COMO USAR ARGILA NOS CABELOS | Clube do cabelo e cia




Oi amores!

Bóra falar sobre argilas para os cabelitchos? Então vem comigo...

Em tratamentos capilares, as argilas são utilizadas para estimular a oxigenação do bulbo capilar, auxiliando  no crescimento dos fios, regular a produção sebácea e desobstruir os folículos. Elas também podem servir como "shampoo anti-resíduos", e até como tonalizantes. Elas são desintoxicantes, tonificantes e bactericidas, e fornecem oligoelementos importantes como: zinco, magnésio, selênio, cobre, manganês, boro, níquel, cobalto, etc

 Em spas e salões de beleza, o tratamento capilar com argilas é conhecido como "Detox capilar" (com esse nome eles podem cobrar mais caro..rsrsrs)
O Detox capilar nada mais é do que um "peeling" nos fios, feito com o auxílio de argilas.




Como usar argila nos cabelos:

Coloque a argila num recipiente de vidro, cerâmica ou plástico (nunca use um recipiente de metal, e só utilize recipientes de plástico que são voltados para alimentos e cosméticos), e acrescente água (filtrada e fervida ou desmineralizada) aos poucos até formar uma pasta de consistência leve. Nem muito líquida, nem muito grossa (senão fica difícil de aplicar). Não utilize metal para misturar a argila.

Com os cabelos úmidos, espalhe a pasta de argila sobre todo o couro cabeludo com um pincel, e depois massageie levemente o couro com a ponta dos dedos em movimentos circulares durante alguns minutos. Não esfregue a argila nos fios, pois pode causar um atrito forte, e danificá-los. Com o enxágue, ela deslizará sobre os fios com suavidade. Enxágue abundantemente com água morna.

Obs: Tem gente que aplica nos cabelos secos. Aí vai de cada gosto. Sugiro que você experimente os dois jeitos. Eu prefiro usar nos cabelos úmidos.

>  Eu uso umas 4 a 5 colheres de sopa de argila, se for usar com água ou vinagre. No creme hidratante eu uso 1 colher de sopa de argila pra cada 2 colheres de creme.

> Você pode combinar o uso da argila com óleos vegetais e óleos essenciais específicos para seu tipo de cabelo e objetivo.
Falei sobre óleos para cada tipo de cabelo aqui.

> Misturar um pouco de mel à pasta de argila, proporciona uma ótima hidratação.

> O vinagre de  maçã é um aditivo comum aos tratamentos de argila. Há uma boa sinergia entre os dois. Logo, em vez de água você pode utilizar vinagre de maçã, para o tratamento da caspa e seborreia, ou para aumentar o brilho. Ele também ajuda a diminuir o pH da argila.

> Gel de aloe vera (babosa) também é um ótimo aliado das argilas.

> Argilas fazem uma limpeza profunda e desintoxicam o couro cabeludo. Portanto também podem ser utilizadas como um shampoo anti-resíduos.

> Pode-se misturar argilas em cremes de tratamento (de preferência cremes brancos) para tonalizar ou amenizar tons indesejáveis.
Para tons indesejáveis, a argila vermelha pode amenizar tons verdes, e vice-versa. A argila roxa ameniza tons amarelados. Dê um tempo de pausa de 30 a 40 minutos.

> O uso EXCESSIVO de argila pode causar secura no couro cabeludo. Para que isso não aconteça, aumente o espaço entre as sessões ou diminua a duração do tempo de pausa com argila.
Não deixe a argila ficar mais que 20 minutos nos cabelos (salvo se estiver misturada ao creme hidratante) para não ressecar, e não use-a mais que 2 vezes na semana.

Essa foto está exagerada! Não há necessidade de usar tanta argila assim...
Outros aditivos que você pode usar com argilas para tratar os fios:
- água de coco
- iogurte
- leite de coco
- clara de ovo
- chás de ervas (camomila, salvia, alecrim, etc)



Argilas:

Na hora de comprar sua argila, verifique se ela é esterilizada. Se for orgânica, melhor ainda.

argila vermelha pode ajudar a dar uma tonalizada nos cabelos ruivos. Porém para as platinadas, melhor usar apenas argila branca.

A argila branca é a mais suave de todas e é indicada para cabelos normais ou danificados. Pode também ser usada como um pré-shampoo para aliviar a coceira no couro cabeludo.  Pode ser aplicada como uma máscara capilar em cabelos enfraquecidos.

A argila verde é ótima para caspa, seborreia, e couro cabeludo oleoso. Ela regula a produção sebácea.

A argila preta ou cinza são indicadas para queda capilar.

A argila bentonita serve como uma máscara para ser utilizada no cabelo todo. Dizem que ela é condicionante e deixa os cabelos macios. Boa também para as cacheadas.

A  argila rosa é recomendada para cabelos secos.

Falei mais sobre argilas aqui


Fica a dica!
BJooooo


Postar um comentário

  1. Sou visitante do blog faz um tempo, mas eu nunca comentei! Porém esse post merece aplausos da assembléia de pé ahaahaha, faz tempo que eu li sobre esse tal de peeling capilar e fiquei interessada, na argila verde, e tb porque ouvi falar que ela retira (ou ajuda muito) a remover a escova progressiva dos cabelos, estou em transição e dá pra imaginar a minha ansiedade pra enrolar meus fios pra ontem né rs! O que você acha sobre isso? neste caso eu uso a argila sem nenhum creminho né??

    beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi! Que bom que curtiu o post! =D
      Então.. eu tbm já ouvi falar que a argila ajuda a remover a progressiva, mas não conheço ninguém que tivesse usado e comprovado... Se vc quiser testar, usa ela pura com vinagre, 2 vezes na semana. E entre as aplicações, hidrata o cabelo com mel e faz umectação. Depois me fala o que achou?
      Bjão amore!!

      Excluir
    2. Olá Erika, estava procurando sobre argila na Internet e achei esse seus post, ele é um pouco antigo, mas será que teria como vc me passar um site confiável que venda esses tipos de argila, pois estou louca a procura ! Beijos

      Excluir
    3. Oi Franciele! Argilas são fáceis de achar... vc acha em lojas de produtos naturais.
      Alguns sites:
      Beleza do campo,
      Natue,
      Chá e cia.

      bjss

      Excluir
    4. Ok, irei comprar com certeza ! Muito obrigado .. bjs

      Excluir
  2. Oi, Erika, eu simplesmente AMO seu blog capilar. Sabe erica, como não tem Yamasterol na minha cidade, eu resolvi "inventar" o meu: creme de Maizena! Estou querendo com ele substituir os cremes com petrolatos, como creme-base e adicionar ampolas, óleos, ingredientes naturais, emfim. Ficaria mais ou menos assim:

    Hidratação:
    Creme de Maizena+
    Bepantol
    Glicerina - de farmácia
    Babosa
    Açúcar vez ou outra
    Ampola de hidratação sem petrolato

    Nutrição:
    Creme de Maizena+
    Ampola de nutrição
    Óleo de Copaíba
    Azeite de Oliva
    Mel
    Abacate

    Reconstrução:
    Creme de Maizena+
    Ampola Reconstrução - queratina e/ou ceramidas
    Tutano
    Gelatina em pó incolor

    Até agora eu testei a Hidratação e deu certo! O que acha? Devo continuar com o creme de maizena? Faço na hora o creme e o aplico morno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarinha!
      Achei interessante! Acho que pode dar certo sim!
      No caso da R, vc não acha que a gelatina vai engrossar muito?
      bjsss

      Excluir
  3. Não imagina que dava para passar no couro cabeludo....Uso muito a argila, à mais de 6 anos que não sei o que é comprar máscara facial, rsrsrs....minhas máscaras faciais são feitas de argila, chá de calêndula, extrato de própolis, extrato de aloe vera, sempre intercalando com aquilo que minha pele mais precisa na semana e intercalando tbm a argila, as vezes vermelha, as vezes branca, as vezes verde....São ótimas...Mais nunca usei no cabelo....agora to curiosa...rsrsr...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amoreeeeeeeeeee! Me perdoa? Não sei como, mas não vi seu comentário... ainda bem, que vc me avisou!!
      Ah, tá explicada essa sua pele linda! ;) Com certeza, não tem tratamento da face melhor que argilas...eu tbm adoro!
      E agora tbm comecei a usar no cabelo... to curtindo! Só não vou usar muito pra não desbotar a tinta heheh
      bjkssss

      Excluir
    2. hahahahah....como sei que vc sempre responde com a maior prontidão, achei realmente que não tivesse visto....não esquenta não, sei que são muitos para responder...TA PERDOADAAA (só dessa vez) rsrsrsrsrs...
      Pois é então, sempre recorro a argila para o rosto, e as vezes faço no corpo todo, é cômico, vc ficar inteira lambuzada de argila e o marido chegar mais cedo do trabalho e te pegar no flagra kkkkkkkkkkk...calculei a hora certinha, o tempo de pausa, e ele chegou mais cedo e me viu naquela situação, inteira coberta de argila vermelha....
      Mais a pele ficou uma belezura.
      hahaha

      Excluir
    3. Obrigada pelo perdão _/\_ rsrs agora pra compensar, esse respondi na hora, viu!! :) heheh
      Imaginei a cena, vc toda vermelha kkkkkkk
      Assim no corpo todo nunca fiz. Faço mais na face e pescoço. Mas deve ser gostoso passar no corpo todo... só não sei se tenho saco pra deixar secar... rs
      bjsssssssssss

      Excluir
    4. kkkkk só vc...

      Ativa a circulação tbm, é ótimo...mais da bastante trabalho mesmo...rs

      Excluir
    5. quem sabe eu faça... mas tem que ser na hora que eu for meditar, pra ficar paradinha..kkkkkkk

      Excluir
  4. Erika, vc tem recomendação de lugares que vendam argilas de boa qualidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Sim, lá em cima no menu do blog tem "ONDE COMPRAR MATERIA PRIMA COSMÉTICA". Lá tem lista de sites que vendem boas argilas.
      bjsss

      Excluir
  5. Erika, onde posso achar essas argilas? São caras? Me parecem muito boas pros fios <3 Amo demais teu blog. Beijo (gabycmartins.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Se for loja física, vc deve achar em loja de produtos naturais. E se quiser pela net, eu dei uma lista de sites que vendem matéria prima cosmética (óleos, manteigas, argilas, etc). Tá lá em cima no menu do blog ;)
      bjkssss

      Excluir
  6. Érica , estou com uma falha no couro cabeludo de mais ou menos 2,5cm. Como estou na menopausa acredito que esteja relacionado a isso e ao stress. Estou tomando um floral receitado pela minha médica mas não estou aplicando nada diretamente no local será que a argila poderia ajudar , nesse caso qual tipo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcinha!
      Sim, de repente a argila negra ou cinza... e vc pode pingar uma gota de óleo essencial de ylang ylang tbm, Pode fazer 2 vezes na semana. E lembre-se que o principal é a massagem no couro cabeludo. Isso pode ajudar sim, a estimular o crescimento.
      bjsss

      Excluir
  7. Para quem é adepto da técnica No poo, o uso de argila me parece muito bom para dar uma limpada boa no couro cabeludo e potencializar uma hidratação posterior, me diga qual argila seria a mais indicada para o meu caso, que tenho cabelo cacheado bem crespo com muuuita tendencia ao ressecamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izabel!
      A branca ou a rosa. E pode usar com um pouco de mel.
      bjksss

      Excluir
    2. Vc é muito atenciosa, muito obrigada, estou APAIXONADA pelo site.
      Pouco a pouco estou aderindo a tratamentos naturais para cabelo e corpo e é infinitamente melhor que estes produtos caríssimos e com composições estranhas.

      Excluir
    3. Com certeza, amore! E qto menos química colocarmos no nosso organismo, melhor!
      bjssss

      Excluir
  8. oi Erika ontem fiz o tratamento detox ke ensinou amei o result muito brilho e maciez mais tive algumas duvidas ,é para passar no comprimento tbm?deixa agir por alguns minutos ?quantos?bjs obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly,
      Não não... só no couro cabeludo mesmo. Nos fios, a argila passa durante o enxágue.
      bjsss

      Excluir
  9. Olá! Não sei se meu outro comentário saiu ou não (quando procurei tinha sumido), mas não custa repetir que gostrei muito do blog! Também sou vegetariana por amor aos animais e me identifiquem muito! Sempre prefiro produtos cruelty-free, e ter achado uma fonte de indicações deles num mundo cheio de Redkens da vida não tem preço!

    Bom, fiquei com uma dúvida... Como tenho oleosidade, caspa E queda (pois é, não tá fácil), eu posso misturar argila verde com a preta? Ou seria melhor dous tratamentos separados? Obrigada pela força e parabéns pelos trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cora,
      Sim, me lembro que respondi seu comentário ontem... foi no post "Cronograma capilar".
      Olha, pra te ser sincera eu nunca misturei argilas... não sei te dizer se pode. Mas de qq forma, eu acredito que seja melhor usar separadas. Pode até usar 2X na semana. Uma vez usa a verde e outra a preta... assim vc pode avaliar melhor cada uma delas, não acha?
      bjkssss

      Excluir
  10. Olá Erika gostei muito das suas respostas e gostaria de saber se a argila preta ou cinza pode ajudar na queda dos cabelos masculinos..meu esposa esta ficando careca, gostaria muito de ajudá-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleide!
      Nesse caso acho que a massagem capilar com óleos vegetais e essenciais são mais indicados.
      bjksss

      Excluir
  11. Olá, Erika! Tenho 25 anos e desde os 16 passava alisante nos cabelos e muito creme também. Tem mais ou menos um ano que parei com tudo pois fiquei quase careca. Nesse intervalo que parei com a química, raspei o que restou dos meu cabelos, eles cresceram novamente, porém, com falhas, faltam bastante cabelo ainda! Fui ao salão a pouco tempo e a dona de lá me indicou o tratamento com argila. Ah, fiz também a escova progressiva pois ela me recomendou e disse que não seria tao agressivo ao meu cabelo quanto o alisamento. Quero saber de você se posso continuar fazendo a progressiva, se a argilza pode resolver meu problema e se tem algum outro método. Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu querido!
      olha, sinceramente? se eu fosse vc , não colocava mais NADA de química no cabelo. Toda progressiva tem química, e à longo prazo, não tem como não danificar, principalmente se seu cabelo já está sensível.

      Argilas são ótimas, e vc pode acrescentar óleo de rícino (mamona) que é muito bom pra encorpar os fios. Gel de aloe vera tbm é ótimo. Acrescentar óleos essenciais de alecrim ou ylang ylang no shampoo... enfim... tem várias coisas q podem ajudar no crescimento...

      Vc viu o post que fiz hoje sobre a maçã? Coma muitas maçãs, pq elas são preciosas para o crescimento capilar!

      bjksss

      Excluir
  12. Oi, Erika kerida, tudo bem?
    Estou com vontade de passar a argila verde nos cabelitchos do filhote, que tem o couro super oleoso e ainda tem tendência a calvície (ô dó!) . Pensei em misturar com mel e canela. Mas eu acho que ele vai querer usar shampoo depois. Tem algum problema?
    Obrigada, linda
    Bjs
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vaninha, a própria argila já vai fazer a função de limpeza do shampoo, então qdo for usar, não precisa do shampoo. Faz uma mistura de argila + água + vinagre + mel e aplica no couro cabeludo dele, úmido, massageando levemente com a ponta dos dedos. Depois enxágue bem com água fria, sem esfregar os fios, até sair tudo. Se quiser pode condicionar depois.
      bjsss

      Excluir
    2. Obrigada, kerida! Vou tentar fazer, depois te conto.
      Bjs

      Excluir
    3. Erika kerida, já apliquei 2 vezes essa mistura nos cabelitchos do filhote. Ele adorou! Será que ela ajuda também a combater a queda?
      Obrigada. Bjs iluminados
      Vânia

      Excluir
    4. Sim Vaninha! A argila preta é boa pra queda. ;) bjksss

      Excluir
  13. pode ser aquelas argilas que a gente compra em bazar e papelaria que ja vem pronta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essa que vc tá falando deve ser pra artesanato... aí não serve não.
      bjss

      Excluir
  14. Olá Erika, eu lavo meu cabelo uma vez ao mês com shampoo AR para retirar o excesso de resíduos, quero saber se posso substituir o AR pela argila?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, ou com argila, ou com uma pasta de bicarbonato com água.
      bjsss

      Excluir
  15. Olá novamente Erika, fiquei com algumas dúvidas após ler sobre argila, vim te perguntar. A primeira pergunta é: As argilas coloridas trazem o mesmo beneficio para os cabelos quanto a argila betonita? Segunga: Posso ingerir as argilas coloridas assim como a argila betonita? Desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jackeline, cada argila tem propriedades diferentes, mas todas beneficiam cabelos e pele. Nunca li nada sobre ingerir argilas coloridas...não sei te dizer... então na dúvida, melhor naõ fazer!
      bjssss

      Excluir
  16. Ola Erika, tudo bem?
    Me ajude por favor!!!: sempre usei o meu cabelo loiro já faz mais ou menos uns 10 anos que eu uso no meu cabelo loiro, nos últimos 5 anos eu sempre descolorir a raiz pra depois usar tinta. e com isso o meu cabelo foi caindo bastante diminuindo muito mesmo. agora ele está bem pouquinho mesmo pouquinho pouquinho e serei obrigada a cortar o meu cabelo que esta grandao, mas do meio pra baixo termina com poucos fios, que esta mais fino que meu dedo!!! vou ter que cortar o meu cabelo na altura dos ombros. estou muito triste arrasada!!! mas eu não aguento ficar sem o meu cabelo loiro, eu quero pintar , mas sem descolorir a raiz. Dar uma leve escurecida. Pois ja faz 8 meses que nao pinto, estou com uma raizona!!!
    você conhece alguma tinta que seja menos agressiva?
    eu gostaria de umas dicas com a argila que engrosse o fio do meu cabelo e que crie mais fios, pra ter mais volume!!!
    Todas as dicas serao muito bem vindas.
    Anti queda, anti quebra, engrossar fio, criar movos fios, etc.
    Beijinho querida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lígia,
      Infelizmente não existe tinta menos agressiva.. só a henna que é natural. E cabelos escuros, pra clarear com tinta tendem a ficar alaranjados ou avermelhados... se vc quiser loiro claro, só descolorindo mesmo...

      Os óleos de mamona e de gergelim ajudam a encorpar os fios. Faça massagem no couro cabeludo com um deles pelo menos umas 2 a 3 vezes na semana.

      bjksss

      Excluir
  17. Gostaria de saber se devemos lavar a cabeça antes de aplicar a argila. Beijos, adorei a dica!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há necessidade. A própria massagem com argila já se encarrega de fazer a limpeza do couro cabeludo.
      bjksss

      Excluir
  18. Olá, adorei o post das argilas...mas queria saber qual devo usar...tenho cabelos cacheados e ele nao esta crescendo mais.. como crescia antes e cai muito. .. qual e melhor? Obrigada. Bjs Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, primeiro vc teria que ver a causa do cabelo não estar crescendo... se for algum fator interno, nada que vc passe por fora vai adiantar... bjss

      Excluir
  19. Erika eu misturei a argila branca na hidratação apliquei no meu cabelo,depois de 15 minutos lavei os cabelos com condicionador,so que meu cabelo ficou muito poroso,seco,embaraçado,a raiz ficou muito inchada e dificil de escovar,não sei o que aconteceu?

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde,

    Tudo bem Erika?

    Amei o post, mas ficaram algumas dúvidas, rs

    Posso misturar Argila Branca com Argila Bentonita e Óleo Essencial de Eucalipto?

    Não consigo encontrar a Argila Bentonita, sabe onde posso encontrar?

    Obrigada. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Sim, pode misturar as argilas e o OE.
      A argila bentonita vc acha em algumas lojas de produtos naturais, ou em alguns sites... eu já vi vendendo no mercado livre tbm...
      bjssss

      Excluir
  21. Boa noite!! Adorei o poste, ainda mais que onde moro é facil encontrar argilas. Mas eu gostaria de saber se eu posso usar aquelas que é tipo uma massinha de modelar? Eu ja uso ela mas é para o rosto. Bjoks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, não sei te dizer se essa aí de modelar serve pra corpo e cabelo não!!
      Nunca ouvi falar que serviriam...
      bjsss

      Excluir
  22. Para crescer o cabelo
    rápido,urgenteeeeeee

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top