA de açúcar.

Xarope de milho:
Refrigerantes contêm xarope de milho, que também contêm altos níveis de radicais livres, ligados a danos nos tecidos, desenvolvimento de diabetes e complicações diabéticas.

Aspartame: 
E pior do que o açúcar, é o aspartame! Este produto químico é usado como um substituto do açúcar no refrigerante diet. Há mais de 92 efeitos colaterais associados ao consumo de aspartame, incluindo tumores cerebrais, mal-formações congênitas, diabetes, distúrbios emocionais e epilepsia / convulsões. Além disso, quando o aspartame é armazenado por longos períodos de tempo ou mantidos em áreas quentes muda-se a metanol, um álcool que se converte em formaldeído e ácido fórmico, que são cancerígenos conhecidos.

Cafeína:
Causa nervosismo, insônia, pressão alta, arritmia cardíaca, níveis elevados de colesterol no sangue, a vitamina e exaustão mineral, nódulos mamários, defeitos de nascimento, e talvez algumas formas de câncer.
(refrigerantes de cola diet,  possuem mais cafeína do que os refrigerantes não-diet)

Isso sem contar os frascos de plásticos, que contêm uma substância química tóxica chamada bisfenol A (BPA), que está relacionado à uma infinidade de doenças, incluindo depressão do sistema imunológico.

Sulfitos:
Os sulfitos são substâncias químicas utilizadas para evitar o desenvolvimento de microrganismos, e ajudar a manter a cor original dos alimentos. Porém, em doses extremas podem ser tóxicos. A ingestão de quantidades acima de 0,7 miligramas por quilo ao dia,  pode provocar dores de cabeça, dores abdominais, náuseas, vómitos e diarreia, e até mesmo reações asmáticas graves e, em casos extremos, a morte.


E mais...
Em 2011, o Centro sem fins lucrativos para a Ciência no Interesse Público pediu ao Food and Drug Administration para proibir a coloração caramelo artificial usado para fazer a Coca-Cola, Pepsi, e outras colas de cor marrom.
O motivo: Dois contaminantes na coloração, 2-metilimidazol e 4-metilimidazol, são cancerígenos, tendo em vista que a coloração é puramente cosmética. Apenas 16 microgramas por pessoa por dia de
4-metilimidazol é suficiente para representar uma ameaça de câncer, e colas marrons mais populares, tanto diet e comuns, contêm muito mais do que essa quantidade.

> E se você pensa que a versão diet ou light é mais saudável, sinto informar que são os piores, pois possuem substâncias químicas que imitam o açúcar, fazendo com que o organismo "pense" que a glicose está sendo absorvida. Mas como  não é isso que acontece realmente, o corpo humano faz com que o consumo de açúcar seja compensado em seguida, o que pode levar à uma ingestão exagerada de açúcar, uma vez que a necessidade precisa ser suprida rapidamente. (veja o nosso amigo aí acima que só consome a versão diet...)

 > Um ingrediente chamado óleo vegetal bromado, ou BVO, é adicionado para impedir que o aromatizante se separe da bebida; é um produto químico industrial utilizado como um retardador de chama em materiais plásticos. Também encontrado em outros refrigerantes à base de frutas cítricas e bebidas esportivas, a química tem sido conhecida por causar distúrbios de perda de memória e distúrbios nervosos quando consumido em grandes quantidades. Este produto químico se acumula na gordura do corpo, podendo causar problemas de comportamento, infertilidade e lesões em músculos do coração ao longo do tempo.

> Quase todas as latas de refrigerante de alumínio são revestidas com uma resina epóxi chamada bisfenol A (BPA) , utilizada para impedir os ácidos do refrigerante de reagir com o metal. O BPA interfere com hormonas, e tem sido associado à  infertilidade, obesidade, diabetes, e algumas formas de cancro reprodutivos. 
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças atrelada latas de refrigerante, além de restaurante, escola, e as refeições de fast-food, como uma importante fonte de exposição ao produto químico. E enquanto a Pepsi ea Coca-Cola estão atualmente envolvidos em uma batalha para ver qual empresa pode ser o primeiro a desenvolver uma garrafa que eles estão divulgando como "BPA free"-nem empresa 100 por cento à base de plantas-plástico está disposta a mudar para o BPA livres latas de alumínio.

E as perguntas que não querem calar:
Por que os órgãos de vigilância sanitária permitem este tipo de bebida, e proíbem bebidas que contém "aloe vera"?  Aonde está o real interêsse? Até aonde vai a preocupação do governo com a saúde da população?


E para complementar, quero compartilhar um vídeo muito bom, sobre este tema:



Enfim, se você e sua família consomem refrigerante todos os dias, está na hora de rever os seus hábitos! 
...isto é, se a pretenção for viver mais, é claro!

Fica a dica!


Postar um comentário

  1. Oiee!!!
    Há anos aboli o refrigerante da minha vida. Toda vez que tomava passava mal e também fiquei sabendo de algumas doenças que ele causava, então parei de vez, nem me lembro qual foi a última vez que compramos refri aqui em casa. E vendo esses outros componentes aí que vc citou, que eu não fazia ideia que tinha, agora mesmo é que não tomo nunca mais.
    Ótimo post!!!
    Bjs
    http://essenciadanatureza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Pati... coca cola eu já aboli há muito tempo! Ainda tomava um guaraná uma vez na vida outra na morte...mas agora tbm nem isso quero mais...
      bjksss

      Excluir
  2. Oii Erika , encontrei seu blog a pouco tempo, fiquei encantada, tudo aqui é incrível , os posts sempre bem elaborados , o conteúdo excelente. Você é muito educada e simpática , trata todos com muito carinho e atenção. Parabéns por tudo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duda!
      Obrigada, e que bom que gostou do Clube!
      Seja muito bem vinda!
      Qualquer dúvida é só gritar que eu venho...
      bjssss

      Excluir
  3. Nossa xara,beber refri direto eh um suicídio!Nunca fui mto fa,sempre odiei coca,o gosto eh pura quimica(inclusive limpa sangue,desentope ralos,pias,...),n entendo como tem gente que eh viciado!!!Ate gostava do sabor limao e das tubainas da.vida,mas.dispenso,anos q.tomo no maximo uns 50,60ml no reveillon,e da penultima vez ainda me deu um soluço danado.Nessa ultima virada ficaram de cara virada pra mim pk n deixei darem coca pro meu filho,vc acredita?dar coca pra um bb de 9meses?vai se catar!!!
    Por falar em bb,descobri ontem q vou ser mamae de novo :) vou np Ginecologista hoje para primeira consulta e queria umas dicas suas de oleos que agem na elasticidade da pele...
    Bjs xara,obrigada por compartilhar tanto conhecimento conosco,n sei oq seriamos sem vc,rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que lindaaaaaaaaaaaaaa!!! Parabéeeeeennns!!!! \0/
      Então já vai fazendo um estoque de óleo de rosamosqueta pra barriguitcha!! hehhehe
      Bom pra estrias, manchas, elasticidade, tudo!! ;)
      E em breve vai ter sabonete de castela 100% pros seus bebes, viu!! Já estou providenciando!
      bjãoooo

      Excluir
  4. Ain,Brigada!!!Usei rosa mosqueta e de semente de uva na outra gestação,n tive nem uma estria sequer na barriga,e olha que engordei 30kgs!Fui no go hj e to de 4semanas,tao pequenininho!rs.
    Faz sim e separa p mim,rsrs.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnn que delíciaaa!!
      Saudades do meu tempo de barriguda! rsrsrrs
      É tão boooooommm, né?

      Excluir
  5. Olá, Erika. Eu descobri seu blog anteontem, e já estou completamente apaixonada pela suas dicas. Eu tenho 16 anos, faço 17 em novembro, e parei de tomar refrigerante por conta própria desde 2010. Depois de um antigo professor, falar que fazia um mal danado pra saúde, eu procurei mais sobre isso e resolvi parar. E pra mim não faz nenhuma falta, só de sentir cheiro de coca-cola e qualquer outro refrigerante me enjoa totalmente, e acredite já tive pesadelos com pessoas tentando me forçar a beber refrigerante (sou muito doida). Inclusive, muita gente acha estranho eu não tomar refrigerante, como se fosse um "pecado" Mas, acredito que ter parado de beber refrigerante, fez e faz um bem danado na minha saúde, e além de ser algo que não faz nenhuma falta no meu dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid! Que bom que vc me achou! \0/ Seja muito bem vinda!
      É verdd... td na vida é questão de hábito... eu tbm não bebo mais refrigerantes e não sinto falta alguma... e com certeza, só temos a ganhar com isso! ;)
      Parabéns, pois é muito difícil ver alguém na sua idade com essa consciência!
      bjãooo

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top