PROJETO BRINCAR DE VIVER: CALDEIRÃO GRANDE - BA | Clube do cabelo e cia

O presente projeto tem como objetivo atender pessoas portadoras de necessidades múltiplas do município de Caldeirão Grande, sertão da Bahia, a 333 km da capital, Salvador.O município possui uma população de 13.922 hab. e um IDH de 0,588.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que em torno de 5% da população têm necessidades especiais. Estas podem ser de diversas ordens: visuais, auditivas, físicas, mentais, distúrbios de condutas e múltiplas disfunções. Assim, esse projeto tem por objetivo principal atender pessoas de todas as idades, portadoras de necessidades especiais.
    Espera-se também, com esse projeto, sensibilizar os interessados na inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, acerca da participação social das minorias, facilitando novas idéias e planejamentos.

PROPOSTA DO PROJETO:

Fundamentar o princípio de que educar significa construir, possibilitando buscar alternativas criativas, como relacionar-se com o outro, respeitar ao outro, interagir ativamente com a sociedade.

Relacionando-se à:

Integridade – ser íntegro, é fundamental para a vida pessoal e profissional de cada um

Responsabilidade – condição necessária para o crescimento da pessoa; uma vez que o indivíduo aceita sua condição humana e torna-se consciente de que é o principal responsável pelo seu próprio crescimento.

Criatividade – respeito pelo potencial criativo e lúdico, levando em conta a qualidade, a diversidade de manifestações artísticas e culturais.

Afetividade – as relações interpessoais devem estar baseadas em relações cordiais, cristãs, considerando as necessidades de afeto inerentes a condições humanas.

Respeito à ordem democrática – voltada para os direitos e deveres de cidadania e do exercício da criticidade.

OBJETIVO DO PROJETO:

I – Desenvolver o processo educativo, fundamentado no princípio  da família e comunidade.

II – Proporcionar um ambiente acolhedor e tranquilo, favorecendo desta forma, ao desenvolvimento bio-psico-social do educando.

III – Propiciar ao educando, o enriquecimento contínuo das experiências, em consonância com o interesse e maturidade do mesmo;

IV – Proporcionar ao aluno condições didático-pedagógicas propícias à aquisição de conhecimentos, visando prepará-lo para a continuidade dos estudos;

V – Promover a socialização do educando, enriquecendo suas experiências na escola e na comunidade;

VI – Motivar o aluno para a compreensão e o exercício do trabalho mediante acesso à cultura, ao conhecimento científico, tecnológico e artístico.

VII – Utilizar diferentes linguagens ( oral, escrita, musical, corporal, plástica e linguagem alternativa) para que o educando possa expressar suas idéias, sentimentos, ser compreendido e compreender o seu entorno, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

VIII – Fortalecer a sua auto-estima ampliando de forma gradual suas possibilidades de comunicação e interação social.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O projeto Brincar de Viver através da elaboração de sua Proposta Pedagógica, procura responder às exigências de uma sociedade que se caracteriza pelo dinamismo de suas transformações em todos os níveis: social, político, tecnológico e ético. Espera assegurar o direito à educação aos portadores de necessidades educacionais especiais.

Assista ao vídeo do projeto:

Este post é uma apresentação do projeto
BRINCAR DE VIVER,
que faz parte do projeto
BLOG SOCIAL: POR UMA BLOGOSFERA MAIS HUMANITÁRIA

1. Lindo, Lindo!!!!! se existisse projetos assim, em todos os lugares...O mundo seria bem mais humanizado.
    Como podemos ajudar, estando aqui tão distante?

Helenice

1. Oi amore!
      Então... esse projeto é em parceria com a Licuri Brasil... tem 2 banners (verdes) da Licuri Brasil aí no lado esquerdo... um dos óleos e outro dos cosméticos. Toda a venda feita através desse cupom de desconto é doada para o projeto de caldeirão... então se um dia vc precisar de óleo de coco licuri, é só comprar através desse banner, que vc encontra aqui, ou em outros blogs que participam desse projeto tbm...
      bjkssssss

2. Ola gostaria de colocar as pg dos projetos em emu blog..neemvida.wordpress.com , poderia enviar para meu email as pg .. obrigado Claudio

1. Oi Claudio!
      Mande um email para dllicuri@gmail.com e fale direto com o Deusdete. Ele que é o responsável pelo projeto.
      bjs