BICARBONATO DE SÓDIO E SEUS BENEFÍCIOS MEDICINAIS E DOMÉSTICOS | Clube do cabelo e cia




O Bicarbonato de sódio tem sido utilizado ao longo da história para várias finalidades...

Embora tenha sido utilizado há séculos pelos povos antigos, o bicarbonato de sódio tornou-se popular em 1840 anos. Muitas pessoas estão cientes de suas qualidades versáteis para cozinhar e para uso doméstico, mas poucas sabem que o bicarbonato de sódio também tem potentes propriedades medicinais, e tem sido usado como um tratamento natural por muitos anos para tratar constipações, gripes, e muitas outras doenças.

 Em sua forma natural, o bicarbonato de sódio é conhecido como nahcolita que faz parte do mineral natural "Natrão". Encontrado naturalmente no Egito - especialmente nos lagos do Vale do Sal Natrão, para a qual a substância deve o seu nome - natrão é um mineral de carbonato hidratado de sódio. Ele contém os elementos hidrogênio, oxigênio, sódio e carbono. Pelo fato de naturalmente, atrair a umidade em suas moléculas, o mineral foi usado na mumificação dos egípcios porque absorve água e se comporta como um agente de secagem intensiva.
Os antigos egípcios também usaram Natrão como um produto de limpeza para a higiene pessoal, pois quando exposto à umidade, ele aumenta a alcalinidade, o que cria um ambiente hostil para as bactérias. Também foi utilizado para produzir  pastas cerâmicas, tintas, fabricação de vidro e como conservante de alimentos.

Atualmente, o bicarbonato de sódio vem sendo estudado como possível agente de cura para o câncer, e já é indicado para tratamentos de saúde e estética, por suas propriedades medicinais.




Propriedades Medicinais do bicarbonato de sódio

Função Alcalinizante:
Células cancerosas prosperam em um ambiente ácido e não podem sobreviver em um estado alcalino . O ganhador do Prêmio Nobel, Dr. Otto Warburg e sua equipe, chegaram a esta conclusão em 1931, quando afirmou que as células cancerosas não conseguem sobreviver onde há altos níveis de oxigênio.
Substâncias alcalinizantes aumentam o nível do pH do corpo e quando o sangue é alcalinizado, o corpo aumenta o nível de oxigênio. O Bicarbonato de sódio é altamente alcalinizante, assim como muitos outros alimentos, como vegetais de folhas verdes, limão e alho.

Absorção de metais pesados ​​e toxinas:
  O Bicarbonato de sódio tem a capacidade de absorver e remover os metais pesados, e toxinas do corpo.

Antifúngico 
O Bicarbonato de sódio atua como um antifúngico e neutraliza a acidez. Quando o bicarbonato de sódio é consumido, alcaliniza o corpo pelo aumento de pH, permitindo a oxigenação e combatendo o crescimento de fungos e leveduras.

Anti-cancro:
Experiências com injeção de bicarbonato de sódio em tumores cancerígenos, tem sido realizadas com muito sucesso.

Alivia dores de estômago ou úlcera: 
O bicarbonato de sódio neutraliza o ácido do estômago imediatamente. A dosagem é tipicamente 1-2 colheres de chá em um copo cheio de água.

Constipações e gripes:
 O bicarbonato de sódio pode ajudar a manter o equilíbrio do pH na corrente sanguínea. Esta é provavelmente a premissa básica por trás de seus usos recomendados contra os resfriados e sintomas de gripe.
Basta dissolver a quantidade recomendada de bicarbonato de sódio em um copo de água fria e beber.
Dia 1  -   ½ colher de chá de bicarbonato de sódio no copo de água fria, beba 6 doses em intervalos de duas horas
Dia 2  -  ½ colher de chá de bicarbonato de sódio no copo de água fria, beba 4 doses em intervalos de duas horas
Dia 3  - Tome duas doses de ½ colher de chá de bicarbonato de sódio no copo de água fria de manhã e à noite, e, posteriormente, ½ colher de chá copo de água fria todas as manhãs até que os sintomas de gripes sumam.

Antisséptico bucal:
Aliviar a dor afta, utilizando-o como anti-séptico bucal.

Nariz entupido:
Desbloquear nariz entupido, adicionando uma colher de chá de bicarbonato de sódio no vaporizador.




Para a pele:

Remoção de farpas, espinhos e estilhaços da pele:
 Adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio num pequeno copo de água, em seguida, mergulhe a área afetada duas vezes ao dia. A farpa vai sair por conta própria depois de alguns dias usando este tratamento.

Queimaduras de sol:  
Adicione ½ xícara de bicarbonato de sódio em uma banheira de água morna. Permaneça alguns minutos mergulhado na banheira. Quando sair, não se enxugue. Deixe a pele secar naturalmente. Você também pode usar uma compressa fria de bicarbonato de sódio com água, diretamente em queimaduras solares localizadas.

Desodorante:
Se você quiser evitar os parabenos e alumínios encontrados em muitos desodorantes e antitranspirantes, tente uma pitada de bicarbonato de sódio misturado com água. Esta pasta simples faz um desodorante natural eficaz e simples.

Picadas de insetos:
Aplique uma pasta feita de bicarbonato de sódio e água em picadas de insetos, para ajudar a aliviar a coceira. Você também pode tentar esfregar o pó seco em sua pele. Este também é eficaz para erupções cutâneas com comichão e hera venenosa.

Amaciar e relaxar os pés:
Adicione três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma bacia de água quente, e coloque os pés de molho durante uns 15 minutos.

Esfoliante:  Uma pasta feita a partir de três partes de bicarbonato de sódio, combinadas com uma parte da água pode ser usada como um esfoliante para o rosto e corpo. É natural, barato e suave o suficiente para usar todos os dias.

Acne: 
Lave o rosto e em seguida, aplique uma máscara de bicarbonato de sódio e água. Deixe-a por cinco a 10 minutos e lave com água morna. Isso também se livrar de cravos.

Assaduras:
Coloque duas colheres de sopa de água do banho do seu bebê para ajudar a aliviar assaduras.



O Bicarbonato de sódio também é um excelente produto de limpeza e utilidades domésticas:


> Para desentupir canos e ralos, polvilhe bicarbonato de sódio no ralo, depois adicione o vinagre de maçã, deixe borbulhar por 15 minutos e depois enxágue com água quente.

> Bicarbonato de sódio misturado em água quente limpa panelas queimadas facilmente.

> Limpar brinquedos de bebê em uma mistura de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1 litro de água.

> Bicarbonato de sódio também pode ser usado como um amaciante de roupas (adicione uma xícara na máquina de lavar), e para reavivar roupas brancas.

> Bicarbonato de sódio é um ótimo limpador de tapetes. Polvilhe-o sobre o tapete, deixe descansar por 15 minutos, depois retire com pano úmido.

> Para polir prata, deixe o objeto de molho em recipiente (bacia, etc) forrado com papel alumínio e encha com água quente e bicarbonato de sódio.

> Polvilhe bicarbonato de sódio em seus sapatos para obter um desinfetante natural.

> No caso da panela, tapete, sofá, etc. pegar fogo, use bicarbonato de sódio para ajudar a sufocar as chamas.

> Bicarbonato tira mofo de livros. Isole-os em sacos com bicarbonato de sódio por algumas semanas. Isso acaba com o mofo e remove o odor.

> Mantenha as flores frescas por mais tempo no vaso, adicionando uma colher de chá na água do vaso.

 > Restaure escovas duras fervendo-as em uma solução de 1/2 litro de água, 1/4 de xícara de vinagre e uma xícara de bicarbonato de sódio.

> Coloque-o sob pias e ao longo de janelas para repelir baratas e formigas.

> Polvilhe-o no pente ou escova do seu animal de estimação, para desinfetar seu pelo e pele.

> Polvilhe-o na caixa de areia do seu gato para absorver o odor ruim.

Fica a dica!!
Bjksssssssss

Postar um comentário

  1. Nossa simplesmente amei todas as dicas e você salvou o meu dia, estava mesmo precisando de dicas como essas, seu blog é super interessante.. Muito obrigada..
    Lhe desejo muito sucesso pois você merece por ter me ajudado sem saber.. =]
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Erika isso não é dica é uma enciclopédia,bjs

    ResponderExcluir
  3. isso mesmo uma enciclopedia como disse a amiga em cima rsrsrs
    uso como antirresiduos e amo

    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará...
      Siiiiimm, nossos cabelitchos agradecem, né?
      bjkss

      Excluir
  4. Erikaaaaaaaa, amo suas dicas! Você já falou muito de bicarbonato e vinagre para os cabelos e essa combinação é simples e eficiente para os cabelos, mas e o creme de pentear? Tenho cabelos cacheados e já li algumas coisas, aqui,sobre parafina, liquida, silicone industrializado e óleo mineral e como esses elementos são "ruins", tem alguma dica ou post especifico sobre cremes de pentear ou de como fazer em casa, uma contratipo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana,
      Como creme pra pentear eu sempre indico o yamasterol, que não tem silicones nem petrolatos. Não tenho receita de creme pra pentear..
      bjksss

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Nessa última semana tenho acompanhado o seu blog e quero te parabenizar pelo trabalho INCRÍVEL que tu faz, menina. Aliás, tu e uma outra guria (tem o blog fofurias) são as grandes responsáveis por eu descobrir a causa da oleosidade e emplastamento do meu cabelo (foram os sulfatos e silicones insolúveis da vida). Aliás, falando em sulfato, você já ouviu falar da linha capilar da marca Força da Terra? Os shampoos seguem toda uma linha natural, sem sulfactantes e utilizando ARGILA na composição dos mesmos. E o melhor é o preço deles: um frasco contendo 250 mL de shampoo sai em torno de 15 reais. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudinha!
      Que bom que vc curte o Clube =D
      Força da terra que eu conheço vende óleo essencial...será q é a mesma? Bacana, vou dar uma olhada. Obrigada pela ótima dica!
      bjkssss

      Excluir
  6. Bem, eu não sou muito de comentar em blogs ou sites apesar de frequentar ambos, mas me senti na obrigação de deixar aqui meu depoimento sobre o uso de bicarbonato. Lendo esse artigo e em meio a uma crise estomacal eu resolvi testar o uso interno e peço encarecidamente que não façam isso. Passei muito mal e quase fui parar no pronto socorro de tanto que vomitei. Nem depois de tomar remédio pra parar de vomitar eu consegui parar e a verdade é que se o atendimento médico na minha cidade fosse minimamente decente eu não teria hesitado em buscar atendimento. Felizmente estou bem agora e resolvi vir aqui deixar esse alerta. Não ingiram bicarbonato! Hoje dei uma pesquisada sobre isso e vi que na verdade é contra-indicado o uso interno.
    Bom, não tenho dúvidas que as outras formas de uso são ótimas e sei que o intuito da autora do blog foi ajudar, mas peço novamente pelo bem da saúde de vocês, não façam uso interno do bicarbonato.

    Espero que a autora do blog entenda que meu único objetivo com esse comentário é alertar todos sobre o que pode acontecer, eu realmente não desejo o que aconteceu ontem comigo a ninguém (só a pedófilos claro, esses podem ser torturados até a morte).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gigi,
      Obrigada pelo seu depoimento. Acho muito válida a sua intenção ;)
      Mas eu acho que não pode-se generalizar... assim como cada medicamento pode fazer um efeito colateral diferente em cada pessoa.
      Eu posso falar, pq também já experimentei usar o bicarbonato internamente. Tomei uma colher de chá em um copo de água após a refeição, e me senti bem, não tive problema nenhum.
      Tvz como vc já estava com algum problema estomacal, pode ter influenciado, se bem, que o fato de vomitar, nem sempre é ruim... às vezes é preciso colocar pra fora mesmo...
      Então, essa foi a sua experiência, mas não quer dizer que vá ser assim pra todos, entende?
      Obrigada por comentar :)
      bjsss

      Excluir
    2. Minha avó recomendava sempre bicarbonato para ajudar na digestão e aliviar problemas no estomago,nunca tomei,pq sinceramente não curto muito o gosto...kkkk,mas não me lembro de ninguém da minha família ter tido problemas.Bjs

      Excluir
  7. Erika bicarbonato clareia os dentes,certo?Eu uso aparelho,gostaria de saber se posso usá-lo para escovar meus dentes,e quantas vezes por semana posso fazer isso.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri,
      Com certeza não teria problema nenhum vc usar. Pode fazer uma pastinha com água oxigenada líquida 10vol (de fármacia). Eu sempre deixo uma água oxigenada com OE de hortelã pimenta e melaleuca pronta, pra qdo quiser usar o bicarbonato, misturar com ela.
      bjs

      Excluir
    2. Uiii...água oxigenada...kkkk,deve ter um gosto horrível,fiquei receosa,pq já li que bicarbonado desgasta o esmalte dos dentes,fico mais tranquila quando a dica vem vc!Brigado...Bjs

      Excluir
    3. Rrsrs eu usei meses água oxigenada com OEs de melaleuca,hortelã-pimenta e limão, pra escovar os dentes. Só isso, sem mais nada. Há um tempão, eu venho usando a receita de argila que dei, e acho que essa clareia bem os dentes. Tbm falam que a água ox.tira o esmalte... mas eu não sei até q ponto as indústrias de creme dental estão por trás dessas informações...
      Ah, não tem gosto ruim não... ainda mais se colocar OE de hortelã..rsrsr
      bjss

      Excluir
    4. Verdade Erika,é tanta má informação por ai,acontece o mesmo quando eu falo paras as pessoas que uso óleos vegetais em meu cabelo,fica aquela dúvida,mas só isso?mais nada,nem um produto caro?rsrsrs...ensino o que eu faço e pronto,se quiser acreditar,td bem!rs,as empresas correm um risco muito grande de perder espaço para coisas tão naturais e baratinhas,então continuarei a usar o BS para escovar meus dentes,não tenho nenhum OE ainda para usar com a AO,mas vou comprar o de tea tree,pq fiquei encantada com o poder dele.Bjs

      Excluir
    5. É verdd, as pessoas não acreditam... fazer o que né? Eu vi o óleo de melaleuca por um preço bom no site da Herbia, que é uma marca orgânica, e que confio.. dá uma olhada lá! ;)
      E se segura, pq lá tem cada OE....rsrsr
      bjss

      Excluir
  8. Oi Erika...adoro as dicas! Principalmente as naturais...eu gostaria de saber qual a melhor marca de bicarbonato de sodio pra tomar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei nem se existe melhor marca de bicarbonato... desconheço!
      bjss

      Excluir
  9. Adorei principalmente a parte que fala das espinhas ...Obrigado pela diga!!! bjs :) ;)

    ResponderExcluir
  10. Olá Erika! Você já ouviu sobre usar o bicarbonato de forma oral para infecção de urina? Será que funciona? Grata :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Não sei te dizer... teria que pesquisar...
      bjsss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top