DIGA-ME COMO ESTÁ TUA UNHA, E TE DIREI COMO ESTÁ TUA SAÚDE! | Clube do cabelo e cia

Oi Tchurma!
Vocês sabiam que suas unhas podem revelar seu estado de saúde?
Sim, suas unhas refletem o seu estado físico, emocional e bem estar geral. Não é à toa que um dos diagnósticos feitos pela  medicina tradicional chinesa é a observação das unhas. E isso não é novidade, não!  É um conhecimento utilizado pelos médicos chineses há séculos.

A forma, textura e a cor das unhas podem apontar vestígios de doenças subjacentes, e até intolerâncias alimentares. Se você olhar bem as suas unhas, poderá notar variações sutis na textura ou na cor.
 Um toque de branco aqui, um tom mais avermelhado lá, talvez alguma ondulação ou imperfeições na superfície.
Estas imperfeições podem não dizer nada para você, mas para os olhos treinados de um profissional, podem fornecer valiosas pistas sobre a sua saúde geral.

Alterações na cor e formato das unhas, podem tanto ser um sinal de uma infecção por fungo, como um sinal de uma doença sistêmica, como por exemplo o lúpus ou a anemia; ou ainda um sinal de alerta para doenças do fígado, coração e pulmão.

A saúde das unhas, como de todo o organismo, está ligada à alimentação. Portanto, uma dieta rica em proteínas, oligoelementos e nutrientes é muito importante para mantê-las saudáveis.
As unhas quando saudáveis, possuem um tom ​rosa, pelo fornecimento rico de sangue que passa por baixo dela. Logo, quaisquer alterações desse tom rosáceo, podem  indicar deficiências, falta de nutrientes ou  alguma doença.

Vejamos alguns possíveis sinais de doenças graves:

Quanto à cor:

> Unhas brancas - podem estar relacionadas à doenças do fígado, como a hepatite.

> Unhas amareladas - relaciona-se a doenças do pulmão, enfisemas

> Unhas escuras nas bordas - ligado à doenças renais.

> Unhas vermelhas - relaciona-se a doenças cardíacas, derrames, pressão alta, doença de pulmão.
> Unhas roxas - problemas circulatórios ou congênitos, privação de oxigênio.

> Pontos marrons debaixo das unhas - podem indicar psoríase. Se forem marrons avermelhados, indicam deficiência de ácido fólico, proteínas ou vitamina C

> Linhas vermelhas Irregulares na base da prega ungueal - Lúpus ou doença do tecido conjuntivo.

> Linhas escuras debaixo da unha - Pode indicar  Melanoma.

Quanto à textura :

> Unhas quebradiças - Pode indicar congestão hepática por falta de verduras e legumes

> Unhas secas e quebradiças - Pode indicar doenças da tireoide

> Sulcos horizontais - Indicam níveis elevados de estresse.

> Sulcos verticais - Indica problemas no fígado, rins, e sistema digestivo.

> Corrosão ou ondulação da superfície da unha - Pode indicar Psoríase ou artrite inflamatória.

> "Clubbing"- É um aumento indolor no tecido em torno das extremidades dos dedos, ou por inversão da unha;  Doenças pulmonares.

Algumas doenças relacionadas:

1 - Anonychia congênita
2- Psoríase
3 - Líquen Plano
4 - Monília (fungo)
5 - Tinea (micose)
6 - Deficiência de ferro
7 - Displasia Ectodérmica
8 - Toxinas; câncer de hipóxia
9 - Ansiedade
10- Endocardite Infecciosa
11- Linfedema, bronquiectasia, linfoma
12- Cirrose hepática
13- Artrite reumatóide
14- Melanoma, câncer de mama,doença de Addison's
15- Anemia
16- Lupus sistêmico,Policitemia
17- Síndrome Nefrótica,
18- Hipotiroidismo, ou doenças alérgicas

Dicas para os cuidados das unhas:

- As unhas também contém poros, portanto é importante deixar suas unhas livres de esmaltes de vez em quando, para "elas poderem "respirar" um pouco. O uso contínuo de esmaltes pode deixar as unhas secas, quebradiças e manchadas.

- Assim como a pele e os cabelos, as unhas também precisam ser hidratadas. Durante o descanso do esmalte, aplique produtos com ativos hidratantes. Um boa hora pra fazer isso é antes de dormir, pois assim o ativo poderá agir durante a noite.

- No nosso país, é super comum retirar a cutícula. Mais saiba que isso pode comprometer a sua saúde e a estética das suas unhas. A cutícula tem uma importante função de proteção da unha, evitando a entrada de microrganismos e produtos químicos. logo, se ela for completamente removida, poderá causar infecções e até distrofias no formato da unha.

Sobre como cuidar das cutículas, indico a leitura do post da minha amiga Fefa (aqui)

Curiosidade:  Sabia que o crescimento das unhas é mais acelerado no verão, e em sua mão dominante?

Bem, então agora você já sabe que ter uma unha saudável, significa muito mais do que uma simples ida à manicure!
Portanto, cuide-se bem!

1. Super completo o post Nilha!
    Realmente as unhas indicam muita coisa sobre a saúde e muita gente dá pouca importância a isso!
    E ainda tem os fatores ligados ao estado psicológico, stress (olha aí os roedores de unhas por ansiedade - eu fui uma!!! rs) - aliás vc podia fazer um post em continuação deste destacando isso, hein?
    Muito completo mesmo!
    E obrigada pela "menção honrosa" neste post lindo! =D

Bjs

2. Ótimo post xará realmente temos que ficar ligada qto as unhas
    bjus
    www.erikakikasouza.com

3. Amei as dicas! Completíssimo! A aparência das unhas realmente diz muita coisa sobre a nossa saúde! Adorei! bjo

www.vivaverdevivabem.blogspot.com

4. Muito bom o post. Minhas unhas estão saudáveis acho que é devido a não usar esmalte.

1. Que bom que gostou!
      O esmalte não faz mal às unhas, desde que saiba usá-lo corretamente. O mais importante é a manter uma alimentação saudável.
      bjks

5. Adorei o post, minhas unhas estavam bem quebradiças esses tempos, foi só voltar a tomar um polivitamínico que elas já melhoraram =D
    Bjos :*