ARGILAS: RECEITAS PARA TODOS OS TIPOS DE PELE | Clube do cabelo e cia

Já falei sobre as propriedades das argilas aqui e como usá-las aqui, e agora trago algumas receitas com argilas para máscaras faciais...

Máscaras faciais de argilas:
As máscaras faciais de argila servem para limpar, nutrir, e revitalizar a pele, através da eliminação de toxinas,da micro esfoliação e do estímulo da circulação sanguínea local. Também podem acalmar e hidratar, dependendo dos ingredientes utilizados.

> Utilize argila de boa procedência dissolvida em água mineral ou destilada.
> Até 3 gotas de óleo essencial em 10 g de máscara gel neutro, ou creme neutro e de argila.
> Creme neutro:
Creme neutro sem corante nem perfume formulado para servir de veículo para os óleos essenciais. Adequado para massagens faciais, em peles desvitalizadas e desidratadas. Quando usar o carreador em forma de creme observe se ele foi formulado com óleo vegetal e não com óleo mineral. Isto é recomendável para que não se perca a penetrabilidade dos óleos essenciais.

Obs: OE = óleo essencial

Para peles oleosas e combinadas

Máscara de ARGILA VERDE com:
> OE de hortelã-pimenta 1 gota
> OE de cipreste- 2 gotas.
> Para peles acneicas acrescente, 2 gotas de tea tree.

Ação:
Máscara adstringente e refrescante que combina a micro esfoliação da argila verde com o efeito tensor e adstringente do óleo essencial de cipreste, para promover tonicidade e maciez à pele, bem como a ação descongestionante e refrescante do óleo de hortelã-pimenta. Promove uma suave sensação de fresco. Auxilia no controle da oleosidade.

Para peles sensíveis, desidratadas e manchadas

Máscara de ARGILA BRANCA com:
>  OE. de lavanda - 2 gotas
>  OE. de palmarosa ou copaíba - 2 gotas
> diluída em 30 g de creme neutro.

Máscara hidratante e regeneradora, que combina o poder revitalizante e cicatrizante da argila branca com a ação citofilática do óleo essencial de lavanda e palma rosa ou copaíba, para promover a maciez e o clareamento da pele, restaurando o viço e a luminosidade.

Para peles envelhecidas e cansadas

Máscara de ARGILA PRETA com:
> OE. de copaíba - 2 gotas,
> OE. de gengibre- 1 gota.

Máscara regeneradora e nutritiva para peles cansadas e desvitalizadas que combinam, de forma sinérgica, o efeito estimulante do gengibre com a ação regenerativa e hidratante da copaíba, potencializado pela renovação celular promovida pela ação esfoliante da argila.

Para todo tipo de pele inflamada

Máscara de ARGILA CINZA com:
> OE. de gerânio - 1 gota,
> OE. de tea tree (melaleuca) - 2 gotas
> OE.lavanda 1 gota
> diluída em 30 g de creme neutro.

Máscara cicatrizante e anti-inflamatória, produzida pela argila com a ação dos óleos essenciais de gerânio e lavanda, que ajudam a equilibrar as peles com acne de origem hormonal, por tensão ou estresse.

Para peles mistas e desvitalizadas

Máscara de ARGILA MARROM com:
> óleo essencial de laranja 1 gota
> OE. de mirra.- 1gota,
> OE. de lavanda - 1 gota.

Máscara esfoliante e nutritiva que combina a micro esfoliação produzida pela argila e potencializada pelos óleos essenciais de mirra e laranja. Ajuda no tratamento de rugas finas, pele manchadas e desvitalizadas.

Para peles oleosas

Máscara de ARGILA AMARELA com:
> óleo essencial de cipreste - 1 gota
> OE. de copaíba.- 1 gota
> OE. de lavanda  -1 gota

Máscara revitalizante e adstringente que combina a micro esfoliação produzida pela argila e potencializada pelos óleos essenciais de cipreste e copaíba. Ajuda no tratamento de pele desvitalizadas e com rugas finas, com poros dilatados.

Então...bóra cuidar da pele?

Fonte:
Material Curso superior de estética e cosmetologia UNISUAM

1. Olá Erika. Mais um daqueles "arrasa quarteirão" que só a Professora Erika sabe postar!! Amo minhas argilas!! Com cristais de quartzo, com ômega 5, vermelha, do que for, não fico sem as minhas queridinhas!! É mesmo.. a pele fica super nutrida, macia e acetinada. Mas tem umas que são dificílimas de encontrar. Argila é tudo de bom.
    Bjss

1. Opaaaa...pelo visto quem é mestra em argila é vc hein Marcinha!! hehehhe
      =D

2. Oi Erika!
    Adorei essa postagem, mas sou meio leiga e fiquei na duvida sobre a base neutra.
    Posso utilizar esse gel?
    Beijos

1. Oi Monique,
      o problema dessas bases compradas prontas, é que a maioria tem parabenos (conservantes nocivos), então creio que seria melhor pedir para manipular uma base neutra em farmácia de manipulação, sem parabenos.
      Se eu achar algum lugar que venda ela pura, te falo!
      bjs

2. Ah entendi!
      Obrigada Erika, você é um amor!
      beijos

3. Oie. Não entendi nada!!! Além de colocar a argila dissolvida em água mineral e os OE, também tem que colocar um gel neutro?

1. Oi Rossana,
      Não... vc só mistura com água se usar ela pura. No caso de usar com creme ou gel, não precisa da água.
      bjs

2. Ok. Então. Pego a argila preta, dissolvo na água, coloco as gotas de OE de copaíba e gengibre. Posso comprar a argila no Mundo verde? É confiável?

3. Isso mesmo. A loja mundo verde em si, é confiável, mas ela trabalha com várias marcas... que marca é argila? A argila é bom que seja esterilizada.

4. Oie Linda! A marca da argila é Força da Terra, pacotinho de 50g por 9,40. Não comprei o OE, muito caro lá. Vou comprar de novo na engetec. Bjo

5. Ah, já usei essa argila. Eu gostei! ;)

4. Fiz a mistura da argila rosa, dissolvida no mel com extrato de Própolis, botei 1 gota de óleo vegetal de coco, pois li que reduzia a oleosidade da área T e uma gota de melaleuca. Ficou boa, deixei uns 15 minutos, mas poderia ficar mais. Quando tirei passei algodão embebido no vinagre de maçã. Minha pele é oleosa e fiquei com aparência saudável e até um pouco bronzeada rsss acho que foi o Própolis. Enfim, uniformizo meu rosto!
    Ótimas dicas!