COMO FAZER UM CREME DENTAL SAUDÁVEL | Clube do cabelo e cia



Oi galera!

Por acaso, vocês já tiveram a curiosidade de ver a composição de uma pasta de dentes? 
É claro que cada exstem diferenças de fabricantes, mas vejam o contém uma fórmula básica:


> Detergentes: (laurilsulfato de sódio)
* De 1% a 3 % da composição total, e sua  função é facilitar a limpeza mecânica dos dentes; são responsáveis pela formação de “espuma” ...sim, esse é o mesmo sulfato que tem no shampoo e danifica os cabelos...imagina na sua boca?)

>Substâncias antibacterianas (clorexidina, triclosan, gantrez)
* Têm como função a redução de formação de placa bacteriana. Essas substâncias podem dar irritação da pele e promover a resistência bacteriana. 
Acredita-se que o Triclosan interfere no funcionamento normal da tireóide, e é classificado como potencialmente tóxico e nocivo. Tem sido proibido no Canadá e no Japão. Mas aqui no Brasil é totalmente liberado pela Anvisa!! 

>Estrôncio, nitrato de potássio e nitrato de prata.
* Têm como função diminuir a sensibilidade dentinária

>Agentes aglutinantes: (carboximetilcelulose)
* 1% a 2% da composição total e têm como função de manter a formulação homogênea, e impedir que os componentes sólidos e líquidos se separem durante o armazenamento. 

> Agentes umectantes: (sorbitol, glicerol, propileno- glicol)
* De 20% a 40% da composição total e sua função é evitar a perda de água e não deixar que a pasta endureça depois de aberta dentro da embalagem. 

> Conservantes:  (hidroxi-benzoato de metila, formaldeídos)
* De 0,05% a 0,5% da composição total e têm como função impedir o crescimento dos microrganismos e fungos na pasta dental.

> Abrasivos: (silicato de zircônio, carbonato de cálcio, pirofosfato de cálcio, sílica hidratada)
* Responsáveis por 20% a 50% da composição total e possuem a função de "polimento" dental. É bom tomar cuidado com este componente, pois quanto mais duro for o abrasivo, mais cortantes serão suas partículas e maior é o desgaste que ele causa na superfície dos dentes, principalmente se utilizar escova com cerdas duras e fizer uma pressão forte durante a escovação. Devemos evitar as pastas clareadoras e para fumantes, justamente por causa destas substâncias 

> Pirofosfato, gantrez ou zinco:
* São encontrados em creme dentais antitártaros. Importante esclarecer que ele não remove o tártaro, apenas interfere no seu mecanismo de formação. 

> Monofluorfosfato de sódio (MFP), fluoreto de sódio:
* Encontrados em Creme Dental com Flúor.
Detalhes sobre o flúor: http://www.clubedocabeloecia.com.br/2014/02/fluor-o-veneno-do-dia-dia.html


> Flavorizantes:(Ex.: hortelã, eucalipto, mentol, canela)
* Correspondem  apenas de 1% a 2% da composição total, e tem como a função dar “sabor” à pasta dental, bem como a "sensação de bom hálito". São os principais responsáveis pela aceitação dos consumidores. 

> Na maioria dos cremes também encontramos substâncias adoçantes sintéticas (sacarina)
(Fonte: cabesp.com.br)



 E que tal trocar essa química toda,  por uma receita 
natural, saudável, eficaz, e barata?  
Vejam como é simples:


Você vai precisar de:
> Sálvia ou tomilho.
> Óleo essencial de hortelã-pimenta (ou de Cravo se preferir)
Óleo essencial de melaleuca (tea-tree)
> Extrato de própolis
> Sal marinho
> Argila branca

Outras alternativas antissépticas usadas em dentifrícios (opcionais):
> extrato glicólico de Raspa de Juá 5%
extrato glicólico de Erva doce 5%

Propriedades:

> Sálvia - anti-séptico, anti-inflamatório e adstringente. Suas indicações são diferentes, como o tratamento de espasmos, febre, estimulação da secreção de bile, eructação, flatulência, digestivo e, especificamente, na boca, gengivas inchadas, úlceras e feridas na boca e dor de garganta.

> Tomilho - também possui propriedades anti-sépticas. É usado para a halitose, boca dolorida, boca, dentes cuidados e goma feridas em infecções cutâneas causadas por fungos, dermatite, perda de cabelo e infecções piolhos limpeza.

> Óleo essencial de Hortelã-pimenta - alivia dor de dente. Ele tem um efeito de resfriamento e neutraliza o mau hálito.

 Óleo essencial de melaleuca (tea tree)- é um poderoso antisséptico, fungicida e bactericida (conservante natural)

> Óleo essencial de cravo - é rico em eugenol, substância amplamente utilizada pela medicina odontológica, que apresenta efeitos anti-inflamatório, cicatrizante, analgésico e é eficaz na eliminação de bactérias presentes na bocaO cheiro característico do dentista vem desta substância que é utilizada com antisséptico e analgésico bucal.

> Extrato de própolis - Rico em flavonóides, é um antibiótico natural, útil para tratar infecções e inflamações. Na saúde bucal, ele atua contra aftas, gengivites (piorréia), glossite (inflamação da língua), dor após extrações dentárias.

> Argila branca - contem oligoelementos envolvidos na formação e manutenção de dentes. Evita a proliferação bacteriana e microbiana e fortalece as defesas do organismo. É excelente como um anti-séptico bucal.

> Sal marinho - é usado como um remédio natural contra a dor de garganta. Aumenta a ação da argila.




Modo de fazer:

> Faça um chá com sálvia ou tomilho (um copo de água fervente com uma colher de chá de sálvia ou tomilho em infusão por 4 minutos). Eu uso água desmineralizada.

> Coe o chá.

> Em um recipiente com tampa e esterilizado, adicione 3 a 4 colheres de sopa de argila branca + 2 colheres de sopa (30ml) do chá + 2 gotas de OE de hortelã-pimenta (ou 1 gota de OE de cravo) + 1 gota de OE de melaleuca + 5 gotas de extrato de própolis e uma pitada de sal marinho.

>  Mexa com uma espátula até que a pasta fique homogênea. Se achar que precisa, coloque mais chá, ou mais argila.

Tampe e guarde num local livre do calor e umidade


OBS: Na hora de usar, não coloque a escova de dentes dentro do pote; retire a pasta com uma espátulazinha.

Validade: por volta de 1 a 2 meses.


Eis uma pasta dental natural, com proteção antibacteriana, 
antisséptica, anti-inflamatória e adstringente!!
... a natureza é mesmo fantástica, não?


Bjks!



Postar um comentário

  1. Oi amiga! Tudo jóia?
    Adorei a receita. Que máximo.
    Sabe q tenho muita sensibilidade dental e no momento estou usando um creme dental a base de Aloe vera de uma marca q usa essa planta como base dos seus produtos. E vendo essa receita fiquei tão empolgada q só vendo. E aproveitando a oportunidade quero deixar um alerta para todas. Os cremes dentais q existem no mercado, e talvez 99% deles amarelam os dentes. É verdade. Descobri isso no sofrimento, quando comecei a ter dores em todos os dentes. Foi aí q o dentista falou q os cremes dentais tinham retirado quase todo o esmalte dos meus dentes, além de ter deixado eles sensiveis ao frio e ao quente e amarelados. Agora estou melhor e meus dentes estão branqueando a cada dia. Imagino quando eu começar a usar essa nova receita.
    Uma coisa é certa:
    As químicas nos destroem, mas a natureza é sem dúvida a maior construtora e reconstrutora da nossa saúde.

    Mais uma vez, parabéns pra vc Érika \o/ \o/ \o/

    Bjos!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gauchinha linda!
      Caraca, essa eu não sabia!! Que sério isso, hein!
      Obrigada pela informação! Precisamos mesmo ter conhecimento dessas "podreiras" que costumamos usar. Também estou doida pra fazer essa, assim que fizer, venho mostrar a minha pra vocês! Depois me fale se gostou...
      Bjão amore!

      Excluir
    2. Elienai essa pasta seria da Forever??se for,já usei,é ótima mesmo,bom saber isso sobre as pastas de supermercados,uso aparelho e por si já maltrata os dentes,e as pastas ainda?? valeu pelo alerta.Bjs

      Excluir
  2. É, quando resolvi trocar meus cosméticos eu neurotizei com o creme dental, que a gente acaba engolindo...

    Essa receita com menta vai ficar com o gosto do Parodontax, salgado e ardido shuashuashua que por incrivel que pareça vende na farmácia.

    Só tem que tomar cuidado pq a canela , se o pessoal errar a mão se torna potencialmente tóxico

    Bj!
    www.projetobelezasaudavel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yumi!
      A canela que vc falou é o cravo?
      São 2 gotas... vc acha melhor 1 gota?
      Bjks

      Excluir
    2. ai ai (#aloka)então , o cravo e a canela estão no mesmo nicho de potencial tóxico (tipo - morre envenenado se entornar o vidro) - inclusive uma marca brasileira que está desenvolvendo creme dental achou melhor evitar, pra ter certeza de segurança, creio eu que seja melhor 1 gt só
      bj!

      Excluir
  3. adorei a sua "dicona", creme dental, vou fazer, Erika queria te perguntar se ouviu falar que desodorante tem chumbo e portanto faz mal a saúde, inclusive até diem que o maior índice de câncer de mamas é devido em parte ao desodorante, não querendo,mas já abusando da sua Santa paciência, por acaso você tem alguma fórmula para desodorante, acho que deve ser verdade pois quando meu marido era solteiro, jogava bola, tinha outras atividades além do trabalho, ele teve furúnculos nas axilas e não teve outro jeito, o médico passou o bisturi e raspou, e falou para ele usar desodorante não propriamente nas axilas, um pouco mais abaixo e acima e nunca mais teve problema,obrigada,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Não apenas chumbo, mas também contém parabenos que são conservantes cancerígenos. Tenho receita de desodorante natural sim.. está no menu lá em cima, em COSMÈTICA NATURAL-RECEITAS.
      Acho que quanto mais pudermos nos livrar dessas químicas nocivas, melhor, não?
      Bjks

      Excluir
  4. Oi, amiga.
    Vc nem acreditará, mas ontem mesmo estava comentando com minha irmã sobre os O.E. utilizados em creme dentais, exatamente depois de meu filho contestar seu uso dizendo que ardia na boca. Daí eu falei que ele nunca se queixava de comer drops garoto(aquele branquinho), e o ardor era provocado pelo mesmo O.E., o de mentha peperita. Ah, retificando: ele usa creme dental para a idade dele, mas vez ou outra eu uso um mais abrasivo, para remover mais a sujeira, pq meu rebento odeia escovar os dentes e chega da escola daquele "jeito".
    Conversa vai, conversa vem, lembrei dos estudos que vêm sendo feitos com os O.E. em odontologia, e aqui vai uma sugestão: acrescentar O.E. de cravo(botões), e O.E. Tea Tree, e oregano,pois cientificamente , principalmente este segundo, está provado seu poder bactericida.
    Lembrei que, antigamente, minha mãezinha que não tinha acesso a escova de dentes e muito menos creme dental( Alagoas,1932), usava uma varinha de galho de alguma planta, em forma de escova(toda picotada e divulsionada), e como creme denral, RASPAS DE JOÁ(repleto de saponinas). Vale lembrar que aos 78anos,minha mãe só teve 3 cáries e a dentição, completamente alinhada, parecia dentadura sob medida de tão branquinha.
    Acho sim, que podemos tranquilamente trocar o creme dental por coisas naturais, pdincipalmebte se acrescidas de O.E. para dar aquela sensação refrescante e tratar a oca como um todo.
    Amei e vou fazer, acrescentando os 2 primeiros, pq o último não tenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi miga!
      ótimas dicas! vou acrescentar como opções na receita!
      Bjão ;)

      Excluir
  5. Algumas dúvidas: esse óleo essencial é o mesmo que posso usar no cabelo, aquele puro?
    E qual seria a validade do produto? É pra manter sempre na geladeira, correto?

    Agradeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, o óleo essencial é o mesmo (lembrando que esses óleos essenciais nunca se usam puro). O sal e o tomilho são conservantes naturais, e já vão fazer durar tempo suficiente pra usar ela toda. e o óleo de melaleuca aumenta o tempo de duração até +- 4 a 6 meses. Sim, bom guardar na geladeira.
      bjks

      Excluir
  6. olá, será que dá pra substituir a argila por bicarbonato? quais seriam os benefícios ?
    parabéns pelo blog, é mttooooo bom é maravilhoso e mto útil, estou divulgando aos meus contatos as vantagens de fazermos nossos produtos e diminuir o consumismo desnecessário.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Não, tem que ser a argila mesmo, devido as propriedades dela.
      Que bom, fico feliz que vc goste, e que esteja divulgando as vantagens dos produtos naturais e saudáveis!
      bjão

      Excluir
  7. Oi Erika, a sálvia ou o tomilho são frescos ou desidratados?

    ResponderExcluir
  8. Oiii, essa pasta serve pra quem tem mau Halito? pra quem tem Muito sangramento gengival?

    ResponderExcluir
  9. Faz tempo que quero fazer essa receita e to enrolando...preciso fazer logooo...to ficando com nojo das químicas rsrs...
    Adoro seus vídeos!!!
    Bjs
    http://essenciadanatureza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então faz que vc vai gostar! Eu já uso essa receita há um tempão, e adoro!
      Bjãooo amoreee!!

      Excluir
  10. Gostaria de saber onde comprar esta argila branca pra fazer a pasta dental.
    Se possível me passe um link de um site para compra.
    Encontrei várias, mas para uso externo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina!
      No menu do blog em "Óleos vegetais,argilas e extratos" tem um post onde eu dei uma lista com os sites que vendem...
      Mas argila branca é uma só... a mesma que vc usa pra fazer máscaras. Então a que vc encontrou, tbm serve.
      bjksss

      Excluir
  11. Muito obrigada por esclarecer minha dúvida.

    ResponderExcluir
  12. nossa que legal, amei essa receita, mas é uma pena que sou do interior e aqui na minha cidade não tem esses óleos, mas espero um dia encontrá-los e poder fazer essa fantástica receita, eu uso creme dental sem flúor e vejo uma grande diferença imagina esse totalmente natural.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, eu tbm moro no interior e não tem nada aqui... compro tudo pela internet. Lá no menu em "Óleos, manteigas, argilas", tem um post com dicas de sites que vendem os óleos.
      bjkssss

      Excluir
  13. Oi Erika! Adorei ter encontrado teu blog, tem muita informacao boa, pois adoro a natureza e tudo o que vem dela. Seu blog tem sido pra mim como um 'livro de cabeceira', rsrsrsrs... Entao, eu vi aqui uma receita de creme dental natural e sai pra comprar tudinho e comecei a fazer. Gostei do cheirinho que ficou e ate da consistencia, mas o gosto nao e nada agradavel. E assim mesmo? Parece que estou escovando com areia e por mais que eu enxague a boca muitas vezes, fica residuos de areinha. Sera que comprei a argila branca certa? Me da uma dica de qual enxaguatorio bucal devo usar?
    Fico no aguardo da resposta! Bjos, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila!
      A sensação de areia, acho que depende do tipo da argila...qual vc usa? Eu uso a argila Panizza, ela é bem fina.
      bjksss

      Excluir
  14. A Erika é diva! Grata por dividir mais essa receitinha com a gente. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisas boas e saudáveis, devem ser compartilhadas, né?
      Bjãoooo <3

      Excluir
  15. O que é melaleuca?Qual o outro nome ?Não a conheço e não tenho o oléo mas gostaria de fazer a pasta,por favor ajudem-me!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deusa,
      óleo essencial de tea tree = melaleuca.
      Lá em cima, no menu do blog, em aromaterapia, tem um post falando só desse óleo.
      bjsss

      Excluir
  16. Nossa eu fui comprar argila branca e a moça me deu dolomita em pó,depois que cheguei em casa que vi, que coisa e agora o que eu faço com isso? será que da certo também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kenia, fica tranquila, a dolomita é ótima! Se bobear, é melhor que a argila branca comum...pode usar à vontade!
      Ela é medicinal tbm..serve pra um monte de coisas... leia um artigo sobre dolomita no site:
      http://providaonline.blogspot.com.br/2011/12/para-que-serve-dolomita-para-uso-via.html

      bjsss

      Excluir
    2. Ai que bom, vou fazer agora mesmo, adorei saber disso, muitíssimo obrigada"! e eu xingando a moça rsrs,beijos

      Excluir
    3. coitadaaa da muiéeee!! kkkkkkkkkkk
      bjsssss

      Excluir
  17. O que tem de tóxico na canela/cravo? Devem ser evitados?

    ResponderExcluir
  18. Adorei a receita, vou fazer com certeza. Sempre gostei de ler a composição dos produtos que compro, o problema é que não sabia o mal enorme que as químicas presentes neles fazem. Depois que conheci seu blog to querendo aos poucos usar produtos naturais. Como moro pertinho da Argentina, quando vou pra lá, compro vários desodorantes, creme dental e outros produtos pra ter em estoque em casa. Preciso usar esses primeiro porque afinal está pago né, mas depois quero esses venenos longe de mim, quero por em prática as receitas que vejo aqui. A propósito, o que você me diz de clareamento a laser ou feito em casa com o produtos que a dentista receita? Será que faz tão mal como o creme dental? Uso aparelho e qdo tirar estou pensando em fazer clareamento pois meus dentes ficaram super amarelados, ou será que usando este creme que voce ensinoi vai ajudar a deixar mais claros? Agradeço se puder reponder. Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Det,
      Não sei te dizer sobre as quimicas que compõe os clareamentos, mas posso te garantir que esse creme dental com argila clareia os dentes. Eu uso há quase 1 ano, e em poucas semanas vc já percebe a diferença.
      bjsss

      Excluir
    2. Ai que bom saber que esse creme ajuda a clarear também, se antes já estava animada em fazer a receita imagine agora. Bjosss e obrigada por responder

      Excluir
  19. Oi, Crianças podem usar esta pasta? A partir de qual idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, essa é mais saudável q a pasta d dentes q vc compra no mercado. Abaixo de 7 anos, é só não colocar o OE de hortelã pimenta nem cravo, que são mais fortes.

      Excluir
  20. Noooossa Erika, quanto mais "fuço" o seu blog, mais eu me surpreendo! rsrsrs
    Receita maravilhosa, vou testar! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, faz sim que vc gostar!
      Eu uso essa receita há quase 1 ano, e não troco por nada.
      bjsss

      Excluir
  21. Olá Erika

    Descobri seu blog em minhas pesquisas sobre saúde bucal, após ter um diagnóstico de periodontite.
    Tenho pesquisado sobre os componentes dos cremes dentais e realmente somos muito enganados e ainda prejudicamos nosso corpo.
    Quero saber se a argila branca é abrasiva, e se prejudica o esmalte dos dentes.
    Outra pergunta é se pode substituir o óleo de cravo(uma gota), pela infusão com cravo da índia e se essa substituição é relevante em relação ao eugenol.
    Obrigado

    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo,
      Sim, vc pode fazer o chá com cravo, em vez da sálvia se quiser. O óleo essencial contém mais eugenol que a infusão, pq é concentrado.
      A argila branca não é abrasiva não.
      bjs

      Excluir
  22. Oi Erika! Conheci seu blog há pouco tempo e tenho que te dizer que nunca vi um blog com tantas dicas úteis. Já faz tempo que eu queria adicionar mais coisas naturais no meu dia a dia e ono seu blog eu encontrei tudo que eu queria e um pouco mais.
    Eu ja era louca por óleos vegetais, agora os essenciais entraram na lista também hehe Fiz esse creme dental e estou adorando, mas queria saber se você teria uma receita de enxaguante bucal também, acabo sentindo falta e não queria usar os de mercado. Vi umas receitas meio doidas na internet, mas queria saber de você, já que confio na sua opinião. Obrigada desde já! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      Seja bem vinda! \0/
      Vc pode usar óleos essencias, como o de melaleuca e limão para fazer um enxague bucal. Tipo 1 gota em 1 copo de agua. Hummm boa ideia para um post, hein!! ;) Farei!
      bjkssss

      Excluir
    2. Oba! Vou fazer isso, mas também vou esperar ansiosamente o post hahah Obrigada pela atenção!! <3

      Excluir
  23. Oi Erika! Olha eu aqui te perturbando de novo!!! Eu adoraria fazer essa pasta sempre (até mesmo porque tomei ódio do Lauril Sulfate e eu estou ingerindo ele pelo menos 3x ao dia! Que abuso). Mas, creio que com minha rotina corrida, eu não consiga. Tem alguma lojinha que venda essa pastinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, não tem não... é receita caseira mesmo!
      Mas olha, é tão rápido de fazer! Eu faço a minha pra durar 1 mês!
      bjss

      Excluir
  24. Ótima dica, com certeza farei. Creio que seria legal colocar em uma embalagem como essa aqui:

    http://www.aliexpress.com/item/Top-Quality-Travel-Refillable-Bottle-Set-Shampoo-Lition-Gel-S-M-L-3-Sizes-In-1/1779372809.html?s=p

    É mais prático de colocar a pasta na escova e mais prático para carregar na bolsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ameeeeiiii a dica da embalagem! Eu compro muito no Aliexpress... só que ultimamente tá levando uns 2 meses pra chegar... será q não achamos dessa embalagem por aqui? Vou procurar!
      Valeuuu! bjksss

      Excluir
    2. Oi Erika, dando um update: aqui em SP achei embalagens numa loja de essências que fica na rua Tabatinguera, na Sé (na verdade tem umas 4 lojas nessa rua, em todas eu vi que tem). O legal é que tem embalagens de vários tamanhos, além de óleos naturais também. Pras meninas que moram em SP fica a dica ;)

      Excluir
  25. Oi Erika. Eu vi uma receita que usava apenas gel de aloe vera e oléo de hortelã pimenta. Queria pedir sua opinião, você acha que seria eficiente? Ou só esses ingredientes não são sufucientes? Afinal o importante é o produto que usamos ou a escovação manual? (Adorei sua receita, mas infelizmente não tenho esses ingredientes todos em casa e queria algo mais simples pra começar..) Beijos.

    www.meuscachosdevolta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina!
      O gel puro?? Hummmm não sei ... e teria que usar na hora, pq como ele ia conservar? Já tirou gel de alo vera? Não é nada prático não..rs
      E tbm não sei qto à eficiência dele nos dentes... mas se vc tem aloe vera à disposição e tá com saco de fazer, faz e depois me conta..
      bjkssss

      Excluir
  26. Mas e qnt ao flúor? não é ele que protege das cáries? se pararmos de usar não vai ser prejudicial aos dentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, o flúor é um mito... veja o post que fiz sobre ele, e vc vai se surpreender , se vc acha que ele é saudável...

      Excluir
  27. Olá Erika, parabéns pela receita e artigo!

    Tenho algumas dúvidas:

    1. Onde encontro folhas de sálvia ou tomilho? São vendidas em super mercados ou somente em lojas específicas? Os demais produtos já encontrei, só restam a sálvia ou tomilho mesmo...

    2. Você já ouviu falar sobre intoxicação por alumínio e seus malefícios? Pela pesquisa que fiz constatei que a argila branca contém alumínio ( inclusive algumas alegam ser ricas em alumínio )...

    Este componente em específico me deixou confuso, pois cada texto que leio tem um nome diferente para o alumínio, suponho eu que seja por existir variações do mesmo ( o que me deixa ainda mais confuso ...)

    Tu sabe algo a respeito do alumínio contido na argila branca? Será que é o mesmo que é liberado pelas panelas de alumínio? Mesmo que não seja, será que também é tóxico assim como o que é liberado pelas panelas de alumínio?

    A única coisa que inicialmente me impede de fazer a receita é essa dúvida...

    3. Podemos armazenar a pasta num recipiente próprio para pasta de dente (transparente) ?

    Por enquanto é só.

    Viana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viana,

      Vc encontra as folhas de salvia ou tomilho em lojas de produtos naturais, algumas farmácias, ou até supermercado...

      o aluminio da argila é o silicato de alumínio hidratado, resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva.
      Não é o aluminio que dizem ser nocivo.

      ...e é melhor armazenar em recipiente que não entre luz.

      bjss

      Excluir
  28. Erika, posso usar a salvia e o tomilho juntos ou tenho que escolher um so?

    ResponderExcluir
  29. Erika, uma ultima duvida. Não consigo encontrar o Óleo de Melaleuca por aqui, posso usar outro ou substituir por algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Annanda, lembrando q óleo de melaleuca é o mesmo que óleo essencial de "tea-tree". Vc acha em lojas de produtos naturais, e em algumas farmácias de manipulação. Não tem outro q substitua ele, mas pode fazer sem ele se for o caso de não achar... aí dobre a qtdd de propolis.

      Excluir
  30. Erika, eu só consegui achar a argila preta nas lojas da minha cidade. Segundo a vendedora, a preta é a melhor de todas, com o benefício das demais juntos.. Será que eu posso fazer o creme dental com ela? Obrigada! =)
    Lívia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia,
      A preta é ótima para a pele, mas para os dentes, só a branca mesmo. bjs

      Excluir
  31. Olá Erika!!! Seu site é d++++ Estou doida aqui quero ler tudo saber de tudo...kkkk
    Fiz o creme dental mas sem a melaleuca pois não encontrei por aqui; ficou um pouco salgado, a pitadinha de sal saiu bem generosa....kkkkk
    Ah gostaria muito de saber se você conhece alguma marca de protetor solar que seja vegana e mais "pura" quimicamente falando; encontrei alguns importados mas é quase impossível de comprar. Andei olhando a fórmula do da Forever Living; os principais ingredientes são todos naturais, mas contém algumas coisas que não gostei tipo PEG-75 e phenoxyethanol.
    Você conhece algum mais puro?
    Obrigada e parabéns pelo site maravilhoso :)
    Bjs,
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      O sal é só um tiquinho! rs
      Não conheço protetor solar industrializado que não contenha química. O mais natural que conheço é o óleo de coco.
      bjkssss

      Excluir
  32. É só passar na pele ele puro?
    Sou muuuuuuito branca; será que adianta pra mim?
    Bjsss

    ResponderExcluir
  33. oi erika, tudo bem? acabei de descobrir seu blog e foi uma surpresa muito boa, nao sabia que existia blog brasileiro sobre todos esses assuntos. leio bastante blogs do tipo estrangeiros e ha uns dois anos faço a maioria dos meus cosmeticos. sou louca por oleos e todo tipo de substancias naturais para uso cosmetico. boa parte deles compro fora por nao conhecer lojas com produtos de confianca aqui no brasil. ou que tenham alguns tipos de produtos, como vitaminas ou conservantes. vejo que a amioria das suas receitas nao inclui nenhum conservante e isso me preocupa muito. voce nao conseguiu achar nenhum seguro no mercado brasileiro ou acha que todos sao igualmente nocivos? ate onde eu entendo, nao se pode considerar vitamina e ou oleos essenciais ou extrato de alecrim e outros do tipo como conservantes, apenas ajudam prevenir oxigenacao do oleo como vitamina e ou tem algumas propriedades antimicrobiais como o. essenciais. mas nao acredito que seja suficiente. aqui por exemplo imagino o que acontece com um cha deixado fora da geladeira por 1 mes, com oleo essencial ou sem. adicao de argila nao muda nada.. fungos, bacterias, mofo... nao colocaria um cha nem de dois dias na boca! e voce nem recomenda quardar na geladeira, ainda mais no calor brasileiro! gostaria de saber a sua resposta sobre esse assunto. dito isso, adorei o resto do blog e a ideia, me aguarde em breve na sua lojinha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ki,

      Eu uso essa receita há mais de 1 ano, e cada vez que faço, ela dura 1 mês. E fica fora da geladeira sim. Até hoje nunca estragou. O extrato de propolis junto com o OE de melaleuca e de limão ajudam a conservar, sim. Mas é claro que deve-se ter alguns cuidados, como usar uma espátula para retirar do pote.

      E sim, pode-se considerar oleos essenciais, e vit E como conservantes para curto a medio prazo.
      Se vc não sabe, o oleo resina de alecrim é utilizado como conservante em industrias alimentícias.

      Enfim, eu não estou sendo teórica, pq utilizo essa receita no meu dia a dia, e posso te garantir que ela dura 1 mes ou mais fora da geladeira, se vc souber tomar os devidos cuidados.

      bjss

      Excluir
  34. e se fizer com ervas secas e moidas ate ficarem um po em vez de fazer cha? elimina a agua, elimina o perigo de fungos, as propriedades permancem :) fica um po dental, a moda antiga ;) bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ki, se mesmo eu te afirmando que uso essa receita há mais de 1 ano, e nunca tive problema com fungos, vc não acredita, então faça da maneira que vc achar melhor..... não estou aqui para impor nada, e nem provar nada à ninguém...apenas compartilho as minhas experiencias, ok?

      Excluir
  35. Olá, Erika! Seu blog é excelente. Acompanho bastante. Faz um ano que uso este creme dental natural. Encontrei a receita em um blog estrangeiro. Queria saber se eu posso substituir o chá de tomilho ou sálvia pelo óleo essencial de sálvia ou de tomilho e quantas gotas devo colocar. Tenho o óleo essencial de sálvia, mas não encontro a erva em minha cidade. Encontrei o tomilho, mas é muito difícil ter em estoque. Procuro e está em falta. Uso o própolis diluído em água (propolisina) não é o de álcool. Deixo o meu creme dental na geladeira, mas eu concordo com você que o OE de melaleuca, de cravo, o própolis e o tomilho são conservantes naturais, sim.
    Um forte abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca usei OE de tomilho ou salvia nessa pasta, mas com certeza substitui o chá! Pode colocar 1 gota de cada se quiser...
      bjsss

      Excluir
  36. Olá!
    Tenho pesquisado algumas receitas para pastas naturais, e percebi que a maioria delas leva Bicarbonato de Sódio, que ajuda a branquear os dentes. Qual a diferença entre ela e a argila branca? Também quanto ao própolis, fico com um pouco de receio de deixar os dentes amarelados. Como fica essa questão?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingra, tanto a argila qto o bicarbonato servem... são receitas diferentes...aí vai de cada gosto...no caso seria bom vc experimentar os dois jeitos, e ver qual vc gosta mais. O propolis não deixa os dentes amarelos, pq ele é misturado na massa... só ficaria amarelo se vc colocasse ele direto sobre o dente.
      Muito pelo contrário, essa pasta até clareia os dentes.

      Excluir
    2. Ah que bom, muito obrigada Erika! ótimas dicas! :D

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top