ÓLEO ESSENCIAL DE PATCHOULI | Clube do cabelo e cia


Oi galera!

Se tem um Óleo essencial que eu não posso deixar de falar aqui, é o  PATCHOULI. 
Simplesmente porque esse é um dos meus aromas preferidos. (o outro é baunilha, que ficará para um próximo post)

O  óleo essencial de Patchouli tem um aroma que geralmente ou as pessoas amam, ou odeiam... #euamo#  pois ele tem um cheiro exótico, terroso, de madeira seca, que é intenso e doce... uma mistura de mato e flor ao mesmo tempo... difícil descrever.

O Patchouli é uma planta aromática, cultivada principalmente na Índia, China, Indonésia, Malásia e América do Sul. E seu óleo é extraído por destilação a vapor das folhas cujo nome botânico é Pogostemon cablin ou Pogostemon Patchouli, dependendo da espécie.

Para a extração de 1 litro de OE de Patchouli, é preciso aproximadamente 33 kg de folhas secas.




E fora o cheiro que eu amo, o óleo de patchouli também traz vários benefícios, como por exemplo:

Anti-depressivo: 
Este óleo funciona muito bem para as pessoas que sofrem de depressão . Ele ajuda a superar os sentimentos de tristeza ou perda. É por isso que o óleo essencial de patchouli é tão frequentemente usado na aromaterapia. Ele eleva o humor, afasta a decepção, e relaxa a tensão e alivia o stress na maioria das pessoas.
Isto se dá pelo impacto que a inalação desse óleo tem sobre os hormônios e diversas reações químicas no corpo e na mente; pois ele estimula a liberação de hormônios do prazer como a serotonina e a dopamina, fazendo sentimentos de ansiedade, raiva e tristeza simplesmente desaparecer.
Como um anti-depressivo, o óleo essencial de patchouli  é bom para relaxar e ter uma boa noite de sono, ajudando a reduzir os sinais de insônia.

Anti-inflamatório: 
Ela alivia a inflamação , particularmente se a inflamação é o resultado de febre, e também proporciona alívio a partir da própria peste. Isto significa que o óleo essencial de patchouli poderia ser útil no tratamento de uma ampla gama de condições de pele, assim como a inflamação interna de condições como a artrite e gota.

Antisséptico
Protege machucados e  feridas de infecções.

Afrodisíaco:
Bom para o tratamento de problemas sexuais como impotência, perda de libido, desinteresse sexual, disfunção erétil, frigidez e ansiedade sexual. Estimula os hormônios sexuais, estrógeno e testosterona, aumentando assim o desejo sexual. O Óleo essencial de patchouli tem sido usado como afrodisíaco por centenas de anos.

Adstringente:
Estimula as contrações nos músculos, nervos e pele. Previne a flacidez da pele, perda de cabelo, e afrouxamento de tecido muscular. A adstringência do óleo de patchouli também pode auxiliar a parar a hemorragia através da contração dos vasos sanguíneos. Pode atuar como uma substância anti-envelhecimento, desta forma, uma vez que o afrouxamento da musculatura e da pele normalmente associada com a obtenção de idade.

Cicatrizante: 
Ajuda a acelerar o processo de cicatrização de queimaduras, cortes e feridas, e também acelera o desbotamento das cicatrizes. É igualmente eficaz na eliminação de marcas deixadas pela furúnculos, acne, varíola e sarampo. (bom para combinar com o óleo vegetal de rosa-mosqueta)

Citofilático:
 Esta propriedade do Óleo Essencial de Patchouli estimula a formação de novas células corporais . Isso também ajuda na produção de glóbulos vermelhos, o que pode aumentar os níveis de energia. Através do aumento da circulação, há o  aumento da oxigenação de órgãos e células de todo o corpo, impulsionando o metabolismo geral do organismo.
É particularmente bom na regeneração de células da pele, mantendo assim a pele com aparência saudável, jovem e vibrante. Por isso é muito utilizado em tratamentos anti-rugas e anti-celulite.

Desodorizante:
Ajuda a eliminar mau cheiro de ambientes

Diurético:
Aumenta a frequência de micção , bem como a quantidade de urina. Isso ajuda a perder peso, abaixar a pressão arterial, diminuir o colesterol e remover toxinas do corpo. A micção remove o excesso de água, sais desnecessários e ácido úrico, o que reduz suas chances de desenvolver pedras na vesícula biliar e pedras nos rins, e consequentemente a "gota".

Febrífugo: 
Refresca o organismo e reduz a temperatura do corpo em casos de febre.

Fungicida:
Muito eficaz na inibição de crescimentos de fungos, proporcionando assim proteção contra algumas infecções.

Inseticida:
 Apesar do cheiro adocicado, é muito eficaz em manter os insetos longe. É freqüentemente usado em sprays, loções corporais, vaporizadores e incensos. ou pode ser misturado com água para afastar os mosquitos, formigas, piolhos, pulgas, moscas e traças. Apenas algumas gotas são necessárias para manter os insetos longe.

Tônico geral:
Tonifica todo o corpo, otimizando as funções metabólicas do fígado, estômago e intestinos, ajudando a decomposição de alimentos e absorção de nutrientes, além de regular a excreção (alivia prisão de ventre) ,e as secreções endócrinas de hormônios e enzimas. Também tonifica o sistema nervoso e o sistema imunológico, protegendo-o contra uma ampla gama de infecções.

Para a pele:
Quando usado em produtos de cuidados da pele, o óleo essencial de patchouli serve para tratar acne, pele oleosa e sinais reversos do envelhecimento. Ajuda a tratar a caspa e disfunções do couro cabeludo.
 E contribui para o tratamento de eczema, dermatite, psoríase e úlceras.


Veja os cuidados adequados,
 e como utilizar óleos essenciais aqui.


E vocês, curtem o aroma de patchouli?
\0/
Eu amooo!!! É um dos meus aromas prediletos!
Esse aqui eu ganhei da Herbia, de presente do
 1º níver do blog!! 
Obrigadaaaa Vivian!!! <3

Bjossssssss

Postar um comentário

  1. Muito bom!!! Como vc usa esse óleo?
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deby, eu uso no difusor elétrico. Coloco um pouco de água e umas 6 gotas de patchouli. E fico sentindo esse cheirinho maravilhoso enquanto trabalho no blog. É muito relaxante pra mim.
      bjsss

      Excluir
    2. Maravilha!!! Tem óleo essencial pra ter mais dinheiro? Pq com essa minha mania de comprar óleos, eu to FALIDAAA!!! rsrs
      bjos!!

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkk esse aí eu tbm querooooooooo!!!

      Excluir
  2. Aonde a gente encontra pra comprar Erica? Estou na fase de compra de óleossss... depois que te achei tudo na minha cabeça (cabelos), mudou.....srsrssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk essa minha fase nunca acaba... #falida#
      O meu é da Herbia, mas aí no menu do blog, coloquei ONDE COMPRAR MATERIA PRIMA, tem uma lista de lojas que vendem óleos essenciais, assim vcs podem pesquisar o preço melhor.
      bjksss

      Excluir
    2. Ahh, claro! Usei essa lista pra comprar os meus! #falida²# O meu problema é que quero tudo de uma vez..........rsrsrss
      Bjssss

      Excluir
    3. kkkkkkkkkk tá q nem eu é? rsrsrsr

      Excluir
  3. Erika,onde vc comprou o seu difusor? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida!
      O meu é da BySamia, mas vc acha em lojas físicas MUNDO VERDE e em alguns sites que vendem óleos essenciais tbm. Lá naquela lista de sites que dei tem algumas lojas que vendem. ;)
      bjkss

      Excluir
  4. Erika,vou comprar esse o.e...para ser usado como afrodisiaco qual a melhor maneira? bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, pode usar no difusor elétrico no quarto. Coloca água e umas 6 a 7 gotas do óleo de patchouli. E deixa perfumando o ambiente. Tbm pode usar um aromatizador pessoal, que são uns pingetes de ceramica, já viu? Vc pendura no pescoço e pinga umas gotas de Oe ali. E fica sentindo o cheirinho onde vc for... é muito legal ;)
      bjks

      Excluir
    2. A ta ótimo Erika..obrigada! tenho difusor com vela sabe......desse é bom tb? desse de pingente vou procurar nas lojas aki!

      Excluir
    3. Sim, claro! Serve o de vela...dá no mesmo!
      bjks

      Excluir
  5. Nossa,quanto coisa,parece ser ótimo mesmo!
    Dá um pulinho lá no Blog que tem vários posts novos pra você :)
    http://emcasademaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Erika!
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog!
    Vc nos proporciona informações que nos dão qualidade de vida.
    Não sou apenas sócia do clube do cabelo e cia, mas sou uma grande fã.
    Ainda não tive o prazer de lhe conhecer pessoalmente, mas pelos seus posts, dá para notar que vc é uma pessoa espiritual e um ser maravilhoso.
    Quero lhe agradecer, pois vc me ajudou a descobrir minha verdadeira vocação:AROMATERAPIA.
    Vou trabalhar com essa dádiva e tudo graças a seu blog.
    Valeu pela dica, irei incluir o OE de patchouli em minha próxima compra.
    Abraço,
    Ana Flávia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Flávia!!
      Nossaaaa que bacanaaaaa!!!! Fiquei super feliz de saber que se interessou pela aromaterapia através do Clube!!!
      Uhuuuu
      \0/
      Muito, muito feliz!!
      Te desejo muito sucesso!
      E quem sabe um dia a gente se encontra pessoalmente?
      Gostaria de conhecer todos vcs!! <3
      Bjãooooo

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top