Oi galera!
A dica de hoje é sobre a conservação das receitas caseiras, e principalmente receitas que levam óleos, pois os óleos (e todas as gorduras) rancificam com o tempo.
Conservantes e antioxidantes:
Os conservantes inibem o crescimento de fungos, bactérias, leveduras, fungos, etc, em produtos à base de água como loções, Enquanto os antioxidantes retardam a oxidação dos óleos. É a oxidação dos óleos que provoca o ranço, e que pode causar mau cheiro nos produtos.
Geralmente, as indústrias utilizam o BHT (antioxidante sintético) em alimentos e cosméticos;
Este é um antioxidante cancerígeno, e que já foi banido de vários países como Japão, Romênia, Suécia, Austrália, e EUA.
Porém, aqui no Brasil o BHT é utilizado em larga escala. (Já comentei sobre as químicas "venenosas" aqui)
Mas felizmente existe uma opção saudável e natural, que substitui o BHT:
Óleo resina de alecrim
O Óleo resina de alecrim, é um antioxidante solúvel em óleo. Ele evita a oxidação e o ranço em óleos vegetais, produtos, e alimentos que contenham óleo (gordura), devido aos seus altos níveis de ácido carnósico (geralmente você vai ver especificado em cerca de 7% a 8%). O ácido carnósico atua na primeira fase de oxidação (componente chave da decomposição), inibindo a formação de radicais livres, e dificultando o processo oxidativo, sendo ele induzido por calor, luz ou substâncias pró-oxidantes.
Além do acido carnósico, os principais compostos antioxidantes do alecrim incluem o carnosol, rosmanol, epirosmanol e ácido rosmarínico. Os compostos diterpenos rosmaridifenol e rosmari quinona também agregam propriedades antioxidantes.
A utilização do óleo-resina de alecrim em cosméticos, pode apresentar inúmeros benefícios e servir como uma eficiente ferramenta para reduzir os danos causados pelos radicais livres sobre a pele.
Pode-se utilizar em média, de 0,2 a 0,5 % de oleoresina de alecrim para cada 1kg de óleo (rende muiiiiiito!!)
Propriedades:
As folhas de alecrim são usadas para dar sabor aos alimentos, e também têm sido utilizadas na medicina popular para muitas condições, pois possuem ação antiespasmódica, analgésica, anti-reumática, carminativa colagoga, diurética, expectorante, e antiepiléptica.
Além de poderoso antioxidante, o óleo resina de alecrim é descongestionante, digestivo e regenerador do fígado.
.
Onde eu utilizo o OR de alecrim: Eu tenho utilizado o óleo resina de alecrim em receitas de shampoos e cremes que possuem óleos,e na produção dos meus sabonetes (http://www.saboariasementesdegaia.com/).
Como viram na foto acima, ele é marrom escuro, e viscoso.
O cheiro de alecrim no óleo resina, é bem suave.
Combinação com a Vit.E oleosa (Acetato de tocoferol):
Nas receitas cosméticas caseiras que levam óleos ou manteigas vegetais, podemos estar utilizando o oleo resina de alecrim junto com a vitamina E (Acetato de tocoferol) para potencializar o efeito antioxidante.
O Acetato de tocoferol não é um conservante (que combate bactérias, leveduras e bolores), mas ele ajuda a combater os radicais livres e aumentar a vida útil do óleo (gordura).
Onde encontrar?
Eu costumo comprar o oleo resina de alecrim e o acetato de tocoferol no site "Engenharia das essencias" (Engetec),
E lembrem-se também, quando forem comprar o óleo resina de alecrim, de certificarem-se se ele possui de 7 a 8% de ácido carnósico, caso contrário, seu efeito não será eficaz.
Fica a dica!!
Bjoooooo
Oieee!!!
ResponderExcluireeehh \0/ esse eu tbm uso nas minhas manteigas e pomadas, e realmente é incrível o poder de conservação.
Beijão, sumidaaa!!! rsrs
http://essenciadanatureza.blogspot.com.br/
Patiii!!
ExcluirTô mesmo, né? Não tá dando tempo pra parar muito no face... essa vida de saboeira tá acabando com meu tempo virtual! rsrsrrsrsr
saudades de vc!! qq hora te chamo lá, pra gente colocar o papo em dia!
bjssss
Tbm tô com saudades de vc, mas eu sei como é corrido...mas o hora que tiver um tempinho me chama mesmooo, quero contar umas coisinhas rsrsrs...bj
ExcluirEu ia te chamar hoje a noite, mas aí resolvi fazer sabão e ficou tarde...rsrsr... amanhã te chamo lá sem falta!!
Excluirbjkssss
ai que delicia bom saber !
ResponderExcluirwww.portaldebeleza.com
;)
Excluirbjoooo xará!!!
Nooossa Erika Nasch como vc CONTRIBUI PARA O BEM SOCIAL E AMBIENTAL com suas postagens maravilhosas!!! Vc é incrivelmente inteligente, comunicativa, contagiante e engraçada, sempre se preocupando com a saúde do meio ambiente e nos proporcionando informações valiosíssimas através de seus vídeos e posts muito bem elaborados, tornando - se, desta forma, uma facilitadora de nossas vidas!!! Este cantinho agora faz parte da minha vida!!! : * Kátia Burlamaqui
ResponderExcluirKatia, eu só tenho a te agradecer pela companhia e confiança!! Bjs no coração <3
ExcluirOi Erika , devo colocar esse óleo nas manteigas que comprei na engetec ,para durar mais ou não precisa ? as manteigas tem uma boa durabilidade sem o óleo? bjjss
ResponderExcluirRose, não precisa. A manteiga pura já tem a sua validade longa. Só se for usá-la em alguma receita que misture outros componentes.
Excluirbjsss
Oi, pessoa linda! Obrigada por mais esse ensinamento.
ResponderExcluirGostaria de saber qual é o melhor conservante natural. Seria o Óleo de Melaleuca? E qual dosagem posso usar em cosméticos?
Namastê
Vânia
Oi Vaninha!
ExcluirO óleo resina de alecrim é um dos melhores conservantes naturais. O óleo de melaleuca seria mais um antisséptico, bactericida e fungicida. A dosagem depende do cosmético. Em shampoos pode usar de 20 a 50 gotas pra cada 100ml.
bjss
Se colocar essa óleo-resina no gel de linhaça, será que dava para deixar o gel fora da geladeira?
ResponderExcluirDea, o óleo resina é solúvel em óleo. Em gel, não rola.
Excluirbjsss
Perdi a conta na hora de colocar o oleoresina de alecrim no creme. Sera que perigoso utilizar nos cabelos? Obrigado
ResponderExcluirPerigoso, não creio... mas o efeito não sei te dizer...
Excluir