O SUPER ÓLEO DE CHIA PARA BELEZA E SAÚDE | Clube do cabelo e cia


Oi pessoal!

Hoje vamos falar sobre o óleo que é considerado um superalimento: Óleo de chia.

Se vocês acham que o óleo de chia foi descoberto recentemente, se enganam. Por volta de 3500 a.c., os povos astecas e maias já consumiam sementes de chia regularmente. Eles a trituravam para fazer farinha e prensavam para tirar seu óleo e beber misturada à água. As sementes de chia eram o alimento básico na dieta desses povos, assim como o feijão e o milho são para nós.
Eles consideravam o óleo de chia como se fosse um alimento "mágico", devido a capacidade de aumentar a resistência e a energia, durante longo tempo.


 De uns tempos pra cá, devido à extrema falta de certos nutrientes na dieta americana padrão, nutricionistas e cientistas tem cada vez mais procurado por nutrientes naturais, através da história antiga, e têm reconhecido várias sementes que eram utilizadas por povos antigos, como sendo de alto teor nutricionais.
A chia é uma dessas "super"sementes.

O óleo de chia é derivado da planta Salvia hispanica, também chamada de planta de chia. Ela é nativa da América Central e é valorizada por suas sementes, que contêm grandes quantidades de ômega-3, e ácidos graxos . O Óleo feito a partir destas sementes, pode ser usado tanto como um suplemento alimentar, como para os cuidados corporais externos.


Benefícios para pele, cabelos e unhas:

O óleo de chia, é rico em antioxidantes. Também contém níveis elevados de vitamina B3, que é um potente anti-inflamatório.

Além de seus benefícios nutricionais, se for aplicado externamente, o óleo de chia também pode beneficiar a pele, unhas, e  os cabelos.

Dentre eles:
> Potente hidratante;

>   Possui  propriedades anti-inflamatórias, que ,ajudam a reduzir a vermelhidão e manchas na pele, e alivia inflamações e pruridos (coceiras).

> Estimula a formação de colágeno e elastina, ajudando a manter a pele firme e macia;

Protege a pele contra os danos dos radicais livres associados ao envelhecimento, e danos UV,  prevenindo  rugas, e reduzindo as linhas de expressão.

 Para os cabelos, além de hidratar, o óleo de chia estimula o crescimento capilar, promove reparação, fortalecimento,  resistência, elasticidade, e brilho aos fios; também auxilia em problemas do couro cabeludo, como a caspa.
É indicado para cabelos com química, danificados, quebradiços, ou finos.


Benefícios para a saúde:

As sementes de Chia são consideradas um "superalimento".
28 gramas de sementes de chia contém  9%  do valor diário recomendado de proteínas , de 13% de gorduras poli-insaturadas e 42% da dose diária recomendada de fibras.

Omega-3 
Sementes de chia são ricos em gorduras poli-insaturadas, especialmente o ômega-3. O perfil lipídico da semente de chia é composto por 60% de ômega-3, tornando-se uma das mais ricas fontes de origem vegetal deste ácidos graxos - especificamente, de ácido alfa-linolênico, ou ALA. O ômega-3 nas sementes de chia pode ajudar a reduzir a inflamação, melhorar o desempenho cognitivo e reduzir o colesterol alto.
A chia possui mais ômega 3 do que a linhaça e do que o salmão.

Fibras
A Fibra está associada com a redução da inflamação, redução do colesterol e regulação da função intestinal. Sementes de chia são uma excelente fonte de fibras, contendo 10 gramas de fibras em apenas 2 colheres de sopa. Isto é, um terço da dose diária recomendada de fibras por dia.

Antioxidantes
Sementes de chia são ricas em antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra os radicais livres, envelhecimento e câncer.

Minerais
Duas colheres de sopa de sementes de chia contêm 18% das necessidades diárias de cálcio, 35% de fósforo, 24% de magnésio e cerca de 50% de manganês. Estes nutrientes ajudam a prevenir a hipertensão e manter um peso saudável, e são importantes para o metabolismo energético e uma parte da síntese de DNA.

Saciedade
Saciedade é a sensação de estar cheio e satisfeito, o que ajuda a reduzir as "beliscadas" entre as refeições. A combinação de proteínas, fibra e a ação de gelificação das sementes de chia, quando misturadas com líquidos contribuem para os seus efeitos de saciedade.

Sem glúten (bom para doença celíaca)
Sementes de chia não contém glúten ou grãos. Portanto, todos os benefícios nutricionais de sementes de chia podem ser obtidos com uma dieta isenta de glúten.

Pode ser digerida inteira
Ao contrário de linhaça, que também é rica em ômega-3, fibras e minerais, as sementes de chia não precisam ser moídas para a obtenção de seus benefícios nutricionais.

Dislipidemia
Um estudo mostrou que as sementes de chia como uma fonte de gordura na dieta, podem diminuir os níveis de triglicerídeos e de colesterol, aumentando o HDL ou "bom" colesterol. 

Regula o açúcar no sangue
As sementes de Chia podem desempenhar um papel importante na regulação dos níveis de insulina. Elas podem reduzir a resistência à insulina e diminuir os níveis anormalmente elevados de insulina no sangue.


OBS:
 Como o óleo de chia pode reduzir a pressão arterial,  aqueles que já têm pressão arterial muito baixa, devem tomar cuidado ao consumir.



Fica a dica!!
Bjooooooooooo


Postar um comentário

  1. Respostas
    1. Oi Raah,
      Se for loja física, vc encontra em lojas de produtos naturais, ou algum hipermercado grande. Pela net, vc encontra no site da verisbrasil.com
      bjsss

      Excluir
  2. Na hora em que você postou isso, eu estava escrevendo sobre!
    Até "desisti"! :D ahah'

    Abraços.
    F.

    http://beautynroll.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs.. acontece mesmo!! Cansa de acontecer isso comigo...rs
      Mas assim... não desiste não, pq mesmo q seja o mesmo assunto, o post nunca é igual... acho até q um completa o outro; pois se a gente for pensar assim, não tem mais assunto nenhum pra se escrever, pq sempre tem um blog q já escreveu...
      bjss

      Excluir
  3. Adorei saber de tudo isso!!!
    E o bom que este óleo não é tão difícil de encontrar já o vi várias vezes!!! Dá próxima vez se estiver com dinheirinho no bolso, vou aproveitar e comprar para mim alternar com o meu queridinho azeite de oliva!!!

    Beijinhus
    http://burguesinhasuburbana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angie!!
      Sim, aproveita pq vale a pena! A farinha de chia tbm é ótima, se achar, use para fazer bolo... fica uma "diliça"
      bjsssss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top