POSTURA DE YOGA QUE ESTIMULA O CRESCIMENTO CAPILAR | Clube do cabelo e cia


Sirshasana (ou Sirsasana), é uma postura do yoga, na qual se fica "de ponta cabeça".
Ela é tida como a "rainha" de todas as posturas.

Esta postura faz inverter a pressão normal do sangue, o que é naturalmente mais elevada nas extremidades inferiores  (abaixo do nível do coração), e naturalmente mais baixa acima do nível do coração.

Quando ficamos de cabeça para baixo, o sangue que é bombeado do coração, segue em direção ao cérebro, permitindo que o sangue rico em oxigênio flua livremente através dos vasos sanguíneos que o cercam.
A pressão nos pés reduz para quase zero, e a pressão na cabeça aumenta. (a pressão no nível do coração deve permanecer em cerca de 120/80).  Isto é extremamente benéfico para quem sofre de inchaço nos membros inferiores.
Embora os benefícios cardiovasculares possam ser os mais óbvios, existem outros benefícios fisiológicos trazidos pela postura Sirshasana.
Ela aumenta o fluxo de sangue para a hipófise e pineal, ambos membros importantes do sistema endócrino. A hipófise é responsável pela secreção de nove hormônios diferentes no corpo, entre eles o hormônio do crescimento e hormônio estimulante da tireóide, vital para a manutenção da homeostase do corpo.
A glândula pineal é de igual importância: ela produz a melatonina, um hormônio que está envolvido na regulação dos nossos padrões de sono e humor.
Quando estamos em uma postura invertida, nossos pulmões são desafiados à respirar; e isso faz com que tornem-se mais fortes e capazes de manter uma maior capacidade vital.
Essa posição torna quase impossível respirar superficialmente; pois por causa do aumento da pressão, a respiração "torácica" fica difícil, forçando automaticamente a respiração diafragmática.

O equilíbrio também aumenta, através de uma prática regular do sirshasana. Os músculos do pescoço que suportam o crânio são fortalecidos, bem como os músculos que se ligam à coluna vertebral.

Os efeitos psicológicos e emocionais gerados pela postura sirshasana, faz dela uma das posturas mais poderosas e benéficas. Praticar sirshasana freqüentemente, combate os sintomas da depressão, e eleva o humor.

Um estudo clínico realizado em 2007, sobre os efeitos do yoga na depressão, envolveu 17 pacientes que estavam sendo tratados. Metade do grupo ficou focado em práticas de inversões (sirshasana), e a outra metade em posturas de extensões da coluna.
O primeiro grupo mostrou reduções significativas para a depressão, raiva, ansiedade, sintomas neuróticos e variabilidade da freqüência cardíaca.




E o que tem a ver a postura Sirshasana, com os cabelos?
Sirshasana é uma excelente postura para evitar a queda do cabelo e estimular o crescimento do capilar.
Com uma posição invertida da cabeça, há um fluxo de sangue direto para o cérebro e couro cabeludo. Esse processo promove o estímulo do crescimento do cabelo e fornece vários nutrientes essenciais para as raízes capilares, dando o seu cabelo um aspecto brilhante e saudável. 


Alguns outros benefícios que a prática de sirshasana pode trazer:

Para a Respiração:
Sirshasana aumenta a pressão sobre o diafragma, e por isso acalma e aprofunda a respiração. Isto se dá por causa do aumento da pressão sobre o diafragma. Um estudo realizado em Cracóvia, Polônia, concluiu que, apesar da postura diminuir o ritmo da respiração, o sangue absorve mais oxigênio, o que beneficia o cérebro e órgãos internos, uma vez que nutre as células e tecidos.

Para o Corpo:
Sirshasana também beneficia o pescoço, abdômen, ombros, costas e músculos do braço. Ajuda a alongar a coluna e aliviar a pressão sobre a parte inferior das costas (lombar). A postura proporciona equilíbrio e alinhamento.
Sirshasana também aumenta o fornecimento de sangue para várias partes do seu corpo, dando um efeito desintoxicante. Este, por sua vez, ajuda a dar à pele uma aparência mais jovem.


Outros benefícios:
> Alivia o acúmulo de líquido nas pernas e pés
> Permite um fluxo sanguíneo saudável e recém-oxigenado para as células do cérebro
> Tonifica os músculos abdominais e pernas
> Fortalece a coluna vertebral, pescoço, ombros e braços;
> Aumenta a produção de hormônios sexuais
> A prática regular aumenta a clareza intelectual, aumenta a força de vontade e a respiração
> Estimula o sistema nervoso, aumentando o poder mental, concentração, clareza e equilíbrio;
> Ajuda a recuperação da perda de sono e memória;
> Melhora a postura e fortalece os pulmões
> Pode reverter os efeitos da perda de sono, letargia e perda de memória
> Aumenta o brilho do rosto e diminui os círculos escuros ao redor dos olhos, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro
> Ajuda em problemas de rins, fígado, intestinos, estômago e órgãos reprodutivos;
> Ajuda a melhorar a digestão, especialmente para quem sofre de constipação.
> Ajuda no tratamento de dores de cabeça, sinusite, febre do feno, diabetes, depressão e sintomas da menopausa.
> Estimula o tecido pulmonar, aliviando resfriados, tosses, amigdalite;
> Direciona o fluxo de sangue para o rosto, proporcionando um facelift orgânico e facial
> Dissolve estresse, tristeza, depressão e letargia devido à estimulação da pituitária, que libera a endorfina, o"hormônio da felicidade"
> Oferece vantagens anti-envelhecimento (alguns dizem que retarda os cabelos grisalhos!)
> Aumenta o metabolismo;



Em termos de energia, o fluxo de sangue aumentado para o cérebro ajuda a despertar o Sahasrara Chakra (centro de energia), que é considerado como o Chakra mais importante, e que influencia, todos os outros Chakras.

Ficar de cabeça para baixo pode dar-lhe uma nova perspectiva sobre a vida,  e a coragem de tentar algo novo!



Dicas:
Se você está começando a praticar sirshasana, use a parede como apoio. Quanto mais você sustentar a postura, mais você vai experimentar seus benefícios.


Depois que você sair de sirshasana, execute a postura da criança (balásana):

balásana

Porém, a prática de sirshasana possui algumas contra-indicações: 
1. A primeira, e mais óbvia contra-indicação para a prática de sirshasana é a hipertensão arterial. A pressão arterial normal ao nível da cabeça é de 100/60. Mas alguém que sofre de pressão alta já tem um nível mais elevado do que em pé. Sirshasana aumenta a pressão na cabeça a cerca de 150/110, e para quem já tem pressão arterial elevada, ficar de cabeça para baixo pode elevar a pressão a um nível perigoso.

2. Outra razão óbvia para se abster de praticar sirshasana é se a pessoa sofreu alguma lesão na cervical (pescoço) ou na coluna.

3.  Excesso de peso:  o excesso de peso aumenta o risco de pressão alta, e aumenta a pressão sobre os músculos e as estruturas do pescoço, aumentando o risco de lesões. Há também mais peso sobre a coluna vertebral, que pode comprimir as vértebras.

4. O medo:  Creio que esta seja uma contra-indicação para esta prática. Quando o medo toma conta do corpo, o sistema nervoso simpático é ativado, e o corpo assume a resposta de "luta ou fuga". A freqüência cardíaca pode aumentar, os vasos sanguíneos podem contrair, o que é ruim para uma postura que aumenta a pressão arterial.

5. Durante a menstruação não se deve praticar posturas invertidas.

6. Labirintite, dor de dente, nevralgia facial...


Considerações
Verifique com seu médico antes de praticar sirshasana se você tem uma lesão nas costas ou no pescoço, pressão arterial alta, uma condição cardíaca, ou glaucoma.



Fica a dica!
Namastê!


Postar um comentário

  1. Uauu! quantos benefícios...
    Já tentei ficar de cabeça para baixo com o apoio da parede, mas é muito difícil, imagina ficar assim sem nenhum apoio! kkkkk

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top