MEDITAÇÃO - O QUE É, E COMO FAZER | Clube do cabelo e cia



Oi pessoal!

Nos dois últimos posts sobre Yoga, eu falei da importância da respiração (aqui),  e dei alguns exercícios práticos em áudio para baixar (aqui).
Hoje, o assunto é meditação, e que também tem tudo a ver com a respiração.


Afinal, o que é meditação?

A meditação é uma técnica de descanso da mente, que traz benefícios para a saúde geral.
Quando você se movimenta intensamente por muito tempo, seu corpo não requer uma pausa para descansar?  Então, com a mente não é diferente. O dia inteiro você está processando informações através dos sentidos... sons, cheiros, imagens, sensações, sentimentos, etc. Até enquanto você dorme, sua mente continua em atividade.
Pode não parecer, mas assim como o corpo físico, a mente também se cansa, e também necessita de uma pausa. E  a menos que você seja capaz de relaxar completamente, a mente não descansará.

 Por exemplo, se você tem um exame importante,  um compromisso de negócios, ou alguém da família doente, é muito difícil você não pensar nisso. Os sentimentos de preocupação, ansiedade ou medo, também não permite que sua mente descanse.

Além de trazer descanso para a mente, a meditação é uma forma natural de auto-conhecimento. Através do não-pensamento, você passa a prestar mais atenção em como sua mente funciona, começa a se conhecer melhor, e percebe que é você quem está no controle de sua mente, e não o contrário.

Nós não temos o hábito de controlar nossas emoções nem pensamentos. Estamos sempre sendo "dominados" por eles. Para que essa situação se inverta, é necessário muito treino e muita dedicação.

Praticar exercícios físicos,  faz com que o corpo fique em forma e saudável, e a meditação faz a mesma coisa, só que a nível mental.

Tudo o que experimentamos em nossa vida,  é experimentado através de nossa mente. Quando não entendemos como nossa mente funciona podemos ficar confusos e sofrer. A meditação nos ajuda a investigar, e aprender a entender a mente. Assim como qualquer coisa que você queira conhecer ou entender, você terá que estudar.
Fazendo uma analogia, a meditação é um curso de liderança pessoal (literalmente falando).



Quais são os resultados da meditação?

Você vai notar depois de ter feito a meditação por um tempo ( pelo menos alguns  meses), que sua mente está mais estável, e mais tranquila.

Além disso, a prática meditativa constante poderá proporcionar:

Para o corpo físico:
Redução da tensão muscular, redução de dores crônicas, redução do stress, cicatrização mais rápida.

Para a mente:
A mente fica mais clara e organizada. É como limpar uma janela...
Se você olha para fora em um dia ensolarado, através de uma janela suja, dificilmente verá alguma coisa nítida... tudo parecerá um pouco borrado. Mas se a janela está limpa, todos os objetos são nítidas e claros.
A mente é nossa "janela para o mundo". Se ela está limpa, a vida fica nítida.

Além do aumento da clareza mental, melhora a memória, torna a mente mais calma e relaxada, aumenta a criatividade. Você  ainda perceberá uma melhora na concentração, pois a mente será capaz de ficar onde você quer que ela  esteja.

Para as Emoções:
Aumenta emoções positivas, e ajuda a reduzir as emoções negativas como depressão e ansiedade.

Espírito / Objetivo
Dá  um maior sentido de propósito à vida.

A meditação pode ser usada também para reequilibrar o sistema nervoso simpático (SNS) e Parassimpático  (PNS).

Aqui, um breve documentário científico, 
muito interessante, sobre meditação:



Aprendendo a meditar...

Chin Mudra
Quando se fala em meditação, muitas pessoas logo imaginam alguém sentado em postura de Lótus, e as mãos em forma de um "OK" (Chin Mudra), apoiadas sobre os joelhos. Sim, essa é uma postura adotada por muitos,  mas não é estritamente necessária para se começar a meditar. O importante, é estar fisicamente confortável. Manter o corpo ereto, com a coluna reta, e a cabeça equilibrada uniformemente. A postura é firme, mas não deve ser tensa.

Você pode ficar sentado numa cadeira, ou deitar numa superfície mais dura. Escolha um lugar limpo, arejado e tranquilo.




Iniciando a prática:

Um dos principais problemas ao se iniciar a meditação é a inquietação. A mente inquieta tende a achar a paz um pouco chata. Nossa mente foi treinada  na juventude, para ser ocupada e ativa, buscando sentidos no mundo. Infelizmente, não somos encorajados desde pequenos a contemplar o espaço ao redor. Somos sempre incentivados a querer o que não temos, em vez de nos contentarmos com as coisas que já temos, 'a grama do vizinho é sempre mais verde ".
Estar em meditação, é praticar o contentamento com o momento presente, estando plenamente satisfeito apenas com isso.



É claro que você não conseguirá extinguir seus pensamentos da noite para o dia. Leva um tempo até sua mente se ajustar à prática.

Você pode começar fazendo alguns exercícios de concentração, focando em algum "objeto".

 Escolha um objeto para sua meditação. Ele irá servir para focar a sua atenção. Concentração é a chave para começar. Você pode usar quase qualquer coisa como seu objeto de meditação.
 Pode ser um objeto visual, auditivo, ou tátil.  Se escolher o visual, mantenha os olhos semi-abertos, e para o auditivo e tátil, mantenha os olhos fechados.

Objeto meditativo Visual:

- chama de uma vela,
- um quadro,
- uma paisagem,
- uma flor,etc.















Objeto meditativo auditivo:
- Uma música;
-  Prestar atenção nos sons que estão à sua volta;
- Ouvir sons da natureza (pássaros, ondas do mar,chuva, cachoeira,etc);
- Repetir frases;



















Objeto meditativo tátil:

- segurar um objeto e sentir todos os seus detalhes através do tato;
- sentir o vento batendo na pele
- sentir a respiração, a batida do coração, etc.


A técnica básica, é ficar apenas com um objeto em mente. Se for difícil se concentrar no seu objeto escolhido, tente  respirar profundamente apenas. Coloque a mão em sua barriga ou no peito e sinta a respiração mover o corpo.
Onde você percebe isso mais claramente? Na ponta do nariz? Na barriga? No peito?
Você pode se concentrar mais, se contar cada inspiração e expiração. Continue fazendo isso, e apenas relaxe.
Se você perceber que sua mente está  ficando inquieta e começando a pensar em outras coisas, não se preocupe; volte a atenção para a respiração, quantas vezes forem necessárias. Continue, e  não espere qualquer experiência extraordinária, apenas pratique relaxadamente. Quando a sua mente divagar, basta trazê-la de volta para o momento presente.

Há quem prefira praticar meditação caminhando, técnica essa muito utilizada pelos Budistas. Basta caminhar com consciência de seus passos, perceber seus pés tocando o chão, sua respiração, seu movimento corporal enquanto caminha. É estar presente durante o movimento.


Com a prática da meditação, você verá que é fácil meditar em qualquer lugar. Seja esperando o ônibus, ou numa fila de banco, fazendo backups de arquivos, esperando a chaleira ferver... enfim,  há muitos "espaços" em um dia, em que você pode aquietar a mente e desfrutar do seu silêncio interno.

Eu não conheço ninguém que comece a meditar, e ache fácil. Mas nada que o tempo e a persistência não resolvam. O resultado desse esforço é a paz no coração... é sentir-se menos vítima dos caprichos da mente... é descobrir que a paz está dentro de você, e não lá fora.



Namastê!




Postar um comentário

  1. Oi Nilha!!!

    Nossa que post lindo! Preciso dizer que amei??

    Olha, vc sabe o quanto sou inquieta e ativa, minha mente trabalha a mil por hora e eu tenho pensamentos e ideias fluindo tão rápido que eu mesmo nem consigo acompanhar!!! kkkkkk

    Mas, em contrapartida (e antagonicamente a esse lado) eu tenho uma capacidade de concentração quase autista: eu realmente consigo me desligar do mundo qdo estou lendo, pensando...e algumas vezes me desligo alguns segundos sim, normalmente qdo estou caminhando, fico só prestando atenção no meu pé, nos meus passos andando - e qdo vc disse isso dos monges, me assustei! rs.

    Deve ser a imaginação fértil, sou assim desde criança e outro dia vc comentou sobre a filosofia nata, não chego a tanto, imagina! mas realmente abstraio e viajo nas coisas...e aco isso meio incrível para uma pessoa com meu temperamento...

    Ah, tb consigo me desligar olhando o mar, como é bom...eu fico contando as ondas, prestando atenção na espuma, em como ele vai e vem...sabe? aí fico lá pensando em como pode ser tão perfeito esse movimento de água com sal...kkkkkkkkkk

    Achava q isso era um indício de loucura...kkk...mas agora toh curada, sou só uma pessoa propícia pra meditar, aliás, vou tentar fazer isso! - mas sentada, pq deitada eu durmo. kkkkkk

    bj bj bj

    ps.: desculpe pelo livro texto, me empolguei com o tema interessante. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilha!!

      Então, mas você sabe que a minha mente tbm é muito agitada (não como a sua, claro..rs), mas eu sempre tive muita facilidade pra me focar nas coisas, e de me concentrar.

      Tenho percebido que pessoas mais agitadas tem essa facilidade... por que será? isso dá uma boa pesquisa né?

      E acho que vc é filósofa sim! É, e pronto!!! heheheheh

      Acho que vc deveria investir no treinamento da meditação, pq realmente vc parece ter propensão pra coisa!

      Imagina, ter um pensamento a mil por hora e meditar ao mesmo tempo?
      Uma típica monja geminiana!! rsrsr

      Bjks

      Excluir
    2. Vou treinar sim!! =D

      Menina, daria mesmo uma boa tese, hein? Eu me candidato para cobaia! kkkk bjs

      Excluir
  2. Adorei seu post, vc conseguiu passar excelentes informações e benefícios da meditação! Confesso que, mesmo sendo praticante de yoga há muito tempo, às vezes tenho dificuldades para meditar... Mas acho que é uma questão de persistência (fundamental em quase tudo), com o tempo vai ficando cada vez mais fácil. A meditação não só auxilia na concentração como tb abre a mente, tornando-a mais flexível e criativa. Mais uma vez parabéns pelo post. Bjs.
    Regina C. Mello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina!
      Sim, com certeza, persistência é tudo!!
      Que bom que gostou! :)
      bjks

      Excluir
  3. Oi Erika!!! Gostar é pouco... simplesmente o post está Maravilhoso, parabéns. Minha mãe está bem no iniciozinho dessa prática, ela começou a uns três meses para se livrar da insônia e começou o tratamento por recomendação de uma terapeuta holística. Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re!!!
      Que legal que ela está se adaptando! Com certeza ela terá muitos benefícios vindo dessa prática!!
      bjão

      Excluir
  4. Amei os posts de meditação vou começar a praticar...bjinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!!
      Daqui a um tempo, venha contar pra gente o que vc está achando, ok?
      bjão!

      Excluir
  5. Estou com muita vontade de praticar meditação a mt tempo..principalmente depois que li os livros da autora Louise Hay....adoro ela...e em alguns livros ela fala mt bem sobre o ato de meditar...agora vendo esse post..me incentivou,vou tentar msm!
    Bjus Erika!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, tudo é hábito...depois que vc começar, isso vai fazer parte da sua rotina, e vc verá a diferença que vai fazer em sua vida...
      Adoro Louise Hay!!
      bjão

      Excluir
  6. Simplesmente me apaixonei adoro tudo isso, muito obrigada por dividir seus conhecimentos e tantas dicas com nós. pesquisando sobre o óleo de rícino para o cabelo encontrei seu blog como sou curiosa logo fui clicando e....nossa comecei a ler sobre os óleo ai fui lendo sobre outras coisas quando percebi já era de noite, aproveitei e já procurei sua pagina no face encontrei e add. Já pedi para minha prima que mora em outra cidade dar uma olhada porque ela adora essas coisas também, nossa muito OBRIGADA por tudo, não te conheço pessoalmente, mas posso dizer que sinto uma energia muito boa em VOCÊ. Que Deus te ilumine cada dia mais, para que VOCÊ CONTINUE COM SEU LINDO TRABALHO, beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida!! Fico muito feliz por vc ter tido uma afinidade com o blog e comigo! Queria muito poder encontrar e conhecer cada uma das minhas leitoras! <3 Eu é que agradeço pela companhia de vcs !
      E no que eu puder ajudar, estou aqui! Bjs no coração!

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top