RESPIRAÇÃO CONSCIENTE - A CHAVE PARA A SAÚDE DA MENTE E DO CORPO! | Clube do cabelo e cia




























Oi pessoal!

Vamos falar um pouco sobre respiração?

Respiração alimenta todos os nossos sentidos, nossas funções orgânicas, células, órgãos e etc. Ela é o que nos mantém vivos. Respirar foi a primeira coisa que fizemos ao entrar nesse mundo e a última que iremos fazer. Apesar de não nos darmos conta, a respiração está intimamente associada às nossas emoções e padrões de comportamento.

Observe como ela muda, tornando-se curta e superficial, quando estamos ansiosos ou com medo. Quando
pensamos em algo bom ela se expande e aprofunda. Os antigos mestres do Yoga sabiam disso e começaram a testar diferentes tipos de respirações e a analisar seus efeitos. Foi assim que desenvolveram os exercícios respiratórios do Yoga que chamamos de pránáyáma.
Prana significa alento ou energia vital e yáma significa domínio. Portanto, pránáyáma é o domínio da bioenergia.



Respiramos cerca de 20.000 vezes num dia. Em cada respiração, absorvemos por volta de 300 ml de ar. Mas nossos pulmões foram planejados para muito mais pois a capacidade pulmonar de um adulto é de cerca de 4 litros. Nossa respiração cotidiana movimenta apenas 10% do que nossos pulmões comportam. Assim, nosso corpo e nossa mente funcionam com uma quantidade de combustível bem menor do que necessitam e jamais poderemos expressar plenamente nossos potenciais e viver uma vida realmente saudável se não aumentarmos nossa absorção de oxigênio.

Respiramos vinte e quatro horas por dia automaticamente, sem que percebamos, porém podemos influir no ritmo respiratório. Portanto, a respiração é um elo de ligação entre as funções conscientes e inconscientes do ser humano.

Cada estado emocional possui um ritmo respiratório característico. Se estivermos dormindo, a respiração é abdominal e lenta. Se estivermos agitados, estressados, a respiração é superficial e torácica. Se estivermos em estado de vigília, a respiração tenderá a ser completa. Nesses estados emocionais, o ritmo respiratório é ajustado inconscientemente.

Certas características da personalidade humana manifesta-se também na respiração. Pessoas tímidas ou medrosas tendem a ter uma respiração superficial. Elas não conseguem se expor ao ambiente e interagir de forma ampla. Ou seja, há um padrão normal de respiração para cada indivíduo dependendo das características pessoais.

Toda a tensão emocional é materializada, no físico, com uma contração muscular. Assim, estados duradouros de tensão emocional acabam se refletindo em estados duradouros de contração muscular. 
O psicanalista Wilhelm Reich, denominou esse fenômeno de "couraça do caráter". Quanto maior a tensão emocional, maior é a "couraça do caráter" e mais superficial será a respiração.

Portanto, os efeitos da emoção na respiração, podem ser notados de maneira mais intensa por ocasião de um fato especial. O encontro, por exemplo, com uma grande paixão. O coração acelera, o rosto esquenta, as mãos e os pés gelam e a respiração fica acelerada. Características semelhantes acontecem com um grande susto ou uma situação muito estressante.

Os estados emocionais afetam a respiração, mas o contrário também é verdadeiro.

Vimos que as emoções podem afetar a respiração. Porém, a respiração também pode afetar as emoções. Essa é uma chave fundamental. 


Se a timidez leva à uma respiração superficial e eu desejo vencer a timidez, posso utilizar uma respiração profunda. Portanto, uma das maneiras de administrar as emoções é a utilização de técnicas respiratórias.


Se as emoções se processam a nível inconsciente e provocam uma respiração determinada, a respiração consciente em determinado ritmo, leva a estados
emocionais compatíveis. Entretanto, a respiração afeta não só as emoções, mas também os estados mentais. O fluxo do pensamento é determinado também pelo fluxo respiratório.



Ou seja, respirar corretamente produz diversos efeitos: há aumento significativo da bioenergia; as emoções são facilmente administradas; e a mente fica serena.

 Se as emoções e a mente são vinculadas ao fluxo respiratório, e se pararmos de respirar temporariamente fazendo retenções com o pulmão cheio ou vazio, o fluxo das emoções e do pensamento também param. Quando isso acontece, estados superiores de consciência se manifestam.

Praticando os exercícios respiratórios que o Yoga nos oferece, ampliamos a capacidade respiratória e reeducamos os músculos e órgãos envolvidos nesse processo para que esse padrão respiratório se mantenha mesmo depois de terminada a prática. Muitos desses exercícios devem ser aprendidos diretamente com um instrutor pois precisam ser corrigidos. Os que você aprenderá a seguir produzem bons efeitos, e são bastante simples, podendo ser feitos em casa.


RESPIRAÇÃO ABDOMINAL RITMADA:
Deite-se de costas com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão, e apoie as mãos sobre o abdômen.
Comece respirando lenta e profundamente. Sinta o ar frio entrando pelas narinas e o ar quente saindo...sinta nas mãos, o movimento do abdômen expandindo e contraindo. Concentre toda a atenção no movimento do abdômen junto com a respiração.
Quando você se sentir mais relaxado, comece a dar um ritmo para sua respiração. Inspire contando até 4 (qdo chegar a 4 o pulmão deve estar totalmente cheio), e expire também em 4 tempos (até o pulmão esvaziar completamente). Permaneça neste ritmo no mínimo uns 10 minutos, ou qto tempo quiser a mais.
Quando achar que 4 tempos está fácil, aumente para 6, depois 8, 10...e assim vai aumentando. Essa respiração vai oxigenar o cérebro, tranquilizar emoções e pensamentos e, quando praticada à noite, auxilia a dormir com mais facilidade e descansar mais durante o sono.





RESPIRAÇÃO ALTERNADA:
Com o dedo anelar da mão direita aperte a narina esquerda.
Inspire lenta e profundamente pela narina direita. Com o dedo polegar, aperte a direita, e solte o dedo da narina esquerda, expirando pela mesma.
Inspire agora pela esquerda, prendendo só a direita. Solte pela direita.
Assim, vá alternando as inspirações e expirações, e alternando também as narinas.
Repita todo o processo no mínimo uns 5 minutos e termine soltando o ar pela direita. Este exercício ativa cada um dos hemisférios cerebrais, sincronizando-os. Use esta respiração quando sentir que seus pensamentos estão confusos ou quando a mente estiver muito agitada.




Com a prática dos exercícios respiratórios, cada vez mais, você irá tomando consciência de sua respiração e de suas emoções. 
E consequentemente, isto o levará a um maior controle físico e emocional. Mas não pense que isto acontecerá com uma semana ou alguns meses de prática... é preciso dedicação e constância. 
Porém, o resultado o surpreenderá!

NAMASTÊ!

profª Erika Nasch

Postar um comentário

  1. Nossa, não sabia que existiam tantos tipos e nem a importância da respiração.
    Ótimo post Erikinha, parabéns.
    Beijão.

    blog: www.rotinadeboneca.com.br
    fan page: www.facebook.com/RotinaDeBoneca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi bonequinha!
      Pois é... a respiração inadequada pode ser o motivo de muitas disfunções orgânicas.
      Que bom que gostou!
      bjssss

      Excluir
  2. Olá!Adorei as informações. Pratico yoga há 6 anos e fica evidente o quanto a respiração é fundamental não só na prática de ásanas como na saúde como um todo. Respirar corretamente é viver plenamente.
    Regina C. Mello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina!
      Que bom, uma praticante de yoga por aqui!! :)
      A prática de yoga foi um divisor de águas na minha vida...desde que comecei, só melhorei, em todos os sentidos!!
      Obrigada por comentar!!
      bjs,
      Namastê!

      Excluir
  3. Sim a respiração é tão importante, mas confesso que não sou uma pessoa muito dedicada a ela...rs...pratiquei muito durante o RPG, como ela é importante até para correção postural! =D

    Gostei dos exercícios! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Nilha... o RPG trabalha bastante a respiração, e o Pilates tbm.
      Juro que não consigo imaginar vc fazendo RPG rsrrsrs
      bjks

      Excluir
    2. Nem eu imagino. kkkkkk
      Fiz porque eu estava com crise de hérnia de disco. Na época o diagnóstico foi cirurgia, mas tive a sorte de encontrar um médico que perguntou se eu topava uns tratamentos alternativos, pq eu era nova (tinha uns 27 -28 anos) e podia esperar mais para operar. Claro que topei. Aí na época fiz aculpuntura, hidroterapia, natação e o RPG, tenho recordações dolorosas, pq eu estava em crise, deitava numa mesa totalmente dura em posição de Cristo na cruz...kkkkk...o fisioterapeuta disse q é bastante ruim pra quem está em crise, mas ajudou muito. Aliás, acredito fielmente no poder da fisioterapia, aculpuntura e no RPG, pq senti na pele como ajudam nosso corpo. Hj convivo com minha hérnia e a musculação é a etapa avançada do tratamento eterno: tenho q reforçar musculatura para não sofrer mais isso e possivelmente, dando tudo certo, nem precisarei operar. =D

      Mas não faço mais RPG, não me imagino mesmo...tenho mais cara de pilates, muay thai...kkkkkkkkkk bjs

      Excluir
    3. Nossa, ainda bem que vc pegou um médico legal! Tem uns carniceiros aí que já querem logo colocar na mesa de cirurgia..rsrs
      Acho tbm que cirurgia só em último caso!
      Na verdade, a acupuntura nem é mais considerada "alternativa". Já é totalmente comprovada cientificamente, e utilizada em muitos hospitais do mundo todo.
      A medicina ocidental ainda tem muiiiiiiiiiiiito à evoluir!
      bjão

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Ixi amiga pelo visto eu faço tudo errado!
    Minhas respirações são completamente desequilibradas, vivo na correria nunca parei para pesar assim. Adorei o post é bem informativo! Ainda pretendo fazer Yoga um dia! Adorei o seu texto da Yoga que postou outro dia..
    Beijos amore!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, a maioria das pessoas tem uma visão muito errada sobre Yoga. Posso te dizer que uma das atividades físicas mais completas que existe. O dia que vc fizer, vai poder comprovar o que estou falando... e não vai querer largar mais..rsrsr
      bjão amore!!

      Excluir
  5. Realmente, respirar é muito importante e a Yoga ajuda muito! Eu não pratico, mas aqui em casa temos vários livros sobre o assunto, porque eu e meu marido gostamos muito, mas ainda não começamos a praticar, só na leitura mesmo. Eu pretendo fazer, mas acho que preciso emagrecer primeiro, kkkk! Mas é importante mesmo oxiginenar bem o nosso organismo!

    Beijos, adorei!

    http://www.vivaverdevivabem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ci,nos meus 10 anos dando aulas de yoga, já tive vários alunos que emagreceram praticando. se vc fosse uma pessoa muiiiito obeeeesa, realmente teria um pouco de dificuldade, mas esse não é o seu caso né, amore!! Olha a preguicite hein!!! hehehheh
      bjks

      Excluir
  6. Oi Erika, tudo bem?
    Será que minha respiração é superficial? kkkkk
    Excelente Post!

    Abraços,
    Fernando

    www.cabelomaniacos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Fer!! Acho melhor vc parar de respirar!! kkkkkkkkkkkkk
      bjks meu bb!!

      Excluir
  7. Olá minhas queridas!
    Amei seu cantinho e já estou seguindo! Conte sempre com as minhas visitinhas e comentários por aqui, viu!? Adorei seu post, vai me ajudar muito a melhorar muuito a minha respiração, aposto! Ah, vamos adorar ter vocês na nossa página no Facebook, viu!?
    Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
    CoisadeMenina
    facebook.com/BgCoisadeMenina
    Instagram: @enylacarolina / @laylafonseca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Layla,
      Seja bem vinda!
      Eu já estou te acompanhando ;)
      Sucesso e saúde pra ti também!!
      Bjão

      Excluir
  8. Mto boa a matéria Erika, eu tenho mtos problemas c/ a respiração...Sou uma pessoa muuuuuuuuito ansiosa, respiro mto rápido msm o tempo todo, até em momentos de descanço...quanto paro e tento respirar mais fundo sinto dor no pulmão, por não estar acostumada, acabo achando tão desconfortável...Vc acha que se eu persistir praticando esses exercícios que vc ensinou eu consigo melhorar e corrigir a minha repiração?
    Bjos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nah!! Eu não acho...tenho certeza!! Tudo na vida é prática e persistência. Ou vc acha que eu conseguia fazer as posturas e as práticas de respiração desde sempre? Muiiiito treino!! Porém, o primeiro e mais importante passo de todos, é a VONTADE. Sem ela, a vida pára... e com ela, tudo é possível!

      Em breve (esta semana) estarei publicando um post com áudios de exercícios de respiração para baixar. Vai te ajudar bastante!

      BJks

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top