RECEITAS NATURAIS: PEELING, PRIMER CASEIRO, HIDRATAÇÃO DA PELE | Clube do cabelo e cia
















Oi pessoal! 

Hoje é dia de cuidar da pele! Que tal algumas receitas caseiras?

Peeling:

Esfoliantes para o corpo e o rosto, fazem parte do ritual de beleza das mulheres. Eles ajudam a revitalizar a a pele, e a deixam extremamente macia, tornando-a muito mais agradável ao toque. A esfoliação também ajuda a aumentar a eficácia dos tonificantes ou cremes que são aplicados diariamente. Também removem as células mortas da pele, que absorvem todos os tipos de impurezas, e ajuda a pele a se regenerar, e ainda pode ajudar a reduzir olheiras e inchaços .


Cuidados com os esfoliantes faciais e corporais:

> Uma esfoliação agressiva pode irritar a pele, e destruir o filme lipídico hidro-natural, que a protege contra a desidratação.  Então, seja delicada com sua pele, e não a esfregue com força.

> Sempre após a esfoliação, use um hidratante para acalmar a pele e restaurar a película protetora.

> É recomendável fazer uma esfoliação uma vez na semana (rosto e corpo), e aplicar um hidratante todos os dias, para hidratar a pele e revitalizá-la.

Receitas:

Mel natural e açúcar mascavo: (pode ser o açúcar cristal demerara)


Misture meia xícara de mel com 5 colheres de sopa de açúcar mascavo .... e voila! Use esta deliciosa mistura como um esfoliante. O açúcar mascavo faz a pele se livrar das células mortas, enquanto o mel vai atuar como um agente antibacteriano, e vai deixar sua pele saudável e hidratada!



Óleo vegetal com açúcar mascavo e aveia: 


É muito simples:  misture uma colher de sopa de açúcar mascavo + 1 colher de aveia + 1 colher de sopa de óleo vegetal.
Exs:
Óleo de: Semente de uva, Rosamosqueta, Germe de trigo, Abacate, Coco, Girassol, Gergelim, Castanha do Pará,  Pracaxi, etc.




Depois de aplicar suavemente o esfoliante facial, massageie suavemente em pequenos movimentos circulares, evitando a área dos olhos. Faça isso por 10 minutos e depois enxágue com água fria!

Argila com mel:

Argila Amarela – Com uma granulação especialmente desenvolvida para a esfoliação, essa argila deve ser aplicada mais diluída e em movimentos esfoliantes sobre a pele. Essa forma de aplicação permite a renovação celular, melhora a circulação sangüínea e a eliminação de células mortas, vitalizando os tecidos da face e do corpo. Deve ser considerada estimulante para peles sensíveis. Possui ações purificante
e remineralizante, além de melhorar a flacidez cutânea.

Argila Vermelha– Essa Argila também produzida numa granulação para esfoliação se diferencia por ser apropriada para tratamentos intensos com maior necessidade de esfoliação onde o resultado esperado é a remoção significativa de células morta na epiderme. Deve ser considerada como estimulante da renovação celular para peles mais resistentes. Rica em Hematita, reduz os sinais da pele causados pelo envelhecimento.

1 colher de sopa da argila em pó, com mel em quantidade suficiente para criar uma pasta de consistência mais líquida (se o mel estiver muito grosso, coloque um pouco de água na mistura). Aplique na face com os dedos em movimentos circulares e firmes, mas sem força, e deixe secar. Retire a argila com esponja umedecida com água morna, lave bem o local com sabonete neutro, e hidrate.


Primer:
O Primer é um creme ou loção que é aplicado no rosto, antes da maquiagem. Ele ajuda a preencher os poros, absorve o excesso de oleosidade da pele, e ainda ajuda a manter a maquiagem por mais tempo, principalmente em climas quentes.

Receita de primer caseiro:



> Gel de Aloe vera 
> Hidratante à base de água
> Base mineral em pó 
> Base líquida
> Pasta d'água (óxido de zinco - proteção solar)

Comece misturando partes iguais do gel e do hidratante. Se você tem pele oleosa, coloque 1,5 de gel para 1 parte de hidratante; e se tem a pele seca, inverta, colocando 1 parte de gel para 1,5 de hidratante.
Adicione uma gota do tamanho de ervilha de pasta d'água.
Adicione algumas gotas da base líquida.
Adicione duas pitadas de base mineral.

Misture tudo com uma espátula, e deve-se obter uma consistência uniforme, não muito líquida; Você pode equilibrar a consistência adicionando mais gel de aloe ou pó mineral.

A mistura vai funcionar principalmente como um primer para rosto, mas ele pode ser usado como um creme hidratante no tom da pele.

OBS: Caso use o gel fresco, mantenha o primer na geladeira.


Leite de magnésia 



Leite de magnésia funciona tão bem como um primer, especialmente para a pele oleosa. Ele dá um acabamento fosco e é um grande alimento para apele. Misturá-lo com o seu hidratante diário antes de aplicar a maquiagem dará bons resultados.




Hidratante: 
Ingredientes básicos:
1/2 xícara de óleo de amêndoas doce ou óleo de oliva
1/4 xícara de óleo de coco
1/4 xícara de cera de abelha

Opcional: 1 colher de chá de vitamina E oleosa (Tocoferol)
Opcional: 2 colheres de sopa de manteiga de karité ou manteiga de cacau
Opcional: óleos essenciais de sua preferência

Como fazer:
Misture os ingredientes em um recipiente de vidro (pode até mesmo reutilizar um frasco de vidro de picles, azeitonas, maionese, etc.), e leve-o em banho maria em fogo baixo.
À medida que a água se aquece, os ingredientes dentro do copo irão começar a derreter. Misture ocasionalmente para incorporar. Quando todos os ingredientes estiverem completamente derretidos, despeje no frasco que você vai usar para o armazenamento.

Use regularmente. Esta loção tem uma vida útil mais longa do que algumas receitas caseiras, já que não é adicionada água. Use dentro de 6 meses para obter melhores benefícios hidratantes.

Esta loção é extremamente nutritiva e também é ótima para assaduras de bebê, eczemas e para prevenir estrias!





Bom proveito! 
Bjs!

Postar um comentário

  1. Conheci o seu blog há pouco tempo e constato que suas informações e avaliações de produtos não são superficiais e nem têm o intuito de fazer propaganda. Gostei muito da análise cuidadosa que faz e de como passa a sua experiência. Está de parabéns.
    Regina C. Mello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Regina!
      Fico feliz que tenha gostado.
      A Adri, que é responsável pela parte de receitas e cosmética natural, é pesquisadora há mais de 13 anos, e todas as receitas aqui, são analisadas e testadas por ela própria. O nosso intuito aqui, é divulgar a riqueza medicinal que existe na natureza, e mostrar que podemos nos cuidar de forma saudável.
      obrigada por comentar!
      bjss

      Excluir
    2. gosto muito desta pagina....é sempre uma ótima opção para nós mulheres

      Excluir
  2. Adorei as dicas!
    Parabéns pelo post
    Qual o tipo de argila é utilizada para fazer o peeling?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc pode usar qualquer uma que queira, e que seja mais adequada à sua pele.
      Veja lá em cima, no menu do blog, em "GLOSSÁRIO" tem todas as especificações de argilas lá..
      bjks

      Excluir
    2. Muito obrigado por responder.
      Você é muito atenciosa.
      No glossário tem muitas informações interessantes, não tinha olhado essa parte ainda.
      Bjos

      Excluir
    3. Sim, ainda falta colocar as ervas lá...mas sempre estaremos atualizando o glossário, ok?
      obrigada à vc por comentar!
      ..e qq dúvida, fique à vontade...tamos aí!!
      bjs

      Excluir
  3. Nossa que riqueza hein xará ? vou escolher agora qual eu faço, bjs

    ResponderExcluir
  4. Erika
    De receita caseira, a única coisa que realmente tenho disposição pra fazer, e mesmo assim tenho preguiça(rs), são as máscaras de argila. Quando a coisa começa a pedir mel, iogurt e esses cremes que usam de base nessas receitas eu já dou uma esfriada...

    Abraços!

    obs: Nunmca tinha ouvido falar desse creme meme!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehe
      Ellen, eu tbm sou um pouco preguiçosa pra algumas receitas, mas depois que comecei a ver os resultados, não quero outra coisa...rs
      É hábito mesmo... rsrsr
      bjks

      Excluir
  5. Ótimas dicas!
    Comprei argila há uns trocentos anos, usei muito pouco. Agora fiquei animada para experimentar as receitas. Flor, argila tem data de validade?

    Bjus
    http://cabelo-afro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sô, tem sim! O tempo vai depender da embalagem e do fabricante.
      Deve ter a data aí na embalagem...
      bjks

      Excluir
  6. Adooorei, as receitas! Só conhecia a segunda. Já salvei algumas aqui para fazer depois.
    Beidjos (:
    http://docemetafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!! Ainda vem muita receita boa por aí..aguarde!
      bjks

      Excluir
  7. Amei Erika! Dicas ótimas pra ficar guardada! Como sempre acho que é mais um post seu que vou ter que espiar pra fazer as receitas ;)
    Boa amiga.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa, parabéns pelo blog. Juro que pela primeira vez me senti motivada a fazer um comentário em um blog que trata a beleza.
    Já naveguei por vários, mas sempre senti aquele "Q" de propaganda, de forma que sempre me baseei mais nos comentários das pessoas sobre o produto assuntado, do que próprio no conteudo do blog. Sei lá, acho que os comentários não menos tendenciosos e mais reais por demostrarem experiências vividas por quem comentou.
    Mas no caso de vcs, o conteudo, o conhecimento, a simpatia da redação, puxa,... tudo me cativou bastante. Com certeza passarei muito por aqui! Até mesmo porque ainda não consegui explorá-lo totalmente. É muita coisa! Rs Parabéns, meninas!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, ficamos muito felizes com o seu comentário!
      Seja muito bem vinda, e qualquer dúvida pode enviar um email para
      clubedocabeloecia@gmail.com, que teremos o maior prazer em responder-lhe!
      Obrigada por sua visita!
      bjks

      Excluir
  9. Vou fazer esse hidratante...Adorei, pelo jeito não tem contra indicação, né...

    ResponderExcluir
  10. Oi Herika, tudo bom?
    Estou mais uma vez aqui conferindo o seu blog, rsrs
    Erika, eu adoro um sabonete líquido, o único que resolve meu problema com oleosidade, mas ele custa em torno de R$70,00 e eu infelizmente estou sofrendo por não poder mais usá-lo.
    Gostaria de saber se você poderia me enviar por e-mail uma solução parecida com o dele.
    O nome do produto é Dermotivin Control, o que eu consegui achar na descrição dele é: Higienizador facial ideal para peles muito oleosas. Com agentes refrescantes e adstringentes que ajudam a regular a produção de oleosidade da pele. Ação matifi cante que retira o excesso de brilho. Possui sebaryl®, complexo biotecnológico de origem sintética. Uso diário.

    É isso ai, espero que possa me ajudar!
    Meu e-mail: jessicapierre@live.com
    Muito obrigada,
    Jessica Pierre do blog Radar di People (www.radardipeople.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, td bem?
      Infelizmente, vou ficar te devendo essa... não tem como te ajudar, pq sabonete líquido envolve muitos componentes químicos, e pelo que vc falou aí não tem ativo natural. Pq vc não leva ele numa farmácia de manipulação? Com certeza eles devem conseguir fazer um semelhante.
      bjssss

      Excluir
  11. Boa tarde, Erika!
    Onde posso comprar cera de abelha?
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suely, encontra em loja de produtos naturais ou sites que vendam matéria prima cosmética. Tem uma lista dos sites lá em cima no menu..
      bjkssss

      Excluir
    2. Valeu Erika, mas será que tem algo que eu possa substituir por cera de abelha?

      Excluir
    3. Vc pode tentar usar a manteiga de karité no lugar da cera.
      bjsss

      Excluir
  12. olááááá, posso trocar o óleo de coco por óleo de abacate no hidratante? beijos

    ResponderExcluir
  13. eu fiz com o óleo de amêndoa doce+ óleo de abacate + karité pois não achei a cera. so usei duas vezes no rosto pescoço e colo, iuahsuiahusha, espero que ao longo do tempo eu veja os resultados, amém! obrigada por dividir suas pesquisas conosco =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará!
      Esse hidratante é mais corporal, mas se vc tiver a pele do rosto mais pra seca, pode usar sim. Bjsss

      Excluir
  14. Oi Erika, tudo bem?
    Conheci o blog a pouco tempo e estou simplesmente amando, você está de parabéns! Será que é possível fazer uma máscara similar a Glamglow usando argilas, óleos vegetais e essenciais? Todo mundo pira nessa máscara, mas não tenho coragem de pagar mais de 200 pila num esfoliante! A composição é a seguinte:

    Aqua (Water), Montmorillonite (Volcanic Minerals), Kaolin (French Sea Clay), Magnesium Aluminum Silicate (Purified Clay), Polyethylene, Pumice (Micro Volcanic Rock), Camellia Sinensis Leaf (Green Tea Leaf), Camellia Oleifera Leaf Extract (Green Tea), Chamomilla Recutita Flower Extract (Chamomile), Calendula Officinalis Flower Extract (Marigold), Cucumis Sativus Fruit Extract (Cucumber), Hedara Helix Extract (Ivy), Symphytum Officinale Leaf Extract (Comfrey Herb), Lavandula Hybrida Oil (Lavender), Glycerin (Vegetable), Parfum, [Benzyl Benzoate, Hexyl Cinnamal, Limonene, Linalool], Phenoxyethanol, Ethylhexylglycerin, Caprylyl Glycol, Hexylene Glycol, Methylchloroisothiazolinone, Methylisothiazolinone.

    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maíra!
      Seja muito bem vinda ao Clube!
      Vou dar uma estudada nela, e se valer a pena eu faço, ok? (Se sair bem mais em conta que a original)
      Sabe me dizer o preço da original?
      bjkssss

      Excluir
    2. O preço mais barato que achei foi no Submarino, R$188,91, não sei se está em promoção, na Sephora custa R$252,00. São 50 ml.

      Excluir
    3. Ok, obrigada! Tvz compense, então! vamos ver...
      bjksss

      Excluir
  15. oi amei seu blog, suas dicas, receitas, gostaria de saber se vc faz estas receitas para vender, minhas unhas nao crescem mais, quebram no toco, eu amo unhas cumpridas, entao peço sua ajuda, ja passei de tdo bjs, paz e luz, fico no aguardo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arlete! Seja muito bem vinda ao Clube!
      Não faço as receitas pra vender não... só dou as dicas!
      A única coisa que faço pra vender são sabões artesanais naturais, que em breve vou mostrar aqui no blog, ok?
      bjksss

      Excluir
  16. Os opcionais por acaso pode serem misturados aos ingredientes básicos (digo todos os opcionais juntos na mesma fórmula)? E para pele sensível e extremamente ressecada, pode acrescentar glicerina ou uréia? Se puder qual a quantidade? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Eu penso que qto mais simples for a fórmula, melhor. Pq se vc misturar um monte de coisas e depois o resultado for ruim, vc não vai saber qual dos ingredientes prejudicou. Uréia eu não curto, e se tiver óleos ou manteigas, não há necessidade de glicerina.

      Excluir
  17. Noooossa Erika acabei de ler o post dos ingredientes bizarros encontrados nos cosméticos e estou estarrecida, só sabia da queratina. O restante foi tudo NO-VI-DA-DE! Ainda to tentando digerir o que li, quanto absurdo por parte das empresas!!! E o pior que a maioria nem imaginam o que estão usando.......... E euzinha adepta de cremes com uréia, CRÉDUUUUUUU! Vou me policiar mais. Muitíssimo obrigada por todas as informações, Deus te ilumine para vc continuar assim: pesquisadora das verdades omitidas pela indústria cosmética.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana... cada coisa que a gente nem imagina né? afff
      "pesquisadora das verdades omitidas"..." foi ÓTEEEMAAA!...me senti!! kkkkkkkkkkk
      bjãoooo

      Excluir
  18. OI ÉRIKA TUDO BEM? NO CASO DO PRIMER, QUAL O GEL DE ALOE VERA, HIDRATANTE A BASE DE ÁGUA E BASE MINERAL EM PÓ E LIQUIDA DEVO USAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      ...as marcas eu não indico... fica ao gosto de vcs!
      bjksss

      Excluir
  19. MAS SÃO AS COMPRADAS EM MERCADOS, FARMÁCIAS MESMO??

    ResponderExcluir
  20. oi, Erika! Qual é a forma que esse hidratante toma? Fica bom armazenar numa embalagem pump? beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália!
      Nõ, o hidratante fica tipo uma pasta, pq leva cera de abelha...fica durinho, tem q ser num potinho mesmo.
      bjss

      Excluir
  21. Oi Erica to encantada com sua dedicação e sabedoria, gostaria de saber se vc tem uma receita minha pele é muito oleosa e tenho melasma me ajuda por favorrrrrrrrrrr Deus te abençoe sempre.
    bejos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizabeth!
      Tenho um post recente com receita para melasma. Dá uma procurada lá embaixo, no arquivo do Clube, no mês de junho. bjksss

      Excluir
  22. A cera de abelha que vc cita na receita do hidratante é a amarela? E o opcional 1, é a vitamina E oleosa ou existe um óleo de vit.E? Bjs e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cera pode ser a amarela ou branca, tanto faz... e é vit.E oleosa sim... eu que me expressei mal..rs vou até consertar que tá estranho..rsrs
      obrigada por observar!
      bjãooo

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top