RECEITA DE CREME ANTI-IDADE NATURAL - DIY | Clube do cabelo e cia



Oi amores!

Depois dos 4.0, não tem quem não pense em usar um cremezinho anti-rugas né? E principalmente em volta dos olhos, onde surgem aqueles "pézinhos de galinha" mega irritantes!

E se tem uma coisa que é cara, é esse tipo de cosmético, não é mesmo?
Tudo que é anti-age é mais caro... afff
E por isso eu trouxe uma receitinha natural, super simples, porém mega eficiente, e o melhor de tudo... bem mais em conta que os cremes caros, que ainda por cima são repletos de químicas nocivas...

Os ingredientes deste creme anti-aging tem  um profundo efeito sobre a pele , e combinados, eles se complementam em termos de benefícios.

Esta receita faz aproximadamente ½ xícara , e dura cerca de 3 meses.
Ingredientes
> 1/4 xícara de óleo de Rosa mosqueta
> 1 colher de sopa de óleo de Pequi
> 1 colher de sopa de óleo de Pracaxi
> 2 colheres de sopa de Cera de abelha
> 1 colher de café de óleo de Semente de uva
> 1 colher de sopa de Manteiga de karité
> 1 gota dos óleos essenciais de:
    Olíbano, Gerânio, Palmarosa, Patchouli 

(outras opções de óleos essenciais : Salvia esclareia, Laranja doce, Cipreste, Cedro, Lavanda, Alecrim)

Veja as contra-indicações de alguns óleos essenciais aqui


Propriedades dos Ingredientes:

ROSA MOSQUETA
É rico em ácido linoléico e vitamina C. Revitaliza a pele, e quando usado em massagens faciais diárias, reduz linhas de expressão, abranda cicatrizes, permite mais mobilidade do tecido, e retarda o envelhecimento prematuro.
ÓLEO DE PEQUI
 É rico em vitaminas A, C e E, em sais minerais (fósforo, potássio e magnésio) e em carotenóides, que evitam a formação de radicais livres no corpo. É muito utilizado na fabricação de cremes para pele, devido ao alto teor de vitamina A, que possui ação regeneradora. Óleo emoliente, protetor, cicatrizante e antifúngico.

ÓLEO DE PRACAXI
Poderoso renovador celular. Limpa, hidrata, cura e revitaliza a pele, combatendo inflamações, e também na dermatite e psoríase. Maravilhoso para prevenção de estrias. Contém vitaminas e ácidos graxos, excelente anti-rugas com ação antioxidante atuando diretamente sobre as linhas de expressão.
SEMENTE DE UVA 
É um óleo leve, de absorção rápida. Excelente tanto para a pele facial quanto corporal. Benéfico para todos os tipos de pele. Regenera e mantém o tecido cutâneo, revitalizando-o. É adstringente leve e ajuda a tonificar a pele. É um óleo que não agrava peles acneicas  É de grande utilidade na prevenção de estrias devido à elevada concentração de alfa-tocoferol (Vit E)
OLÍBANO 
 Propriedades: antisséptico, anti-inflamatório, adstringente, cicatrizante, citofilático, sedativo e tônico. Proporciona vitalidade para peles cansadas e envelhecidas
GERÂNIO 
Excelente para peles maduras, com perda de tônus, além de ação limpadora e tonificante. Restaurador, adstringente, hemostático, diurético, anti-séptico, anti-depressivo, regenerador, tônico, antibiótico, antiespasmódico, anfiinfeccioso e fungicida, antimicrobiano, anti-seborreíco, anti-inflamatório.  Estimulante do sistema linfático, regulador das glândulas sebáceas, refrescante.
PALMAROSA 
Propriedades: antisséptico, cicatrizante, regenerador celular, estimulante, hidratante, e emoliente. Para todos os tipos de pele, previne estrias, regula a produção de sebo e pequenos problemas infecciosos de pele. Ameniza rugas.
PATCHOULI
Propriedades: anti-infeccioso, anti-séptico, bactericida, cicatrizante, desodorante, regenerador dos tecidos, regulador e tônico. 
Na pele, melhora: acne, dermatite, eczema, pele  rachada e ressecada, rugas.
MANTEIGA DE KARITÉ
Rica em vit E, possui alta capacidade de absorção de água, o que faz dele um produto capaz de auxiliar na estabilidade das emulsões. É um emoliente que proporciona um toque agradável, maciez e suavidade à pele, possibilitando a recuperação da umidade e elasticidade natural principalmente em peles secas e maltratadas.
Rica em Ácido Cinâmico, a Manteiga de Karité atua como um filtro solar natural, auxiliando na proteção da pele contra a radiação UV (Pode ser usada para potencializar o efeito de outros filtros);
A Manteiga de Karitê é indicada quando se deseja maior elasticidade e regeneração dos tecidos epidérmicos.
CERA DE ABELHA
Possui propriedades anti-inflamatórias, a vitamina E, além de um  poder antioxidante.Emoliente, amaciante, moldante, impermeabilizante, cicatrizante e embelezadora, anti-inflamatória, anti-bacteriana .


Como fazer:

Coloque a manteiga e a cera em um recipiente de vidro, e leve para derreter em banho maria. Mexa ocasionalmente.Uma vez que a mistura tenha derretido e tudo fique homogêneo, tire do fogo e deixe esfriar; quando estiver morno, misture bem os óleos. Depois despeje a mistura em um potinho de vidro (que tenha tampa), e espere até que o creme endureça. Feche a tampa do frasco, e guarde em geladeira. Aplique de manhã e à noite após a limpeza do rosto com auxílio de uma espátula (não coloque o dedo dentro do pote).

Muiiito fácil, não?  Assim que eu gosto... simples e saudável!



Bjs!


Fontes: 
organicauthority.com
material Bysamia
material Curso Superior de cosmética
site sabão e glicerina


Postar um comentário

  1. amo seus post, mas pra mim q tem pele de fritar ovo e extremamente acneica não rola! vc tem alguma alternativa aos óleos? uso um creme a base de uréia a 10% e filtro solar mas não tenho idéia se estou fazendo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee amore!
      é engano pensar que óleos não servem para pele oleosa, pelo simples fato de ser um óleo. cada óleo tem propriedades diferentes, e muitos são usados até para tratar acne como o caso do pracaxi, rosamosqueta, uva, e todos os óleos essenciais que estão nessa fórmula. Eu não curto nada que tenha uréia, pq não acho que seja saudável...
      bjks

      Excluir
    2. Olha eu me intrometendo geral (rs):

      Emanoela, eu tenho a pele MUITO oleosa, mas MUITO mesmo. E uso muito os óleos vegetais, como bem a Érika destacou, eles ajudam tanto no tratamento de acne, como tb na limpeza da pele e na hidratação, pq diferente do que pensam, a pele oleosa precisa sim de hidratação, para evitar o efeito rebote e maior produção de óleos...eu tenho ótimos resultados. Uso o jojoba, rosa mosqueta, semente de tomate, maracujá e o pracaxi. São maravilhosos e os melhores na tonificação da pele. Sinto diferença e nada de pele mais oleosa por isso. Até pq os óleos vegetais puros são completamente absorvidos pela pele e nada sebosos. =D

      E foge da ureia, difinitivamente ela não faz bem. =D beijos.

      Excluir
    3. Uso óleos na pele há anos e eles ajudam muito a controlar a acne e deixar a pele bonita. É claro que é preciso tomar cuidado. Por exemplo: uma vez usei um pouco a mais de azeite de dendê no rosto e a pele ressecou, ficou descamando. Então é preciso ter cuidado na escolha. Como minha pele é inteiramente oleosa, e não mista, aplico os óleos no rosto inteiro e pescoço. Também fiz uma misturinha para a área dos olhos, bem diferente da do rosto, e tenho visto bons resultados. Realmente, se você souber escolher os óleos certos, vai ver que sua pele vai se beneficiar muito deles e manter a oleosidade controlada. Experimente!

      Excluir
  2. olá, onde eu acho TODOS esses ingredientes?
    você já fez esse creme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina,
      Em alguns sites que vendem matéria prima para cosméticos, por exemplo, a engenharia da essencias.
      sim, fiz e estou usando.
      bjks

      Excluir
  3. Muito bom!!!!!!!! vou correndo fazer o meu... ei não tem nenhuma receitinha de sabonete não????rsrsrsr
    agora eu mesma é q tô fazendo meus produtos!!!
    bjs e muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Eu tbm vou começar a fazer meus sabonetes ;) qdo tiver uma receita legal eu coloco aqui, ok?
      bjks

      Excluir
  4. Amo receitinhas naturais! Com certeza vou tentar fazer!
    Querida, encontrei alguns vídeos no Youtube e alguns posts em diversos blogs falando sobre tirar o chumbado/roxo/azulado dos fios usando Cewin misturado ao shampoo. Todas amam o resultado porque não danifica os fios e tal, mas a questão é que algumas usam shampoo antirresíduos, que é incolor, e outras usam um shampoo branco qualquer.
    Gostaria da sua opinião sobre isso. Qual você usaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Linda!
      Sinceramente, eu não curto misturar nada no shampoo, pq pode alterar a fórmula, a não ser que sejam extratos ou óleos próprios...
      Eu não posso te dar uma opinião sobre isso, pq nunca fiz, e nem tenho idéia se funciona mesmo...já ouvi falar da aspirina tbm..

      Mas que com certeza o shampoo antiresíduos vai ressecar mais, é fato.
      bjks

      Excluir
  5. Adoreeei a receitinha Nilha!!

    Acho que é bom destacar (vi que rolou essa dúvida no face)que por causa da manteiga de karité, ao final, o produto final fica mais sólido, como uma cerinha, ao retirar da embalagem a impressão é de um gel açucarado, mas na pele, o toque é aveludado e logo absorvido.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a observação nilhocaaa!!
      bjão

      Excluir
    2. Oi Erica e Fefa , eu tambem fiz e o meu ficou igual isso que a Fefa falou "gel açucarado". Eu até pensei que tivesse dado errado. Eu deixei amornar como na receita, mas daí a cera e a manteiga ja começaram a endurecer, eu coloquei os oleos e mexi, mas mesmo assim ficaram uns pedacinhos não sei se da cera ou da manteiga...Até pensei em levar ao fogo, mas depois pensei, que iria estragar tudo de vez. Vocês poderiam postar fotos de como ficaram a de voces meninas? Beijos

      Excluir
    3. Oi Cris, pode acontecer isso sim... é da manteiga,quando ela solidifica, pode cristalizar.
      Eu nunca faço qtdd grande, pq eu vivo testando receita então faço pouquinho... a minha já acabou. Vc pode tentar aquecer em banho maria.. é só não deixar esquentar muito.
      bjks

      Excluir
  6. Olá, amiga. Eu aqui outra vez. Bom, minha experiencia com óleos vegetais na cútis não alterou muito a oleosidade. Uso o pracaxi, há uns 5 meses, e ele deixou minha pele mais viva, mais nutrida e rosada. Isto é fato. adorei, como sempre, sua receitinha, mas permita fazer uma observação: não coloque os O.E. em banho maria com os outros ingredientes, pois são extremamente voláteis, e podem "sumir" em parte, diminuindo a potencia do creme. Meu conselho é solubilizar os compostos mais densos primeiro, e ir acrescentando os menos densos, e quando já estiverem morninhos( cerca de 36 a 40 graus), aí, sim, você acrescenta os O.E., misturando com instrumento estéril, e envasa em vidro estéril também,considerando que você está trabalhando com produto artesanal, cuja validade não deve ultrapassar 6 meses, e que não leva nenhum conservante. Depois de pronto, o ideal é acondicionar o pode de vidro ou plástico estéril em embalagem de isopor nova, em geladeira, e quando usar, JAMAIS pegar sem auxílio de espátula limpa, usada só para isso, e lavar após uso. Isso vai manter o produto pelos 6 meses, mais tempo livre de bactérias .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi migaaaaa!!
      Maravilhas de dicas! Muito bem lembradas viu!! Sim, com certeza os OEs não devem ser aquecidos não... foi distração minha, mas já atualizei!
      obrigada por ter lembrado!
      bjão

      Excluir
  7. Ah, complementando: O O.E. de MIRTILO é um potente antimicrrobiano, podendo proteger ainda mais o produto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, esse eu não conhecia! o patchouli e o gerânio tbm tem ação bactericida... pensei em colocar o melaleuca tbm, mas ele tem um cheiro tão forte pra passar no rosto, aí preferi não colocá-lo... esse de mirtilo é fácil de achar? nunca vi...
      bjks

      Excluir
    2. Oi, amiga.
      parece que na "Engenharia" ou na "Quinarí" tem. Um dos dois. Na Aromalândia, da Laszlo não vi. Um representante da Laszlo deve responder melhor.
      bjs, e continue me deixando cada vez mais linda :)

      Excluir
    3. Uauuuu tem mesmo lá na Engenharia!! Beleza amiga, obrigada pela maravilhosa dica!! Bjão

      Excluir
    4. Olá, adorei vou fazer! Mas antes, (até procurei e não encontrei) você tem receita pra tratar melasma? Tõ cansada das receitas médicas e depois do que li aqui no outro post, fiquei indignada. Bjos

      Excluir
    5. Oi Euzilene,
      Guenta aí, que dentro de alguns dias estarei postando receitas para a face, inclusive para manchas, à base de argila e óleos essenciais... bjks

      Excluir
  8. Olá... Estou vendo uma diferença muito grande nos preços entre a Engenharia e Aromalandia. A 2ª , é muito mais caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os óleos da lazlo são mais caros, mas a qualidade da engenharia é tão boa qto. tem a Phytoterápica tbm, conhece?
      bjks

      Excluir
  9. Oi Erika, td bem? Tenho 33 anos e minha pele é sensível, mais as vezes um pouco oleosa e algumas espinhas ocasionalmente...Vc acha que posso usar essa receita????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati,
      Pra vc seria melhor fazer só a combinação dos óleos. Tira a manteiga e a cera, e mistura os óleos, mas aí diminui a quantidade. Pode colocar 20 ml do Rosamosqueta e 10ml dos outros (total 50ml, e se quiser colocar os essenciais, pode colocar. Bjks

      Excluir
    2. Oi, Erika
      Fiz como vc disse, só não coloquei os óleos essenciais...Nossa, ta incrível minha pele...Não acredito que não preciso mais daqueles cremes carooosss e que nem sempre cumpriam o prometido...Só to comprando o protetor solar...Será que não tem uma receitinha que substitua tbm o protetor solar??? rsrsrs...Obrigada pelas dicas...Bj

      Excluir
    3. Aeeee, tá vendo como não precisamos gastar muito? Tem o óxido de zinco pra proteção solar...mas não sei se ele é lipossólúvel... vou pesquisar e te falo.. bjs

      Excluir
    4. Ta bom...fico aguardando...obrigada.

      Excluir
  10. Tenho a pele oleosa e acneica, mas gostaria muito de poder usar o creminho! neste caso, eu posso fazer o uso normalmente, devo retirar ou substituir algo? outra dúvida é referente à idade: existe uma idade mínima para uso do creme? tenho 20 anos mas atualmente uso protetor solar no lugar do hidratante pq não encontrei um hidratante q não faça tão mal à minha pele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,
      No seu caso recomendo o uso do óleo de rosamosqueta, que é ótimo para todos os tipos de pele, inclusive as acneicas.
      bjs

      Excluir
  11. porque quando passo oleo de mamona,coco,argan no cabelo fica ainda muito na mao(são natural) sera porque é opaco,seco e volume demais não cresce ajuda o meu cabelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve estar passando muito óleo... é só um pouquinho, esfrega nas mãos, e aplica nos fios...

      Excluir
  12. Olá, ótima esta receitinha, desejo faze-la, mas tenho uma dúvida...
    Posso utilizar este creme tambem na area dos olhos?
    Se alguem responder ficarei imensamente grata,
    Bjs e parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia!
      Aqui ninguém fica sem resposta não, viu! Respondo à todas! hehehe
      Sim, com certeza pode usar na área dos olhos tbm!
      bjkss

      Excluir
  13. Erika,amei . . . Hoje eu tive a sorte de encontar esse Blog Maravilhosooooo!! não largo nunca . . . Feliz 2014 para você Erika e Fefa . . . bjsssssss

    ResponderExcluir
  14. Oi, Erika!
    Esse creme pode ser usado em qualquer idade? Tenho 24 e é bom já ir prevenindo, não é? hehe Posso usá-lo?
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro amore!! Não tem problema nenhum vc usar!
      Com certeza, melhor prevenir que remediar, né? rs
      bjksss

      Excluir
  15. Querida, onde adquiro a cera de abelha? Já grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, em lojas ou sites de produtos naturais, ou sites que vendem matéria prima cosmética.
      bjsss.

      Excluir
  16. os óleos de rosa mosqueta, de pequi, de pracaxi e de semente de uva são essenciais também?

    ResponderExcluir
  17. Oi Erika adorei seu site e adoro tambem tudo o que e natural, preciso de sua ajuda estou com 37 anos minha pele e oleosa e ja esta com anti sinais e tem poros abertos fui no derma e ele me receitou o Eucerin hyaluron Filler noite e Ansolar Fluid fds 70 so que e muito caro, voce tem alguma receita natural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone!
      Lá em "Cosmética natural" no menu do blog, tem várias receitas naturais para pele com acne e linhas de expressão.... dá uma olhadinha lá!
      bjsss

      Excluir
  18. Há algum ingrediente para substituir a cera de abelha? Por exemplo: Manteiga de karité? Ou não é indicado? (minha pele é oleosa e não gosto cera de abelha, rs) -- Adorei o site =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      seja bem vinda!
      Tem a cera de carnaúba... mas vc pode usar manteiga vegetal tbm se preferir.. aí no caso, a de manteiga de bacuri seria uma boa opção!

      Excluir
  19. ola, onde se compra esses óleos? grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josimar!
      Eu compro na Destilaria Bauru. O banner deles está aí do lado direito do blog. É só clicar no banner que ele te direciona para o site.

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top