DICAS PARA TRATAR CHULÉ | Clube do cabelo e cia



Oi galera!

O mau odor do pé, popularmente conhecido como "chulé", chama-se bromidrose.

Das milhões de glândulas sudoríparas existentes em nossos corpos, ½ milhão estão localizadas em nossos pés. Portanto, nossos pés são o habitat natural de milhões de bactérias, que se desenvolvem em nosso suor, e células da pele.
Na verdade, não é o suor que faz com que o pé cheire mal, mas as bactérias que prosperam na umidade desse suor. O suor é inodoro em sua maior parte, exceto o suor que se origina das glândulas apócrinas.
Existem proteínas e aminoácidos no suor provindo dessas glândulas, que servem de alimentos para as bactérias. A decomposição bacteriana dessa secreção apócrina, produz amônia e ácidos graxos, que vão favorecer o surgimento de odores característicos fortes.

A Bromidrose também pode ser causada por infecções fúngicas mal controladas, como por exemplo, o "pé de atleta". 
Pessoas com diabetes, doença cardíaca , bem como os idosos em geral, muitas vezes são mais propensos a desenvolver infecções nos pés, e como consequência o chulé, devido à  má circulação. 
Uma alimentação inadequada também favorece a produção de mau odores.

Apesar de não ser um problema de saúde grave, o chulé pode causar incômodo e constrangimentos.
Se você sofre com esse problema, não há nada com o que se preocupar. Existem soluções naturais simples de fazer, e que oferecem bons resultados. Porém é preciso um certo período de dedicação ao tratamento.

Os escalda-pés são muito eficientes para a bromidrose dos pés. E você ainda pode aproveitar para dar uma boa relaxada enquanto faz... 


Veja algumas dicas de escalda-pés:

Sálvia e alecrim
A Sálvia tem propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, e é um adstringente. O alecrim é antibacteriano / anti-fúngico, e também  é um adstringente, o que significa que podem ajudar a minimizar a produção de suor das glândulas sudoríparas. Menos suor, significa um ambiente menos propício à bactérias.
Você vai precisar de...
-1 Colher de chá de alecrim seco
-1-2 Colheres de chá de sálvia seca

Encha uma bacia com água fervente e adicione as ervas. Deixe em infusão o tempo suficiente para poder colocar os pés. Deixe os pés de molho por  30 minutos (1-2 vezes ao dia). E seque os pés  completamente depois.


Bicarbonato de sódio com Limão:
O bicarbonato de sódio tem muitas utilidades, mas quando se trata de odor do pé, ele pode fazer um verdadeiro milagre. Ele ajuda a controlar o odor, matar as bactérias / fungos, e suaviza os pés . O limão é um adstringente, que vai ajudar com transpiração excessiva, além de ter um aroma fresco.

Você vai precisar de ...
- ¼ de xícara de bicarbonato de sódio
-8 Copos de água
-Suco de um limão
-Uma bacia para mergulhar os pés

Coloque ¼ xícara de bicarbonato de sódio em sua bacia de pé, e, em seguida, cubra com cerca de 8 copos de água morna. Esprema o suco de um limão, e afunde os pés. Deixe de molho por 15-20 minutos, e depois seque completamente.

Vinagre 
O vinagre de maçã realmente faz um bom trabalho em se livrar de odores. Ele cria um ambiente ácido que as bactérias têm dificuldade em prosperar, reduzindo a sua proliferação, e posteriormente, o cheiro.

Você vai precisar de ...
-1 / 2 xícara de vinagre de maçã
-5 a 8 Xícaras de água morna
-Algo para mergulhar os pés

Encha uma bacia com 5 a 8 copos de água morna e acrescente ½ xícara de vinagre de maçã . Mergulhe os pés, e deixe de molho por 15 minutos, duas vezes por dia. Seque completamente quando você terminar.


Chá Preto 
A imersão dos pés no chá preto para remover chulé, é eficaz devido ao alto nível de taninos, ou ácido tânico,presente  no chá. O ácido cria um ambiente hostil para as bactérias, ao mesmo tempo que possivelmente age como um adstringente.
Você vai precisar de ...
-5 Sacos de chá preto
-4 Xícaras de água quente
-Algo para mergulhar os pés

Coloque 4 xícaras de água muito quente ou fervendo em uma bacia de pé, e adicione 5 sacos de chá preto. Deixe-os em infusão  por 10 minutos, e em seguida, mergulhe os pés por 20 minutos. Faça isso uma vez por dia. Secar os pés completamente depois.


Outras dicas:

> Evitar meias de fios sintéticos, que dificultam a evaporação do suor. Nesse caso, dê preferência à meias de algodão.

> Não use a mesma meia mais de uma vez seguida.

> Evitar ficar muito tempo com sapatos fechados.

> Deixar os sapatos no sol. Pegar sol nos pés também é bom.

> Andar descalço um pouco, também faz bem.

> Usar sabão neutro nos pés

> Após lavar os pés, com eles bem secos, esfregue óxido de zinco (pó) entre os dedos. (encontra em farmácias). Pode fazer após os escalda-pés tbm, antes de dormir.

> ÓLEO DE MELALEUCA (TEA-TREE) - pode pingar umas 3 gotinhas dentro do tenis. (dica da nossa leitora Marli). Você também pode fazer um escalda pés pingando umas 20 gotas de melaleuca na água.



Bjoooooooooo

Postar um comentário

  1. Querida Érica, no tenis do meu filho eu pingo 3 gotinhas de OE de malaleuca é uma maravilha....
    bj
    Marli Hayashibara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli!!
      Ahhh com certeza!!! Melaleuca é tudo de bom!! Vou até atualizar o post..esqueci do melaleuca rsrs
      obrigada por compartilhar!!
      bjsssssss

      Excluir
  2. Excelente dica, vou falar com o maridão....srsrrsrssss
    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. oi erika!
    a pergunta é fora do assunto, mas gostaria que você me passasse algumas dicas domar o cabelo nesse período de chuvas (:
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... já tentou usar um pouco de mel na hora de aplicar o condicionador? O mel tira frizz... é do frizz q vc se refere?
      bjssss

      Excluir
  4. é sobre o frizz sim, nunca tentei, já vou experimentar hj!
    mt obrigada

    ResponderExcluir
  5. Minha filha tem chulézinho desde que nasceu, tenho dó quando ela crescer não vai querer tirar o sapato na frente de ninguém. O dermatologista indicou uma pomada mas não vi muito resultado, vamos ter que esperar ela crescer para ver como fica, ela tem 01 ano e 08 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Solange!
      Experimente lavar os pezinhos dela com sabão neutro, e enxaguar com água com umas 3 gotinhas de óleo de melaleuca, e secar bem entre os dedinhos. E se usar meias, prefira as de algodão.
      bjs

      Excluir
  6. Genteeee esse bicarbonato deu super certo. Eu sempre tive problema com sapatilha e funciona mesmo! Coloquei uns 20g de bicarbonato e suco de um limão num terço de balde d'água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Andressa!
      obrigada por ter vindo contar seu resultado!
      Bjksss

      Excluir
  7. Oi Erika, faço uma infusão de 100ml de alcool de cereais com 50g de cravo. Deixo macerar por 10 dias, retiro o cravo e coloco esse extrato num frasco de vidro com tampa spray. Deixo no banheiro, após o banho todos usam nos pezitos e ninguem tem chulé. O cheiro é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uauuu que dica maraaa!! Adorei!! Cravo é td de bom, né? Adoro!
      Obrigada por compartilhar, Sarah!
      bjãoo

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top